Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Golpe arreganha os dentes para diretor brasileiro que protestou em Cannes

Por Miguel do Rosário

19 de maio de 2016 : 05h34

Duros tempos vivemos.

O avanço do autoritarismo já era visível antes do golpe, mas depois dele corre à velocidade da luz, com apoio canino das mesmas instituições que o ajudaram o golpe a se materializar: imprensa e meganhas da burocracia.

Quem imaginaria, há uns dois anos, que viveríamos uma nova ditadura? Todos os elementos estão de volta: apoio da imprensa corporativa, da diplomacia norte-americana, os militares substituídos por juízes, PF e procuradores.

Repare na matéria abaixo da Folha.

É uma ameaça – uma vingança do golpe – porcamente velada. Uma ação nitidamente combinada entre o interventor do golpe no ministério da Educação, a Folha e o Ministério Público.

Essa é a “noite de Bartolomeu” de que falava Nassif, há algumas semanas, antes da consolidação do golpe: virão para cima, com acusações, insinuações, demissões, corte de verbas, assassinato de reputação, processo, perseguição, prisão, etc, de todos que lutaram e lutam contra o estupro da nossa democracia.

A Folha ainda tenta blindar o ministro, obviamente o articulador da reportagem vingativa, dando-lhe aspas incrivelmente hipócritas: “o cineasta é um cidadão brasileiro e tem direito de se expressar”.

***

Na Folha

Ministério vai decidir sobre cargo público de diretor de ‘Aquarius’

19/05/2016 01h17

A assessoria de Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura, afirmou que o MEC ainda não decidiu o que fazer com o cargo público de Kleber Mendonça Filho, diretor de “Aquarius”. Mas afirmou que o cineasta “é um cidadão brasileiro e tem direito de se expressar”.

Coordenador de cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, o diretor participou da manifestação em Cannes na terça-feira (17), quando parte da equipe do filme apresentou à imprensa internacional cartazes dizendo que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

33 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Wilma Tôrres Marques

28 de maio de 2016 às 01h49

Estamos na mesma luta e seguiremos em frente, contra esse governo ilegitimo e corrupto!!!! DEMOCRACIA É O NOSSO LEMA, LUZ A NOSSA ESTRADA!!!!!!!! DILMA VAI VOLTAR!!!

Responder

katiusca

22 de maio de 2016 às 20h15

Hã , não decidiu o que fazer com o cargo público e porque faria? caça as bruxas ? eles prestou o enorme bem a democracia e aos brasileiros que estão lutando contra o golpe. Este governo interino é ilegítimo em uma semana apagou todos os programas e conquistas dos brasileiros de maneira ilegal,trata-se de interinidade e a presidente está apenas afastada.Ele me representou e aos mais de 54 milhões de brasileiros.

Responder

Josué Ferreira

19 de maio de 2016 às 20h30

pessoal, não estamos em um país democrático, estamos dentro de um golpe de estado. Uma quadrilha tomou o país e está mandando em tudo. São mandados por Cunha. Temer é um fantoche que não tem autoridade pra nada. Vamos procurar uma saída

Responder

Lyn Lee

19 de maio de 2016 às 17h32

Enquanto Aquarius não chega, vejam O Som ao Redor, do mesmo diretor. É lindo!

Responder

Pedro Pedro

19 de maio de 2016 às 16h15

vê-se que, no geral, os brasileiros adoram alguém que mande neles e lhes baixe o porrete. Tirando alguns que outros que, ainda, conseguem vislumbrar a vida democrática, o restante, globOlizado de sempre, se acham na ilha da prosperidade cercada de comunistas. Que o Lula é ladrão, mas, que os acunhados vivem no céu de brigadeiro. Fala-se tanto no stf (engaçado ou associado), mas, ninguém diz nada da omissão verde-oliva? Será que os acunhados prometeram reajustes salariais e balas novas?

Responder

    Rogério Maestri

    20 de maio de 2016 às 11h21

    Calma meu amigo, dia a dia cresce mais a oposição, faça a sua parte, quando identificar um ex-coxinha (tão ficando ex agora) puxe um assunto de política e de preferência de forma que os que estão ao redor ouçam, rapidamente vai se estabelecendo a verdade.

    Responder

Ben Alvez

19 de maio de 2016 às 12h53

Grande Kleber!

(Melhor esquecer a segunda parte do nome, pois lembra o imbecil do ministério da educação)

Responder

katniss Lima

19 de maio de 2016 às 11h16

Pessoas que ainda confundem a luta pela democracia com luta por partido . A Democracia é o poder do povo, sem ela, não há benefícios para nossa classe trabalhadora. Seja qual partido estiver no poder, o que vale é a ficha de trabalho do governante. Provou que é corrupto? Saia, é réu em investigações?Saia. E se não for fique.

Responder

Flavio Domingues

19 de maio de 2016 às 10h52

Manda embora esse parasita. Depois vou mandar o Temer fechar essa joça

Responder

    Luiz Nolasco

    19 de maio de 2016 às 18h57

    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Responder

    Grampola

    19 de maio de 2016 às 19h38

    Tá mandando muito o zé bombinha.kkkkkkkkkkkkkk

    Responder

    Rita Nascimento

    22 de maio de 2016 às 21h09

    Tá podendo em aprendiz de ditador!!

    Responder

Rogério Erhardt

19 de maio de 2016 às 09h21

Governo ruim passa mas a democracia destruída não.Ciro já dizia, pessoas ainda confundem a destruição da democracia com a qualidade de governo ruim ou boa.

Responder

maria nadiê Rodrigues

19 de maio de 2016 às 09h08

O momento é cruel para o Brasil porque a democracia está esfiapada, quase totalmente rompida. Democracia é o maior bem que conquistamos nas últimas décadas, por meio de muita luta e sofrimento de alguns.

Responder

Carlos Sylva

19 de maio de 2016 às 09h06

quando ela roubava agente com altas falcatruas, era golpe também !!!!

Responder

    gilberto

    19 de maio de 2016 às 10h35

    Eilaiá!

    Responder

    Vinicius Lima

    19 de maio de 2016 às 15h41

    Quantos agentes ela roubou? os agentes eram do FBI ou CIA? Ou talvez da extinta KGB?

    Responder

      Lu Gomes

      19 de maio de 2016 às 18h31

      Acho que ele está falando do agente 86! Só rindo mesmo! afff rsrsrs!

      Responder

    Rita Nascimento

    22 de maio de 2016 às 21h10

    Ela roubou o quê da “agente”?

    Responder

Antonio Passos

19 de maio de 2016 às 06h19

Eu só gostaria é que nossa esquerda “anos dourados” também assumisse a culpa do que está acontecendo. Enquanto lutavam por causas de MEIO SÉCULO atrás, como a lei de Anistia, José Dirceu, Genoino e tantos outros eram presos por uma justiça GOLPISTA desde então. Se todos tivessem tido CORAGEM que teve um José de Abreu, nós hoje não estaríamos passando por isto.

Responder

    Naor Moraes Melo

    19 de maio de 2016 às 07h19

    Não tergiversa amigo: o buraco é mais em baixo, se é que me entendes! O brasileiro é florida mesmo, ou povo da moléstia pra escapulir do tema e querer resolver as coisas de maneira vapt vupt!

    Responder

    Naor Moraes Melo

    19 de maio de 2016 às 07h23

    Todo mundo sabe que o PT, o Lula e a Dilma erraram e não foi pouco, no entanto prefiro visualizar mais os acertos; não quero dizer que esquecemos os erros que devem servir como norteamento para os trabalhos seguinte e não pra ficar de mi mi mi!

    Responder

      Marcvs Antonivs

      19 de maio de 2016 às 07h34

      Os acertos foram bons, mas foram poucos. Sou professor aposentado e te digo uma coisa: mesmo com Lula e Dilma a educação brasileira não mudou em nada e continua, como vc sabe, uma das piores do mundo. Tirou milhões da pobreza? Sim, mas foi só. Transformou-os em classe média desinformada, adoradora da globo (e isso está incluido na lista dos erros). Pelos erros, estamos pagando agora. Mais uma vez estamos assistindo a direita fazer a história do Brasil.

      Responder

        Naor Moraes Melo

        19 de maio de 2016 às 07h47

        Tirar milhões da pobreza e vir com o discurso de só! Realmente C’est fini. Discutir o que mais? Com quem enxerga apenas o seu! A classe média sempre foi desinformada, o Brasil não nasceu com o PT. Eu abraço professor,

        Responder

        Naor Moraes Melo

        19 de maio de 2016 às 07h49

        Vão ser muitos agora os acertos! Viva a direita, pois eles sabem alienar bem!

        Responder

        Kleber Matos

        19 de maio de 2016 às 08h48

        Fazer a análise histórica pela.percepção pessoal é não querer sair da Zona de conforto, de quem julga, mas não se permite o julgamento. Todos erramos e governos erram mais ainda, que as pessoas. Qualquer um. Os erros dos governos sempre tem registros. Penso que não se trata de avaliar o passado, mas o presente. Não se trata de julgar os governos, mas o próprio exercício da cidadania.

        Responder

        André Anlub®

        19 de maio de 2016 às 10h34

        “Tirou milhões da pobreza? Sim, mas foi só.” – É “só”, para nós, que não passamos fome! No mais, um governo que olhe – mesmo que não o suficiente – para os mais necessitados, sempre será um governo de que irei abraçar.

        Responder

          Flavio Domingues

          19 de maio de 2016 às 10h53

          Tirou e devolveram milhões a pobreza. Eis um resumo dos 13 de anos de maldição.

        Lyn Lee

        19 de maio de 2016 às 17h34

        Só??? Porque não eras tu que estavas passando foooome!!!

        Responder

    Flavio Domingues

    19 de maio de 2016 às 10h54

    Corajosooooooo !!! Um cuspidor sem vergonha.

    Responder

      Luiz Nolasco

      19 de maio de 2016 às 18h59

      Vai a MERDA seu IMBECIL, IDIOTA, LAMBE BOSTA E BOTAS DOS GOLPISTAS…

      Responder

      Soso

      20 de maio de 2016 às 00h24

      Fake detectado! Sai fora!

      Responder

      Rita Nascimento

      22 de maio de 2016 às 21h11

      Boçalmito detectado!

      Responder

Deixe um comentário