Menu

Jandira critica grande mídia

NA DEFESA DA LEGALIDADE por Jandira Feghali, via e-mail. A história constitutiva da civilização exige de nós, amantes da liberdade, uma leitura não isenta dos fatos. A esquerda política nunca foi formada por uma única corrente e nem tampouco as correntes conservadoras são homogêneas. Para nós do Partido Comunista do Brasil, que sofremos barbaramente na […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

NA DEFESA DA LEGALIDADE

por Jandira Feghali, via e-mail.

A história constitutiva da civilização exige de nós, amantes da liberdade, uma leitura não isenta dos fatos. A esquerda política nunca foi formada por uma única corrente e nem tampouco as correntes conservadoras são homogêneas.

Para nós do Partido Comunista do Brasil, que sofremos barbaramente na Ditadura Militar e testemunhamos o sofrimento de tantos outros companheiros para soerguer a democracia brasileira, mesmo com limitações, os pilares do Estado democrático de direito valem muito.

É inadmissível para nós que, agentes públicos de quaisquer dos poderes passem por cima da Constituição, do devido processo legal e da ordem jurídica para cercear a liberdade, punir, condenar sem fato determinado, provas e amplo direito de defesa ou use de instrumentos que se aproximem do Estado de exceção, mesmo que não concordemos com as ideias ou métodos utilizados pelos “supostos” autores de delitos.

A omissão diante da violação democrática nos faz coniventes com precedentes jurídicos que tornar-se-ão ilimitados e serão destinados ao alvo de plantão conveniente em cada contexto político – a sociedade brasileira não pode permitir tamanho descalabro.

A grande mídia brasileira, particularmente as Organizações Globo, que nunca teve pudor na defesa da Ditadura, de governos aéticos e na parcialidade política, comete agora outro crime contra parlamentares que, ao defenderem a legalidade jurídica, foram propositadamente confundidos com defensores de crimes, violências e depredações (sempre condenadas por nós).

Com os deputados Chico Alencar, Jean Wyllys e Ivan Valente, eu questionei no Conselho Nacional de Justiça o magistrado que decretou prisões sem sustentação jurídica, a mesma também questionada por centenas de juristas de todo o país, inclusive do Supremo Tribunal Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil. A mesma OAB que não aceitou intimidação e as escutas telefônicas ilegais contra advogados de defesa. O desembargador Siro Darlan, inclusive, já suspendeu as prisões.

Tenho a convicção de que devemos manter manifestações pacíficas, onde a juventude, os trabalhadores, mulheres e homens devam ocupar o espaço que é seu: A RUA. Aliás, foi neste território de luta que forjei a confiança do povo que me permite exercer um sexto mandato parlamentar. E por isso não aceitarei a pressão de meios de comunicação que tentam confundir a opinião pública e colocar a esquerda consequente no canto do ringue, particularmente no momento de uma disputa eleitoral.

Manterei minhas opiniões de defesa da legalidade, do estado democrático de direito, pela democratização da Comunicação, contra a violência nas ruas, venha dos manifestantes ou da polícia, e a luta por mais direitos para o povo brasileiro.

Jandira Feghali é médica e líder da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados

maxresdefault

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Takarracha

05/08/2014 - 10h50

Esses vagabundos do PCdoB, PCB e quetais correram da ditadura. Esse papo de que lutaram por democracia só esquerdista acredita. Financiados por Cuba, os guerrilheiros de festim, covardes que são, queriam mesmo era implantar a ditadura do proletariado.
.
Jandira critica r a mídia, enquanto mantém restaurante chique na Zona Sul é a mais pura evidência da esquerda caviar.

Diogo

26/07/2014 - 11h57

Não é “grande mídia”, Miguel. É “mídia grande”.
O adjetivo “grande” antes do substantivo dá uma ideia de grandeza moral à mídia. Esse tipo de grandeza ela não tem.
Por isso convém usar o adjetivo “grande” após o substantivo para caracterizar a grandeza material da mídia.

luiz mattos

26/07/2014 - 11h39

As valentes companheiras do fiel P C do B causa inveja a nós petistas por não possuirmos “marmanjos”com tal espírito de luta.

Mariza

26/07/2014 - 10h49

Na verdade quem defende esse tipo de atitude, não não conhece a história, não passou passou por ela ou então foi sua colaboradora. Para se fazer justiça de fato deve se provar o delito de fato e não presumir ou imaginar que tal fato vai acontecer. Existem outras formas de prevenção.


Leia mais

Recentes

Recentes