Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Chuva no Sul faz Itaipu voltar a ser maior hidrelétrica do mundo

Por Redação

08 de janeiro de 2016 : 10h04

por Fernando Brito, no Tijolaço

As chuvas mais fartas na região Sul fizeram a  Usina Hidrelérica de Itaipu reassumir a liderança mundial em produção de energia superando a hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, embora esta tenha maior capacidade instalada.

Itaipu produziu 2,5% a mais que Três Gargantas no ano passado: 89,2 milhões de MWh contra 87 milhões de MWh da chinesa durante o ano de 2015.

E o 2016  mais chuvoso no Sul promete: nos primeiros dias do ano, em média, a produção foi 17% maior que no início de 2015.

Ontem, com 9.477 megawatt médios de energia (só a despachada para o Brasil, fora a parte paraguaia), Itaipu respondeu por 14,66% de toda a produção nacional e quase por um quarto de toda a geração hidrelétrica brasileira.

A situação hídrica – ainda muito difícil no Norte e, sobretudo,  no Nordeste, está bem melhor neste início de ano no Sudeste, que responde por quase 70% da geração nacional. Mesmo com chuvas concentradas na parte sul da região – a Bacia  do Tietê está com as represas transbordantes, enquanto as dos rios Grande e Parnaíba estão ainda bem vazias – o sistema registra 30,7% de acúmulo d’água nas represas do Sudeste, contra 19,6%  no dia 6 do ano passado.

Mesmo ainda não tendo saído a projeção do Operador Nacional do Sistema (ONS) para a próxima semana – sai às sextas feiras – a previsão é de chuvas em quase todo o Brasil – e em todas as bacias mais secas – em todos os dias da semana até quarta-feira próxima.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário