Menu

Imprensa estrangeira já considera esta a melhor Copa da história

Por que, com apenas cinco dias, esta Copa do Mundo caminha para ser a melhor da história Publicado originalmente no Yahoo (via Diario do Centro do Mundo). São apenas cinco dias de Copa do Mundo, mas as pessoas já estão sugerindo que este mundial está a caminho de ser um dos maiores de todos os […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por que, com apenas cinco dias, esta Copa do Mundo caminha para ser a melhor da história

copa

Publicado originalmente no Yahoo (via Diario do Centro do Mundo).

São apenas cinco dias de Copa do Mundo, mas as pessoas já estão sugerindo que este mundial está a caminho de ser um dos maiores de todos os tempos.

É um ponto de vista controverso. Aqueles de uma certa idade, provavelmente, ainda têm o México 1970 em alta conta, enquanto EUA 94 tem muitos fãs. França 98 também teve alguns momentos memoráveis ??- e quem poderia esquecer Itália 90?

Mas o torneio deste ano no Brasil tem potencial para eclipsar vários deles.

Precoce? Sem dúvida. Injustificável? Absolutamente não. Apresentamos aqui seis razões por que você deve acreditar nisso.

1. GOLS, GOLS, GOLS

Copa-estatísticas

A festa de gols no Brasil foi uma mudança bem-vinda depois de uma fase de grupos terrivelmente estéril na África do Sul há quatro anos, o que tornou-se mais notável quando a França entrou em greve e a então campeã Itália não conseguiu vencer um jogo.

Na verdade, depois de oito jogos, a Copa de 2014 teve mais que o dobro do número de gols que o torneio anterior no mesmo estágio.

A Copa do Brasil está com uma média de três gols e meio por jogo – um número que foi não foi alcançado desde 1958, na Suécia, quando o atacante francês Just Fontaine conseguiu marcar 13 gols, sete a mais do que Pelé.

Isto faz da Copa no Brasil a mais prolífica da era moderna. Itália 1990 continua a ser a que teve a mais baixa média, com reles 2,21 gols por jogo.

2. RESULTADOS

Já houve um jogo melhor na primeira fase do que Holanda e Espanha? A vitória acachapante da Holanda não deve diminuir o fato de que este foi um clássico, cheio de momentos maravilhosos, sendo um dos mais emblemáticos o mergulho de cabeça de Robin van Persie. A pura emoção de assistir Arjen Robben fez desta uma noite deslumbrante do futebol.

Copa-Costa-Rica

E o que dizer das zebras? Na noite de sábado, vimos a Costa Rica causar um choque enorme no grupo da Inglaterra, ao derrotar o Uruguai por 3 a 1 com mais um desempenho emocionante. Joel Campbell foi a estrela do show, em um resultado que enviou ondas sísmicas por meio de um torneio já incrível.

3. NENHUM EMPATE OU JOGOS TRUNCADOS

Nem um único jogo terminou em empate ainda no Brasil; a África do Sul 2010 começou com um. Uma mudança cultural na direção de táticas de ataque – e sublimes contra-ataques – fez deste um início inesquecível, com equipes que procuram ganhar os três pontos desde o início, em vez de tentar agarrar um.

DROGBA1

Não estamos dizendo que as equipes não podem, ou não devem, se defender. Mas não estamos reclamando. Não é só o futebol ofensivo e número de gols, porém – é o fato de que os jogos são emocionantes e movimentados.

4. OS GRANDES NOMES NÃO ESTÃO DECEPCIONANDO

Basta olhar para a lista dos goleadores em três dias: Robben, Van Persie e Neymar têm dois cada um e Alexis Sanchez marcou um gol e deu uma assistência para o Chile. Andrea Pirlo brilhou contra a Inglaterra e Mario Balotelli foi o homem do jogo.

Mesmo o tímido Lionel Messi está mandando ver: ele não havia marcado numa Copa do Mundo desde um placar de 6 a 0 em 2006, mas fez um golaço contra a Bósnia que você poderia jurar que ele estava vestido com uma camisa do Barcelona.

copa-robben-600x408

Eles estão respondendo bem no palco. Ninguém personificou essa característica melhor do que Neymar, que respondeu a toda a pressão sobre seus ombros com a vitória por 3 a 1 do Brasil sobre a Croácia no dia de abertura.

5. É NO BRASIL

copa-futebol-de-praia-600x428

Esqueça os campos das escolas públicas na Inglaterra, o Brasil é o lar espiritual do futebol. Com cenários do Pão de Açúcar do Rio e da floresta amazônica, este torneio vai no ritmo da batida estereotipada do samba que infecta um país gigante e glorioso. Se você não consegue vibrar com uma Copa do Mundo no Brasil – seja chefe, jogador ou torcedor – você precisa verificar seu pulso.

6. PORQUE TODO O MUNDO ESTÁ DIZENDO QUE É

Já foi decidido.

copa-torcida1-600x400

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vitor

18/06/2014 - 10h45

Rsrsrsrs… Mais uma matéria sensacionalista Miguel!

Regina

18/06/2014 - 03h56

A mídia internacional veio pra falar do jogos em campo, mas dizem que o Brasil e grandioso e maravilhoso e que esta E a Copa de Todas as Copas. Vê o pais como se não precisa de escolas de futebol como na Europa. Aqui as crianças jogam futebol nas praia e campos. Elogiou a alegria! E nos nos guerreando entre nós mesmos. Seria interessante aos mascarados fizessem lado mais louvável e inteligente vão estudar porque o governo lhe da condições como um rico ou se aprender a jogar bola de verdade sempre haverá futebol e sempre precisaremos de novos craques e tudo caminhará bem. Parabéns Dilma! Você fez por onde merecer. O mundo lhe abre as portas, os chefes de Estado mais importantes do planeta estão vindo ver os jogos e fechar grandes negócios. Brasil abrindo fronteiras com EUA Rússia com a Alemanha….. Parabéns PT

Samuel Oliveira

18/06/2014 - 04h41

Eu to curioso sobre o porquê o tal Francisco( que se define como “um bom liberal”) ia dar like. Achou que era a pagina do Coffee Lab? Porque não é possivel que ele, como um bom liberal, tenha encontrado aqui um único post que o tenha agradado.

O Cafezinho

18/06/2014 - 01h29

Francisco F. Vieira pode chamar minha página do que quiser, pró-pt ou o raio que o parta, mas a maioria dos meus posts são próprios. Podem ser apenas asneiras, mas são textos meus, próprios, não “alheios”.

Francisco F. Vieira

17/06/2014 - 21h11

Eu ia dar like na página, depois que vi que pró PT larguei mão. Mais uma de muitas se passando por imparcial replicando textos e asneiras alheias.

Edesio Junior

17/06/2014 - 19h38

O hilário é que os coxinhas, os tucanos e a mídia estarão gritando NÃO VAI TER OLIMPIADAS 2016! Grupo de Vira-Latas!

C.Paoliello

17/06/2014 - 12h18

É PERCEPTÍVEL QUE A VELHA MÍDIA ESTÁ PEGANDO MAIS LEVE NA AVALIAÇÃO NEGATIVA DA COPA DO MUNDO. VEJAM PORQUÊ:

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/manifestacoes-sobre-a-copa-mudam-de-opiniao-em-dez-dias

Julia Marina

17/06/2014 - 15h13

Ihuuuuu

Mauricio

17/06/2014 - 12h06

Caro Miguel. O nome e batida sincopada. Batida estereotipada, e quando Argentino se mete a tocar samba. Coisa medonha.

Leonardo Alcântara

17/06/2014 - 14h18

Entenda por que Dilma foi xingada pela elite branca

https://www.facebook.com/photo.php?v=690482267689813&permPage=1


Leia mais

Recentes

Recentes