Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Obama vai à África promover empresas americanas. Yes, he can!

Por Miguel do Rosário

25 de julho de 2015 : 14h45

Enquanto Lula é criminalizado por defender interesses do Brasil na África, Obama vai à África defender… os interesses de empresas norte-americanas.

Ele pode, claro.

Yes, he can!

A matéria também explica os esforços da mídia brasileira, braço do imperialismo americano, para destruir a Odebrecht.

A Odebrecht ampliou fortemente sua presença na África, na onda da diplomacia sul-sul promovida pelo governo brasileiro, e depois por Lula, já como ex-presidente.

O Tio Sam quer a África só para ele.

E acionou seus tentáculos no Brasil (leia-se Globo) para fazer o serviço sujo.

***

Na Carta Capital.

Obama vai à África em busca de aliados econômicos e contra o terrorismo

por Deutsche Welle — publicado 24/07/2015 03h52

Continente africano não é estrategicamente tão importante como outras regiões, mas ainda assim um aliado na luta dos EUA contra o terrorismo

Seriam estes os prenúncios de uma “virada para a África”? Primeiro, o presidente Barack Obama recebe o novo chefe de Estado nigeriano, Muhammadu Buhari, na Casa Branca. Poucos dias depois, inicia uma viagem para a África, que o levará para o Quênia e – na condição de primeiro presidente dos EUA a visitar o país – também para a Etiópia.

O especialista em África Richard Downie, do think tank Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), diz não ver na viagem do presidente americano uma atenção para a África análoga à iniciativa do Pacífico empreendida pelos EUA. “Mesmo que, estrategicamente, a África tenha se tornado mais importante para os Estados Unidos, essa tendência ainda está em nível inferior a outras regiões do mundo.”

Para Washington, no entanto, o valor estratégico de parcerias com potências regionais africanas, como a Nigéria e o Quênia, é óbvio: além dos interesses econômicos num continente que prospera visivelmente, os EUA estão de olho em aliados na luta contra o terrorismo. Diante da ameaça de terrorismo que emana do Oriente Médio, os americanos temem que haja uma expansão para solo africano.

Mas isso já é realidade há muito tempo. O grupo terrorista Boko Haram, por exemplo, aliou-se ao chamado “Estado Islâmico” e representa um grande perigo para a Nigéria e seu novo presidente, Buhari. Também o Quênia tem graves problemas de segurança, como lembra Downie, apontando para a milícia terrorista Al Shabaab, que desestabiliza a vizinha Somália.

Downie critica que as forças de segurança quenianas enfrentam esse perigo por meio de duras violações dos direitos humanos: por ordem do presidente Uhuru Kenyatta, as forças quenianas teriam perseguido os quenianos de origem somali, acirrando ainda mais o problema.

No contexto da viagem à África de Obama, a revista online americana Foreign Policy Journal lembrou que os EUA têm uma longa tradição de apoiar regimes opressores. Mas, já como senador, Obama não deixou nenhuma dúvida de que queria se afastar dessa política.

“Obama e os Estados Unidos estão comprometidos com a democracia e a boa governança”, assinala Downie. De acordo com o especialista, em sua primeira viagem oficial à África, Obama teria cunhado a frase “eu não quero homens fortes, eu quero uma boa governança”.

Mas é difícil se ater a princípios quando eles colidem com os interesses. “Vemos isso no caso da Etiópia: os etíopes são úteis em seu apoio aos americanos na luta contra o terrorismo”, argumenta Downie. Só que a Etiópia, ao contrário do Quênia, não é uma democracia.

Assim como Downie, grupos de direitos humanos também criticam o momento da visita de Obama à Etiópia, depois que o partido no poder garantiu para si uma ampla maioria na Assembleia Nacional por meio de fraudes nas eleições de maio. O especialista em África Peter Pham, do think tank Atlantic Council, acusa os críticos de tratar a situação com dois pesos e duas medidas: “As mesmas pessoas não reprovariam o presidente se ele estivesse de visita à China.”

Downie considera limitadas as possibilidades de ação de Obama na Etiópia. Segundo ele, os esforços do presidente em se reunir com representantes da sociedade civil estão sendo em vão, já que precisamente esses estão sendo afastados pelos etíopes. “Não restaram muitas pessoas para um encontro com o presidente”, lamenta Downie. Pham, no entanto, defende a realpolitik: “O principal objetivo da visita é fomentar os interesses americanos. E os Estados Unidos têm interesses consideráveis na Etiópia.”

Em artigo recente, Michael E. O’Hanlon, do Instituto Brookings, compartilha a posição de Pham e sugere a Obama uma ampla iniciativa de segurança para a África: em zonas de conflitos, como Nigéria, Líbia ou Congo, os EUA deveria estacionar unidades que apoiariam os africanos em suas missões de paz com treinamento e assistência. Obama deverá, possivelmente, apropriar-se dessa proposta.

Além dos problemas com a segurança e o terrorismo, a visita de Obama deverá estar focada em temas econômicos: “A imagem da África está mudando rapidamente. É lá que encontramos as economias de mais rápido crescimento. Uma classe média crescente cria novas oportunidades para empresas africanas e americanas”, afirma Pham.

Mas onde quer que os americanos queiram marcar presença na África, os chineses chegaram primeiro. Com um volume de negócios superior a 200 bilhões de dólares anuais, o comércio da China com a África supera em mais de duas vezes o dos Estados Unidos.

Até agora, os EUA não encontraram nenhuma estratégia contra a concorrência da China, lamenta a especialista Yun Sun, do Instituto Brookings. Segundo ela, apostar somente em valores comuns e na demanda por democracia não é suficiente.

“É bem possível que políticos de orientação democrática venham a mostrar uma maior ligação com os países ocidentais ao assumir a liderança em seus países”, concorda Yun Sun. Mas ela lembra que os governantes africanos também são muito pragmáticos. “Quando eles notam que os chineses têm dinheiro para promover a infraestrutura, eles não rejeitam isso, simplesmente.”

A especialista em assuntos asiáticos e africanos defende uma abordagem não convencional. Ela sugere a Obama um trabalho de cooperação com os chineses, como, por exemplo, no fomento à infraestrutura. “Os chineses têm o dinheiro e a expertise, os EUA, uma melhor tecnologia”, afirma Yun Sun. Mas ela também sabe que essa ideia “não é muito popular nos EUA.”

Ilustração: Till Muellenmeister / AFP
Retrato – Barack Obama
Grafite dos artistas Bankslave e Swift em Nairóbi, no Quênia, em 15 de julho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

177 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Fernando Soares Campos

27 de julho de 2015 às 09h26

Monotrilho de Alckmin, com menos de 3 km de extensão, já “transportou” 6 bilhões… de reais, funciona só cinco horas por dia e circula praticamente vazio.

***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204751998544488&set=a.4902337480940.1073741826.1373042949&type=1&theater

Responder

Lygia Maria Perini Muniz

26 de julho de 2015 às 22h35

Claro, Yes, “he can”…

Responder

Nelson Roberto

26 de julho de 2015 às 20h54

Quanto de investimento FHC o Mané of the Year, trouxe dos EUA para o Brasil???

Responder

Washington Lüders

26 de julho de 2015 às 20h37

Max Rickli, o Lula é criticado pelo simples fato de ir até a padaria comprar pão, imagina se for até a África…kkkkkk

Responder

Suzy Estacio- Vergez

26 de julho de 2015 às 17h13

Responder

Valor Afro

26 de julho de 2015 às 17h11

Alguém da oposição mais infantil já vista na história do BRAZIL, pode explicar?

Responder

Nadir Campos

26 de julho de 2015 às 12h19

Ele está seguindo os passos do Lula.

Responder

Irene Lengler

26 de julho de 2015 às 11h27

Está explicado? Ou é preciso desenhar?!!

Responder

Henrique Pedro

26 de julho de 2015 às 10h06

(Em julho do ano passado, em plena campanha presidencial, os clientes do banco Santander com renda mensal superior a R$ 10 mil receberam em seus extratos uma análise premonitória. O texto insinuava que o cenário favorável à reeleição de Dilma Rousseff levaria à deterioração da economia. Haveria alta dos juros, desvalorização do Real frente ao dólar e queda na Bolsa de Valores; fonte blog do josias.) E vocês criticaram o banco, e não é que eles estavam certo, bom, mas quem entende de economia sabia disso, o problema é que a maior parte não entende!

Responder

    luiz

    26 de julho de 2015 às 21h22

    O povo brasileiro esta morrendo a mingua, olho a minha volta e só vejo miséria, o desemprego assola o pais. Ninguém consegue mais comprar uma passagem de avião ou abastecer o veículo. Este será o pior natal de todos os tempos, adeus ceia de natal, a população brasileira não resistirá e morrerá de fome. Só o Aécio para colocar o país nos trilhos, que viajará através do tempo, e nos lavará de volta aos velhos e bons tempos de FHC, o príncipe, quando não existia o caos aéreo, pobres em aeroportos, fila para comprar carro zero, e não existia o “mais médicos” e o bolsa esmola. Êh tempinho bão.

    Responder

      Miguel do Rosário

      27 de julho de 2015 às 12h22

      cuidado com a ironia, rs

      Responder

      Vitor

      28 de julho de 2015 às 08h48

      Velha tática de exagerar as palavras de outra pessoa para parecer ridículo, bem patético! Tudo realmente aconteceu, tem que ser muito cego para não ver que o Brasil vai mal… A única coisa q discordo eh que na minha opinião, estaria ainda pior com Aécio. Votei em um governo ruim para evitar um péssimo!

      Responder

Rogerio Vieira

26 de julho de 2015 às 09h39

Primeiro o petroleo, depois as empreiteiras o que virá depois?

Responder

Lucas Cardoso

26 de julho de 2015 às 04h38

#CunhaNaCadeia

Responder

Mauro Soido Falcão

26 de julho de 2015 às 04h18

Kkkk esse cafezinho e uma piada. Jornal para petista frustrado e cego.

Responder

    Gerson

    27 de julho de 2015 às 17h18

    Vai então para Veja…revista pra direitalha asno e burro.

    Responder

Antonio Pereira Lopes Leal

26 de julho de 2015 às 03h56

Mais um exemplo da hipocrisia brasileira. O Obama está certo como o Lula também está.

Responder

Ailton Oliveira

26 de julho de 2015 às 03h16

ISSO PODE ARNALDO?

Responder

Mônica Dias Rêgo

26 de julho de 2015 às 02h59

Eles não dão ponto sem nó

Responder

Karla Viana

26 de julho de 2015 às 02h55

E milhõesde brasileiros felizes da vida com isso. Eu é que pergunto pro Brasil o que que é isso gente?

Responder

Estela Ribeiro Ribeiro

26 de julho de 2015 às 02h53

Lula 2018.

Responder

Sérgio Yoshio Mitsugui

26 de julho de 2015 às 02h22

O mundo ainda pertence ao rei leão!

Responder

Suzana Flores da Cunha

26 de julho de 2015 às 01h14

armaram direitinho. combater terrorismo?! duvido muito, vão transformar a África num Oriente Médio logo logo.

Responder

Marcos Leão

26 de julho de 2015 às 01h02

Ele foi “procurar a certidão de nascimento dele…”, como foi noticiado no jornal das 8…

Responder

Luiz Siqueira Paes

26 de julho de 2015 às 01h00

E os coxinhas exultam!

Responder

José Paulo Das Neves

26 de julho de 2015 às 00h36

Como deixar um coxinha mal frito: primeiro a gritaria por causa do Brasil em Cuba, e Obama segue atrás. Depois agora é a investida na África que os preconceituosos sempre torceram o nariz. Mas coxinha tem um DNA que o burro não tem. Porque o burro é inteligente e trabalhador, e o coxinha é um estúpido e um aproveitador.

Responder

Ivete Caribe Rocha

26 de julho de 2015 às 00h22

Enquanto alguns brasileiros batem panela, os EUA levam vantagens com a nossa falta de conhecimento da história!

Responder

Graça Evangelista

26 de julho de 2015 às 00h03

Obama precisa ter cuidado com o MPF do Brasil. Já, já, será “enquadrado” como lobista. Faz reunião com empresários cubanos, e agora vai para a África? kkkkkkkk O fato é que as empresas americanas já se prepararam para “substituir” as construtoras brasileiras que atuam no exterior desde a década de 70, mas que, agora, o MPF e o Juiz Moro, decidiram substituí-las por empresas estrangeiras…

Responder

Celio Oliveira

25 de julho de 2015 às 23h09

Se não for o BRICS vai, hehehe

Responder

Gerson

25 de julho de 2015 às 19h43

Tudo se resume ao medo de Lula em 2018. A direitalha e o PIG sabem que Lula é o presidente mais lembrado de todos os tempos. Por isso essa campanha difamatória diária do PIG. Eles se borram de medo de mais 4 ou 8 anos de Lula. A direitalha é contra tudo que faça ela perder um pouquinho da boquinha; é contra pobre viajando de avião e frequentando shopping, é contra pobre ter direito a saúde, educação, alimentação e casa própria. Por isso Lula mete terror neles.

Responder

Maria Clara Michels Pinho

25 de julho de 2015 às 22h43

Pois é.Só o Lula que não pode ir…Está explicado mesmo…Obama pode.Para a África, para Cuba…

Responder

Sheyla Kouri

25 de julho de 2015 às 22h38

Faz sentido.

Responder

Lucão Renata

25 de julho de 2015 às 22h21

#DILMAESTAMOSCOMVOCE #Lula2018

Responder

Nilson Alonso

25 de julho de 2015 às 22h20

Promover empresas americanas? Obama governa as três Américas?

Responder

Ezio Cirillo

25 de julho de 2015 às 22h12

Ué, mas não foram os coxinhas que desaprovaram as visitas do Lula na Affrica? kkkkkkkkk

Responder

Antonio Frega

25 de julho de 2015 às 22h08

E ainda de “de bonus” queima a figura de Lula, associando-o a uma empresa já pre-julgada como “corrupta”!

Responder

Ricardo Cavalcante

25 de julho de 2015 às 22h01

A China já está lá a muito tempo dominando

Responder

Vitor Flôres

25 de julho de 2015 às 22h00

Sempre tem gente que é um moralista de merda. Vive num mundo podre e vem falar em receber por baixo dos panos. Ignorância ou má fé. Como fazem as multinacionais pelo mundo? Elas ganham as concorrências pagando propina para reis e políticos. Vejamos o caso do TRENSALÃO em SP. As empresas pagavam propinas para vender tecnologia ultrapassada. Pagavam propina pelos contratos de manutenção pelos trens e metrô…. E na SABESP com foi? O relatório esta aí, mas imprensa não fala, não mostra e não quer saber. Como foram as privatizações na época do FHC? Como foi a venda da Vale do Rio Doce? Venderam por 3 bi o que era avaliado por 100 bi….. É duro ver um moralista de merda não entender como é o mundo. De não entender que todos os Presidentes do mundo fazem a mesma coisa. Levam seus empresários para vender seus produtos e trazer divisas para os países. As empresas americanas estão entrando em Cuba. E agora, o Cucaracha moralista de merda brasileiros fica rindo como hiena. Come merda

Responder

Michael Luiz

25 de julho de 2015 às 21h56

Ele pode ele é americano, americano é legal, nos brasileiro patriotas devemos saber nosso lugar. Resumindo é isso.

Responder

Vilmar Fontanive

25 de julho de 2015 às 21h40

Faz o mesmo que o Lulinha!!!! só que aqui….

Responder

Karla Viana

25 de julho de 2015 às 21h34

Sim. O Lula vai vender o now how brasileiro e é tido como traficante, o Obama vai porque deve ir, o que cabe a um presidente, ninguém vê a correlação …. o brasileiro vai muito mal de ideias, inteligencia e capacidade de ser um povo, um país e uma nação. Vai como ex presidente depois certamente mundo afora, o que é praxe do cargo mesmo depois e ninguém entende. Como acusar uma pessoa que já não é mais presidente de cometer um crime por trabalhar pelo país. Quantos executivos não fazem isso diariamente fora do país, buscando negócios? O Lula depois de cumprir sua função pública pode fazer e trabalhar como quiser e melhor ainda se for a favor do Brasil.

Responder

José Carlos Dias

25 de julho de 2015 às 21h28

UÈ que estranho justo os americanos que esploram e humilham os africanos espalhando imagens de vídeos onde eles na africa vivem na maior desgraça do planeta essa história não ta muito bem contada não

Responder

Karla Viana

25 de julho de 2015 às 21h28

Querem vender o Brasil pros EUA. gente que ainda tem o EUA como grande potência, às nossas custas.

Responder

Lëo Gu?rra

25 de julho de 2015 às 21h09

Cristiano Christiano Polillo

Responder

Wilmar Santos

25 de julho de 2015 às 20h57

Esqueçam, não é visita oficial, apenas saudades dos parentes! Kkkkk

Responder

Daulto Bitencourte Garcia

25 de julho de 2015 às 20h44

Papel aceita qualquer coisa. Uma afirmação dessas é preciso ter muita imaginação. rsss

Responder

Lindomar Cosmo

25 de julho de 2015 às 20h40

Comunistas sempre em busca de um bode expiatório

Responder

    José Paulo Das Neves

    26 de julho de 2015 às 00h28

    quem falou em comunismo? eu sou é rico, baby. mas não sou burro. Não quero meu país na mão de outros. Não quero ser cidadão de segunda classe em nenhum lugar. E quero o mesmo para todo o povo brasileiro. Se toda a fortuna milionária dos que entregam o Brasil fosse repartida por todos. Vc e todos seriam tão ricos quanto eu. O Brasil é rico e tem sido roubado por uma elite aruqimilionária de maus brasileiros e pelos capitalistas internacionais. Por que vc acha que na nata da roubalheira tem tanto sobrenome que não se conhece nem a origem? Por que são todos brancos de olhos azuis? Nada contra brancos de olhos azuis, minha família é lotada deles. Acorda e para de falar em comunismo.

    Responder

      Vitor

      28 de julho de 2015 às 08h44

      Meu caro, já viu o PIB per capita do Brasil? Infelizmente não somos um país rico, somos pobres. Se dividisse a fortuna de todos, seríamos todos pobres….

      Responder

    Lindomar Cosmo

    26 de julho de 2015 às 01h48

    O governo que ai está é comunista e tem roubado sim por um governo corrupto que tem repassado para os demais amigos comunistas, e se foi você que escreveu o texto ok, mas COMUNISTAS SEMPRE BUSCAM BODES EXPIATÓRIOS

    Responder

    Lindomar Cosmo

    26 de julho de 2015 às 13h15

    Outra coisa entao faça valer o comunismo, faça a repartição dos seus bens e fortuna em partes iguais e oe aos mais pobres, não esqueça da minha parte.

    Responder

    Alexandre Mendes da Silva

    26 de julho de 2015 às 13h21

    Lindomar Cosmo, caso vc não saiba, nã existe um so país comunista no mundo. São todos ditaduras de base militar. A ideologia comunista que eles apresentam e somente pano de fundo politico, não têm validade nenhuma. Se este governo que esta aí fosse verdadeiramente comunista, vc não estaria agora escrevendo porcarias. Estaria em uma cela em um buraco escuro bem fudido. A única coisa de comunista que têm e a distribuição da riqueza entre os que roubam. Então ACORDA!!!!

    Responder

    Lindomar Cosmo

    26 de julho de 2015 às 13h26

    Alexandre Mendes então o PT não é um Partido Comunista? Faça-me o favor. Apoia a Venezuela que vive num regime sociaista que quebrou totalmente a economia e o Brasil seguindo o mesmo exemplo. O pior cego é aquele que não quer ver. Outra coisa siga o exemplo que deixei no comentário anterior. E se ainda não estou preso por fazer comentários é porque graças a Deus este governo não conseguiu impor sua agenda ainda. Enfim você diz que não existe países comunistas o que me diz da Coreia do Norte, China, Cuba, Laos , etc. FORA COMUNISTAS.

    Responder

Regina Nilson Filho

25 de julho de 2015 às 20h33

São sempre “eles”, por trás de tudo que acontece de ruim, neste mundo! É ” lobo, em pele de cordeiro”!

Responder

Vera Lu Cruz

25 de julho de 2015 às 20h32

será que os americanos vão entender que os africanos não precisam de coca cola ?? Vão obrigar homens a usar terno e gravata, camiseta por baixo da camisa como os mórmons ? Igrejas pentecostais ??…Claro que irão vender suas armas mais potentes, isso sim !! Logo colorarão uma rede de fast food….hamburger de carne de antílope, de carne de leão, carne de elefante…. QUANDO FOI QUE AMERICANO SE INTERESSOU PELAS PESSOAS DE ALGUM PAÍS, A NÃO SER PARA MATAR ??

Responder

Garivaldo Oliveira Corretor Imobiliário

25 de julho de 2015 às 20h27

Acorda brasileiros

Responder

Jose Carlos Taveira

25 de julho de 2015 às 20h24

Nao vale apena discutir com os coxinhas eles nao entendem nada . eles so conseguiram aprender as mesmas palavras e tudo igua nao devemos perder tempo com estas pessoas …

Responder

Vera Lucia C. Soares

25 de julho de 2015 às 20h17

Gente, na época das privatizações eu trabalhava no mundo executivo e de economia mista.
Foi vergonhoso demais.
O PSDB deu dinheiro do BNDES P amigos comprarem as instituições.
Nós, acompanhando detalhes, não acreditávamos que era verdade.
É o pior, quem defenderia o Brasil ?
Ninguém.
Observem, EUA era inimigo de .Cuba, inimigo interesseiro da África, inimigo da Rússia, China, não valorizava. Índia. E obstacularizava o desenvolvimento do Brasil.
Hoje, vendo que o Brasil se aliou à frentes poderosas e estratégicas, nova geopolítica , quer participar do BRICs- , relações c Cuba, etc, etc.
Ocupando espaço na África.
E, a elite brasileira, PSDB, DEM, parte do PMDB, estão franqueando a destruição de empresas importantes brasileiras.
O fato da corrupção deveria ter sido separado da pessoa jurídica. Fazer revisões para negócios – separando as várzeas áreas das mesmas, como Conselho, auditoria, contratos, controle permanente e de reação sumária nos desvios.
É de estarrecer, novamente, o PSDB é o protagonista de atuação externa contra o Brasil.
Será que AÉCIO, SErra, Alkimim,FHc e outros teriam coragem de participar na Globo, horário nobre, rede nacional, para responderem ao País os prejuízos causados ?

Responder

Mario Neto

25 de julho de 2015 às 20h13

Cuidado com os convictos

Responder

Gustavo Gormaz

25 de julho de 2015 às 19h57

o Brasil na África e o que ganhamos com isso?

Responder

    José Paulo Das Neves

    26 de julho de 2015 às 00h34

    Se vc for um pouco ilustrado vai ver a dimensão da idiotice da sua pergunta. Estuda um pouco de geopolítica e deixa de ser preconceituoso. A África é rica e tem um mercado em potencial fantástico. Ela ocupa uma posição geográfica das mais cobiçadas. Tem uma variedade climática absurda. Tem sido vilipendiada desde o século XV. Na hora em que as elites locais se derem conta disto e mudarem de atitude ninguém vai segurar o continente e não vai demorar. Por que vc acha que a China está ocupando os espaços na África? Acorda cara. As empresas brasileiras têm ganhado muito estando na África. Temos exportado bastante para lá e muitos brasileiros estão trabalhando e ganhando muito dinheiro com assessoria. E isto só foi possível depois que Lula resolveu olhar para a África com um olhar de estadista experto.

    Responder

    Gustavo Gormaz

    26 de julho de 2015 às 00h39

    que preconceito o que cara. Deixa de ser agressivo. Eu queria saber realmente que tipo de benefício traz para a gente.

    Responder

Rogerio Indep

25 de julho de 2015 às 19h45

Os maiores terroristas do mundo trabalham pra rainha

Responder

Robinson Bizzi

25 de julho de 2015 às 19h41

Vai ser acusado, no jornal das oito da tv globo, de ser corrupto, petralha, bolivariano, envolvido na lava-jato, de vender influencia politica, de…

Responder

Fernando Albuquerque

25 de julho de 2015 às 19h39

Pode também o senador JS (o tarja-preta da Lava Jato) que representa os interesses da Chevron no Brasil.

Responder

José Paulo Das Neves

25 de julho de 2015 às 19h30

Bingo. E o amigo dos amigos já está na África.

Responder

Cristino Janja

25 de julho de 2015 às 19h27

Eu não entendo… É como se “O Cafezinho” não soubesse que foi Dilma, a sucessora escolhida por Lula, que engavetou o trabalho do Franklin Martins e não satisfeita ainda o despachou para a África.
O povo brasileiro é manipulado, deseducado, confundido pela mídia contra tudo que vem do governo e o governo tranfere rios de dinheiro para essa mesma mídia.
É facil para eu entender que Lula não fez mais do o que o Estado Norte-ameracano. Não é o Obama não! Lá isso é política de Estado e não de governo.
Dilma deliberadamente escolheu não se comunicar com a população. Ela enterrou o PT com umas pás bem cheias de cal.

Responder

    O Cafezinho

    25 de julho de 2015 às 19h49

    Ok só não entendi o q eu tenho a ver com isso. Sou o cara q mais bate nessa tecla

    Responder

    Cristino Janja

    25 de julho de 2015 às 20h15

    É pelo texto. É como se nós tivéssemos responsabilidade pela defesa de alguém que contribui deliberadamente para o seu próprio calvário. Será que tudo isso é resultado de pura incompetência? Será que esse pessoal jamais leu O Cafezinho, o Viomundo, o Caf, o Carta Maior, o Pochmann, o Kliass, o Cicsú, a Carta Capital…
    Fico aqui pensando se o Aécio teria um “ajuste fiscal” com uma essência diferente.
    Eu já compartilhei muito tudo o que foi de útil ao fronte para nos livrar dos “neoliberais” (isso passou a ser religião para eles), mas ver essa senhora após todo o discurso eleitoral trazer esse pessoal para dentro do governo como se não houvesse alternativas me faz crer que nenhum deles merece mais confiança. Ao menos de quem acreditava no seu discurso.

    Responder

    Gabriel Grumiché

    25 de julho de 2015 às 23h19

    Cristino, tenho certeza que toda a base petista, aí me incluindo, concorda com você. Temos que pressionar nossos diretórios porque essa morosidade, essa complacência, não dá mais. Não é partido de massas? Vão ter que escutar.

    Responder

    Fernando Albuquerque

    26 de julho de 2015 às 00h49

    Prezados, vou meter a colher porque vejo uma raríssima oportunidade de trocar idéias no Facebook.
    Acho que todos estamos perplexos. Quando olhamos para outros países da América Latina, vemos como a esquerda no poder se posicionou para defender o povo e enfrentar os inimigos da pátria.
    Aí nos voltamos para o Brasil e essa “coalizão pela governabilidade”, o bolsa-PIG de milhões (sagrado até hoje), os milhões para financiamento das campanhas e mais o monte de rolos em que se meteram os nossos líderes.
    Imagine o que pensa um cidadão humilde diante de tudo isso com o bombardeio da mídia: do ajuste fiscal e da postura da Dilma…
    Como o povo vai reconhecer quem está do seu lado? como isso pode acabar bem? De que jeito?

    Responder

    Gabriel Grumiché

    26 de julho de 2015 às 01h26

    O PT não foi criado pra que nós trabalhadores e estudantes ficássemos aqui tendo que adivinhar o que se passa lá no planalto. Mas o governo não deixa clara sua estratégia nem pra gente que é petista. É realmente angustiante, Fernando.

    Responder

    Elizabete Rodrigues

    26 de julho de 2015 às 03h21

    Angustiante é apelido, alguma coisa tem que ser feito. A Presidenta Dilma parece ANESTESIADA ou DOMINADA E O Partido dos Trabalhadores TAMBÉM.

    Responder

    Nadja Granja Falcone

    26 de julho de 2015 às 04h56

    Gente que bom encontrar vocês rsrsrs oportunidade rara mesmo de encontrar pessoas que não querem os anteriores de volta, que votaram no atual governo (ou pelo menos não votaram no netinho) e estão angustiados porém sem defender cegamente como muitos militantes que tem por aí (miliTONTOS) de fato já tem tempo que eu me pergunto sobre essa bolsa pig… será que alguém lá dentro achou que eles da mídia entenderiam, que eles iriam querer que este povo crescesse? Esse monte de pp’s pr’s e demais fdp’s DENTRO do governo? Katia Abreu?

    Responder

    Gabriel Grumiché

    26 de julho de 2015 às 06h09

    Com todos os problemas, a “carta ao povo brasileiro” pelo menos deu transparência à estratégia do governo Lula. Nós ficamos sabendo que o projeto de Lula era de um reformismo pacífico, sem rupturas e sem animosidades com o empresariado. Mesmo não concordando que esse era o caminho ideal, entendíamos que esse era o caminho possível no momento. E defendíamos o governo com prazer, sem constrangimento, porque em nós era alimentado o sentimento de coragem e de esperança. Muita coisa ruim aconteceu – o PT no congresso foi virando apenas um “braço parlamentar do governo”… e claro todas as coisas boas, que estamos carecas de saber, aconteceram. Mas algo muito estranho está acontecendo no partido e no governo desde o julgamento do mensalão. Dali (2012) e das jornadas de junho (2013, que disseminaram o termo “coxinha”) o governo Dilma simplesmente se fechou. O “Lulismo” generoso, cordial e diplomático, ao meu ver, acabou ali. Toda a aliança ficou abalada, começou uma onda de intolerância e os rumos começaram a ficar incertos. Durante a campanha de 2014, Dilma adotou um discurso muito mais à esquerda que as campanhas de 2010, 2006 e 2002, politizou os debates com discussão sobre mercado financeiro e bancos, fez as bandeiras vermelhas com o nome dela (arriscando uma análise semiótica aqui, o PT até então só tinha vencido eleição com bandeira branca, verde e amarela e uns pinguinhos de vermelho). Ela apontou um rumo, de fato, sinalizou que a saída para a crise política era ir para a esquerda. Mas vencida as eleições, ela foi pro lado exatamente oposto, e ao invés de fazer como Lula em 2002 (explicar em carta o que esperar do governo) ela se isolou no planalto e ficou encarando as planilhas. Agora ninguém sabe mais o que esperar do governo. Por isso um grande número de petistas não mais o defende: não há transparência, não há comunicação. Nós não estamos sabendo de que raios está acontecendo. Nossa reclamação, que deveria ser deliberação no verdadeiro PT que construímos, sequer está sendo ouvida. Enquanto a porcentagem de pessoas que se autodenominam petistas é de 11% (já chegou a 20), é surpreendente que ainda haja 7% de pessoas satisfeitas com um governo assim. Era pra ter 0%.

    Responder

    João Menezes

    26 de julho de 2015 às 16h04

    Dia 06/08/2015 a Dilma vai ao ar. Aguardem!!!

    Responder

ricardo

25 de julho de 2015 às 16h24

E o Obama recebeu pixulecos da Coca Cola, foi? Ele é palestrante remunerado da Pepsi? Reformas em sua residência em Chicago foram patrocinadas pela MacDonald? Me engana que eu gosto!

Responder

    Robson

    25 de julho de 2015 às 17h06

    Esse blogueiro pelego é uma piada. Comparar Lula a Obama, essa é boa. Daqui a pouco vai comparar Dona Mariza, a muda, a Michelle Obama. A quem será que o blogueiro amestrado irá comparar Rosimery Noronha ?

    Responder

      Miguel do Rosário

      25 de julho de 2015 às 21h54

      Nossa é muito vira lata. Esqueceu que o próprio obama disse que lula era o cara ? Aprende a valorizar o que é nosso e para de ser pelego do tio sam

      Responder

      Gerson

      25 de julho de 2015 às 22h14

      O cara quando nasceu para vira-lata vai morrer vira-lata, lambe bota dos americanos.

      Responder

    Miguel

    25 de julho de 2015 às 21h52

    Aham empresas americanas não contribuem para campanhas do partido democrata, incluindo a de obama? E ex presidentes americanos como Clinton não recebem nada ? Vai ser coxinha assim na mídia que o pariu?

    Responder

      Vitor

      28 de julho de 2015 às 08h57

      Eu acho que não tem problema nenhum o Lula fazer lobby para empresas brasileiras do que quiser, assim como muitos ex-presidentes fazem. Só tem duas coisas que acho pouco transparentes no caso dele. A primeira é negar q faz isso. A segunda é q ele continua mantendo muita influência no governo, aí realmente é complicado obter vantagens na PF… Lula deveria se afastar mais da política ou ao menos da administração atual para atuar do jeito que atua. Aí sim, ganhe a grana que quiser… Ou vc acha que Clinton tem algum influência na administração Obama. Pra mim, essa é a diferença.

      Responder

        Miguel do Rosário

        28 de julho de 2015 às 11h14

        Ah Clinton não tem influência na administração Obama? O fato da esposa dele Hillary ser secretaria de Estado e a segunda pessoa mais poderosa dentro da Casa Branca é um detalhe insignificante ?

        Responder

          Vitor

          28 de julho de 2015 às 15h41

          Você realmente acha que eles ainda são casados de fato?
          Você quer realmente comparar a influência de Lula sobre o Governo de Dilma e do Clinton sobre o Governo de Obama? O Clinton nunca mais vai se candidatar a nada, o Lula ninguém sabe. É sério que você não entende a diferença?
          Daqui a pouco vai falar de novo que o BNDES dá lucro e que a China é comunista…

Patricio Lira

25 de julho de 2015 às 19h18

VAMOS PEDIR IMPICHMAN, KKKKKKKKKK AGORA TODO É MOTIVO

Responder

Britto Leandro da Silva

25 de julho de 2015 às 19h18

Ele so esta entrando onde o Brasil corrupto saiu.
Aprendam o crime nao compenssa.
Obama e um dos melhores presidentes que a America ja teve.
E se nao fosse a roubalheira da Odebretch brasileira estariamos la ate hoje.

Responder

Hell Back

25 de julho de 2015 às 16h00

Será que é porque o Obama é afro-americano?

Responder

Lyndy Luca

25 de julho de 2015 às 18h59

Mas só no “braziu”, e só para o PT e principalmente para o Lula e a Dilma, isso é crime… palhaçada…

Responder

Cláudio Andrade Dutra

25 de julho de 2015 às 18h56

O problema é este mesmo. Se o Lula for a qualquer lugar do mundo defender os interesses dos USA não haverá problema algum. Mas como ele defende os interesses do Brasil…. então é tráfico internacional de influência… ou qualquer coisa parecida com isso.

Responder

Ivana Fernandes

25 de julho de 2015 às 18h55

#Lula2018

Responder

Marcos Portela

25 de julho de 2015 às 18h51

Enquanto isso, GOLPISTAS da mídia, monopolizados pela GLOBO e as TARJAS PRETA dos Federais/PR, escondem PROVAS de corrupção contra PSDB e DEM, panelinha que virou PANELAÇO, a própria imprensa ressuscitando a CENSURA, quem diria!

Enquete: Quanto custa uma TARJA PRETA?

FOLHA, DIÁRIO/PE, NE10, ESTADÃO e JC, bloquearam meus comentários em forma de CENSURA, por fazer o que ELES FAZEM há quase um ano, depois da derrota nas eleições 2014, REPETINDO matérias MANIPULADAS contra o governo, instalando o CAOS no país.

Responder

Moisés Dos Santos Viana

25 de julho de 2015 às 18h46

Olha Márcio Santana

Responder

Carlos Alencar

25 de julho de 2015 às 18h43

Responder

Octávio Péricles Gomide

25 de julho de 2015 às 18h39

Os terroristas procurando os terroristas, ha, tá.

Responder

Marcelo Rossi

25 de julho de 2015 às 18h39

Quem disse que ele recebe por baixo dos panos ? Deve ser o sunda, amigo do Mario. Fica vendo o jn e lendo a veja. Prove!

Responder

Mônica Murta Menezes

25 de julho de 2015 às 18h32

É exatamente isso que queriam os partidos de direita e o PSDB, deve ter sido um pedido do EUA, são pau mandado!

Responder

Teresinha Moretti

25 de julho de 2015 às 18h32

É q vc não lê né luis claudio correia …do contrario não falaria tanta besteira…a maioria dos coxinhas são desinformados…ai as besteiras q fala. Não politizado é a palavra certa…..leia mais….por favor….só q não a revista veja época e globo da vida….veja varias vias…quem sabe vai poder separar a joia do trigo….abraços

Responder

Rogerio Bilibio Gomildes

25 de julho de 2015 às 18h31

ENGRAÇADO O BRASIL FOI A CUBA, AGORA OS EUA TBM, AI O BRASIL FOI A AFRICA E AGORA ELES TBM….???????!!!!!!

Responder

Igor Maciel

25 de julho de 2015 às 18h28

O PSDB vai pedir impechemant dele por Lobby, ai o Aecio entra?!?

Responder

Edmilsa Marques

25 de julho de 2015 às 18h27

Verdade.

Responder

Mônica Murta Menezes

25 de julho de 2015 às 18h22

E agora com ele pode

Responder

Luis Claudio Correa

25 de julho de 2015 às 18h21

Site miseravel, cumplice de roubo.
Obama vai como presidente dos EUA, não vai como um Ex presidente, que perdoou dividas dos países africanos arrumar contratos para uma só empresa, com os mesmos países que foram perdoadas as dividas.
Vcs querem na marra fazer a atitide desse camelô de empreiteiras e ladrão uma atitude nobre ao país.
Vagabundos.

Responder

    Ângela Coqueijo Vianna

    25 de julho de 2015 às 19h02

    Brasil, mostra a sua cara!

    Responder

    O Cafezinho

    25 de julho de 2015 às 19h51

    Ah tá como presidente pode. Putz vai ser lobotomizado assim na mídia que o pariu

    Responder

    Luis Claudio Correa

    25 de julho de 2015 às 20h09

    O Cafezinho… pode como presidente, pode como ex, até vc ou eu podemos.
    O que não pode é perdoar dividas dos paises africanos como presidente, depois de deixar o cargo fazer lobby nesses mesmos paises, para UMA SÓ EMPRESA, e com dinheiro do BNDES, instituição na qual o PT tenta barrar a CPI.
    Barrar por que ?? Medo de que ?? Tudo não é as claras como vocês pregam ??
    E tem mais uma, se explicaram as polpudas somas entregues aos tesoureiros (PRESOS) do PT, somas essas entregues por essa mesma empresa (Odebtecht), ai pode mais ainda.
    Mas…. tudo o que citei esta longe de acontecer.
    Talvez por fazer parte da divisão do Butim, vcs passam essa atitude como uma coisa simplista.
    Vão enganar seus analfabetos leitores, eu não.

    Responder

    Fabio L. Gouvea

    25 de julho de 2015 às 20h41

    Deixou o argumento central se despedaçar mas ainda quer continuar discutindo… Santo deus…

    Responder

    Ricardo Jimenez

    25 de julho de 2015 às 21h22

    Perdeu, play boy rs

    Responder

    Rogerio Vieira

    26 de julho de 2015 às 09h41

    Vc está equivocado, é isso que querem que pense..,

    Responder

    Fellipe Dario

    26 de julho de 2015 às 23h34

    “lobotomizado assim na mídia que o pariu” … KKKKKK…. NUNCA IMAGINEI DESCRIÇÃO MELHOR E MAIS CONTEXTUALIZA PARA ESSA GENTE!! PERFEITO! KKKKKK

    Responder

    Luis Claudio Correa

    27 de julho de 2015 às 01h13

    Quanto CÚMPLICES de roubo contra o país.
    Que dó de meu Brasil.

    Responder

Paulo Martins

25 de julho de 2015 às 18h10

“Os americanos são muito melhores”

Responder

Anselmo Silva

25 de julho de 2015 às 18h10

Yes! He can…

Responder

Marcos A. P. Pecci

25 de julho de 2015 às 18h09

Se fosse o Lula ou a Dilma nossa imprensa golpista iria gritar, espernear, mimimi e chororôs!!!!

Responder

Paulo Monteiro

25 de julho de 2015 às 18h08

Realmente o ódio emburrece a mente, o Brasil na última década conseguiu independência e soberania nas suas atitudes a China e África foi uma conquista nossa que a elite entrega aos USA !!!!!

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

25 de julho de 2015 às 18h08

E ai coxinhada, vamos chamar o Obama de petralha comunista?

Responder

Marcelo Escobar

25 de julho de 2015 às 18h06

Qual é a porcentagem que ele leva????

Responder

Britto Leandro da Silva

25 de julho de 2015 às 18h05

Simplesmente estao entrando onde a corrupcao e incompetencia Brasileira , por falta de vergonha na cara deixaram para tras.
Brasil aprenda de uma vez por toda:
O crime nao compenssa.
E esse radicalismo infundamentado e ignorante de alguns esquerdistas sao piores que as declaracoes do imbecil do Bolsonaro.
So faz atrapalhar a esquerda ativa.

Responder

Lana Adib

25 de julho de 2015 às 18h00

Lula 2018! Nosso exemplo de presidente.

Responder

Silene Almeida

25 de julho de 2015 às 17h56

E agora o que dirão os da Direita brasileira? Ele vai promover o pais dele e chamar investimentos pra lá! Lula sempre dando exemplos.

Responder

Luciano Brandão

25 de julho de 2015 às 17h55

O problema é receber por baixo do pano pra isso, né?

Responder

    O Cafezinho

    25 de julho de 2015 às 18h09

    udenismo. é claro que as empresas americanas pagam políticos americanos, por cima e por baixo do panos. o problema aqui é criminalizar Lula por promover os interesses brasileiros.

    Responder

    Luciano Brandão

    25 de julho de 2015 às 18h10

    Tu acredita realmente nisso ué tu fala?

    Responder

    Luciano Brandão

    25 de julho de 2015 às 18h14

    Interesses do país..??? Serio?

    Responder

    Marcelo Corrêa Lima

    25 de julho de 2015 às 18h44

    Difícil explicar que quando o Brasil atua em países africanos, ou na América Latina, estamos, sim, promovendo interesses brasileiros, seja através de acordos comerciais para levar nossas empresas (Odebrecht, Mendes Júior, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e MUITAS outras) para lá, seja por questões estratégicas e diplomáticas (como a participação das 3 Forças em missões de paz ao redor do mundo).

    Responder

    Luciano Brandão

    25 de julho de 2015 às 18h48

    Não discordo disso. Investimentos e relações com países devem ser estabelecidas. A questão é acreditar (da forma que é colocada) nesse altruísmo do Lula. Me poupem!

    Responder

    O Cafezinho

    25 de julho de 2015 às 19h26

    Altruísmo? Lula é político profissional. Criminalizar um político por fazer política é muito idiota.

    Responder

    Salim Yehia

    25 de julho de 2015 às 20h30

    Seguindo esse raciocínio o Obama seria altruísta? Tá é cumprindo o papel dele. De forma não ortodoxa os EUA sempre prejudicam quem está no seu caminho… Seja com o petróleo no oriente médio, seja na África e América Latina para garantir a expansão de suas empresas… E o brasileiro idolatra esse povo e cospe no Lula que vem brigando pelo país e suas empresas. Juro que o poder de nossa mídia me espanta…

    Responder

    Vera Lu Cruz

    25 de julho de 2015 às 20h39

    os mesmos de sempre criminalizando uns por levarem empresas brasileiras para o mundo, por aumentar o leque de negócios entre brasileiros e o mundo inteiro….gostariam mesmo é que o Brasil fosse doado aos americanos tornando-nos escravos de seus hábitos e costumes…..submetendo empresas brasileiras a aceitarem os preços que eles impõem….o suco brasileiro era vendido apenas para eles, as frutas, só para eles, o algodão só para eles, a carne só para eles…..DEPOIS de Lula é que avançaram negociações com outros países…..

    Responder

    José Olegário Filho

    25 de julho de 2015 às 22h31

    O PSDB fez pior que isto na privatização e duvido que você LucianoBrandão@ tenha se indignado.

    Responder

Marci Souza

25 de julho de 2015 às 17h53

Se o Lula viajasse pelo mundo detonando o Brasil, como faz FHC, não haveria problema, não seria tráfico de influência.

Responder

    Silene Almeida

    25 de julho de 2015 às 17h57

    É nisso que sustentam a Direita holpista pra inventar factoidrs conta Lula.

    Responder

    Luis Claudio Correa

    25 de julho de 2015 às 18h15

    FHC não detona o Brasil, detona esse governo corrupto e fraudulento do PT.

    Responder

    Luis Claudio Correa

    25 de julho de 2015 às 18h16

    Factóides Silene Almeida…kkkkkkkkkkkk a PF e o MP investigam Lula por falcatruas, não é a direita.
    Saia desse Jardim de infância Lulete.

    Responder

    Thiago Gezus

    25 de julho de 2015 às 18h21

    opa olha um robozinho fake ai gente!!!

    Responder

    Carlos Alencar

    25 de julho de 2015 às 18h44

    Luis Claudio Correa troll fudido trabalha por farinha de Cláudio

    Responder

    Thiago Gezus

    25 de julho de 2015 às 18h47

    Hhuahuhuahuahuauhahua

    Responder

Alexsandro Costa

25 de julho de 2015 às 17h53

ese é o tipo de coisa que , com alguma sorte,o cidadão comum só percebe com o pasar de alguns anos e o convívio com algum instrumentalizado em historia: a interferência externa induzindo auto destruição nacional apartir de procuradores, muito bem pagos.

Responder

Luis Claudio Correa

25 de julho de 2015 às 17h52

Odebrecht pode ficar na Africa o quanto quiser, MAS NÃO COM O DINHEIRO DO POVO DO MEU PAIS, e nem com o aval de sites petistas vagabundos, cumplices de roubo, e nem com o aval do Camelô de empreiteiras canalha chamado Lula.

Responder

    O Cafezinho

    25 de julho de 2015 às 18h06

    o país não é seu. É meu também. E a Odebrecht não está na África com dinheiro do povo. Ele conseguiu financiamento do BNDES, que vem pagando, e fazendo o BNDES registrar lucro recorde, ou seja, o povo ganha. O que não pode é o que ocorria no passado, quando o BNDES era usado para financiar as privatizações.

    Responder

      Vitor

      28 de julho de 2015 às 09h23

      Miguel, responda com sinceridade, da onde você acha que sai o dinheiro que abastece o BNDES?

      Responder

    O Cafezinho

    25 de julho de 2015 às 18h06

    E a Odebrecht, pelo que eu sei, tem financiamentos do mundo inteiro e mesmo próprio, para tocar suas obras.

    Responder

    Fernando Lanna

    25 de julho de 2015 às 18h14

    Lula 2018

    Responder

    Delciro Batista

    25 de julho de 2015 às 18h44

    Esse Luis é um coxinha frustado.

    Responder

    Roseanne Dantas

    25 de julho de 2015 às 18h49

    Comentários sem nexo, falta de conhecimento, instrução cultural política e econômica é algo comum nos coxinhas.

    Responder

    José Paulo Das Neves

    25 de julho de 2015 às 19h37

    Vagabundo sempre acha que encontrou outros. E quando o vagabundo ainda é burro a coisa fica feia. Viva o trabalho que Lula construiu e que os maus e burros brasileiros odeiam. Conta pra ignorância nacional que a odiada empresa é uma empresa privada que emprega mais de 100 000 brasileiros. Não tem capital público nela. Se não dá para entender é o mesmo que um americano odiar a Coca Cola porque ela atua no mundo. É como um americano odiar que seu presidente ou seu ex saia pelo mundo abrindo caminho para as empresas, produtos ou cultura americana. Vcs podem até odiar o PT, mas não precisam fazer demonstrações de idiotice.

    Responder

    José Paulo Das Neves

    25 de julho de 2015 às 19h39

    Desculpe os equívocos. Digitei no celular. Mas vcs entenderam. Em lugar.de brasileiros no ultimo parágrafo quis dizer americanos.

    Responder

    Jeisa Cavalheiro

    25 de julho de 2015 às 19h58

    Tá difícil essa rede social com tanto energúmeno tendo espaço. Cansa.

    Responder

    Lindomar Cosmo

    25 de julho de 2015 às 20h39

    E o dinheiro do BNDEs é de onde se não nosso?

    Responder

    Vera Lu Cruz

    25 de julho de 2015 às 20h46

    coxinha fala como se apenas eles trabalhassem, como se apenas eles pagassem impostos, como se apenas eles tivessem suas direito a opinião e os outros tivessem que forçosamente de obedecer…..para eles a escravização de pessoas é coisa que ainda existe…..Vagabundo são eles que aceitaram um candidato sem a menor competência, cheio de acusações e suspeitas de vários naipes, e não conseguem aceitar a derrota de 2014 e já sofrem, com a próxima derrota em 2018.

    Responder

    Luis Claudio Correa

    25 de julho de 2015 às 21h01

    O Cafezinho, o Brasil é meu e seu também com certeza, a unica diferença é que eu não recebo dinheiro do PT como você.
    Mas voltando, se a Odebrecht esta na Africa com o dinheiro do BNDES ela e vcs que expliquem por que os dois tesoureiros presos do PT receberam milhões dessa empresa.
    Explicado isso… talvez eu acredite em algo.
    Vcs não dizem que as coisas são claras ?? Querem barrar a CPI do BNDES por que ??

    Responder

    Esdras Queiroz

    25 de julho de 2015 às 21h14

    Essa afirmação sua de que tesoureiros do PT receberam ilegalmente da empresa é preciso ser provado e não será!!! agora, se for por ter recebido legalmente como todos os outros grandes partidos receberam ái não da´para explicar a não ser pela vontade dos coxinhas de que somente o PT tivesse recebido financiamento eleitoral!!!

    Responder

    Luis Claudio Correa

    25 de julho de 2015 às 21h18

    Imagina Esdras Queiroz, prende-se tesoureiros do partido que governa o pais a toa, prende-se por hobby.
    Prende-se os empreiteiros mais poderosos do país por birra.
    Abre-se uma investigação contra um ex presidente da nação (Lula) por conta de achismos.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esta cada vez mais dificil aos mortadelas defenderem a putaria petista.

    Responder

    Eliane Magalhães

    25 de julho de 2015 às 21h23

    acho que essa coisa de gritar abobrinhas é só para chamar a atenção. Sintoma de solidão.

    Responder

    Alexandre Mendes da Silva

    25 de julho de 2015 às 21h38

    Acontece que e isto mesmo que vc falou Luis Claudio Correa, prende-se por birra sim, prende-se para atrapalhar, prende-se para prejudicar sim, prende-se por inveja, prende-se pelo simples capacidade de poder prender, prende-se por ser comprado, prende-se por idiotice, por hobby, são tantos os motivos para se poder prende alguem sem provas que chega a ser rídiculo. A história ja comprovou isto várias vezes, Basta lêr um pouco mais. Invande-se países simplesmente porque não gosta do povo, simples assim.

    Responder

    Antonio Frega

    25 de julho de 2015 às 22h08

    Você não conhece nada de Odebrecht, imbecil! Não sabe como ele opera nos países, há quanto tempo está lá, que tipo de atividades faz lá, que valores estão investidos, de onde saem os recursos e financiamentos. Melhor se informar para depois falar!

    Responder

    Marcio Pimentel

    25 de julho de 2015 às 22h35

    Esses midiotas ouvem o galo cantar na midia e saem repetindo chavões sobre coisas que não tem a menor ideia. A tal lava jato está ai há um ano e a única coisa que produziu foram coisas ilegais. Vazamentos seletivos de acusações de bandidos confessos e contraditórios, pressão psicológicas através de prisões injustificáveis e outras abitrariesades que não prestam para nadas! Provas irrefutáveis não aparecem. A visível perseguição ao PT e agora a tentativa de destruir as grandes empresas brasileiras a partir da Odebrecht, a maior, obdecem a uma estratégia que vem de fora. É visível a ideia de destruir a competitividade que o Brasil construiu por seus próprios méritos e acertos na sua política externa. O BNDES é o grande instrumento de fomento que sustenta essa política virtuosa que imbecis não conseguem enxergar. Fodam-se os que se deixam enganar achando que o que acontece faz parte da teoria da conspiração. Julgam-se os espertos, mas não passam de fantoches. Vira latas, fazem o jogo dos vagabundos que entregam o país e o seu povo.

    Responder

    Graça Evangelista

    26 de julho de 2015 às 00h30

    Todas essas empreiteiras atuam no Brasil e no exterior desde a década de 60 (nos governos militares elas cresceram e engordaram). Estradas no Irã, Iraque foram feitas lá pelos idos de 1980. Em inúmeros países foram feitas hidrelétricas (especialidade dos construtores brasileiros). Eles já são bilionários há muito, muito tempo. Não precisaram do PT e não precisam. A Odebrecht ganhou duas licitações em Miami – reforma do aeroporto aonde os coxinhas adoram desembarcar e elogiar na volta, estradas etc. O BNDES financia obras no exterior para criar empregos no Brasil – o chamado conteúdo local, e o uso de mão de obra brasileira especializada. O site do Banco tem o canal da transparência, onde qualquer mortal pode saber tudo sobre qualquer um desses investimentos. O problema é que a “coxinhada” não gosta de ler. E se Lê, não entende…

    Responder

    Mônica Dias Rêgo

    26 de julho de 2015 às 03h01

    Exatamente

    Responder

    Mônica Murta Menezes

    26 de julho de 2015 às 04h45

    Muito bem Graça Evangelista!

    Responder

    Alexandre Mendes da Silva

    26 de julho de 2015 às 13h16

    Antes de mais nada, Antonio Frega, esfrega atua cara em um livro e pare de ler a VEJA. Gostei do trocadilho. Quanto as atividades da empresa no país em que opera, voce sabe? UAU, vc é muito bem informado. Fiquei com inveja. Qual e a sua fonte? Veja, Time, Globo? Nem Moro com sua gangue sabe direito e vc vem aqui me dar lição de moral, sem ter nenhuma, a começar me chamando de imbecil, já mostrando a coxinha podre que vc é. Podre e burro, além de mal-educado. Acabou sendo contestado de forma limpa e coerente pelos outros. É bom de vez em quando se olhar no espelho, quem sabe uma luz ilumine seu parco cerebro, se é que têm algum, e perceba o quanto idiota vc é.

    Responder

    Marcio Pimentel

    26 de julho de 2015 às 20h03

    Muito bom, Graça Evangelista! Você foi na raiz da questão. Esses críticos do BNDES, segundo maior banco de fomento do mundo, jamais visitaram o portal da instituição. Repetem como papagaios os chavões que mídia golpista incute na aridez do seus cerebros, Se lá fossem, se surpreenderiam com programas e projetos que contemplam milhares de pequenos e médios empreendedores em todo o território brasileiro.

    Responder

    Luis Claudio Correa

    26 de julho de 2015 às 22h31

    Vão lamber o saco do Lula, que fica mais lindo vagabundos.
    A Odebrecht, pega grana do BNDES, o dono da Odebrecht è preso, dois tesoureiros do PT são presos mediante delação.
    Ai vcs merdas, são os salvadores da pátria .., a merda vcs

    Responder

    Elcio Rabello

    27 de julho de 2015 às 01h33

    Burro….só mais um burro

    Responder

    Elcio Rabello

    27 de julho de 2015 às 01h39

    Ele nem leu o artigo, é só mais um traste pago para denegrir e vociferar bobagens com a cognição de uma ameba e a visão de um morcego !!! Deram muito IBOPE pra um insignificante !!!

    Responder

    Luis Claudio Correa

    27 de julho de 2015 às 01h46

    Elcio Rabello, vc é mais um cumplice de roubo.
    Outro brasileiro de merda, vagabundo.

    Responder

    Luis Claudio Correa

    27 de julho de 2015 às 10h01

    Delciro Batista, melhor do que ser cumplice dos roubos do PT.
    Parabéns Hiena, o PT faz vc comer merda e vc ri.

    Responder

    Luis Claudio Correa

    27 de julho de 2015 às 10h02

    Roseanne Dantas, mortadelinha, qto ganhas do PT pra se fazer de cega? ???

    Responder

    Luis Claudio Correa

    27 de julho de 2015 às 10h06

    Lula e Marcelo Odebrecht se tornaram bilionários roubando dos cofres públicos e tirando de quem precisa, ai é fácil, a empreiteira que ambos mamam é a xodó do governo, e dona de vários contratos de obras, rodovias etc, aqui no Brasil e fora, e pior, tudo bancada pelo BNDES, dinheiro nosso que está no bolso dos playboys, ladrões e que apesar de serem descobertos, a empresa ainda vai continuar sendo a queridinha das grandes licitações, e podem apostar se Lula e Marcelo forem realmente presos é por pouco tempo, logo estarão nos roubando novamente, quer dizer ainda roubam, já que a empresa não perdeu nenhum contrato com o governo!

    Responder

José Renato Mei

25 de julho de 2015 às 17h52

Não dá ponto sem nó. Os EUA são o flagelo do mundo.

Responder

Moema Barreira Costa

25 de julho de 2015 às 17h50

Yes, he can! Lula ….neverrrrrrr

Responder

Ana Lucia Elizabeth Rodrigues

25 de julho de 2015 às 17h50

To entendendo……

Responder

Arthur Caria

25 de julho de 2015 às 17h43

Roque Pinto

Responder

Carlos Amazonas

25 de julho de 2015 às 17h37

Claro !!

Responder

Deixe um comentário