Menu

Chico Buarque processará também fazendeiro paulista

por Marcelo Auler, em seu blog Na quinta-feira, dia 21, ao encerrar o recesso forense, o advogado João Tancredo ingressará não com uma, como noticiou Ancelmo Góis em seu blog, mas duas ações indenizatórias em nome do cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. Pelo andar da carruagem, poderá ter que entrar com mais processos […]

125 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Marcelo Auler, em seu blog

Na quinta-feira, dia 21, ao encerrar o recesso forense, o advogado João Tancredo ingressará não com uma, como noticiou Ancelmo Góis em seu blog, mas duas ações indenizatórias em nome do cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. Pelo andar da carruagem, poderá ter que entrar com mais processos em defesa da honra do cantor e de sua família.

Além do colecionador e “jornalista” João Pedrosa, de São Paulo, que se referiu aos Buarque de Hollanda como “família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!”, em uma postagem no Instagram da filha do cantor, Silvia Buarque, o outro alvo de processo judicial será o fazendeiro paulista Guilherme Gaion Junqueira Motta Luiz.

Ele estava com O jovem incoerente que provocou Chico Buarque, na noite de 21 de dezembro, quando o cantor e seus amigos foram importunados na saída de um restaurante no bairro do Leblon, zona Sul do Rio

A ação não é pelo pelo entrevero daquele fim de noite e sim por sua postagem no Face book na qual acusou-o de beneficiar-se financeiramente de sua posição política a favor do governo de Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores.

Em ambas ações, Tancredo reproduzirá na abertura do pedido de processo contra os dois, versos do próprio injuriado, retirados da música que compôs com o mesmo nome:

“Dinheiro não lhe emprestei

Favores nunca lhe fiz

Não alimentei o seu gênio ruim

Você nada está me devendo

Por isso, meu bem, não entendo

Porque anda agora falando de mim.”

Chico Buarque sempre levou na esportiva as críticas que lhe eram feitas nas redes sociais, como deixou claro em depoimento que se encontra no Face book – Chico Buarque e a raiva na Internet. Olha como ele fica chateado…, de  28 de outubro de 2014.

Postagem-do-JOão-Pedrosa-VIA-DCI

Postagem de Pedrosa, caluniadora e injuriosa à família Buarque de Hollanda, que o DCM conseguiu resgatar – Reprodução

Nele, gargalhava ao comentar seu susto ao ver criticas que lhe eram dirigidas. Na própria noite em que foi abordado por Motta Luiz, Alvaro Garneiro Filho e o rapper Túlio Dek, com cobranças nada respeitosas, – foi chamado de merda, por apoiar o PT – ele tirou de letra e ainda cumprimentou os detratores.

Agora, porém, o caso tomou outras proporções. Foi atingido na honra, assim como a sua família. Tanto que a ação a ser proposta contra o colecionador que se diz jornalista João Pedrosa, será da família: ao lado dele estarão a ex-mulher Marieta e as filhas Sílvia, Helena e Luísa. Já a ação contra o fazendeiro Motta Luiz será individual, do cantor.

“Chico, é bom frisar, é avesso à “judicialização” de sua vida e de sua família, mas que saída pode se tomar diante de tão grave ofensa? O processo é único e democrático caminho”, explicou o advogado Tancredo.

Leia também: A noite em que Chico Buarque me mandou à merda!

materia-Tribuna-Ribeirao-preto-editada

A reportagem da tribuna de Ribeirão Preto reproduz a postagem que o fazendeiro Motta Luiz depois retirou de sua página no Face book

O fazendeiro Motta Luiz foi identificado entre os jovens que agrediram Chico Buarque na saída do restaurante pelo jornalista Bob Fernandes, como mostrou o blog Viomundo e também Lean Carvalho, da Tribuna de Ribeirão Preto (SP) no dia de Natal, na matéria Jovem que discutiu com Chico Buarque é de Guaíra (veja ao Lado).

Na página do jornal do interior paulista, ainda se vê a postagem que Motta Luiz reproduziu com acusações caluniosas baseadas em mentiras, a começar pelo título: “Oi, eu sou o Chico e eu vivo dos seus impostos”. Relaciona então possíveis benefícios que parentes e a namorada do cantor teriam recebido através da Lei Rouanet para concluir: “Se Dilma cair eu vou perder a minha boquinha – Não ao Golpe. Dilma fica”.

“Ele reproduziu em rede social na internet, graves acusações, afirmando, dentre outras coisas, que o Chico “vive dos impostos do povo”, associando a imagem de Chico à de um aproveitador, que se quer vender através de favores e benesses junto aos órgãos públicos. Um oportunista político, para dizer o mínimo. O referido sr. diz que graças ao apoio à presidente Dilma, sua irmã “Ana de Hollanda, virou ministra da cultura”, sem deixar de frisar, acusando-o de oportunista, que se “a Dilma cair eu vou perder a minha boquinha”, destaca Tancredo, justificando a ação que impetrará. Em seguida, acrescenta:

“O uso do nome de Chico Buarque, construído com sua obra por mais de cinco décadas, para obter para seus parentes, pessoas com quem se relaciona e para si benefícios à custa do dinheiro público, além de mentiroso é repugnante. 

Chico Buarque, como pessoa pública que é, tem sua obra musical e sua imagem como uma marca que o individualiza e o distingue no contexto social. Através de sua imagem e da sua obra é reconhecido e estigmatizado, sendo também por isto que a utilização de sua imagem de modo contrário ao seu próprio espírito e à personalidade do artista, gera para este prejuízo moral indiscutível, de vez que permite passar ao público ideia de que o artista teria se vendido à traição dos seus ideais, contrariando princípios há décadas arraigados, chafurdando na lama a honra e a imagem que tão duramente conquistou durante sua carreira”.

Guilherme acusou Chico de se beneficiar do dinheiro público – o que não ocorreu – e se esqueceu que sua família contou com verba do BNDES para montar o conglomerado que tem hoje. Foto reprodução jornal Tribunal Ribeirão Preto.

Guilherme acusou Chico de se beneficiar do dinheiro público – o que não ocorreu – e se esqueceu que sua família contou com verba do BNDES para montar o conglomerado que tem hoje. Foto reprodução jornal Tribunal Ribeirão Preto.

Ao reproduzir em sua página acusações falsas e levianas de que Chico Buarque se beneficiou de suas posições políticas para obter benefícios financeiros, o fazendeiro parece ter esquecido a história de como sua família constituiu o pequeno império que administra na região noroeste do estado de São Paulo.

Vale destacar que nada impediria Chico Buarque – ou qualquer outro artista – de utilizar benefícios fiscais previstos em lei,assim como empresários também buscam este tipo de incentivo para ampliar seus negócios.

Motta Luiz, por exemplo, descende de uma família tradicional paulista que no início dos anos 70, tinha, em Guaíra, a fazenda Rosário para a criação extensiva de gado nelore e lavoura.

No final dos anos 70, com o surgimento do Proálcool – programa governamental que incentivava a fabricação de álcool para substituir a gasolina nos automóveis -, seu avô, Heráclito Motta Luiz, e os dois filhos Eduardo e Otávio Junqueira Motta Luiz, foram bater à porta do BNDES em busca de financiamento.  O banco estatal assumiu 80% dos investimentos feitos na antiga fazenda Rosário para transformá-la na atual Usina Açucareira Guaíra (UAG), de propriedade da família Motta Luiz. Isto, quem fala, não são oposicionistas aos empresários paulitas, mas o próprio site da UAG (veja foto abaixo)

Ou seja, durante a ditadura militar, enquanto seus familiares se beneficiavam de financiamentos públicos para aumentar seus negócios – e não se coloca em dúvida a legitimidade dos mesmos -, Chico Buarque, cujo patrimônio foi montado apenas com o suor do seu trabalho e a inteligência privilegiada de escrever letras do agrado do público, era perseguido politicamente o que o obrigou a exilar-se durante um período na Itália.

Mais recentemente, em 2009, a UAG recebeu novo financiamento do BNDES. Foram R$ 80 milhões para a expansão da cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de­-açúcar.  Nem por isso cabe aqui repetir suas acusações a Chico Buarque, dizendo que para obter tal financiamento seus familiares viram-se obrigados a apoiar o governo Lula.  Pela ira com que atacou o PT na noite do dia 21 de dezembro e pelas postagens que fez no Face book, isso não ocorreu.

O grave é verificar que, apesar de receber dinheiro público para a expansão de seus negócios, a família de Guilherme Motta Luiz, assim como ele próprio, não cumprem a legislação em vigor. Como noticiou o site 247, na matéria  Jovem que disse que Chico era “um merda” é filho de usineiro , o condomínio Otávio Junqueira Motta Luiz e outros, na Fazenda Rosário, em Guaíra, controladores da Usina Açucareira Guaíra, foi condenado em segunda instância a extinguir a jornada 5 x 1.

ação-contra-fazendeiro-Guilherme-Guion-edital

Edital de citação da 2ª Vara Cível de Ituverava: Guilherme não é encontrado para responder a ação por desrespeito ao Meio Ambiente (reprodução editada)

Ou seja, exigia cinco dias de trabalho por um de folga, sem respeitar domingos e feriados.  Com isso,o domingo só era livre uma vez a cada sete semanas. Na ação, movida pelo Ministério Público do Trabalho, a juíza considerou que esse tipo de jornada prejudica a vida social dos trabalhadores. Os condenados recorreram ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O próprio Guilherme teve que ser procurado por edital da Justiça de Ituverava, vizinha a Guaíra, no interior paulista, no último mês de novembro. Oficiais de Justiça não o localizavam para intimá-lo a se defender, junto com outros parentes, em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado.

Eles são proprietário da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, naquela cidade, com 391.889 hectares. Não mantêm. porém, 20% da área como reserva legal, na qual deveria ser preservada a vegetação original. Ou seja, desrespeito às leis ambientais em nome de uma maior exploração do solo, seja no plantio, seja na agropecuária.

Portanto,o que não falta ao jovem que fez cobranças indevidas e desrespeitosas ao cantor e compositor Chico Buarque são telhados de vidro. Agora, responderá judicialmente na ação que será proposta na próxima quinta-feira. Mas, pelo jeito, João Tancredo terá mais trabalho do que imagina, a partir da decisão de Chico Buarque em não deixar passar em brancas nuvens as agressões que sofre na sua honra e na de sua família.

Enquanto Motta Luiz retirou o seu Face book do ar, Nickolas Intauro, um jovem de São Paulo, amante do motociclismo e inimigo ferrenho dos petistas, como se verifica no seu Face book, manteve até a madrugada desta segunda-feira (18/01) a postagem denunciando Chico Buarque de beneficiar-se financeiramente ao apoiar o PT.

Ela foi postada no dia 23 de dezembro, dois dias depois do incidente dos jovens com o cantor e compositor na porta do restaurante do Leblon. Serviu para o autor Intauro, que se diz formado pela FAAP, de São Paulo, elogiar a atitude dos jovens que mereceu repúdio generalizado: “Parabéns  Guilherme Junqueira Motta vc e o Túlio Deck viraram meus porta vozes teria falado muito mais pra esse grande cantor e péssimo integrante da sociedade Brasileira” (sic).

Junto com o recado, o quadro agredindo Chico Buarque que está levando o cantor a processar seus destratores. Houve 22 compartilhamentos. Nem todos, porém, endossavam as críticas. Alguns reproduziram-na para atacar seus autores. Agora caberá à equipe do advogado Tancredo separar o joio do trigo e buscar na Justiça a responsabilização daqueles que ajudaram a caluniar seu cliente. Deverá ter muito trabalho pela frente.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Herbart Almeida

20/01/2016 - 01h20

Chico Buarque, seus fãs e seus admiradores contam com essa sua atitude.

Luciana Guarani Kaiowa Oliveira

19/01/2016 - 20h45

Perfeito. A elite ta ficando msis insana do já é, hoje ao falar que sou fa de Chico Gilberto e Caetano fui achovalhada por um burguês. Lamentável. Isso tem que acabar.

Henrique Teixeira

19/01/2016 - 18h48

esse cara parece uma criancinha mimada correndo pra sai da fessora…

Gilda Alves

19/01/2016 - 17h20

Tomara que mais idiotas falem mal do Chico só assim ele não precisará mais trabalhar de tanta indenização que vai receber.

Édna Lazarotti

19/01/2016 - 16h39

Vamos processar todo mundo!

João Batista

19/01/2016 - 16h02

O tal “jornalista” enviou cartas “pedindo desculpas”, para Chico Buarque, para jornais etc. Comete atos de delinquência e refuga, espera continuar delinquindo impunemente. Esperamos que Chico Buarque siga rumo à merecida reparação.

Dimas Thomas

19/01/2016 - 11h43

Demorou demais!… antes tarde q nunca!

Pedro Mattos

19/01/2016 - 09h27

Independente de qualquer coisa a pessoa deve ser respeitada e ter o direito de optar pela linha política que quer seguir, sendo ela boa ou não, corrupta ou não. Isso é democracia. Admiro o Chico por sua obra mas sou totalmente contra sua ideologia e nem por isso vou agredi-lo, porém Alexandre Garcia, jornalista político que admiro também conta uma passagem onde foi verbalmente agredido pelo próprio Chico, Marieta, sua esposa à época e o bocó do Paulo Betti que trabalha na própria globo.http://br.blastingnews.com/tv-famosos/2016/01/alexandre-garcia-denuncia-chico-buarque-por-ataques-00720661.html

    Elda Silenzi de Stagni

    19/01/2016 - 11h07

    Este Alexandre Garcia é um fascista e foi porta voz do Presidente Figueiredo e da Ditadura… Um insuportável!

      Klaus Klein

      20/01/2016 - 02h54

      Caro Alexandre, tivéssemos no Brasil homens honrados como o filho do Ilustre, Respeitado e Honrado Senhor Oscar Chaves Garcia nos principais postos da Nação, nosso Pais estaria entre os primeiros em tudo que merece admiração e respeito. Lamentavelmente somos os primeiros em corrupção, ladrões em todos os escalões do governo para nossa vergonha.

    Pedro Mattos

    19/01/2016 - 11h28

    Mais uma julgando e opinando como os que fizeram com o Chico. E se fosse, justificaria a agressão? Não devemos respeitar as diretrizes políticas do próximo? A democracia não é isso? Novamente, vc está fazendo exatamente o que vc condenou que fizeram com o Chico, que ironia não.

    Adma Viegas

    19/01/2016 - 17h36

    Você me desculpe, mas a credibilidade de Alexandre Garcia para mim é zero.

    Pedro Mattos

    19/01/2016 - 18h46

    Cada um cada um…
    Mas isso não vem ao caso agora.

Janaina Garcia

19/01/2016 - 04h08

Taca-le pau!

Antonio Dias Dias

19/01/2016 - 02h42

Da-lhes Chico!

Graça Carlos

19/01/2016 - 02h33

tem que processar todos esses desvairados de inteligência baixa que não respeitam a liberdade de pensar e ser o que se tem vontade. tipo os obtusos do meio da rua que assediaram o querido chico.

Romero César Do Nascimento

19/01/2016 - 02h10

Salve, Salve, Chico! É pau pra comer sabão e pau pra saber que sabão não se come.

Alfredo Mikail Melo Mesquita

19/01/2016 - 01h45

Kkkkkk

Simone Dos Santos

19/01/2016 - 01h26

Chico está certo!

Omar A. Freitas

19/01/2016 - 01h19

Frann Vicente olha que matéria sensacional kkkkkk

Francisco Costa de Araújo

19/01/2016 - 01h02

Bota pra lascar nesses idiotas.

Angelo Filomena

19/01/2016 - 00h34

Tira uns bois do idiota

Selma Athayde

18/01/2016 - 23h46

Muito bem Chico!.As pessoas tem que criar vergonha!

L.. Souza

18/01/2016 - 21h29

Vão tomar processo para aprender como se expressa o pensamento com liberdade.

André Pieroni

18/01/2016 - 23h17

Vai na veia, Chico!

Elza Elvira Zucon

18/01/2016 - 23h06

Muito bem,Chico!

Vera Lu Cruz

18/01/2016 - 23h00

tem que processar todos os agressores degenerados, e cobrar por cada uma das ofensas bem caro, para que eles percam bastante dinheiro, são ricos e tem como pagar. ‘Mete a mão’ no bolso para que os mal educados por seus pais e avós corruptos, possam sentir.

    Lu Muller

    19/01/2016 - 01h14

    O chico é pobre? É trabalhador? Se informe Vera o o chico mudou a favor dele. Pergunta porque ele tem apartamento em Paris e não em Cuba. Já foi a Paris? Já foi. Cuba? Se tivesse ido saberia porque ele prefere morar em Paris e pagar tudo em euros e do que viver na miséria de Cuba.

    Vera Lu Cruz

    19/01/2016 - 01h29

    Lu Muller, eu não disse que Chico é pobre !!! Aqueles agressores, vindos de avô que a Brasilinvest e os jornais conheceram bem não tem nada a cobrar de qualquer pessoa !! Muito menos de um grande artista como Chico, ainda menos aos berros e mais grave interceptar um senhor nas ruas. Juntos, em toda suas vidas aqueles moços jamais produzirão o que Chico produziu em 5 anos. São o que foram ensinados a ser. Agressores, prepotentes, covardes que como vc pensa que pode intimidar com essa petulância de imaginar que todos devem pensar de acordo com o que vc pensa poder exigir. Vai bater panela, vai.

Josi Crispim

18/01/2016 - 22h54

Sei que no momento vc deve ter ficado revoltado. Mas com tempo. Kd esse intelectual que lutou pela Democracia? Poxa não temos culpa do PT ter sucateado a PETROBRÁS,.

    Erga Omnes

    19/01/2016 - 00h14

    Vou desenhar: estado democrático de direito.

LimeRock Bruno

18/01/2016 - 22h11

Isso Chicão, ótemo pra você querido!!

Enio

18/01/2016 - 19h53

Essa elite criminosa tem MEDO do povo brasileiro.

Edson Luiz Raminelli

18/01/2016 - 21h52

Isto mesmo Chico!!

Marisa Calage

18/01/2016 - 21h43

ISSO, processo nos canalhas.

Gilberto de Oliveira

18/01/2016 - 21h35

Pena que esses processos terminam por ser inócuos, pois os juízes sempre arbitram indenizações irrisórias para os bolsos dos ofensores. O que eles perdem num processo, recuperam com uma simples aplicação na Bolsa. Pelo menos vale pelo exemplo.

Mauricio Antonio Pereira da Silva

18/01/2016 - 20h46

Quanta idiotice.Vão trabalhar vagabundos…

Rosemary Barros

18/01/2016 - 20h38

Parabéns Chico… espero tenhamos justiça. ..

Farias Furtado

18/01/2016 - 20h34

Vai passar o resto da vida abrindo processos chico ! Te prepara ! E quando o PT morrer ! Como vai ser ? Sem Rouanet e sem PT quem é você?

    Dennison Santos Carvalho

    18/01/2016 - 21h36

    Continuará sendo Chico, e você continuará sendo um bobalhão ?

    Lu Muller

    19/01/2016 - 01h05

    Vocês se esquecem que também são todos “coxinhas” . Coxinhas são os que trabalham sério, pagam seus impostos ( que não são poucos, mas pagam ) então é melhor repensar no temo “coxinha “

    Cecilia Renardini

    19/01/2016 - 03h01

    Nem mostra a sua cara?

    Marcia Munhoz

    19/01/2016 - 07h51

    Lu Muller é verdade deveria ser Cocozinho coxinha é muito positivo P

Evani Lima

18/01/2016 - 19h44

Faça isso mesmo meu querido !! Estamos com vc .Te amamos muito!

Silvia Bellandi Lima

18/01/2016 - 19h34

vai te catar, foi tdo isso agora esta com os ptralhas

Antonio Machado

18/01/2016 - 19h10

Perfeito, quem fala o que quer que aguente as consequencias e assim os coxinhas vai aprendendo a se comportar em uma democracia, na frente do juiz ficam todos uma maravilha, quietinhos e pedindo desculpas, quem não tem educação em casa o mundo precisa educar e em democracias atingir a honra de alguem tem que ter custos e quando se trata do bolso todos acabam se educando…kkk

    Lu Muller

    19/01/2016 - 01h01

    Falou bem no final da sua explanação ” quando se tratado bolso todos acabam se educando….kkk ”
    Foi exatamente o que ele fez, se enriqueceu com o dinheiro dos (coxinhas ) enquanto a plebe rude era mantida na maior ignorância.

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 01h06

    Cara acorda desde quando coxinha entende as letras de musica do Chico? Coxinha no maximo vai aos shows de Chico poque quer se passar por pessoa inteligente e mostrar para os amigos que tem bom gosto, mas sai do show sem entende bulhufiaus das musicas cantadas ou mesmo recitadas por Chico , afinal vota na esquerda e em Lula desde sua fundação e só agora os coxinhas descobriram que ele faz musicas de cunho social…kkk Verdadeiros hinos…

    Lu Muller

    19/01/2016 - 01h25

    Se for ” coxinha ” nos termos dos petistas concordo com você. Mas, não precisa ser ” coxinha ”
    Para ser inteligente basta ser inteligente e pelo que sei todos podem a desenvolver se quiser, mas se Fazer de coitado e oprimido é mais fácil que tentar entender

    José Sávio De Andrade

    19/01/2016 - 01h25

    este Chico foi, hoje não é mais, agora está processando a quem o crítica porque não faz mais show, é um ultrapassado, há anos não compõe uma música nova, hoje precisa processar as pessoas para pegar mais dinheiro fácil, porque da música não sobrevive mais, hoje é um sangue suga comunista.

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 02h03

    Meninos acalmem os animos, o cara continua sendo OOOOOOO Caraaaaaaaaaaaa…kkk e vcs apenas recalcados com o sucesso dele, financeiro nunca foi e nunca sera o problema de pessoas como Chico Buarque , mas como ele falou para os coxinhas que o confrontaram “É uma questão d e opinião” e eu digo que na realidade é de opinião…kkk

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 02h04

    Vcs morrem de medo de processo exatamente por saber que a argumentação de vcs é indefensavel e os metodos são fascistas e portanto não respeitam as leis

    José Sávio De Andrade

    19/01/2016 - 09h57

    O pt respeita alguma lei?
    Kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk

    Maria Lucia Sampaio

    19/01/2016 - 11h10

    José Savio, está te faltando informação. O Chico hoje escreve! Te aconselho que vejas o documentário sobre ele.

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 11h11

    Respeita e por isso é o Partido mais querido do Brasil, temos orgulho das bandeiras que defendemos, me diga vcs qual o Partidos representa bem o que vcs pensam? Ai vou analisar o seu partido segundo minha perspectiva, assim veremos quem esta sendo mal representado

    Maria Lucia Sampaio

    19/01/2016 - 11h11

    Qto ao PT não respeitar a lei, outra vez demonstras a tua falta de informação.

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 11h14

    Qual lei o PT não respeita? Vcs fala qualquer co8sa sem base alguma e saem por ai repetindo para que se torne realidade, passam vergonha e nem percebem…kkk

    Maria Lucia Sampaio

    19/01/2016 - 11h15

    Mas, nem me responde, porque um cara que defende a intervenção militar e que usa o seu FB para detonar a esquerda, certamente, não sabe discutir civilizadamente. Pena. ..

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 11h15

    Agora eu estou aqui tendo que sentir verginha alheia…kkk

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 11h18

    Mostre qual lei o PT não respeita e ganhara uma nota da oposição eoes prucuram isso a 34 anos… eliminar o PT é objetivo de vida de muitos como vc, o problema é que ele o PT realiza sonhos e nossos sonhos vcs jamais destruiram…

    Antonio Machado

    19/01/2016 - 11h19

    Mas o desafio esta lançado mostre que lei o PT não cumpre e ajude a opisição nesta batalha ingloria, se mostrar para eles vai ajudar muito o Psdb…kkk

Marlene Fernandes

18/01/2016 - 19h03

Eita Chico, tá precisando mesmo de dinheiro, hein? È decadencia?

    Marcos Mujalli

    18/01/2016 - 19h18

    É sua tonta , deve estar muito apertado

    Luiz Paulo Brandão

    18/01/2016 - 19h56

    Chico é Chico!!!

    Cecilia Renardini

    19/01/2016 - 02h38

    Você é daquelas que sem dinheiro não é absolutamente NADA!

    Anônimo

    19/01/2016 - 15h28

    Marlene Fernandes, a senhora nem sabe o que significa “honra”, não? É só o dinheiro que tem valor para a senhora?

Maria Luiza

18/01/2016 - 18h53

Isto mesmo, Chico!

Débora Esteves

18/01/2016 - 18h42

Isso aí Chico!!! Taca processo no fascista!
Joga processo no fascista!

    Lu Muller

    19/01/2016 - 01h09

    Você é muito nova para conhecer a obra todo do chico vai na livraria e compra um livro dele chama ” estorvo ” depois encha o peito para falar
    Do que você desconhece como se conhecesse.

    Débora Esteves

    19/01/2016 - 01h22

    Tenho 42 anos, já encenei “Gota D’Água” e “Saltimbancos”, já li ” Fazenda-Modelo”, já estudei “Brejo da Cruz” e “Construção” para embasamento de tese, fora shows e a discografia que tenho quase completa. Quem sou eu para conhecer a totalidade da obra de Chico Buarque, e por suas palavras, quem é você pra compreendê-la?

    Lu Muller

    19/01/2016 - 02h11

    Eu sou só uma advogada estudiosa que me recuso a ser alienada e engolir porcaria goela abaixo. Vocês “artista ” se consideram muito cultos, mas essa cultura é superficial. Estudar a fundo é saber distinguir o contexto de cada um é bem diferente. Só mais uma coisa. Quem dá trabalho para o povo são os coxinhas, como vocês gostam de rotular, são os coxinhas de São Paulo que empregam e financiam você. Se como coxinhas, vocês são o que ? A gordura na qual elas são fritas? Eu tinha todos os vinis do Chico, todos os K7 ( talvez você nem saiba o que é isso ) todos os CDs, todos os livros , inclusive o ” Leite Derramado ” então não venha me disser que não sei do que falo.

    Débora Esteves

    19/01/2016 - 02h25

    Não classifico ninguém por sua visão de mundo ou ideologia. Jamais chamei alguém de “coxinha”, “petralha” ou coisa que o valha. Você me julgou e disse que não conheço a obra de Chico Buarque. Conheço! Aprecio e acima de tudo me solidarizo com um grande artista que vem sendo atacado de forma sistemática por gente que não respeita o posicionamento político do outro. Em tempo, sou professora, concursada, e trabalho em escolas municipais dentro das favelas do Rio de Janeiro. Não devo nada aos empresários de São Paulo.

Ronaldo Gomes Pereira

18/01/2016 - 18h30

Tem mais é que processar esse bando de idiota

Eugenia Maria Oliveira

18/01/2016 - 18h04

É isso mesmo Chico; processo nos sem noção.

Josué Francisco

18/01/2016 - 17h36

Cala boca Genny..!!!

Elda Silenzi de Stagni

18/01/2016 - 17h35

Bem feito! Acho é pouco!

Maria Pinheiro

18/01/2016 - 17h25

Processa mesmo!!! #vaichico

Francisca Costa Filha

18/01/2016 - 17h11

Isso msm #processem todos, tem q respeitar!

Vantuir Santos

18/01/2016 - 17h02

tem de processar geral! se ele já leu raízes do Brasil ele sabe que vai ganhar todas.

Flávio Levi Moura

18/01/2016 - 17h01

Chico é um dos principais formuladores da cultura nacional, um intelectual da poesia. Desrespeita-lo significa cometer uma afronta as conquistas civilizatórias do Brasil.

    Lu Muller

    19/01/2016 - 00h56

    Flávio, aquele Chico nos representou, comprei todos seus vinis, seus K7, li todos seus livros. Ele compôs músicas lindas, reconheço, Mas com dor no coração ( sé só uma pressão, coração não doe ) tenho a tristeza de que aquele Chico, hoje não é mais o chico de hoje. Hoje ele é minúsculo. Todos têm um preço. O dele foi tão alto que destruiu milhares de fãs.

    Simone Dos Santos

    19/01/2016 - 01h27

    Lu Muller se Chico te decepcionou…ele está certo porque ele não está do lado de elite da qual você faz parte

    Lu Muller

    19/01/2016 - 02h15

    Flávio, ele nunca saiu da ” elite ” da qual você acha que faço parte. Eu não pertenço a qualquer nomenclatura que tentam nos impor, eu trabalhei muito, advoguei inclusive no Sindicato dos Metalúrgicos, aqueles trabalhadores de camiseta vermelha, cheiro a suor, hoje é o que você chama de “elite” , entre eles o Chico.

    Vera Silva

    19/01/2016 - 16h55

    Porque todos que pensam diferente merecem agressões deste tipo? A diversidade é o grande diferencial do Brasil. Somos miscigenados e diferentes. Qual é o problema? Temos que seguir todos o mesmo pensamento? O Brasil vai integrar uma nova ordem nacional, onde o grande irmão nos diz como pensar, agir, falar, sentir, considerando somente seus interesses?

    Adma Viegas

    19/01/2016 - 17h22

    Lu Muller, economicamente ele é elite , mas ideologicamente não.

    Adma Viegas

    19/01/2016 - 17h28

    Veja o filme “Chico, um artista brasileiro”, que vc vai entender o porquê.

    Adma Viegas

    19/01/2016 - 17h31

    A não ser que vc ache que para ser de esquerda a pessoa precise morar debaixo da ponte. E ele nunca “se vendeu” a nada nem ninguém.

Maria Teresa Costa

18/01/2016 - 16h59

Francisco Gheler Costa, Carla Gheler Costa

Laercio Medeiros Epaminondas

18/01/2016 - 16h58

Mandou bem CHICO, só assim esse imbecis vão parar de declarar esse monte de besteira.

    Laercio Medeiros Epaminondas

    18/01/2016 - 17h37

    “…, só assim ESSES imbecis …..”

Eugênia Paiva

18/01/2016 - 16h56

#ProcessaChico

Lana Adib

18/01/2016 - 16h56

Estamos com Chico!

Joao Helder Helder

18/01/2016 - 16h53

Isto tudo não passa de desespero, e coragem de trabalhar.

Gilson Alves

18/01/2016 - 16h50

Grande Chico, processe esses caras. Tamo contigo!

Mauricio Bellini

18/01/2016 - 16h49

Tem é que tomar vergonha na cara e parar de querer ser socialista com o dinheiro dos outros!

    Lana Adib

    18/01/2016 - 16h56

    Imbecil!

    Amarilia Teixeira Couto

    18/01/2016 - 16h56

    Seja um pouco mais corajoso,cara.Solte sua revolta e cite nomes.Dinheiro de quem?Quanto? Quem repassou? Mais um forte candidato a colaborar com a Guantanamo do Paraná. Se sabe de ilícitos,se tem provas,mostre-as.Agora se não tem,cale-se.Mas se for corajoso mesmo,explique aqui os ilícitos do Chico.Será mais um a sofrer processo.

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 17h08

    Quem apóia safado…safado é! Já dizia minha avó…quem se junta com porcos farelo come! Ser socialista tomando café na Champs Elysee é mole!

      Hell Back

      19/01/2016 - 23h15

      O PSDB também é socialista ( Partido da SOCIAL Democracia Brasileira) rs rs

    Amarilia Teixeira Couto

    18/01/2016 - 17h19

    Mauricio Bellini E quem disse que socialista defende pobreza?Quais socialistas que vc conhece que são pobres?Quem é socialista defende maior distribuição de renda,igualdade de oportunidades,justiça social,entende? Ninguém defende pobreza não.A gente combate a miséria e quer que todos tenham acesso ao bem-estar social.É tão difícil entender isso? Com boa vontade você aprende.É só querer.

    Elizabete B C Oliveira

    18/01/2016 - 17h22

    Amarilia Teixeira Couto o ideal de nos socialistas é vida digna para todos! Parabéns pelo comentário!

    O Cafezinho

    18/01/2016 - 17h25

    Maurício é tão burro… A prefeita de Paris é uma socialista…

    Ana Maria Fernandes

    18/01/2016 - 17h26

    Continua falando bastante besteira….isso continua! Tô louca pra ver sobrar pra todo mundo que não analisa e nem pensa antes de publicar esses comentários.

    O Cafezinho

    18/01/2016 - 17h26

    O presidente da França é um socialista (ao menos oficialmente)

    O Cafezinho

    18/01/2016 - 17h27

    Socialista implica em restrição geográfica onde se toma café? Só rindo.

    Douglas Fernandes Kitagawa

    18/01/2016 - 17h47

    Mauricio Bellini

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 18h01

    Então alguém me explica como em 14 anos de Governo estamos no buraco? De quem é a culpa? Quem são os vilões?

    Kica Olivia Almeida

    18/01/2016 - 18h04

    Amarilia Teixeira Couto Resumindo … O OBJETIVO SOCIALISTA É SOCIALIZAR A RIQUEZA. POIS A POBREZA, ESSA JÁ É SOCIALIZADA !

    Kica Olivia Almeida

    18/01/2016 - 18h06

    Mauricio Bellini Chico … Chico ! Aqui ó … mais um prá processar … !!!]

    Jullian Lima

    18/01/2016 - 18h07

    Bellini, oque a condição financeira do Chico tem haver com a situação financeira ou com o colpaso da economoa? Por acaso ele é do governo o dilma? Por acaso ele ficou milionário nos.anos de governo Lula -dilma?

    É muita limitação e falta de vergonha na cara usar a situação do pais como argumento pra tudo e pra rebaixar a todos que pensam diferente.

    Ao contrario de você Chico é um homem inteligente o bastante para entender os erros da sua escolha mas mesmo assim ss sentir consciente de que votou certo. Apoiar o governo não é ser cego, mas ser coerente e não burro de não saber votar e ainda querer generalizar sua opção do que é bom pro Brasil.

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 18h09

    Jullian Lima bom pro Brasil é como está e os “incentivos” da Lei Rouanet!

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 18h12

    Vão dizer que é mentira????

    O Cafezinho

    18/01/2016 - 18h16

    Mauricio é burro demais. Lei Rouanet é liberada e autorizada pelas empresas privadas. PT não libera nada. Um conselho da sociedade civil, com gente de todo o tipo, de fora do governo, de fota do PT, dá o aval para os projetos poderem captar na iniciativa privada.

    Jullian Lima

    18/01/2016 - 18h19

    Irmã? Namorada? Por acaso eu vejo o dinheiro da lei pagando o ap que ele tem na europa? Chico Buarque era um nada antes do governo Lula? O que a lei de incentivo tem haver com a situação financeira do país?

    Lobão tocou no bourbon em eventos patrocinados pelo ministério da cultura e ainda assim não tem um oingo de vergonha na cara pra vomitar sobre bolsa familia.

    Danilo gentili é sócio de uma casa de shows que recebeu incentivos do ministerio da cultura para eventos de humor.

    Nenhum desses é do governo…pelo contrario. São contra. Ao mesmo tempo que são contra bolsa familia e outros planos de assistência social mas ao mesmo temoo recebem do mesmo assistencialismo que é travestido como incentivo. A . arte.

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 18h22

    O Cafezinho verdade…zero dinheiro público né? Kkkkkkkk

    Ivanete Capachi

    18/01/2016 - 18h22

    Querer que certas pessoas compreendam

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 18h25

    Jullian Lima o único incentivo que vejo necessidade é de mais saúde e segurança! Enxugar gastos! Esse Governo não enxugou nada! Preferem aumentar os impostos do que colocar o trem nos trilhos! Uma vergonha! Querem bater uma aposta? Se a CPMF passar… a merda vai continuar! Aí vão inventar mais um imposto! Por isso o País quebrou…o risco de investimento aqui é considerado enorme…o capital estrangeiro fugiu e as empresas estão fechando!

    Jullian Lima

    18/01/2016 - 18h31

    E ainda sabendo de tudo isso… Você prefere culpar o Chico ou usar argumentos patéticos de lei de incentivo?

    Você não está preocupado com a situação do Brasil, mas da morte da sua visão limitada social. E pior você odeia e . diminui o outro apenas pq o o outro não pensa como você. Você trata o diferente como ladrão, bandido, errado.

    O único incentivo que vejo de você, é o incentivo a generalizar a culpa a um só lado. Quando você ampliar o horizonte ai quem sabe você não pareça mais coerente na preocupação com o país. Até.

    Débora Esteves

    18/01/2016 - 18h38

    Ué o Mauricinho vai crucificar todos os artistas que se beneficiaram da Lei Rouanet ( onde empresas PRIVADAS financiam projetos artísticos em troca de dedução em impostos) então a lista é grande: Miguel Falabella, Fernanda Montenegro, Marília Pêra,… Tem que encher o saco só do Chico??
    Cara o Chico Buarque compôs centenas de músicas, gravou trocentos discos, é autor de inúmeras peças teatrais ( Gota D’água, Ópera do Malandro, Calabar, O grande Circo Místico, Os Saltimbancos… Essas são as que eu me lembro!), escreveu quase uma dezena de livros traduzidos em várias línguas ( e dois adaptados para o cinema), mas segundo você ele está rico por causa do dinheiro do povo que ganhou do PT? Fala sério…

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 18h39

    Seu discurso é vago e não traduz meus pensamentos! Você acha que eu seria contra o Governo se tudo estivesse indo bem? Por pura ideologia política? Você não me conhece! Não posso concordar com o jargão de que não é só o PT que rouba….que ruim com o PT pior sem ele…..Não preciso de revistas nem jornais para ver as mazelas do meu povo!

    Ivanete Capachi

    18/01/2016 - 18h40

    querer que certas pessoas compreendam o que chico, Milton, Tom representam para a nossa cultura, é perda de tempo. É o mesmo que atirar pérolas para porcos. Então, deixe que vociferem. Nada do que disserem conseguirá diminuir a estatura do Chico nem aumentar a deles.

    Mauricio Bellini

    18/01/2016 - 18h42

    Débora Esteves não disse que o dinheiro dele veio da Lei! Disse que ele é criticado por apoiar um Governo desastroso, tanto é qye estamos no buraco que estamos! Ser caridoso e socialista com dinheiro é mole! Queria ver se ele precisasse de um médico do SUS o duscurso seria esse! Por que o Lula…Dilma não usam o SUS? Nada me convence…..

Tida Andrade Tida

18/01/2016 - 16h47

Roberto Oliveira

18/01/2016 - 16h45

Correto ele. Que sirva de exemplo.


Leia mais

Recentes

Recentes