Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Wikileaks desmascara mentiras sobre Pasadena

Por Miguel do Rosário

04 de abril de 2015 : 14h30

caos (1)


 

 

Navegando pelo novo site do Wikileaks, descobrimos algumas coisas interessantes.

Descubro, por exemplo, através de um bilhete diplomático vazado pela organização, que em setembro de 2006, houve uma reunião entre empresários brasileiros, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, e Demian Fiocca, então presidente do BNDES.

Em discussão, o aprimoramento das relações comerciais entre Brasil e EUA, através de acordos mais amigáveis sobre tarifas e regras de importação.

A compra, pela Petrobrás, da refinaria de Pasadena entrou como um dos principais exemplos usados pelos participantes, para a melhora das relações.

Outro exemplo era a construção do novo aeroporto de Miami, realizada pela Odebrecht.

Com isso, a gente entende algumas coisas importantes que estão acontecendo.

A reação do governo e da direção da Petrobrás, quando eclodiu na mídia o escândalo da refinaria de Pasadena, foi incrivelmente tosca. Ninguém se lembrou de falar o óbvio: que a compra da refinaria vinha sendo usada, em reuniões de cúpula, para abrir negociações favoráveis aos interesses estratégicos do Brasil junto ao mercado americano.

Graça Foster se limitou a fazer análises puramente comerciais, e ainda assim erradas, sem considerar o valor geopolítico e estratégico, para o Brasil, de possuir uma refinaria no coração do principal corredor petrolífero da nação mais rica do planeta.

A própria Dilma trouxe a crise para dentro do governo, ao reagir sem pensar às manchetes da mídia.

A campanha para destruir as empreiteiras brasileiras, conforme identificamos na maneira como se tem conduzido a operação Lava Jato, tem como pano de fundo a expansão das mesmas inclusive no mercado americano.

As empreiteiras norte-americanas e os políticos que estas empreiteiras financiam não devem ter ficado nada contentes ao ver uma empreiteira brasileira construindo o aeroporto de Miami.

Devemos, portanto, fazer a pergunta: a quem interessa quebrar construtoras brasileiras que vem se expandindo mundo afora?

*

Um outro documento, do serviço secreto americano, vazado pelo Wikileaks traz notícias das estratégias de Brasil e China no mercado de petróleo, que também servem para entendermos a compra da refinaria de Pasadena e desmascarar as mentiras da mídia brasileira sobre o tema.

(Detalhe: o documento em questão são emails trocados entre analistas da Strafort, a firma “terceirizada” que prestava serviços à CIA.  Vale lembrar que, recentemente, o blog Tijolaço descobriu que o líder do movimento #vemprarua, que organiza marchas contra o governo, é ligado a esta empresa).

O documento fala do interesse de petroleiras chinesas em adquirir, de uma empresa chamada Valero, uma refinaria na ilha de Aruba, Venezuela.

A capacidade de produção desta refinaria era de 275 mil barris/dia.

Repare bem no preço: perto de 2 bilhões de dólares, sem estoques, sem contar os impostos, sem custo judicial, nada. A refinaria ainda tinha um problema grave: não podia refinar gasolina para o mercado americano antes de inúmeras reformas, ao custo de outros bilhões de dólares, em suas instalações.

Pasadena custou, incluindo todos os custos judiciais, impostos, garantias bancárias, seguro, estoques remanescentes, tudo, 1 bilhão de dólares.  Se tirássemos os custos judiciais, não dava nem metade disso.

graficogabrielli


 

E não precisava de nenhuma reforma de bilhões de dólares para poder fornecer gasolina ao mercado americano. A capacidade de produção da refinaria de Pasadena é de 100 a 120 mil barris/ dia.

Esse tipo de informação, porém, não foi dado pela imprensa brasileira, interessada apenas em fomentar uma crise, que conseguiu de fato produzir.

A imprensa preferiu destacar uma mentira: que a dona anterior de Pasadena havia pago apenas US$ 42 milhões.

Repetiu essa mentira durante semanas a fio, em todos os seus tentáculos, até transformá-la numa verdade, tentando convencer a opinião pública que a Petrobrás tinha pago um preço absurdo por uma refinaria nos EUA.

(Leia também esse post do Diário do Centro do Mundo: A contínua manipulação dos números de Pasadena).

Dilma e Graça Foster, por sua vez, afundaram-se na sua colossal incompetência em matéria de comunicação, ou seja, caíram na pilha de uma imprensa completamente desinteressada na verdade factual.  Não souberam responder de maneira sistemática e definitiva a campanha de mentiras.

Vendeu-se à opinião pública a informação, completamente equivocada, de que a Petrobrás gastou US$ 1 bilhão à tôa, numa refinaria chamada na imprensa de “sucata velha”, quando se tratava de uma refinaria moderna, com alta produtividade, conectada aos grandes oleodutos que abastecem todas as regiões geográficas do país que mais consome gasolina no mundo.

Sem contar que, conforme explico na primeira parte do post, não precisavam sequer se limitar à questão dos valores, mas poderiam abordar também o lado estratégico, de possuir uma refinaria nos EUA, e incrementar as relações entre Brasil e o Tio Sam.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

34 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

surreal

07 de abril de 2015 às 10h41

EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, COMO POR EX. ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO:
O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, POLÍTICOS, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

http://www.juniorpentecoste.com.br/2014/07/quem-e-o-lider-da-corrupcao.html

Responder

José Ubaldino Motta do Amaral

05 de abril de 2015 às 19h40

Faço mnhas as palavras de Gilmar Antunes Miranda.

Responder

    Anônimo

    13 de abril de 2015 às 20h14

    Gilmar Antunes Miranda, esse é bem informado sobre a farsa do onze de setembro americano, vejam essa mentira desmascarada no youtube, procurem por engenheiros e arquitetos desmascaram o onze de setembro atentados

    Responder

Claudio Paulon de Carvalho

05 de abril de 2015 às 10h13

Thiago Miranda Rodrigo Carvalho

Responder

Claudio Paulon de Carvalho

05 de abril de 2015 às 10h13

Thiago Miranda Rodrigo Carvalho

Responder

Valda Fernandes

05 de abril de 2015 às 06h35

Complicado lidar com a verdade num mundo de interesses e mentiras…

Responder

padre

05 de abril de 2015 às 02h15

O perfil Dilma Bolada e um simbolo maximo da hipocria petista pseudo crista!
Finge ser santinho com palavras bonitas, mas seus sentimentos sao escusos e morbidos…

O famoso perfil Dilma Bolada, que faz sátira da presidente Dilma Rousseff no Twitter e Facebook, comentou que “a dor e o sofrimento que os pais do pequeno Dudu, de 10 anos, assassinado hoje na favela, é tão grande quanto a de Lu e Geraldo”, o comentário se referia à morte do garoto que foi morto na Complexo do Alemão e aos pais de Thomaz.

Dilma Bolada corrigiu ainda, em tom de deboche, um tuíte que dizia que Thomaz “é” um piloto profissional. Dilma Bolada comentou: “Era, né?”

Os usuários ficaram indignados e consideraram o comentário inadequado.A.

A publicação de Dilma Bolado foi tão criticado que acabou nos assuntos mais comentados da rede social no País.

Dilma Bolada respondeu: “Não existe morte mais ou menos importante. Devemos nos colocar no lugar dos familiares e respeitar o luto num momento difícil”. Mas voltou a ser criticada. Ela acabou deletando o primeiro tuíte.

Responder

padre

05 de abril de 2015 às 01h58

Ja circula na deep web que Dilma ou vai renunciar ou vai largar o PT e se filiar ao PMDB para preservar a ordem social. Temos informacoes que Marcos Valerio vai delatar Lula, que Erenice guerra foi pega na operacao Zelotes e que Ricardo Pessoa vai assinar um acordo de delacao premiada acusando Lula e Dilma de serem os chefes do petrolao! Por volta de quita o sexta feira a policia federal vai realizar outra operacao de nome apocaliptico prendendo a cupula do PT, entre eles jose Dirceu, Vacari, e ate mesmo Lula sera leva coercitivamente a prestar esclarecimentos!

Responder

Carlos Roberto

04 de abril de 2015 às 21h59

Na CPi Sérgio Gabirli informou que a compra da refinaria foi sim um bom negócio, hoje temos a convicção que foi um excepcional negocio e estratégico.A capacidade de produção da refinaria de Pasadena é de 100 a 120 mil barris/ dia.
Dilma se comunica mal , entretanto ela não consegue ouvir e refletir e falar para tanto basta ouvir: Especialista em petróleo desmonta cartilha da Globo, na própria Globo
https://www.youtube.com/watch?v=6SAowHldubE

Aliás dedico este vídeo aos incautos que só entendem os colunistas manipuladores da globo.

Responder

Observando ...

04 de abril de 2015 às 21h25

Acho que meus posts não foram enviados. Tento repetir a ideia do primeiro. Cafezinho, não concordo em nada com o que vc. pensa e sustenta, mas gosto de lê-lo para ver a sua coragem em defender o indefensável. Esta história de Pasadena é café requentado, e vc., para defender a sua posição, ataca até a sua presidenta e a ínclita Foster. Mas tem assunto novo na praça, a Operação Zelotes, que se aproxima perigosamente de gente do governo do PT. E vc. guarda a respeito um silêncio de convento, depois de ter criticado os jornalões por nada publicar. Estão publicando, veja as gravações no site do ESTADÃO! Por que esse silêncio? Esquece Pasadena, assunto muito velho.

Responder

    Miguel do Rosário

    05 de abril de 2015 às 09h32

    que mané silêncio? aos finais de semana, eu escrevo também para o tijolaço. escrevi vários textos sobre a zelotes já.

    aliás, olha esse post aqui.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=26084

    Responder

Marcia Figueiredo

04 de abril de 2015 às 19h27

“Acho que seria ótima uma investigação sobre a compra da refinaria de Pasadena, pela qual a Petrobras pagou 1,2 bi de dólares. E pagou porque a justiça americana calculou em mais de 600 milhões os 50% da antiga sócia. Se 50% valiam 600, parece óbvio que o valor total era mesmo de 1,2 bi.”

Responder

Monopólio da Informação - combata isto.

04 de abril de 2015 às 21h30

SAUDADES DE QUANDO A PF NÃO INVESTIGAVA NADA?

Vejam bem: dono de uma das maiores empreiteiras do país diz abertamente, em 1996, a um veículo de imprensa de circulação nacional, que empreiteiras pagavam propina milionária a agentes do governo e do Estado e nada, absolutamente nada era feito ou investigado.

É o que se vê nesta entrevista concedida à Revista IstoÉ, em 1996, pelo dono da empreiteira Mendes Jr., uma das maiores do país, onde ele diz que uma única empresa chegou a pagar, por ano, até R$ 200 milhões de reais em propinas a integrantes do governo FHC (cujo líder era Aécio Neves).

“Era o que acontecia antes. Não havia investigação. A Polícia Federal era uma ferramenta de partido, e suas atividades não poderiam jamais afetar a imagem do governo. Ao final do governo FHC, chegou-se ao cúmulo do diretor da Polícia Federal ser um militante filiado ao PSDB.”

http://tijolaco.com.br/blog/?p=26084

Responder

Laila Jamal Hachem

04 de abril de 2015 às 20h33

Pedro Henrique Stefanini

Responder

Laila Jamal Hachem

04 de abril de 2015 às 20h33

Pedro Henrique Stefanini

Responder

Vitor

04 de abril de 2015 às 16h42

Achei bem forçada essa relação do bilhete diplomático com Pasadena, mas acredito que a compra da refinaria não foi um mal negócio, mesmo que por sorte (dado o depoimento da presidente do conselho, eles não tinham a menor ideia da estratégia que estava sendo seguida)…

Aliás, alguém sabe pq o Cerveró continua preso? Se é que ele continua?

Responder

Messias Franca de Macedo

04 de abril de 2015 às 16h36

Da Série ‘Tudo a ver no plim plim’!

Como o PIGolpista/fascista irá desconstruir a notícia divulgada pelo próprio PIG?

O que será dito e escrito após os indefectíveis “mas, porém, todavia, contudo, entretanto, não obstante, por outro lado…”?

Conjunções adversativas “tão caras” (sic) às penas amestradas a $oldo dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa!

ENTENDA

#####################

Gasto público em ensino atinge 6,6% do PIB, mas crise ameaça expansão

FLÁVIA FOREQUE
GUSTAVO PATU
DE BRASÍLIA

04/04/2015 02h00

Após oito anos de expansão contínua, os gastos públicos brasileiros em educação atingiram uma proporção da renda nacional elevada para padrões mundiais.
(…)
São 6,6% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da produção e da renda gerada no país), segundo dados recém-apurados pelo governo e relativos ao ano de 2013. Em valores de hoje, algo como R$ 360 bilhões anuais.
O percentual já supera a média de 5,6% apurada em 2011, dado mais recente, entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), na maior parte ricos.
Trata-se de um indicador da prioridade atribuída à educação pelos países, não necessariamente do volume de dinheiro disponível.
O Brasil destina ao setor uma parcela de sua renda superior, por exemplo, à reservada pelos EUA -mas os alunos americanos recebem muito mais dinheiro, por viverem em um país mais rico.
(…)
A mudança no direcionamento dos recursos, no entanto, é elogiado por educadores. Em 2000, o aluno de graduação custava 11 vezes o aluno do ensino básico; hoje, essa diferença é de pouco menos que quatro vezes.

FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/04/1612236-gasto-publico-em-ensino-atinge-66-do-pib-mas-crise-ameaca-expansao.shtml

Responder

renato

04 de abril de 2015 às 16h19

Avisa lá pra Graça e Gabrielli. Eles disseram que foi mal negócio, sabem de nada inocentes…

Responder

    Messias Franca de Macedo

    04 de abril de 2015 às 16h35

    … O José Sérgio Gabrielli contextualizou as estratégias geopolíticas e os investimentos na Refinaria de Pasadena, indicando a retomada das perspectivas positivas para um futuro próximo!…

    Responder

    Carlos Henrique

    04 de abril de 2015 às 18h26

    O Gabrielli foi sacaneado na CPI porque disse que foi um Bom negócio…quem sabe nada?…Inocente…

    Responder

loucos !

04 de abril de 2015 às 15h38

Então é isso… O cafezinho rebate com conta de padeiro o Laudo do TCU, da CGU, do MP, do mercado e do réu confesso de que houve propina.

Então vai o “soco no estômago” : Por que então não vende essa merda por 1 bilhão ???? Ou melhor, por que então não constrói uma igualzinha no lugar de Abreu e Lima que esta na casa dos 40 Bi ????

Miguel, com todo o respeito… Você é Ridículo…

Responder

    Miguel do Rosário

    04 de abril de 2015 às 20h24

    ridículo é vc, que não tem noção pra que serve uma refinaria.

    Responder

      Roberto Monteiro

      04 de abril de 2015 às 21h59

      Miguel, liga não. Essa gente quando não é burra, é mal intencionada. Ou os dois. Eles preferem vender a vaca a produzir o leite diariamente. Esse é um exemplo. Se o pugilista que te provocou fosse honesto, veria que em poucos anos se paga o investimento em Pasadena. A refinaria tem dado resultado positivo.

      Responder

Carmen Barros

04 de abril de 2015 às 18h35

Raquel Barros

Responder

João Padilha

04 de abril de 2015 às 15h33

Com toda essa lambança do país uma coisa aprendi: “DE CADA DEZ(10) EMPRESÁRIOS NOVE(9) SÃO LADRÃO…PENSE NISSO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO”

Responder

    Messias Franca de Macedo

    04 de abril de 2015 às 16h33

    … Eu diria que a cada 10 empresários 11 são corruptos!

    No mínimo! (sic)

    Responder

Paulo Ricardo Miranda

04 de abril de 2015 às 18h30

Nossa o Obama é PeTralha?!!!!!!!!

Responder

Messias Franca de Macedo

04 de abril de 2015 às 15h27

… ‘O [tíbio] PT da Governança’ parece que tem medo de enfrentar as inverdades, as calúnias…

Querer posar de bom samaritano num ambiente de corvos e outros abutres!

Responder

Maria Regina Arruda

04 de abril de 2015 às 17h57

A verdade sempre aparece…..mas tem muita gente tentando esconde.la

Responder

    padre

    05 de abril de 2015 às 01h50

    esta semana vai vir chumbo grosso contra o PT!
    Podem apostar num nome bem apocalipitico da nova operacao da policia federal prendendo Jo’ao Vacari, Dirceu, e mais um monte de nomes da cupula do PT, provavelmente quinta ou sexta feira, um pouco antes das manifestacoes! Ate Lula podera cair junto!

    Responder

Tiago Farias

04 de abril de 2015 às 17h42

Responder

    Jose Muniz

    04 de abril de 2015 às 18h03

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responder

    VeraLucia Pereira da Silva

    04 de abril de 2015 às 21h12

    Pois é tudo que fazem esta embasado em anti-valores, disseminando mentiras, ódio, discriminação, omissão, falta de ética e moral. Um absurdo. Eis os deformadores de opnião e carater do povo brasileiro.

    Responder

Deixe um comentário