Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Inflação registra forte queda em março

Por Miguel do Rosário

24 de março de 2016 : 14h24

No site da Rede Brasil Atual

IPCA-15Redução da inflação já era esperada, diz Dieese

Clemente Ganz Lúcio afirma que resultado é influenciada pela recessão e queda na atividade econômica

por Redação RBA publicado 24/03/2016 13:02, última modificação 24/03/2016 13:37

Além da energia, a redução dos preços de alguns alimentos também influenciou a queda da taxa da inflação

São Paulo – O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, afirmou hoje (24) à Rádio Brasil Atual que a prévia da inflação oficial – que caiu quase um ponto percentual de fevereiro para março, de 1,42% para 0,43% –, é um resultado que "já era esperado". Segundo Clemente, a redução é influenciada pela recessão e a desaceleração econômica.

"A economia vem se recuperando dos choques que provocaram a elevação da inflação de 2015, especialmente, a desvalorização cambial e os preços da energia. Mas essa queda atual é fortemente influenciada pela queda na conta de energia elétrica, que ficou quase 3% mais barata, e pela redução dos preços de alguns alimentos", explica.

Divulgado nesta semana pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve a menor taxa para março desde 2012. O diretor técnico do Dieese diz que a inflação pode ter uma grande queda até dezembro. "Se confirmar essa taxa, ficará abaixo dos 10%, e se continuarmos tendo essas projeções, provavelmente, a taxa de inflação pode ficar abaixo dos 7% no final de 2016."

Ouça:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/254800612″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

***

Veja também os gráficos e a nota no IBGE.

ScreenHunter_169 Mar. 24 14.22

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário