Menu

Servidores do Itamaraty aderem à greve geral em mais de 60 países

Consulado-Geral do Brasil em Washington, Estados Unidos. Um dos 60 postos que aderiram à greve geral da categoria (Foto: Itamaraty) Comentário do blog: O Cafezinho recebeu um comunicado do Sinditamaraty, a respeito do post Pela primeira vez na história servidores do Itamaraty entram em greve, com uma correção a ser feita. Esta é a primeira greve […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Consulado-Geral do Brasil em Washington, Estados Unidos. Um dos 60 postos que aderiram à greve geral da categoria (Foto: Itamaraty)

Comentário do blog: O Cafezinho recebeu um comunicado do Sinditamaraty, a respeito do post Pela primeira vez na história servidores do Itamaraty entram em greve, com uma correção a ser feita. Esta é a primeira greve geral da história do Itamaraty, mas não a primeira greve de servidores. Em 2012 e 2015 ocorreram greves na instituição, mas em menor escala.

Abaixo segue a nota do Sinditamaraty:

Servidores em mais de 60 postos do Itamaraty no exterior aderiram à greve

Servidores em mais de 60 postos do Itamaraty no exterior, incluindo embaixadas, consulados, delegações e missões, aderiram à greve organizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY). No Brasil, a categoria fez ato de protesto em frente ao Palácio do Itamaraty, nesta terça-feira (23).  A manifestação começou na área interna do órgão, próximo ao gabinete do ministro José Serra. Eles reivindicam a conclusão das negociações salariais iniciadas em março de 2015.

Nesta quarta-feira (24), os servidores participam de manifestação em frente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão às 15h30, horário de Brasília.

O impasse em torno da equiparação dos salários do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado, principal pleito da categoria, impediu o avanço da negociação, que já leva um ano e meio. Segundo o SINDITAMARATY, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão colocou na mesa, por diversas vezes, proposta de reajuste de 27,9%, percentual que só considera a inflação. No entanto, a remuneração dos servidores do Itamaraty, quando comparada à das carreiras típicas de Estado, está defasada em mais de 30%, a depender da carreira.

Para a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, falta vontade política para resolver o problema. Desde a posse do ministro José Serra, o sindicato tem feito repetidos pedidos de audiência, mas não obteve retorno. A greve da categoria chegou ao segundo dia hoje, mas até o momento nenhum interlocutor do órgão entrou em contato com o sindicato.

Veja alguns países onde os servidores do Itamaraty aderiram à greve

Amã (Jordânia), Argel (Argélia), Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Belgrado (Sérvia), Belmopan ( Belize), Berlim ( Alemanha), Berna (Suíça), Boston (New York), Bucareste (Romênia), Camberra(Austrália), Chicago (EUA),Ciudad Del Este (Paraguai), Colombo (Sri Lanka), Copenhague (Dinamarca), Córdoba (Argentina), Dili Embaixada (Timor-Leste), Estocolmo (Suécia), Frankfurt (Alemanha), Hamamatsu (Japão),Helsinque (Finlândia), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Los Angeles ( EUA), Madri (Espanha), Manila (Filipinas), Moscou (Rússia), Munique  (Alemanha), Nova York  (EUA), Cidade Do Panamá  (Panamá), Pequim (China), Praga (República Checa), Quito (Equador), Santa Cruz (Bolívia), São Francisco (EUA), Sidney (Austrália), Tiblisi (Geóorgia), Tóquio (Japão), Toronto (Canadá), Vancouver (Canadá), Varsóvia (Polônia), Washington (EUA), Xangai  (China).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dilson Magno

24/08/2016 - 12h31

Teriam primeiro que boicotar esse governo golpista, e não os já fabulosos salários que recebem, no Brasil a luta é apenas para os grupos de sangue sugas do poder público e não de nossa sociedade num todo, esse é o Brasil salve-se quem puder…


Leia mais

Recentes

Recentes