Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Petroleiros iniciam greve contra privatização da Petrobrás

Por Miguel do Rosário

03 de setembro de 2015 : 18h42

Os petroleiros defendem, como todos os nacionalistas, que a Petrobrás se mantenha como uma empresa de energia integrada, o que é a melhor maneira de se blindar contra crises, além de oferecer mais segurança energética ao país.

Os petroleiros querem também que a Petrobrás continue sendo a operadora única do pré-sal, por entender que só ela pode oferecer segurança ambiental, exercer o controle soberano das nossas reservas.

***

Petrobrás reforça impasse e leva petroleiros à greve

Após dois meses de silêncio da Petrobrás em relação às reivindicações dos trabalhadores, a empresa se reuniu nesta quinta-feira (03) com a FUP e seus sindicatos para comunicar um novo modelo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.

A gestão de Aldemir Bendine quer aplicar na negociação coletiva o mesmo modelo de desintegração que está tentando impor ao Sistema Petrobrás, através do novo Plano de Gestão e Negócios da empresa. A proposta é de fatiar a negociação, que sempre foi feita de forma coletiva, em reuniões separadas com cada subsidiária, através de uma Comissão com três representantes das áreas de negócio.

A FUP considerou essa proposta uma afronta à organização sindical e reafirmou que a prioridade da categoria neste momento é discutir a Pauta pelo Brasil, cujas principais reivindicações seguem abaixo.

A Federação e seus sindicatos se retiraram da reunião, reafirmando que os petroleiros farão o que for preciso para impedir o desmantelamento do Sistema Petrobrás e qualquer tentativa de diferenciação entre os seus trabalhadores.

Para a FUP é inadmissível o fatiamento da empresa, seja através da venda de ativos ou da imposição de mesas de negociação separadas por subsidiária.

Greve a partir do dia 06

Nesta quinta-feira, 03, a FUP protocolou na Petrobrás e na Transpetro aviso de greve por tempo indeterminado a partir da zero hora de domingo (06). A Federação solicitou também a negociação de efetivos mínimos e de cotas de produção para assegurar as necessidades essenciais da população, como determina a Lei de Greve.

Na sexta-feira, 04, a FUP e seus sindicatos se reúnem em mais um Conselho Deliberativo para discutir a organização e construção da greve por tempo indeterminado.

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão em estado de greve desde o dia 17 de julho, quando foram concluídas as assembleias que aprovaram o indicativo da FUP.

O que querem os trabalhadores

Os petroleiros lutam pela revisão do Plano de Gestão e Negócio da Petrobrás, cobrando a suspensão imediata da venda de ativos e dos desinvestimentos anunciados pela empresa. As principais reivindicações estão expostas no documento Pauta pelo Brasil, aprovado pelos trabalhadores durante a 5ª Plenária Nacional da FUP, realizada entre 01 e 05 de julho, em Guararema (SP), e protocolada na Petrobrás no dia 07 de julho.

No dia 15 de julho, a FUP e seus sindicatos se reuniram com a Petrobrás para defender e explicar cada uma das reivindicações. Desde então, a empresa manteve-se calada em relação à pauta da categoria. No dia 26, a Federação protocolou documento responsabilizando os gestores pelo impasse nas negociações do Acordo Coletivo. Principais itens da Pauta pelo Brasil:

· Uma política de segurança que garanta o direito à vida e rompa com o atual modelo de gestão que já matou 16 trabalhadores só este ano;
· Fortalecimento da Petrobrás como empresa integrada de energia, através da manutenção da BR Distribuidora e da incorporação da Transpetro;
· Garantia de que as riquezas do pré-sal sejam exploradas pela Petrobrás, em benefício do povo brasileiro;
. Suspensão da venda de ativos e conclusão das obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), da Refinaria Abreu e Lima (PE) e da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Mato Grosso do Sul (Fafen-MS);
· Preservação da política de conteúdo nacional, com construção de navios e plataformas no Brasil.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

71 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Acompanhantes em Goiania

21 de outubro de 2015 às 14h56

Com certeza querem privatizar. Se fosse uma privatização correta, onde os impostos cobrados da empresa que comprar fossem para o lugar certo até seria uma boa. Mas o que querem é tentar diminuir a dívida com o valor líquida e afanar os impostos. Entrem aqui caso precisem de Garotas de programa em Goiania

Responder

José Eduardo Inácio Medeiros

10 de setembro de 2015 às 14h03

#CunhaNaCadeia

Responder

enio

09 de setembro de 2015 às 09h48

Sem os pixulecos milionários das empresas privadas financiando políticos, os quadrilheiros enlouquecem e atacam o governo de todas as formas, até o vice não aguenta e joga falação contra o próprio governo de que faz parte. Não é surreal? Um bando de políticos corruptos ensandecidos pela perda de regalias milionárias apostam no quanto pior melhor, não querem mudança nenhuma no esquema lesivo ao Brasil. Preferem um outro governo, desde que esse seja cúmplice da imoralidade, da injustiça, dos roubos bilionários e que perdoe os seus prováveis crimes que constam na lava-jato.

Nas próximas eleições escolha quem votou SIM pelo fim do “financiamento” de campanha de políticos por empresas privadas no senado. 02/09/2015.

http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?tp=1&t=177264

Responder

Selma Batista

08 de setembro de 2015 às 15h06

Força galera, todo meu apoio !

Responder

Wandee Igarashi

08 de setembro de 2015 às 06h50

Wandee Igarashi

Responder

Vitor

07 de setembro de 2015 às 18h17

Quem vai vir limpar o que esses sindicalistas deixarem no chão?

Responder

Maria Cristina G. Magalhães

05 de setembro de 2015 às 12h24

Concidadãos tomem ciência que GREVE é engodo geopolítico. Não produz benefício algum para sociedade apenas malefícios.
Solução para atual situação socio-econômica é muita seriedade, união, discussão séria quanto a situação nacional e muito trabalho.
Ficar parado utilizando o engodo para reinvindicar alguma melhoria de situação é pura ilusão.É contribuir com o inimigo.
Abraço.

Responder

enio

05 de setembro de 2015 às 11h51

Quem ousa lutar contra o sistema injusto, cleptomaníaco e entreguista da minoria detentora da casa grande, acaba sendo perseguido de forma implacável pela mídia e juízes partidários, partidários da manutenção da miséria e conservadorismo do atraso, de que viveu essa nação por centenas de anos, não desejam o progresso social, jamais desejaram. Se você quiser lutar contra esse atraso irão te perseguir politicamente até o inferno, porque nota-se hoje que muitos dessa gente elitista que está apoderada não tem mérito nenhum de estar nas posições que se encontram e não suportam a concorrência de quem quer a justiça verdadeira e tem vontade de vencer.
A perseguição política a José Dirceu já deveria ter sido desmascarada pelo Inquérito 2474 e o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal que o inocentam, isso foi escondido propositalmente pela mídia da pequena “nobreza”, que busca sempre manipular a enorme maioria do povo brasileiro em proveito próprio, temos certeza de que essa história será desmascarada e a justiça verdadeira vai aparecer, porque essa mídia condenatória de nosso povo tem concorrência e não é dona da verdade.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-verdadeiro-crime-de-dirceu-por-paulo-nogueira/

Responder

    enio

    05 de setembro de 2015 às 20h15

    Pesquise, não há nada provado contra José Dirceu. A perseguição política a José Dirceu já deveria ter sido desmascarada pelo Inquérito 2474 e o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal, essas ações escondidas pela mídia e juízes partidários o inocentam. Esses dados tem que vir a tona, essa história ainda não acabou. Dirceu é inocente sim.

    Responder

Dário Bastos Torres Lima

05 de setembro de 2015 às 08h20

Que greve mais fora de hora !!!

Responder

Willy Brickner

04 de setembro de 2015 às 22h47

Estou com os petroleiros.Entreguistas tem que ser tratados como traidores da pátria.

Responder

Emilio Souza

04 de setembro de 2015 às 20h15

o P$DB quer afundar a Petrobrás, vamos todos apoiar os trabalhadores.

Responder

Marcelo Pereira Garcia

04 de setembro de 2015 às 15h50

Simone Evangelista

Responder

Kika Zanon

04 de setembro de 2015 às 13h59

#PetrobráséNossa

Responder

Henry Zorzato

04 de setembro de 2015 às 13h14

O primeiro item agora tá impossível, não tá nas mãos deles!

Responder

Henry Zorzato

04 de setembro de 2015 às 13h13

Há!O segundo também não dá, caiu audiência das mídias mercadologicas! E a petrobras puxou a bolsa pra cima!

Responder

Henry Zorzato

04 de setembro de 2015 às 13h11

Há! O terceiro item não pode mais. Essa direita internacional do PSDB perdeu na câmara!

Responder

Henry Zorzato

04 de setembro de 2015 às 12h51

Desde a explosão da P36 quando FHC ERA PRESIDENTE e seu vice genro da ANP, diziam que a petrobras não ia dar lucro para vender com ágio baixo!
Não permitam a canalhada da direita internacional, privatizar NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Henrique Pedro

04 de setembro de 2015 às 12h31

Essas pessoas são massa de manobra, a maioria, pra não generalizar, não tem conhecimento sobre economia para avaliar o impacto de uma privatização ou mesmo da exploração privada de parte do pré sal.

Responder

Socorro Lira

04 de setembro de 2015 às 11h16

Oh, povin cabeça oca, além do executivo, existem Congresso e Senado feitos de gente sa pior espécie. Além de um judiciário igualmente conservador

Responder

Henry Zorzato

04 de setembro de 2015 às 10h42

Não permitam a direita internacional, privatizar NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Garivaldo Oliveira Corretor Imobiliário

04 de setembro de 2015 às 06h27

Mais é isso que eles querem

Responder

Flavio Carvalho

04 de setembro de 2015 às 05h53

Bravos! Não deixem vender nossa Gigante! O petróleo brasileiro é do Brasileiro! E parabéns pelos resultados operacionais! Isso afasta ainda mais os golpistas e entreguistas. Parabéns.

Responder

Leonida Perotto

04 de setembro de 2015 às 04h04

Em que ano?

Responder

Ana Regina Indursky Pan

04 de setembro de 2015 às 03h45

Algo Jâ está acontecendo

Responder

Wagner Junior

04 de setembro de 2015 às 01h11

Não falei?? A Petrobras e’ deles , dos políticos, dos sindicalistas, dos acionistas privados e banqueiros!! Não e’ e nunca foi do povo!! Vende tudo e pagam as dívidas do povo!! Não teremos mais corrupção ” na petrobras” – no resto continua a rapinagem até ser privatizado ! Empresa pública e’ só para desvio de recursos! Pena Brasil!!!!

Responder

Elzbieta Lima

04 de setembro de 2015 às 00h28

E isto q pretendiam desde o comeco ..desacreditar a empresa para poder privatizar.PSDB reis das privatizacoes…

Responder

Ernandes DaSilva

03 de setembro de 2015 às 23h41

Tem que fude esse governo medíocre

Responder

João Carlos Pontes

03 de setembro de 2015 às 23h36

Basta o governo tirar as mãos do comando, não precisa privatizar.

Responder

Carlos Alberto Mitter

03 de setembro de 2015 às 22h40

Apoiadíssimos!

Responder

Nancy Soares

03 de setembro de 2015 às 22h40

Isso não foi superado ainda?

Responder

    Ana Luiza

    03 de setembro de 2015 às 22h46

    acho que sim mas eles pensam que não.

    Responder

Maria Lucia Barbao

03 de setembro de 2015 às 22h36

Apoiado.

Responder

Joao De Lima Filho Lima

03 de setembro de 2015 às 22h28

Estão de mãos dadas com a poesia e com o povo brasileiro. O petróleo é nosso e a Dilma também.

Responder

Oswaldo Vb

03 de setembro de 2015 às 22h15

Tem que iniciar greve é contra o desinvestimento que está desempregando milhares de pessoas.

Responder

    Ana Luiza

    03 de setembro de 2015 às 22h47

    Então é greve global por que não tem emprego em lugar nenhum.

    Responder

Tuta Caetano

03 de setembro de 2015 às 22h12

se o governo é contra porque a greve ????

Responder

Marco Berto

03 de setembro de 2015 às 22h11

Responder

Neusvaldo Gomes

03 de setembro de 2015 às 22h02

Eu apoio

Responder

Joaquim Gomes

03 de setembro de 2015 às 22h00

como assim??: “petroleiros iniciam greve contra privatização da petrobrás??” nós estamos em um governo que é contra as privatizações. ou estou errado??

Responder

    Marco Berto

    03 de setembro de 2015 às 22h12

    Fala isso pro Serra e sua articulação para entregar o pré-sal

    Responder

    O Cafezinho

    03 de setembro de 2015 às 22h13

    sim, mas dentro da petrobrás crescem os movimentos em prol da privatização.

    Responder

      Victor

      04 de setembro de 2015 às 11h50

      Positivo! Os entreguistas têm aliados fortes dentro da Petrobras.

      Responder

    Joaquim Gomes

    03 de setembro de 2015 às 22h15

    Marco Berto, esqueçe o SERRA. quem está no governo é o PT da DILMA. vc quer culpar o SERRA pela privatização de uma empresa federal? acorda….

    Responder

    Marco Berto

    03 de setembro de 2015 às 22h16

    FHC fez escola

    Responder

    Joaquim Gomes

    03 de setembro de 2015 às 22h17

    kkkkkkkkkkkkkkkk – de fato fez escola. tanto nas privatizações quanto na corrupção. e o PT aprendeu direitinho….aliás, fez até DOUTORADO

    Responder

    Lucia Rossini

    03 de setembro de 2015 às 22h25

    Joaquim Gomes, realmente a escola é de primeiríssima qualidade e o aprendizado não é privilégio exclusivo do PT , não é mesmo ?

    Responder

    Maria Lucia Pedroso

    03 de setembro de 2015 às 22h30

    Não é o que que a turma do Serra quer fazer… PRIVATIZAR???

    Responder

    Joaquim Gomes

    03 de setembro de 2015 às 22h34

    Maria Lucia, que poder o SENADO tem de PRIVATIZAR?? se isso ocorrer o GOVERNO do PT tem a obrigação de barrar. o problema é que quem quer PRIVATIZAR é o proprio governo!!! o GOVERNO do PT atolou o país na lama e agora prá tirar dessa lama ou ele privatiza as estatais ou aumenta os impostos. os petistas é quem vão decidir…deixa eles decidirem. eu vou ficar só assistindo…

    Responder

    Mario De Barros Pinheiro

    03 de setembro de 2015 às 22h53

    Pena que não conseguimos privatizar a Petrobras e correios , empresas de onde vem a roubalheira dos petralhas

    Responder

    Joaquim Gomes

    03 de setembro de 2015 às 22h56

    o que me deixa se entender os petistas é porque eles são contra a privatização e nunca estatizaram uma só empresa que foi privatizada. falam que FHC privatizou a TELEFONIA, mas andam todos com celulares de ultima geração comprado ás custas dos cargos comissionados que possuem no governo.

    Responder

    Regina Lian

    03 de setembro de 2015 às 22h57

    Joaquim Gomes Onde vc vivia nos anos FHC?????????????

    Responder

    Regina Lian

    03 de setembro de 2015 às 22h59

    Mario De Barros Pinheiro Sua análise está de ponta cabeça, pesquise melhor.

    Responder

    Joaquim Gomes

    03 de setembro de 2015 às 22h59

    Regina, eu era filiado ao PT nos anos 90. conhecia bem de perto os bastidores do partido. trabalhava em uma empresa que foi privatizada. e ainda hoje estou aguardando a estatização dessa empresa. mas parece que o PT não gosta de estatizar empresas que foram privatizadas. e pelo visto vai fechar a petrobrás.

    Responder

    Sander Ramos

    03 de setembro de 2015 às 23h00

    Sr Joaquim Gomes eu sou mais novo que o senhor, e a história os livros não me fazem ter memória curta e nem deixo me vendar com essas mídias manipuladora. Não preciso citar quais são né?! FHC foi o rei da PRIVATARIA um governo sujo, já estivemos bem pior que hoje! Não seja tolo de negar, vcs gostam de dizer dos roubos do PT e que aprenderam direitinho né? Mas estão sendo todos jugados os envolvidos né mesmo?! Mas a um problema! O pau que está batendo em Francisco por que não bate em Chico também! E tem gente que ainda compactua com essas idéias, tipo a sua, me desculpe mas acho que os tucanos se aproveitaram da justiça que é cega e trocaram a espada de dois gumes por um facão.

    Responder

    Mario De Barros Pinheiro

    03 de setembro de 2015 às 23h02

    Ta bom Regina VC está certa e eu errado, ficamos assim

    Responder

    Mario De Barros Pinheiro

    03 de setembro de 2015 às 23h05

    Não esqueça que este desgoverno anda querendo privatizar a ferrovias, rodovias, aeroportos só que eles não usam a palavra privatizações. E tem gente que apóia este desgoverno que tão mal andam fazendo a nosso povo

    Responder

    Mario De Barros Pinheiro

    03 de setembro de 2015 às 23h07

    Governo sujo , kkkkkkk, e o do seu partido não é? Acorda pra vida

    Responder

    Lucia Rossini

    03 de setembro de 2015 às 23h11

    Mario De Barros Pinheiro Mario De Barros Pinheiro tal afirmativa contra o PT é inocência ou má-fé ?

    Responder

    Sander Ramos

    04 de setembro de 2015 às 00h27

    Olha vou dizer CHUPA pode chorar se irritar, mais uma vez a democracia venceu! A DILMA continua no poder e ponto e olha estou confiante que as coisas vão ficar tão boa que o lula volta pra buscar o guarda chuva e fica. Então chorem! Chorem muito kkkkkkk

    Responder

    Go Lopes

    04 de setembro de 2015 às 00h39

    Mario De Barros Pinheiro Mario De Barros Pinheiro que burro

    Responder

    Marcelo De Sousa Barbosa

    04 de setembro de 2015 às 03h19

    Joaquim Gomes estude mais sobre as privatizaçoes FHC, vc esta sendo pontual, Lembra da Vale do Rio Doce, e lembre-se tb que as provatizaçoes demitiram 1 millhao de trabalhadores diretos das empresas que foram privatizadas. Leia sobre a Privataria tucana.

    Responder

    Vivi M. Ramos

    04 de setembro de 2015 às 04h02

    O cretino acima ainda não sabe a diferença entre privatização e concessão.

    Responder

    Júlio César Fonseca de Souza

    04 de setembro de 2015 às 12h13

    José Serra está tentando mudar a regra de exploração do petróleo brasileiro para entregá-la aos petrolíferas estrangeiras. Isso foi relatado pelo site wikileaks. https://wikileaks.org/Nos-bastidores-o-lobby-pelo-pre.html

    Responder

    Marcelo De Sousa Barbosa

    04 de setembro de 2015 às 12h40

    voce le lobao e olavo de carvalho? ou melhor, ve trechos do que esses ancefalos falam? ponto.

    Responder

Deixe um comentário