Por Rubens Casara, no Justificando
Em Adorno, a ignorância, a ausência de reflexão, a identificação de inimigos imaginários, a transformação dos acusadores em julgadores (e vice-versa) e a manipulação do discurso religioso são, dentre outros sintomas, apontados como típicos do pensamento autoritário.
Pensem, agora, na naturalização com que direitos fundamentais são afastados e violados no Brasil, na crença no uso da força (e do sistema penal) para resolver os mais variados problemas sociais, na demonização de um partido político (que, apesar de vários erros, e ao contrário de outros partidos apontados como “democráticos”, não aderiu aos projetos a seguir descritos), no prestígio novamente atribuído aos “juízes-inquisidores”, nos recentes linchamentos (inclusive virtuais), no número tanto de pessoas mortas por ação da polícia quanto de policiais mortos e nos projetos legislativos que:
- Relativizam a presunção de inocência;
- Ampliam as hipóteses de “prisão em flagrante” em evidente violação aos limites semânticos da palavra “flagrante” inscrita no texto Constitucional como limite ao exercício do poder;
- Criminalizam os movimentos sociais com a desculpa de prevenir “atos de terrorismo”;
- Impedem o fornecimento de “pílulas do dia seguinte” para profilaxia de gravidez decorrente de violência sexual e criminalizam médicos que dão informações para mulheres vítimas de violência sexual;
- Eliminam o princípio constitucional da gratuidade na educação pública, dentre outras aberrações jurídicas.
Conclusão? Avança-se na escala do fascismo.
O fascismo recebeu seu nome na Itália, mas Mussolini nunca esteve sozinho. Diversos movimentos semelhantes surgiram no pós-guerra com a mesma receita que unia voluntarismo, pouca reflexão e violência contra seus inimigos. Hoje, parece que há consenso de que existe(m) fascismo(s) para além do fenômeno italiano ou, ainda, que o fascismo é um amálgama de significantes, um “patrimônio” de teorias, valores, princípios, estratégias e práticas à disposição dos governantes ou de lideranças de ocasião (que podem, por exemplo, ser fabricadas pelos detentores do poder político ou econômico, em especial através dos meios de comunicação de massa), que disseminam o ódio contra o que existe para conquistar o poder e/ou impor suas concepções de mundo.
O fascismo possui inegavelmente uma ideologia: uma ideologia de negação. Nega-se tudo (as diferenças, as qualidades dos opositores, as conquistas históricas, a luta de classes, etc.), principalmente, o conhecimento e, em consequência, o diálogo capaz de superar a ausência de saber.
Os fascistas, como já foi dito, talvez não saibam o que querem, mas sabem bem o que não suportam. Não suportam a democracia, entendida como concretização dos direitos fundamentais de todos, como processo de educação para a liberdade e de limites ao exercício do poder. Essa mistura de pouca reflexão (o fascismo, nesse particular, aproxima-se dos fundamentalismos, ambos marcados pela ode à ignorância) e recurso à força (como resposta preferencial para os mais variados problemas sociais) produz reflexos em toda a sociedade.
As práticas fascistas revelam uma desconfiança. O fascista desconfia do conhecimento, tem ódio de quem demonstra saber algo que afronte ou se revele capaz de abalar suas crenças. Ignorância e confusão pautam sua postura na sociedade. O recurso a crenças irracionais ou anti-racionais, a criação de inimigos imaginários (a transformação do “diferente” em inimigo), a confusão entre acusação e julgamento (o acusador – aquele indivíduo que aponta o dedo e atribui responsabilidade – que se transforma em juiz e o juiz que se torna acusador – o inquisidor pós-moderno) são sintomas do fascismo que poderiam ser superados se o sujeito estivesse aberto ao saber, ao diálogo que revela diversos saberes.
Diante dos riscos do fascismo, o desafio é confrontar o fascista com aquilo que para ele é insuportável: o outro. O instrumento? O diálogo, na melhor tradição filosófica atribuída a Sócrates. Talvez esse seja o objetivo do diálogo proposto pela filósofa Marcia Tiburi em seu novo livro, que tive o prazer de apresentar (o prefácio é do sempre excelente Jean Wyllys).
Em “Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro” (Rio de janeiro: Saraiva, 2015), a autora resgata a política como experiência de linguagem, sempre presente na vida em comum, e investe nessa operação, que exige o encontro entre o “eu” e o “tu”, apresentada como fundamental à construção democrática. De fato, a qualidade e a própria existência da forma democrática dependem da abertura ao diálogo, da construção de diálogos genuínos – que não se confundem com monólogos travestidos de diálogos – em que a individualidade e os interesses de cada pessoa não inviabilizam a construção de um projeto comum, de uma comunidade fundada na reciprocidade e no respeito à alteridade.
Ao tratar da personalidade autoritária, dos micro-fascismos do dia-a-dia, do consumismo da linguagem, da transformação de pessoas em objetos, da plastificação das relações, da idiotização de parcela da população, dentre outros fenômenos perceptíveis na sociedade brasileira, Marcia Tiburi sugere uma mudança de atitude do um-para-com-o-outro.
Nos diversos ensaios deste livro, a autora conduz o leitor para um processo de reflexão e descoberta dos valores democráticos, bem como desvela as contradições, os preconceitos e as práticas que caracterizam os movimentos autoritários em plena democracia formal.
Mas, não é só.
Ao propor que a experiência dialógica alcance também os fascistas, aqueles que se recusam a perceber e aceitar o outro em sua totalidade, Marcia Tiburi exerce a arte de resistir. Dialogar com um fascista, e sobre o fascismo, forçar uma relação com um sujeito incapaz de suportar a diferença inerente ao diálogo, é um ato de resistência. Confrontar o fascista, desvelar sua ignorância, fornecer informação/conhecimento, levar esse interlocutor à contradição, desconstruindo suas certezas, forçando-o a admitir que seu conhecimento é limitado, fazem parte do empreendimento ético-político da autora, que faz neste livro uma aposta na potência do diálogo e na difusão do conhecimento como antídoto à tradição autoritária que condiciona o pensamento e a ação em terra brasilis. O leitor, ao final, perceberá que não só o objetivo foi alcançado como também que a autora nos brindou com um texto delicioso, original, profundo sem ser pretensioso. Mais do que recomendada a leitura.
Aproveito para convidar a todos/todas para os lançamentos já confirmados:
05/11 – Rio de Janeiro. Local: Travessa do Leblon.
10/11 – São Paulo. Local: Espaço Revista Cult.
23/11- Belo Horizonte. Local: Sempre um Papo.
Rubens Casara é Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ, Coordenador de Processo Penal da EMERJ e escreve a Coluna ContraCorrentes, aos sábados, com Giane Alvares, Marcelo Semer, Marcio Sotelo Felippe e Patrick Mariano.

Maria Aparecida Sacconi Ferreira
27/10/2015
As práticas fascistas revelam uma desconfiança. O fascista desconfia do conhecimento, tem ódio de quem demonstra saber algo que afronte ou se revele capaz de abalar suas crenças. Ignorância e confusão pautam sua postura na sociedade. O recurso a crenças irracionais ou anti-racionais, a criação de inimigos imaginários (a transformação do “diferente” em inimigo), a confusão entre acusação e julgamento (o acusador – aquele indivíduo que aponta o dedo e atribui responsabilidade – que se transforma em juiz e o juiz que se torna acusador – o inquisidor pós-moderno) são sintomas do fascismo que poderiam ser superados se o sujeito estivesse aberto ao saber, ao diálogo que revela diversos saberes.
Maria Aparecida Sacconi Ferreira
27/10/2015
Ótimo.
Marilena Dorea
26/10/2015
Como todo bom fascista é assustador.
Diego
26/10/2015
SÓ PRA RELEMBRAR: ZELOTES R$ 565 BILHÕES
COMO RASTREAR ESSES LADRÕES? CPMF!
Provavelmente no caso, não havia CPMF quando praticaram o crime da remessa clandestina p/ o exterior desses valores. Poderão ser rastreados no retorno com uma nova CPMF, ie. se os reponsáveis fizerem o retorno desses valores. Em todo caso, esses valores são ilegais por cometerem crime contra a Receita Federal e deverão ser repatriados.
http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/09/os-misterios-da-operacao-zelotes.html
http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/10/brasil-foi-roubado-em-um-trilhao-de.html
Regis Serpa
26/10/2015
Bom carregar um pacotinho com bifinhos Doguitos.
Cristian Maximiliano
26/10/2015
Realmente eles nuncam Assume que o facismo foi de esquerda,tragico,,malditos facistas olha o Jeanus willys que quer até acabar com o riso do pessoal, ou pior,olha o MEC doutrinando é Facistas são foda mesmo
Carlos Hums
26/10/2015
O Cafezinho precisa urgentemente controlar melhor os comentários, tem muito comentário feito só para agredir, sem qualquer racionalidade. Alguns vêm aqui somente para provocar. Se continuar assim não há como acompanhar mais o site. Abraço.
Wanderson Sant Ana Leite
25/10/2015
O mesmo desafio de conversar com um fascista, é conversar com um esquerdista que tem a causa acima da razão! Os dois dão extremistas, os dois são surdos… não querem convencer o outro … mas sim impor ao outro.
Claudia Malavasi
25/10/2015
DERROTADO QUE É DERROTADO, É DERROTADO!
Daise Aparecida Vilela Tostes
25/10/2015
Fascista não conversa , agride.
Ka Souza
25/10/2015
Surtados de ira e ignorância!!
Custoso S Cicero
25/10/2015
a sociedade estava sendo manipulada por uma mídia e imprensa fascista ainda bem que os pseudos protestos perdem força a cada dia …
Rogéria Barbosa
25/10/2015
Preocupante :'(
Andreza Rodante
25/10/2015
Como dialogar com pessoas que não conseguem sequer discernir realidade de ficção?
Diego
25/10/2015
SÓ PRA RELEMBRAR: Cadê o Aécio?
http://limpinhoecheiroso.com/2015/09/30/como-as-pessoas-envolvidas-no-vazamento-da-lista-de-furnas-foram-caladas/
http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/
Luzeneide Fernandes
25/10/2015
A direita está ficando louca, até 2018 vai faltar hospital de loucos pra os “coxinhas desequilibrados”
Magno Lass
25/10/2015
Nada de furar o Pixuleco, hein?!
Luiz Fernando
26/10/2015
Sair desfilando com bonecos vestindo roupas de presidiários caracterizando e agredindo pessoas se você não sabe é uma característica dos fascistas
Fernando Brito
25/10/2015
Reparem o ódio no rosto
Messias Franca de Macedo
25/10/2015
O MINUTO
“eu estou sempre lutando pelo próximo
minuto”, digo à minha mulher.
(…)
O minuto é uma coisa muito
sagrada.
lutei por cada um deles desde a minha
infância.
eu continuo a lutar por cada um deles.
nunca fiquei chateado ou
sem saber o que fazer em seguida.
mesmo quando não faço nada,
eu estou utilizando meu tempo.
(…)
certas pessoas não têm ideia do quanto
um minuto
é precioso.
luto para entender a essência
do meu tempo.
(…)
lutar por cada minuto é
lutar pelo que é possível dentro
de você,
de modo que sua vida e sua morte
não sejam iguais à de certas pessoas.
não seja como elas
e você irá
sobreviver.
minuto a
minuto.
Charles Bukowski – em ‘As Pessoas Parecem Flores Finalmente’
Claudio Camara
25/10/2015
OH bicho imundo parece um cachorro veado no cio, querendo dá para o petista,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Joao Junior Correa
25/10/2015
O MOÇO ESTÁ HISTÉRICO, DESCONTROLADO, DEVE SER DAQUELES QUE CLAMA POR UMA “DITA DURA”
Patricia E Mesquita
25/10/2015
Apoplexia do rapaz pode dar derrame e ele virar um vegetal. Q só vai fazer diferença no nivel de ruído, pq capacidade de argumentação e de pensamento sao nulos.
Marcelo Mota
25/10/2015
Não se conversa com fascista , se racha a sua cabeça e o extermina .
Ednamay Almeida
25/10/2015
Cão raivoso!
Messias Franca de Macedo
24/10/2015
[Não há diálogo com os nazifascistas]
“Aqui é terra dos Coxinha”: Suplicy é hostilizado na Livraria Cultura (vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=zhppKrTYG4s
Postado em 24 de outubro de 2015 às 5:46 pm
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/aqui-e-terra-dos-coxinha-suplicy-e-hostilizado-na-livraria-cultura-video/
Moacir
25/10/2015
Essa moça é tão parda quanto a maioria de nós e seria bonita se não ficasse tão deformada por esse ódio doentio. Realmente tal sentimento não lhe cai bem… Uma pena!…
Messias Franca de Macedo
24/10/2015
O golpe não é contra Dilma, Lula ou o PT. É contra você
24 de Outubro de 2015
Sociólogo Marcelo Zero afirma em artigo para o 247 que o golpe planejado pela oposição “é contra os 54,3 milhões de votos que elegeram a presidenta em eleições livres e limpas. O mandato presidencial a eles pertence. Caso a agressão à soberania popular promovida pelo golpe se concretize, eles é que serão cassados”; é também “contra os 42 milhões de brasileiros que ascenderam à classe média nos últimos 13 anos” e “contra os 22 milhões de cidadãos que deixaram a pobreza extrema para trás”; segundo ele, “o golpe é contra a grande nação e pela republiqueta de bananas. O golpe é contra a democracia. Contra o Brasil. O golpe é, sobretudo, contra você”; leia a íntegra
(…)
FONTE [LÍMPIDA]: http://www.brasil247.com/pt/colunistas/marcelozero/202286/O-golpe-n%C3%A3o-%C3%A9-contra-Dilma-Lula-ou-o-PT-%C3%89-contra-voc%C3%AA.htm
Messias Franca de Macedo
24/10/2015
O dia em que vi o fascismo de perto
sábado, 24 de outubro de 2015
https://www.youtube.com/watch?v=dVY9HMBoCZo
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/10/o-dia-em-que-vi-o-fascismo-de-perto.html
Nivaldo Silva
25/10/2015
Fascismo no Brasil ? e se fosse quem seria o fascista ?
Messias Franca de Macedo
24/10/2015
*Rubens Casara convida para o lançamento do livro “Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro”, de autoria de **Marcia Tiburi, Editora Saraiva, 2015.
[Ah, o prefácio é do sempre excelente Jean Wyllys]
*Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ, Coordenador de Processo Penal da EMERJ
**artista plástica, professora de Filosofia e escritora.
(…)
Ao propor que a experiência dialógica alcance também os fascistas, aqueles que se recusam a perceber e aceitar o outro em sua totalidade, Marcia Tiburi exerce a arte de resistir. Dialogar com um fascista, e sobre o fascismo, forçar uma relação com um sujeito incapaz de suportar a diferença inerente ao diálogo, é um ato de resistência. Confrontar o fascista, desvelar sua ignorância, fornecer informação/conhecimento, levar esse interlocutor à contradição, desconstruindo suas certezas, forçando-o a admitir que seu conhecimento é limitado, fazem parte do empreendimento ético-político da autora, que faz neste livro uma aposta na potência do diálogo e na difusão do conhecimento como antídoto à tradição autoritária que condiciona o pensamento e a ação em terra brasilis. O leitor, ao final, perceberá que não só o objetivo foi alcançado como também que a autora nos brindou com um texto delicioso, original, profundo sem ser pretensioso. Mais do que recomendada a leitura.
Aproveito para convidar a todos/todas para os lançamentos já confirmados:
05/11 – Rio de Janeiro. Local: Travessa do Leblon.
10/11 – São Paulo. Local: Espaço Revista Cult.
23/11- Belo Horizonte. Local: Sempre um Papo.
FONTE [LÍMPIDA!]: http://justificando.com/2015/10/24/conversar-com-um-fascista-um-desafio-/
Cesar Murilo Morais Soares
25/10/2015
Pura alienação.Rôbos com 128 kb de memória.
Roni Vasconcelos
25/10/2015
São zero à esquerda
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Roni Vasconcelos
25/10/2015
Lê o “O Quarto Poder” do jornalista Paulo Henrique Amorim, depois “O Diario do Presidente” de FHC . Vai aprender muita coisa a respeito pra falar com mais certeza
Roni Vasconcelos
25/10/2015
Ñ quiz responder por que ñ sabe nada a respeito novato
Edson Conterno
25/10/2015
Cadê o Aécio o Grande FOGO DE BOSTA DESTA HISTÓRIA…
Roberto Carlos
25/10/2015
BOSTA E VC EXTRUME. LAVE SUA BOCA PRA FALAR DO NOSSO SENADOR.
Felippe Amorim
25/10/2015
Pior que fascista e o desentendido papagaio.
Itamar Vaz Silva
25/10/2015
Ele foi seduzido pelo PIG.
Seu nome é Bruno… Bruno Facistinha!
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Marcos
25/10/2015
Como esses coxinhas são burros!
Votam em Aecioporto, em Serrachevron, em Chuchualckmin, em tucanalhas golpistas, ladrões, incompetentes e entreguistas, e depois chamam os petistas de corruptos. Burraldinos! Analfabetos políticos!
Daniel Silva
25/10/2015
Briguei com familiares e cortei amizade por causa disso.
Fatima Ampessan
24/10/2015
Nossa, eu nunca mais aparecia em público depois dessa foto! Parece um cão raivoso! Pior, vai ficar eternizado!
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Fatima Ampessan
25/10/2015
Não julgue os outros pelo que vc. pensa e sente. Corruptos e corruptores existem em todas as instâncias. Inclusive na dita “lavajato” que até agora não lavou absolutamente político algum, embora Youssef tenha sido claro em sua denúncia contra Aécio Neves, no vídeo que está eternizado no Youtube pra quem quiser ver. Condeno a corrupção sim, mas de TODOS, não de um partido só! E, que eu saiba, muitos políticos de diversos partidos estão envolvidos nela, não só o PT!
Lucia Rossini
25/10/2015
Roberto Carlos esse seu posicionamento tem nome : falso moralismo…mistura ácida de ignorância e hipocrisia (suas panelas têm foro privilegiado )
Nóslen Salem
24/10/2015
Parece que tem gente confundindo os conteúdos autoritários por trás das personalidades que analisam, já que o elemento da personalidade, principalmente personalidades anti-sociais, será um componente importante do fascismo com o movimento político fascista. Que é exclusividade da direita sim. O fascismo é um movimento a extrema direita política e que caracteriza a direita.
Maria Rocha
25/10/2015
ótima deixa (aula) para aqueles q mesmo se recusando ou não sabendo q são fascistas, encarem de frente seus ditos e seus atos.
Juçara Leal
24/10/2015
Eta……ta nervoso…..
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Mauricio Gomes
24/10/2015
É mais fácil convencer um gato a pular na água do que um fascista a raciocinar. Lembrando Einsten, duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, mas quanto à primeira ainda resta alguma dúvida…..
Graça Melo
24/10/2015
O gesto desta pessoa mostra seu propósito fascista assustador.
Carlos Eduardo Martins
24/10/2015
eu acho que é um problema de prisão de ventre!!!
Luiz Barone
24/10/2015
Comigo esse cara não fazia isso nunca ou eu morro ou ele vai visitar o capeta
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
João Cláudio Fontes
24/10/2015
Dá pra dialogar com gente assim ….? https://www.facebook.com/1441803576032791/photos/a.1575130932700054.1073741829.1441803576032791/1681450772068069/?type=3&theater
Marcos Portela
24/10/2015
MARAVILHA dos DEUSES esse PAÍS de MARIONETES, que MANIPULADO pela REDE GLOBO e seus TENTÁCULOS da MÍDIA (SBT, Record, Band, RedeTV, Veja, Folha, Época, IstoÉ, Estadão e outros), TRANSFORMAM crise MUNDIAL em crise NACIONAL, FARSA do TCU em PRO-IMPEACHMENT e DEPUTADOS BANDIDOS, como o CUNHA (denunciado em REDE NACIONAL e propina na Suíça), CONGRESSISTAS TRAFICANTES (450 kg do HELICOCA com Hábeas Corpus Judicial) e LADRÕES GOLPISTAS (PSDB, DEM, PPS e MAGISTRADOS), em LÍDERES do GOLPE de ESTADO contra o GOVERNO, INVERTENDO VALORES através da TV ABERTA, que é “GRATUITA” justamente para isso, TRANSFORMAR MENTIRAS em VERDADES, PANELINHA em PANELAÇO e PESSOAS em ZUMBIS.
ALIENAÇÃO MIDIÁTICA, se você é um daqueles que foi para as RUAS PROTESTAR CONTRA o PT, em movimento ORGANIZADO pelos SONEGADORES da MÍDIA (Zelotes, HSBC, Fifa, CBF), CORRUPTOS do PSDB/DEM/PPS (Furnas, Trensalão, Aeroporto, Privataria, etc), GOLPISTAS do JUDICIÁRIO (Mensalão, Lava Jato, Tercerização e Financiamento Empresarial), CONGRESSISTAS do HELICOCA (Habeas Corpus Judicial) e GRITOU SOMOS TODOS CUNHA, pode ter certeza que seu CASO é GRAVE.
Luiz Barone
24/10/2015
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
João Vitor
24/10/2015
em tempo, infelizmente o fascismo não é exclusividade da Direita e os extremos em muito se assemelham.
Du Silva
24/10/2015
Muito bem colocado.
Haroldo H Da C Lima Lima
24/10/2015
Será que vai passar no Jornal das TVs?
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Roberto Locatelli
24/10/2015
Não vale a pena perder tempo “debatendo” com um fascista. Esse tempo jogado fora é melhor aproveitado conversando com uma pessoa que aceite o diálogo, talvez alguém que não tenha opinião totalmente formada, por exemplo.
Murilo Alberto
24/10/2015
É, o “fascista” ainda conversa…
Murilo Alberto
24/10/2015
É, o “fascista” ainda conversa…
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Pedro Henrique Coutinho
24/10/2015
Au au au
Vou morder vc!
Au au au
Kkkkkkkkkkkkk
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Rose Andrade
24/10/2015
Roberto Carlos
25/10/2015
Lave sua boca pra criticar nosso governador lixo. Pimentel q governa minas vencendo na mentira e com a maquina em.seu favor como Dilva venceu mentindo pra nação. Os federais em.menoa de 6meses ja reviraram eacritorio e ate apto do Pimentel e esposa e qje dia os federais.perturbaram Aecio em 8 anos de governo. Honestidade em.minas tem nome. Aecio Neves.
Nivaldo Silva
25/10/2015
Rose , nesse caso tem que mandar apurar e provar, processar e prender…
Sem CPI, porque CPI , não dá em nada mesmo…
Rosana Zauli
25/10/2015
Deve ter muito mais merda escondida desse Never….
Marina Santiago
25/10/2015
sim Roberto, tem razão, seu governador lixo é um lixo mesmo..
Caio Tibério Timo
24/10/2015
momento d mandar aquele velho “Hold your horses” p a direita, sempre nervosona….
Julia Joyce
24/10/2015
bons modos nunca educaram ou destruíram fascistas..
Roberto Carlos
25/10/2015
Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.
Kessya Chimenez
25/10/2015
Então quer dizer que a quadrilha de antes do PT era perfeita para vcs fascistas? #cheiaDeDuvidas :p
Rafa Almeida
25/10/2015
A idiotice tomou conta, essa mesma corrupção existiu nos governos de Collor e FHC e ninguém da um piu sobre isso ou a corrupção dos demais partidos envolvidos em esquemas já comprovados. Imbecís, Cunha deita e rola, na maior cara de pau e não houve um panelaço para manifestar estar e repudiar o ladrão mor. Depois nos que defendemos corruptos? Ahhh vai ver se tô na esquina pô!
Murilo Alberto
25/10/2015
O PT que o diga, né, Júlia?
Murilo Alberto
25/10/2015
A idiotice tomou conta mesmo, Rafa Almeida: se a corrupção sempre existiu porque ainda insistimos em combatê-la???
Gente podre me dá nojo…
Julia Joyce
25/10/2015
A extremista,FASCISTA que espumada na Cultura com a mulher do juíz Moro.
Joelson Mendonça
24/10/2015
O Cafezinho, dá para vc entrar em contato comigo?
Joelson Mendonça
24/10/2015
Miguel Do Rosario, no caso.
Joelson Mendonça
24/10/2015
Suponho que seja só uma pessoa que comanda o blog: o próprio dono.