Menu

A democracia por um fio

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Análise Diária de Conjuntura – 15/12/2015 Mais um dia frenético. O Conselho de Ética aceitou, finalmente, aceitou o relatório que pede a abertura de processo disciplinar contra o presidenta da Câmara, Eduardo Cunha. Ao contrário dos rumores que correram por toda a manhã e início de tarde, Cunha não renunciou. Mantém-se […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasil, Brasília, DF. 23 /10/2013. O deputado, Eduardo Cunha (PMDB RJ), discursa na tribuna da Camara dos Deputados, durante votação da renegociação das dividas de estados e municípios com a União. - Crédito:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:179091

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Análise Diária de Conjuntura – 15/12/2015

Mais um dia frenético.

O Conselho de Ética aceitou, finalmente, aceitou o relatório que pede a abertura de processo disciplinar contra o presidenta da Câmara, Eduardo Cunha.

Ao contrário dos rumores que correram por toda a manhã e início de tarde, Cunha não renunciou. Mantém-se firme à frente da Câmara. Sua reação, porém, de atribuir suas mazelas com a justiça ao Planalto soam apenas ridículas, e sua catilinária para que o PMDB saia da aliança com o governo apenas serve para reforçar esta aliança, visto que políticos com mais visão do partido não irão querer se juntar a Cunha num abraço de afogados. [/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Atenção, você não está logado como assinante. Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita; ou abaixo da seção de comentários, se você estiver lendo pelo celular). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Se já foi um assinante, temos promoções especiais. Qualquer dúvida, entre em contato com a Flavia, no assinatura@ocafezinho.com. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

A Lava Jato entrou na Câmara, na Esplanada, e voltou a bagunçar a política. Esses mandatos de busca e apreensão soam como incursões autoritárias, para efeito midiático, visto que é óbvio que os investigadores não guardam mais nada comprometedor em suas residências.

O blog do jornalista Jorge Bastos Moreno publicou há pouco uma nota em que, baseado em suas fontes, prevê que o próximo ministro a ser alvo de busca e apreensão, é alguém mais próximo ao núcleo do Planalto. Moreno não diz o nome do ministro, mas é fácil constatar que ele se refere ao ministro Edinho Silva, titular da Secom.

O CNI/Ibope acaba de divulgar sua pesquisa sobre a aprovação do governo. Ruim, como sempre. 82% dos entrevistados desaprovam a maneira de Dilma governar. A desaprovação é grande entre os próprios eleitores da presidenta: em dezembro de 2014, Dilma tinha a confiança de 80% de seus eleitores; hoje tem 32%.

Trata-se da prova mais contundente de que o Planalto, ao negligenciar a comunicação e a política, e a apostar no discurso único do “ajuste fiscal”, cometeu um erro grosseiro, porque fragilizou o próprio governo e, com isso, deu margem à um processo de instabilidade política que contaminou a economia.

Por que Dilma não deu entrevistas a jornais progressistas, que dialogam com seus próprios eleitores? Por que se escondeu e, quando saiu da toca, só fala com a mídia – e mesmo assim fala mal, com sarcasmo, sem objetividade, quase culpando o trabalhador da imprensa?

No blog do Nassif, temos uma excelente análise sobre as “contas de perde-ganha” de Dilma e Temer. Nassif conclui que as contas beneficiam Dilma, porque os riscos de instabilidade política e social são muito maiores com Temer.

O apoio da Fiesp ao impeachment apenas agregou um frisson sessentista ao golpe. As lembranças sinistras de empresários paulistas ajudando a ditadura e a tortura devem ter causado frio na espinha dos mais velhos.

O cenário voltou a ficar nebuloso. Se há setores sociais interessados em derrubar o governo a qualquer custo, sem importar as razões, e por motivos puramente políticos, então dificilmente teremos paz nos próximos anos.

O próprio mercado, que anda muito pessimista, previra um 2016 melhor que 2015, em um 2017 com recuperação econômica. Mas se não houver um pacto de convivência entre os agentes políticos, se este golpismo não recuar, então a turbulência vai continuar.

O governo tem muitas armas nas mãos, mas vive uma inacreditável crise de criatividade, desde a vitória eleitoral de 2014.

É incrível a sua incapacidade para oferecer estratégias, planos, ideias, projetos, e, sobretudo, a sua recusa em dialogar com os setores da sociedade interessados em ajudar.

Os conselhos políticos e econômicos criados por Lula, onde empresários, sindicatos, universidades e intelectuais poderiam trocar ideias e acertar projetos em comum foram engavetados e não voltaram a se reunir.

O governo não vencerá o golpe se não tiver uma estratégia eminentemente política, para recuperar popularidade, retomar diálogos com os agentes econômicos e oferecer uma ponte para o futuro, sobretudo na área de mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável e novas fontes de energia.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Enio

18/12/2015 - 09h27

Cunhão, o “japonês bonzinho” quer te visitar. kkkkk

Freitas Freitas

16/12/2015 - 15h34

COM OU SEM ESSES LIXOS A DEMOCRACIA JAMAIS VAI DEIXAR DE EXISTIR

Josefa Maria Da Conceicao Conceicao

16/12/2015 - 14h45

O império do Eduardo Cunha não vai aceita,ninguém tira ele de cadeira,comprou o congresso?

Adriano Adauto

16/12/2015 - 14h34

Valdir Dantas

16/12/2015 - 10h56

AS PEDALADAS SERVIRAM PRA PAGAR O TCU. STF, SENADO E OUTROS . E AI STF COMO É QUE FICA???
O exame dos decretos a que se refere a denúncia demonstra que no primeiro deles há oito suplementações destinadas ao TCU, ao Senado, ao STF e ao STJ, entre outros órgãos do Judiciário, conforme quadro abaixo:

01 301 0551 2004 5664 Assistência Médica e Odontológica aos Servidores Civis, Empregados, Militares e seus Dependentes – Em Brasília – DF
1.500.000
01 331 0550 2010 0001 Assistência Pré-Escolar aos Dependentes dos Servidores Civis, Empregados e Militares – Nacional
305.000
01 331 0550 2011 0001 Auxílio-Transporte aos Servidores Civis, Empregados e Militares – Nacional
10.800
01 331 0550 2012 0001 Auxílio-Alimentação aos Servidores Civis, Empregados e Militares – Nacional
1.280.000
02 331 0565 00M1 5664 Benefícios Assistenciais decorrentes do Auxílio-Funeral e Natalidade – Em Brasília – DF
300.000
09 274 0909 0536 5664 Benefícios e Pensões Indenizatórias Decorrentes de Legislação Especial e/ou Decisões Judiciais – Em Brasília – DF
500
Daí surge, a título de exemplo, o seguinte questionamento: como responsabilizar-se a Presidenta por ato de ofício praticado em benefício de outros poderes, inclusive o próprio TCU?

No ano de 2014, sobre o qual o TCU insurgiu-se, pronunciando parecer pela irregularidade das contas em razão da emissão de decretos que igualmente violavam a meta fiscal, foi verificada a mesma prática, e com volumes ainda bem mais significativos.

As telas abaixo, capturadas do SIAFI demonstram em quanto foram acrescidas dotações da Câmara dos Deputados, do Senado, do TCU e do STF em 2014, parte do que decorreu dos decretos guerreados pelo próprio TCU:

Wilson Calheiros Neto

16/12/2015 - 03h31

Antes da Dilma ser executada políticamente. Ela deve agonizar,ser desconstruida moralmente,ser humilhada como ser humano , ser execrada perante o Mundo ao ponto dela se suicidar políticamente, entrar em depresão e ter problemas pra dormir, sair de casa, andar de avião e ficar isolada do resto do mundo. O gostoso é ver a cara de terror dela e do Lula. Vamos destruir ela lentamente, no fogo brando assim dar muito mais prazer.kkkkkkk

    Rita Candeu

    16/12/2015 - 15h15

    psicopata

    Rita Candeu

    16/12/2015 - 15h16

    ela menina enfrentou torturadores e torturas por 3 anos que voce machão não suportaria por 3 minutos
    acha mesmo que ela vai se abater por conta de verme como voce?

    Wilson Calheiros Neto

    16/12/2015 - 15h25

    Rita Candeu. Em 1964 ela e sua turma. Sequestravam, matavam,asaltava bancos. Com a queda de João Gular, devido a bagunça da quadrilha dela. O marido da quadrilheira Dilma, junto con lamar sequestrou 5 aviões e desviou os voos para cuba. Agora vão ter que fugir de ônibus clandestino para a venezuela. E sim ela foi torturada, mas o que ela esperava receber um premio pelos crimes? Os que torturaran ela erraran quando não derão cabo da miseravel existencia dela. Mas desta vez será bem pior ela vai ter que morrer com 190 anos e sofrer muito, no limo dlausura e do isolamento.kkkkkkkkk

    Wilson Calheiros Neto

    16/12/2015 - 15h51

    estou rindo de vosso desespero.kkkkkkk. e bem assim quando a cabeça é arrancada do corpokkkkkk. Ela tem alguns minutos de vida, e ve o corpo caido, e sabe que morreu, assim está a turma da Dilma, kkkkkk isto é ciência. Só que a morte de vcs não é do corpo e sim da alma. São mortos vivos kkkkkkkk.

Mauricio Bellini

16/12/2015 - 03h28

Só falam do Cunha! Podiam falar do PT, o problema é que não teriam espaço pra falarem mais nada, dado a tanta gente e roubos! Fica difícil né?! Muda o foco! Fica feio e parcial! Dá a impressão de querer justificar a merda com o cocô!

Carmem Witt

16/12/2015 - 01h21

#foracrentedoCÚnhaladrão

Gugu Mello

16/12/2015 - 00h14

– Devido aos stresses de seus maridos, mulheres de Temer e Cunha, abrem vagas para ¨motorista bonitão¨ !!

Graça Melo

16/12/2015 - 00h05

Esse é um lixo que nem reciclado serve para o Brasil, para a Democracia.

Marcos Anizío

15/12/2015 - 23h44

Ditadura já. Politicos curruptos estão massacrando o nosso brasil chega de tanto maucaratismo e ladroagem.

    Carmem Witt

    16/12/2015 - 01h23

    teu cérebro não se desenvolveu q pena..,,,,na ditadura a corrupção era Escondida,,mas desde esta época= da ditadura, a corrupção vem se desenvolvendoo,,, gostas de ser enganado,né???,,,nãooo é porque a corrupção é escondida, q ela não acontece,,,

    Rita Candeu

    16/12/2015 - 15h17

    estamos querendo nos livrar de tipos como vc.
    e da ditadura da midia que alimentam vermes do seu tipo

João de Azevedo

15/12/2015 - 21h21

Olha Miguel do Rosário, a gente já vem dizendo há muito tempo que o Governo é muito ruim de comunicação.
De todo esse cenário, uma boa parte da culpa é da própria Dilma.
Pois, politicamente falando, é muito BURRA.

Elizabeth de Andrade

15/12/2015 - 19h58

#ArmaçãoTVGloboPrisãoCunha #?TrucoNoCongresso

TV Globo quer prender o Cunha no dia da Manifestação!

TV Globo QUER TIRAR O FOCO DA MANIFESTAÇÃO!!
NÃO DEIXE QUE A TV Globo TIRE O SEU FOCO, COM A PRISÃO DO CUNHA!!

ARMAÇÃO DA TV GLOBO CONTRA A UNIÃO DA ESQUERDA AMANHÃ!

Precisamos reagir e evoluir!
#OcupaCongresso! ou #OcupaçãoDoCongressoJá!

#FimDoPolíticoProfissional #EleitorBurroProfissionalizaOPolíticoEsperto #FimDoPMDB #FimDoPSDB
#SemVotaçãoFechada #VotaçãoFechadaNuncaMais! #ExigimosVotaçãoAberta!
#DilmaFica #CunhaNaCadeia #Lula2018!

Rodolfo Souza

15/12/2015 - 21h57

vai ler a bibilia na cadeia!!!!

Malzinho Farahó

15/12/2015 - 21h36

TEMOS QUE COMEÇA MATAR ESSA RAÇA DE ALMA SEBOSA QUE NÃO DEIXA O BRASIL SAIR DA LAMA TEM HORAS QUE TENHO VERGONHA DE FALA QUE SOU BRASILEIRO O POVO MAIS FELIZ DO MUNDO TA TRISTE COM ESSES BANDO DE CORRUPITOS QUE SÓ ROUBA E NÃO FAZ MERDA NEM UMA

Ari Pardinho

15/12/2015 - 20h57

Se democracia é este lixo prefiro a ditadura.

Gf Andrezão

15/12/2015 - 20h50

Isso é democracia..!!

pedro

15/12/2015 - 18h41

Ô cafezinho, vocês, dos blogs democráticos e progressistas, não podem pensar numa assinatura universal não? poderiam criar uma associação e a gente assinava só pra esta! já te ajudei nas vacas magras, mas acho que não dá pra assinar todos vocês!

Isaac Bell

15/12/2015 - 20h36

Ele já deveria estar fora de circuito há muito tempo.

Edson Mário

15/12/2015 - 19h52

https://www.youtube.com/watch?v=51Aln1RM2zw

Adima Felicio

15/12/2015 - 19h52

ele deveria falar tdo,acabar com isto!!!

Francisco De Assis Assis Kelly

15/12/2015 - 19h50

ATÉ QUANDO???
Até quando Cunha, Aécio, Alckimin, Serra, FHC, Renan Calheiros, Sergio Cabral, e todo o resto continuarão contando dinheiro e rindo da cara do Brasil LIVRE, LEVES, SOLTOS E IMPUNES??? hum???

ALERTA GERAL!!!
DEIXE DE SER ENGANADO. A VERDADE É:

QUEM PRENDE É A JUSTIÇA A POLÍCIA´SÓ CUMPRE AS ORDENS E QUANDO SE SOLTA UM MARGINAL É A INJUSTIÇA QUE ATUA DENTRO DA JUSTIÇA ATUANDO , GERANDO IMPUNIDADE E FICANDO SEM CREDIBILIDADE

PRENDER SÓ NÃO BASTA!!!

TEM QUE MANTER NA CADEIA, LEVAR A JULGAMENTO VOLTAR PARA ELA ALÉM DE DEVOLVER O MONTANTE USURPADO DO POVO DO BRASIL.

Kleber Silva

15/12/2015 - 19h48

#naovaitergolpe #dilmafica #foracunha #mimimicheltraidor #Cunhanacadeia

Bruno Eloi

15/12/2015 - 19h33

Democracia por um fio não, o exercício da democracia em pleno vigor.


Leia mais

Recentes

Recentes