Menu

Del Roio: Lava Jato quer apenas destruir a esquerda

Foto: Mídia NINJA Del Roio: luta anticorrupção na Itália atingiu todos os partidos, aqui é contra a esquerda Na Rede Brasil Atual A comparação entre as operações Mãos Limpas, na Itália, e a brasileira Lava Jato não é adequada, de acordo com a análise do ativista, historiador e ex-senador na Itália José Luiz Del Roio, […]

46 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Mídia NINJA

Del Roio: luta anticorrupção na Itália atingiu todos os partidos, aqui é contra a esquerda

Na Rede Brasil Atual

A comparação entre as operações Mãos Limpas, na Itália, e a brasileira Lava Jato não é adequada, de acordo com a análise do ativista, historiador e ex-senador na Itália José Luiz Del Roio, 74 anos completados em março. “O grupo de juízes que lutou contra a corrupção na Itália foi contra todos os aspectos da corrupção, de todos os partidos. Logo, não existia essa coisa que era fixada em alguns aspectos, em alguns políticos. Lava Jato é para destruir a esquerda, nasceu com isso”, afirmou Del Roio, em entrevista ontem (6) ao Programa da Sexta, da Agência Sindical, transmitido pela internet.

Ainda assim, os juízes da operação italiana, que Del Roio conheceu, cometeram um erro, segundo ele. “Eles se deixaram levar por um grande acordo justicialista das massas”, observou, acrescentando que ultrapassaram limites por influência das ruas, ou da praça, como ele diz. “Não era bem a praça, eram os jornais.” “O combate à corrupção é uma coisa muito mais complexa, que só um certo tipo de política pode superar. O neoliberalismo traz facilidades maiores para a corrupção, é um sistema de corrupção.”

Em entrevista ao portal Vermelho, em março, Del Roio já havia criticado a Lava Jato. “Lá (na Itália), os ritos foram cumpridos. Aqui, um juiz de primeira instância age e prende no país inteiro. Nunca vi isso!”

Militante político desde o início dos anos 1960, na conversa com a Agência Sindical ele lembrou da mobilização para garantir a posse de João Goulart, em 1961, e as perspectivas do país naquele período, com as reformas de base. “O Brasil tinha tudo para virar um país desenvolvido e menos infeliz. A casa-grande, os malditos escravocratas, se uniram para impedir isso”, afirmou, acrescentando que por trás de “golpe” atual estão, provavelmente, “os mesmos de sempre”.

“Todo governo que rasga à Constituição e é ilegítimo tende à violência, porque é o único jeito de se manter”, criticou Del Roio, mesmo assim dizendo-se “esperançoso” em relação à resistência. “Está (o golpe) isolado internacionalmente. E quando as forças operárias, os trabalhadores, perceberem que é contra eles, contra a CLT, os salários, contra a nação, a reação será muito forte.”

Para ele, não só no Brasil se fala que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofre perseguição. “É uma opinião mundial. Até o sistema jurídico internacional, democrático, nunca vimos isso. Não existe país onde a ditadura da imprensa é tão feroz. Estamos combatendo numa trincheira…” O historiador diz não saber se Lula terá “força física” para voltar à Presidência da República, “mas é um homem que será absolutamente indispensável para a gente achar uma solução política para essa situação vexatória”.

Del Roio espera que o movimento sindical consiga se rearticular em torno de propostas discutidas e aprovadas em 2010, durante conferência no estádio do Pacaembu, em São Paulo. E também pediu que as centrais resgatem o “verdadeiro sentido” do 1º de Maio. “Não se constrói nação, e classe operária não é classe em si se não constrói sua história, se não tem memória. Mas isso é um jogo muito hábil, martelante, feroz, da classe dominante brasileira. Nos fazem esquecer que 52% da população é negra e tivemos 350 anos de escravidão. A batalha pela memória é revolucionária.”

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luca Maribondo

08/05/2016 - 10h23

A esquerda tupiniquim é criminosa. Falam de uma “democracia” que não existe: afirmar que há uma real e verdadeira democracia no Brasil é algo um bocado hilariante, embora seja trágico. Gente tida com inteligente, culta, séria, informada, afirma que há, “graças a Deus!”, mas é complicado imaginar que desta forma possa haver uma conscientização política formadora de pessoas ativas e conscientes do interesse público (não estou dizendo que não há, mas que são poucos, ou melhor, raros). Contra os otimistas, entendo que essa é a maneira por “excelência” de se fazer política no Brasil. E, se estiver certo, o que quer que exista aqui ou é contrário à palavra “democracia” ou tem outro nome, que ainda não inventamos. Sinto muito, mas estamos longe da tão sonhada “democracia”.

    Jos Ze

    08/05/2016 - 13h08

    Patrimonialismo é o diagnóstico, desde antes do Faoro. “Ordem e Pró-Gerson” ainda é nosso lema. Mas o fim do financiamento privado e o aumento da transparência são bons sinais recentes. Faltam só as vanguardas.

Zeka Zeka

08/05/2016 - 08h40

A imparcialidade que é inerente ao cargo público não parece ser abraçada por quem deveria atuar debaixo da neutralidade. Nesse momento, para acabar com a chance desses FASCISTAS USURPAREM O PODER E PERPETUAREM SUAS FALCATRUAS, só o DEPUTADO WALDIR MARANHÃO! OLIGARCAS no poder: atraso científico, corrupção, descaso com a cultura e educação, além de fome, miséria e rapinagem do dinheiro público! DEPUTADO WALDIR MARANHÃO: ESTÁ EM SUAS MÃOS O FUTURO do seu estado e do Brasil! NÃO DEIXE QUE NOSSO BRASIL VOLTE A SER CAPITANIA HEREDITÁRIA. Enterre de vez esses mortos-vivos: SARNEYS, MAGALHÃES, NEVES e tantas outras “famiglias” que insistem em nos assombrar!

Zeka Zeka

08/05/2016 - 08h39

Esses midiotas pagos. PELAMORDEDEUS, vão procurar sua turba suja.

Zeka Zeka

08/05/2016 - 08h37

Pra turma que postou os gráficos da globo- Esses gráficos não significam nada. Como sempre, querem deturpar a informação. O que importa é: PAÍS ESTÁ BEM QUANDO os BRASILEIROS ESTÃO BEM! E não como se dizia na DITADURA, que o Brasil ia bem mas os brasileiros não.

Zeka Zeka

08/05/2016 - 08h29

A imparcialidade que que é inerente ao cargo público parece não parece ser abraçada por quem deveria atuar debaixo da neutralidade. Nesse momento, para acabar com a chance desses FASCISTAS USURPAREM O PODER E PERPETUAREM SUAS FALCATRUAS, só o DEPUTADO WALDIR MARANHÃO! OLIGARCAS no poder: atraso científico, corrupção, descaso com a cultura e educação, além de fome, miséria e rapinagem do dinheiro público! DEPUTADO WALDIR MARANHÃO: ESTÁ EM SUAS MÃOS O FUTURO do seu estado e do Brasil! NÃO DEIXE QUE NOSSO BRASIL VOLTE A SER CAPITANIA HEREDITÁRIA. Enterre de vez esses mortos-vivos: SARNEYS, MAGALHÃES, NEVES e tantas outras “famiglias” que insistem em nos assombrar!

Sérgio Silveira

08/05/2016 - 02h41

moro, mais cedo do que muitos pensam, será indiciado, condenado e PRESO!
E será só o primeiro da longa lista que já está pronta, de todos os traidores da pátria, que serão caçados, julgados e condenados…

    Alexandre Abreu

    19/05/2016 - 15h21

    Acho isso impossível de acontecer, ainda mais vendo o STF pedindo satisfações para a Dilma do por quê dela chamar o golpe de golpe…

Diego Rodriguez

07/05/2016 - 23h32

Os investigadores da lava jato não tem culpa de até agora só encontrar gente do PT envolvida em corrupção!

    Alexandre Abreu

    19/05/2016 - 15h22

    Me diz então o por quê do Aecio, quase 10 vezes citado na lavajato não ter sido NEM chamado para depor…

Ricardo Stürmer

07/05/2016 - 17h38

A Lava jato é uma farsa. Por que não investiga o superfaturamento que cada propina pode ter gerado em caixa 2 ? Deveria abandonar as doações legais e investigar se as propinas foram oriundas de superfaturamento em obras que abasteceram o caixa 2 das empresas, que não pagou sequer tributos. Concentrar-se em doações legais mostra que a intenção é política e seletiva. Desperdício de dinheiro público.

Luiz Felipe Martins

07/05/2016 - 13h59

Acho válido, afinal a esquerda destruiu o país.

    Fabiano Franca

    07/05/2016 - 14h21

    A tá e os outros 513 anos em que a esquerda não “destruiu” o Brasil foi uma maravilha….vai estudar abestado….volta pro pasto.

      Luiz Felipe Martins

      07/05/2016 - 14h25

      É sempre a mesma história, o que sobram em ofensas faltam em argumentos.
      Chora mais que ta pouco ;-)

        Octavio Filho

        07/05/2016 - 14h54

        E quais foram os seus argumentos? O seu comentário se resumiu a:
        “Acho válido, afinal a esquerda destruiu o país”. Nossa que pérola. Faça para gente uma breve defesa do governo do PSDB (FHC/Serra). Mostre para a gente como a administração destes políticos foram superior ao governo do PT. Pois, é o PSDB ó principal articular do golpe. Se vc não quer mais o PT, pressuponho que se contentaria com o Aécio na presidência.

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 14h56

          Ok, que tal o Plano real que foi criado no governo FHC e que foi o responsável pela fim da inflação, plano esse que o PT foi contrário e agora também é o responsável pela volta dela.

          Octavio Filho

          07/05/2016 - 16h10

          Só para te ajudar, não concordo com vc, mas para te ajudar …

          …,que tal o plano real que foi criado no governo Itamar Franco ….

          Nota: o sociólogo FHC, apesar de não conhecer NADA de economia e administração, era o M. da Fazenda.

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 16h19

          Itamar ou FHC não faz diferença pra o que eu estou dizendo. O meu ponto é: Esquerda não entende de economia.

          Carlos Eduardo

          07/05/2016 - 16h21

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
          Quem entende de economia é o Serra né? Aquele que se diz economista mas não tem diploma.

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 16h45

          E o que eu tenho a ver com Serra?

          Carlos Eduardo

          07/05/2016 - 17h15

          Serra é seu mestre de economia.

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 17h17

          Obrigado por me avisar, nem eu tava sabendo disso ;-)
          Se você diz então deve ser verdade né?

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 14h58

          Em forma de imagem pra facilitar:

          Octavio Filho

          07/05/2016 - 16h14

          Ficou engraçado, como charge. Mas se vc quisesse retratar a história, poderia ter colocado alguns quadros antes com a figura do Getúlio Vargas plantando, dos governos posteriores regando e por fim o FHC vendendo as árvores a preço de banana. Será que eu estou enganado???? KKKKK!!!!!

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 16h18

          Se tivesse vendido a Petrobrás não teríamos o petrolão
          E hoje as ações dela não valeriam menos que um cacho de banana ;-)

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 15h20

          Quer outra imagem? Pois não:

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 15h22

          Quer outra imagem? Pois não:
          Governos de esquerda não entendem conceitos de economia ou até mesmo matemática. O resultado está aí.

          Octavio Filho

          07/05/2016 - 16h07

          Eu suponho que vc esteja me mostrando apenas a estabilização da moeda, feita pela equipe econômica do Itamar Franco (a ordenada é percentual do que? Inflação?). Não sei se o seu gráfico é verdadeiro, mas, vc deve estar se referindo ao chamado plano real que o FHC enganou a direita por muito tempo, dizendo que era obra dele. Acredito que, neste gráfico, esteja faltando um pico de elevação da inflação no final do governo do FHC (PSDB). O Brasil não se resume a isto. Nos governos do PT, não foi feito apenas a inclusão social. Os investimentos em educação e ciência, por exemplo, foram os mais altos. Laboratórios ficaram repletos de equipamentos (eu afirmo isto). A Dilma inaugurou a EMBRAPA `Pesca hoje, mas a EMBRAPA cresceu muito nos governos do PT e se internacionalizou. Como a grande mídia omite informações da população, fica-se com a impressão de que a produção agrícola do País não tem tecnologia. Tem gente pensando que estamos ainda na época do “plantando tudo dá”. Negativo. Na agricultura brasileira, é utilizado de muita tecnologia. Sei disto através de apresentações científicas de renomados pesquisadores brasileiros. É claro que o governo Dilma está com problemas, mas negar que uma boa parte destes problemas não esteja relacionado a desconfiança no país, que a grande mídia e os políticos de oposição tanto noticiaram, é afrontar a realidade.

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 16h17

          Você pode inventar todas as histórias que quiser e os culpados que quiser para evitar de assumir os próprios erros. Esse é o comportamento comum da esquerda. A culpa sempre é dos outros.

          Octavio Filho

          08/05/2016 - 21h09

          Eu não estou inventando história. Esta é a história do Brasil. Vivemos uma recessão mundial que está prejudicando o mundo todo. E somado a isto, a direita com o apoio da mídia, criou um clima de insegurança muito maior. Diferentemente dos governos anteriores, que venderam patrimônios públicos para ter caixa, apesar de não ter adiantado nada fazer isto, a Dilma não fez isto. Vc falar que os governos do PT são ruins sem fazer comparações é errôneo. Não existe uma escala absoluta. Os governos do PT foram muito melhores do que o do FHC. Todo mundo sabe disto. E não fui eu que contei. É história do Brasil. Quanto ao que eu mencionei, não foram informações colhidas na internet. Fazem parte do meu conhecimento pessoal. A maioria das pessoas que eu conheço e que são contra o PT, não o são por causa de políticas implantadas (fora o bolsa família que criticam por criticar) nas várias áreas do conhecimento. São contra o PT por causa da sua origem sindical e aproximação com os movimentos sociais. Apenas isto. O seu problema e de outros da direita é acharem que as pessoas que defendem o governo do PT são pessoas simplórias e sem instrução. Pelo contrário. Eu te digo mais. Pessoas que defendem a oposição, apesar de muitas vezes terem um grau de instrução alto em um campo específico do conhecimento, são verdadeiros leigos em política e história. Nunca procuram o contraditório e não tem “simancol” para avaliar a informação distorcida que os grandes meios de comunicação lhes fornecem. Agora, vc está me mostrando um gráfico para justificar a sua afirmação a respeito do fracasso do PT, sem mostrar tudo que foi feito até agora por este partido. O que é engraçado mesmo é ver vcs o tempo todo defendendo corruptos da direita e depois dizer que nós temos corruptos de estimação. Ou , ficar culpando a esquerda por tudo, e quando a defendemos, dizer que nós estamos culpando os outros. O tempo todo é a mesma ladainha:
          -O PT aparelhou o judiciário e o MP. Mas a toda hora vemos um promotor e um juiz vestindo a camisa da oposição e fazendo as maiores barbaridades contra o PT. Evidente aparelhamento destas instituições pelo PSDB.
          -O PT é o partido mais corrupto do Brasil. O número de escândalos envolvendo toda a oposição é extremamente grande. E se falarmos só no PSDB, podemos falar do Banestado, onde, quase meio trilhão de reais, foram desviados. E ninguém foi preso, apesar do julgamento do grande juiz imparcial Moro (é ironia tá!!!). A diferença entre este governo e os anteriores é que antes não havia investigação. Se vc já era um adulto antes do PT no governo, sabe disto.

          Observe, não sou eu que defendo o PT. São os fatos. É a história do Brasil. Não posso fazer nada.

          Luiz Felipe Martins

          08/05/2016 - 21h20

          Respondendo por partes:
          “Vivemos uma recessão mundial que está prejudicando o mundo todo”
          -Mentira.

          “Diferentemente dos governos anteriores, que venderam patrimônios
          públicos para ter caixa, apesar de não ter adiantado nada fazer isto, a Dilma não fez isto”
          -Mentira

          O resto é só blá blá blá e opinião pessoal.
          Aproveite os últimos 3 dias de governo.

          Luiz Felipe Martins

          08/05/2016 - 21h24

          Respondendo por partes:
          “Vivemos uma recessão mundial que está prejudicando o mundo todo”
          -Mentira.

          “Diferentemente dos governos anteriores, que venderam patrimônios
          públicos para ter caixa, apesar de não ter adiantado nada fazer isto, a Dilma não fez isto”
          -Mentira

          A diferença entre eu e você é que eu consigo provar as coisas que falo.

          O resto é só blá blá blá e opinião pessoal.
          Aproveite os últimos 3 dias de governo.

          Luiz Felipe Martins

          08/05/2016 - 21h25

          Respondendo por partes:
          “Vivemos uma recessão mundial que está prejudicando o mundo todo”
          -Mentira.

          “Diferentemente dos governos anteriores, que venderam patrimônios
          públicos para ter caixa, apesar de não ter adiantado nada fazer isto, a Dilma não fez isto”
          -Mentira

          O resto é só blá blá blá e opinião pessoal.
          Aproveite os últimos 3 dias de governo.

          Octavio Filho

          08/05/2016 - 21h32

          Obrigado. Pelo menos eu aprendi como podemos usar a palavra mentira em acontecimentos históricos e que acontecimentos históricos é opinião pessoal. Daqui pra frente a faculdade de história será conhecida como faculdade de opinião pessoal.

          Luiz Felipe Martins

          08/05/2016 - 21h42

          Diferente de mim você não consegue provar as coisas que fala.
          Prove que existe uma tal crise global. Estou esperando.

          Luiz Felipe Martins

          08/05/2016 - 21h44

          Onde está a crise global?

          Luiz Felipe Martins

          08/05/2016 - 21h44

          Onde?

          Luiz Felipe Martins

          08/05/2016 - 21h45

          Crise global que só afeta Brasil, Rússia e Ucrânia?

          Luiz Felipe Martins

          09/05/2016 - 20h18

          E ai? Nada? To esperando ainda você me provar que existe uma crise global.
          Vai demorar muito?

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 16h51

          Não existe mérito nenhum em gastar dinheiro, o mérito existe em saber o quanto gastar e quando gastar, coisa que o governo atual não sabe.
          Olha o voo da galinha em forma de imagem para melhor compreensão:

    migueldorosario

    07/05/2016 - 14h28

    Luiz, a esquerda salvou o país, é o contrário. A direita é que destruiu o país. Transformamos o país numa potência, e a direita golpista, ressentida e derrotada, começou a sabotar a economia há mais de um ano.

      Luiz Felipe Martins

      07/05/2016 - 14h34

      O que você disse não faz absolutamente nenhum sentido.

      Luiz Felipe Martins

      07/05/2016 - 14h36

      O que você disse não faz absolutamente nenhum sentido.
      Afinal, quem está no poder a 13 anos é a esquerda ou a direita?

        Octavio Filho

        07/05/2016 - 14h50

        Faça uma retrospectiva do Brasil. Examine os últimos 30 anos. Vc verá que a direita roubou muito e ainda rouba muito. Afinal, os empresários corruptos eram e são de esquerda? A diferença entre os programas da direita e da esquerda está no fato dos programas da direita enriquecerem mais ainda os mais ricos (PROER é um exemplo). E os programas da esquerda sanarem um pouco a situação de quem é pobre e ajudarem também a classe média, pois a melhora da situação financeira dos mais pobres acarreta em mais consumo e consequente demanda de serviços e produtos fornecidos pelos negócios da classe média.

          Luiz Felipe Martins

          07/05/2016 - 14h54

          O problema da esquerda é o populismo inconsequente. Não ligam de destruir economias em prol dos “programas da esquerda” como você mesmo disse.
          Basicamente é o voo da galinha, pode bater asas e subir por um tempo mas fatalmente vai voltar pro chão. Esse voo da galinha no Brasil durou 13 anos, e agora chegou a conta para pagar.


Leia mais

Recentes

Recentes