Menu

Corrente de comércio até maio: mais que o dobro de alguns anos atrás

O problema da nossa mídia é que ela perdeu até mesmo o bom senso. Só o ruim é bom. Sempre que o Ministério do Desenvolvimento divulga os números do comércio exterior, a busca por fatores negativos é tão acintosa que ela perde a noção. Este mês não foi diferente. De repente, importar vira uma coisa […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O problema da nossa mídia é que ela perdeu até mesmo o bom senso. Só o ruim é bom. Sempre que o Ministério do Desenvolvimento divulga os números do comércio exterior, a busca por fatores negativos é tão acintosa que ela perde a noção. Este mês não foi diferente.

De repente, importar vira uma coisa ruim. Omite-se que o crescimento da importação também reflete o aumento da atividade econômica e do poder aquisitivo de pessoas e empresas.

Desde que a exportação não registre uma queda acentuada, e a exportação brasileira continua crescendo, não há problema nenhum em importar mais.

Até porque o Brasil importa pouco em relação a seu PIB. Ainda há espaço para importar bem mais.

Por isso mesmo, é preciso analisar o saldo comercial, mas sem esquecer jamais a corrente de comércio, que é a soma de exportação com importação.

Nesse quesito, estamos bem. Nos 12 meses encerrados em maio, tivemos uma corrente de comércio de US$ 474,8 bilhões, com alta de 0,2% sobre igual período do ano anterior. É bem mais que o dobro dos níveis registrados até 2006. Em 2004, a corrente foi de US$ 159 bilhões.

Compare a corrente de comércio com os níveis de 2004.  Os números de 2004 a 2013 são anos-calendário (jan/dez). O de 2014 é o acumulado dos últimos 12 meses até maio.

corrente

ScreenHunter_3868 Jun. 02 20.33

ScreenHunter_3867 Jun. 02 20.33

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

tielo

02/06/2014 - 23h25

No gráfico das importações faltaram os valores.foi de proposito ou foi um erro? Porque o governo não usa esta tal de corrente de exportações, ao invés de divulgar o saldo da balança

    Miguel do Rosário

    03/06/2014 - 02h08

    está assim no original, mas clique no link para ver o valores.

Rodrigo

02/06/2014 - 21h59

Essa materia e uma lata vazia sao a mesma coisa. Nao se fala Que tipo de produto foi importado e exportado, se ha desindustrializacao…. esperava uma melhor analise.

    Miguel do Rosário

    02/06/2014 - 23h48

    Ah, cara, entre no link que eu mostrei, estude um pouco, corra atrás! Eu fiz dez posts sozinho hoje, tenha dó! Sou apenas um, tentando fazer o trabalho de milhares de jornalistas!

Pedro

02/06/2014 - 20h48

Excelente análise técnica. Própria de um jornalismo sério.


Leia mais

Recentes

Recentes