Menu

O roteiro da repressão policial às manifestações

A reportagem da Ponte acompanhou três atos na semana do impeachment e constatou que a repressão por parte da PM segue um roteiro quase sempre igual: o impedimento da passagem dos manifestantes, o disparo de bombas e balas de borracha e manobras de encurralamento e perseguição dos participantes (Foto: Daniel Arroyo) na Ponte A semana em que se […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A reportagem da Ponte acompanhou três atos na semana do impeachment e constatou que a repressão por parte da PM segue um roteiro quase sempre igual: o impedimento da passagem dos manifestantes, o disparo de bombas e balas de borracha e manobras de encurralamento e perseguição dos participantes (Foto: Daniel Arroyo)

na Ponte

A semana em que se confirmou o impeachment de Dilma Rousseff foi marcada por protestos pela saída do presidente Michel Temer em todo o país, muitos destes violentamente reprimidos pelas forças policiais. Em São Paulo, a reportagem da Ponte acompanhou três atos, e pôde constatar que – assim como acontece em manifestações com outros temas, como contra o aumento das passagens – a repressão por parte da Polícia Militar segue um roteiro quase sempre igual: o impedimento da passagem dos manifestantes, sob a alegação de que não houve comunicação prévia sobre o trajeto; o disparo de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a manifestação, e o início de manobras de encurralamento e perseguição dos participantes, incluindo golpes de cassetete e agressões verbais (assista ao vídeo acima).

Nesse meio tempo, o levantamento de barricadas para atrasar a movimentação da Tropa de Choque e depredações realizadas por pequenos grupos, que deveriam ser tratadas de forma isolada, servem de pretexto para mais repressão e a legitimação da violência do Estado no discurso da maior parte dos meios de comunicação, como avalia o tenente-coronel da reformado PM, Adilson Paes de Souza.

O primeiro ato aconteceu na segunda feira (29/08), puxado pelo movimento Povo Sem Medo e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A manifestação seguia sem problemas. Saiu da praça do Ciclista, na avenida Paulista, e começou a caminhar no sentido Paraíso. No meio do caminho havia a tropa do braço, e o ato foi bloqueado na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

O  comandante da PM argumentava que ninguém havia informado o trajeto. Quando foi então comunicado, alegou que as informações não eram claras. Com a manifestação parada, já ficava claro que haveria repressão. Alguns manifestantes tentavam argumentar, mas a PM não aceitava essa aproximação, dificultando muito o diálogo. O impasse seguiu até a primeira bomba de efeito moral ser atirada próxima à linha que separava os policiais militares dos manifestantes que buscavam negociar. Enquanto a passagem da marcha era impedida, outra linha de PMs protegia o acampamento a favor do impeachment, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O que se seguiu a partir daí foi uma intensa repressão, com uso de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, tiros de bala de borracha e os novos caminhões da Tropa de Choque e seus jatos d’ água. Os manifestantes tentavam bloquear e atrasar o avanço da PM espalhando e ateando fogo em sacos de lixo e lançando algumas garrafas contra a tropa.

Segundo ato

O segundo ato “Fora Temer”, convocado pelo Coletivo Pela Democracia, ocorreu na terça feira (30/08), na mesma avenida Paulista. A manifestação saiu do Masp e caminhou até a praça Roosevelt. No caminho, em forma de jogral, os manifestantes decidiram que iriam até o jornal “Folha de S.Paulo” protestar contra o veículo considerado “golpista”. Ao ser informada, já na praça Roosevelt, de que a manifestação seguiria até a “Folha”, o comando da PM impediu a passagem da marcha e pediu 20 minutos para decidir o melhor caminho.

Com medo de emboscadas, os manifestantes decidiram dar a volta na praça e seguir pela rua Rego Freitas, sentido largo do Arouche, e dali seguir até o jornal. A PM não havia bloqueado esse trecho. No caminho, teve início a repressão, com a agressão dos jovens sem nenhum motivo, com base na suposição de que naquele momento a manifestação tinha se tornado  uma ameaça aos policiais. Duas adolescentes que foram detidas na ocasião denunciaram que foram chamadas de vagabundas e que ouviram um PM dizer que se fosse um ditadura “o bicho ia ficar feio”.

Terceiro ato

O terceiro protesto, na quarta-feira (1º/09), foi o maior de todos até então. Por volta das 19 horas, partindo do Masp, no mínimo 10 mil pessoas iniciaram uma marcha com destino ao Centro de São Paulo. Na avenida Consolação, alguns manifestantes passaram  a ocupar as duas vias e arrastaram e queimaram sacos de lixo para impedir totalmente o fluxo de carros. Poucos minutos depois, policiais em motos chegaram para retirar as barricadas e dar início à repressão ao protesto.

A partir de então, grandes grupos de manifestantes ocuparam a região central da cidade respondendo à agressão da PM com pedras e mais barricadas. Próximo ao largo do Arouche, uma moto que estava estacionada na calçada foi posicionada no meio da rua por participantes do ato. Após uma discussão sobre se o veículo era de algum trabalhador – e, nesse caso, não seria destruída – ou de alguma empresa privada, o grupo deixou-o de lado e continuou a caminhar. Em seguida, elegeu como alvo de pedras e chutes uma viatura da Polícia Civil.

Naquela altura, os manifestantes decidiram mais uma vez ir até a “Folha de S.Paulo”. No caminho, um atropelamento. Após ouvir gritos de “golpista”, o motorista de uma BMW que aguardava a passagem do ato decidiu avançar e atropelou uma menina. A revolta foi geral. Muitos gritavam para que a placa fosse anotada, outros pediam por socorro. A garota, completamente atordoada e sangrando, se levanta, contraria os pedidos para permanecer deitada e diz:

– Eu resisto. Eu resisto. Fora Temer!

A reportagem da Ponte Jornalismo procurou a assessoria de imprensa da Polícia Militar para comentar sua atuação nas manifestações, mas não teve retorno.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

diego

07/09/2016 - 19h15

Só voltei aqui para reforçar: Polícia de SP, sente o pau nesses lixos

fui

Rachel

07/09/2016 - 17h36

E no aviso pérvio nãop diz que tem que dar o roteiro. Atenção galera. Artg 5 ] item XVI da Constituição Federal.

puts

06/09/2016 - 21h08

eu me orgulho dessa polícia, apenas aceitem o nosso presidentO que vai mudar nosso país para melhor, e tirar a lama que aquela presidentA colocou. Bardeneirozinhos, e não se esqueçam: Bolsonaro 2018!

fabio

06/09/2016 - 18h11

Vcs me desculpem. Respeito todos. Realmente sou contra a maneira de pensar e agir da esquerda, seja pt, pcdb.. Etc. Mas querer dizer que é permitido, e ainda apoiarem, manifestacoes com baderna e quebra quebra é ridiculo. Ate coquetel molotov jogaram no carro do vizinho do temer. O fora dipma fez manifestacao e ninguem viu balas de borracha nem nada disso. Vcs que se dizem inteligentes e que pensam mais que todos deveriam refletir sobre isso. Querem quebrar, jogar pedras e coquetel molotov na policia mas nao querem que revidem ou inibam essas acoes. Que tipo de pensamento cego é esse que o bom sao voces, sempre, e o mal é a policia? Nao acredito que possam defender a depredação de lojas, carros, predios publicos… E chamem isso de manifestacao democrarica

    João Luiz Brandão Costa

    06/09/2016 - 18h26

    Onde tu tava em 2013, quando os Black-blocks depredaram país a fora, e a imprensa só falou em indignação do “povo” contra o governo Dilma…

      fabio

      06/09/2016 - 18h39

      Aconteceu e logo foi inibida. Nao vi NINGUEM apoiando esse pessoal em 2013. Hoje a esquerda esta tratando esse pessoal como vitima. Essa é a diferenca queceu vejo. O pt defende, a dilma defende. Aqui defendem.

        Gerson

        06/09/2016 - 20h56

        Esqueceu rapidinho hein…não lembra da Globonews informando sutilmente aos manifestantes que eles só estavam a duas quadras da ponte Rio-Niteroi e que se a ponte fosse tomada ia complicar muito a situação para o governo? Ou quando invadiram o palácio em Brasília e tocaram fogo dentro? Agora ninguém apoiava isso não, né? Acha que engana quem?.

          fabio

          06/09/2016 - 21h11

          Vcs tem mania de perseguidos. Td mundo persegue vcs. Como ta a venezuela esquerdista? Td mundo buscando comida nos paises vizinhos. Aumento absurdo de venezuelanos pedindo asilo aqui… socialismo nunca funcionou. Vcs sao retrogrados, ufanistas e vivem em um mundo de fantasias. Querem viver como a venezuela, cuba, bolivia, equador…que exemplo de nacoes sao essas????

          Gerson

          06/09/2016 - 21h19

          Fascistinha…aposto com você que se ocorrer um golpe na Venezuela, no outro dia os supermercados e lojas estarão abastecidos. Quer apostar? Os empresários escondem os produtos para gerar insatisfação geral. Isso aconteceu no Chile em 1973 e aconteceu aqui no Brasil na época do Plano Cruzado, com os preços congelados, os empresários esconderam os produtos.

          fabio

          06/09/2016 - 21h46

          Nossa. Sabe qual seu problema? Ou seja, de muitos esquerditas? Tudo é culpa do outro. Vcs são perfeitos, nao erram, nada é responsabilidade de vcs. Vejo pelo lula, dilma, genoino.,, “nao sabia de nada!” !!! Cegos nao, sao desimulados mesmo. Fazem burradas mas a culpa é do empresario, da midia..nunca sabem e nunca fizeram nada. Igual a lulinha. Nao sabe de nada,.. Me parte um abacate viu

          Gerson

          06/09/2016 - 22h04

          Bla bla bla bla golpista…tá lendo muito a NãoVeja…isso faz mal a saúde hein…daqui a pouco vai dizer que comunistas comem criancinhas…

          fabio

          06/09/2016 - 23h20

          Tipico.

          Gerson

          06/09/2016 - 22h06

          Lulinha? Ainda não desistiram disso não? Vai dizer que ele é dono da Friboi? Engraçado, quem comandou a JBS foi o Mereilles, mas esse vocês não falam nada não é…

          fabio

          06/09/2016 - 23h04

          Aguarde. Lula vai ser preso. So vai lhe restar chorar

          fabio

          06/09/2016 - 22h10

          Mas me responda… Ó socialismo fracassou em td lugar porq? Ahh. Culpa da midia, dos empresarios… A venezuela mandou prender, tomou empresas dos outros.. Que adiantou ?? Nada. Todos ainda passam fome

          Gerson

          06/09/2016 - 22h39

          Então vai nos lugares pobres da Venezuela e vê se eles têm a mesma opinião do que a tua? Cara, desde o primeiro dia do Governo Chavez os empresários boicotaram o governo, aliás, como aqui aconteceu igualzinho. Chegaram a dar um golpe fracassado no Chavez. Fracassaram. Passaram então a esconder produtos e fazer terrorismo sistemático ao governo, inclusive com capangas atirando e matando dezenas de apoiadores do governo. O negócio é o seguinte, Chavez, como os governos de Lula e Dilma, direcionaram a receita do governo para os mais necessitados, e isso enfurece a direita, que sempre teve governos voltados para seus interesses. Igualzinho aqui. Não aceitam dividir nada. Querem tudo para eles. São fascistas golpistas igual aos tupiniquins.

          fabio

          06/09/2016 - 23h04

          Meu filho. S venezuela quebrou. Vc nao viu nao??? Acorda. Socialismo so funciona na cabeca de adolescente que depende dos pais.

    Sérgio Silveira

    06/09/2016 - 19h32

    Larga de ser cretino e idiota. Voces, fascistas, infiltram seus marginais, fazem quebradeira sob ordens de voces e da puliça de sum paulo para “justificarem” as agressões que voces cometem.
    Voces são canalhas, fascínoras e hipócritas querendo se passar por anjinhos de deus aqui na terra, sofrendo perseguição injusta dos VERDADEIROS DEMOCRATAS.
    CALA A BOCA!

      fabio

      06/09/2016 - 19h59

      Vc tem pensamentos bem sanos, sqn. Vc mostra com
      Suas palavraa como os petistas agem. Sua mentalidade é de marginal. Cuidado pra nao ser
      Preso junto com o lulaladrao

        puts

        06/09/2016 - 21h10

        Liga não Fábio, só é um PTistatiznho. PT não tem vez agora, voltem para suas casinhas! Haha! Dilma na cadeia!

        Galvão

        06/09/2016 - 22h18

        Ainda bem pra você que covarde se esconde no anonimato. Acho que enfrentar a SS dos tucanos é temerário. Mais produtivo é caçar os golpistas nos ambientes que frequentam, longe das balas de borracha, e bombas de gaz lacrimogênio. Mas as coisas vão evoluir pois ninguém vai ficar eternamente nas ruas gritando foratemergolpista Ações mais concretas vai acontecer. #foragolpistasnaotemcarroblindadoparatodos.

          fabio

          06/09/2016 - 23h02

          Vai continuar tomando cacete

    Rachel

    07/09/2016 - 17h29

    Fábio estás passando bem ? Já fostes a um oftalmologista?

    Artigo 5, item XVI da constituição federal.

      Rachel

      07/09/2016 - 17h34

      Ah foi lindo ontem (06/09) aqui em Floripa. E a gente cantava assim: ” que coincidência não tem PM não tem violência”.
      Porque nos dias 29/08, 31/08 e 02/08 tinha polícia e violência É só procurar os vídeos. Estão por toda a internet.

diego

06/09/2016 - 15h20

A polícia realmente falhou, principalmente em usar balas de borracha

deviam é usar balas de verdade e mandar meia duzia desses lixos para o cemitério

    Sérgio Silveira

    06/09/2016 - 19h27

    Cuidado, que quem pode receber tiro de verdade pode ser voce…

      fabio

      06/09/2016 - 20h00

      Falou o marginal.

      diego

      07/09/2016 - 19h12

      Quando baseado passar a ser capaz de dar tiro, quem sabe…

    puts

    06/09/2016 - 21h11

    Concordo!

    Gerson

    06/09/2016 - 20h57

    Puxa, tão machão atrás da tela do computador, pedindo ajuda para os PMs…que bonitinho…
    Vem você dar tiro panaca…vem, mostra tua carinha aqui na rua…vem.

      diego

      07/09/2016 - 19h09

      Relaxa que talvez ano que vem eu já esteja na polícia de SP, e espero muito a oportunidade de cegar dois olhos (ao invés de um) de qualquer manifestante maconheiro


Leia mais

Recentes

Recentes