Menu

Campo de jogo, filmaço sobre futebol, em cartaz nos cinemas!

Campo de Jogo, um filmaço Por Juca Kfouri, em seu blog. Entra em cartaz hoje em diversas salas pelo país afora, o filme “Campo de Jogo”, de Eryk Rocha. Em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca. Não é exatamente um filme, ou melhor, é mais que um filme, é uma […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Campo de Jogo, um filmaço

Por Juca Kfouri, em seu blog.

Entra em cartaz hoje em diversas salas pelo país afora, o filme “Campo de Jogo”, de Eryk Rocha.

Em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca.

Não é exatamente um filme, ou melhor, é mais que um filme, é uma poesia sobre futebol.

Retrata com imagens pouco vistas nas telas o campeonato de favelas do Rio de Janeiro.

Esqueça o discurso de que é um filme sobre o verdadeiro futebol. Mas saiba que ao vê-lo você não apenas entenderá por que o futebol desperta tanta paixão. Mais: você sentirá por quê.

Rocha, 37 anos, filho de Glauber, é craque também.

Com poucas palavras e imagens deslumbrantes, põe o espectador dentro do campo de terra e o faz sentir o cheiro e o gosto do pó.

Transforma a sala escura em arquibancada e faz você torcer pelo Geração ou pelo Juventude, os times que disputam a final, nos pênaltis, para aumentar a dramaticidade.

Melhor: faz você torcer ora por um, ora por outro, até pelo juiz.

De quebra, dá um banho de Brasil, num campinho cercado por favelas, no bairro Sampaio, a poucos quilômetros do Maracanã onde, concomitantemente, se disputava a 20ª Copa do Mundo, megaevento proibido aos protagonistas do documentário, do drama, da epopeia que Rocha transforma em poema e homenagem às raízes da mestiçagem que, um dia, fez do nosso futebol o melhor do mundo.

“Impressionantemente filmado e maravilhosamente editado para capturar o ritmo do jogo”, resumiu a “Variety”, a mais que centenária revista americana sobre cinema.

Não precisa acreditar no que você lê aqui.

Veja com seus próprios olhos no cinema.

TRAILER

SINOPSE
No Rio de Janeiro, perto do mítico estádio Maracanã, palco da grande final da Copa do Mundo de 2014, encontramos o campo popular do bairro Sampaio. Lá acontece o futebol como expressão genuína da cultura brasileira. Disputado aos domingos, o campeonato anual de favelas reúne 14 times. Cada um representa as cores e os rituais de sua comunidade. Geração X Juventude disputam a final.

LOCAIS E HORÁRIOS

11737845_647768942025741_3131327422254211701_n

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Anderson Melo

27/07/2015 - 12h42

qto o edinho ta pagando pelo blog?

Joaquim Corrêa

26/07/2015 - 04h16

Jô Capoeira

Paulo Floripa

25/07/2015 - 22h27

Qdo vai estar em Florianópolis/SC?

Zeca Pataca Jr.

25/07/2015 - 23h24

Veja Pedro Geraldo Carvalho Silva

Marcos Portela

25/07/2015 - 19h00

Enquanto isso, GOLPISTAS da mídia, monopolizados pela GLOBO e as TARJAS PRETA dos Federais/PR, escondem PROVAS de corrupção contra PSDB e DEM, panelinha que virou PANELAÇO, a própria imprensa ressuscitando a CENSURA, quem diria!

Enquete: Quanto custa uma TARJA PRETA?

FOLHA, DIÁRIO/PE, NE10, ESTADÃO e JC, bloquearam meus comentários em forma de CENSURA, por fazer o que ELES FAZEM há quase um ano, depois da derrota nas eleições 2014, REPETINDO matérias MANIPULADAS contra o governo, instalando o CAOS no país.


Leia mais

Recentes

Recentes