Menu

Congresso em Notas: se o painel for aberto sem pelo menos 257 votos pela cassação, Cunha estará absolvido no processo de cassação

Foto: Lula Marques/AGPT CONGRESSO EM NOTAS No.39, 10/09/2016 CASSAÇÃO DE CUNHA? Na segunda-feira ocorrerá, finalmente, a sessão plenária sobre a perda de mandato por quebra de decoro de Eduardo Cunha (PMDB/RJ). A cassação do deputado tem que ser aprovada por maioria absoluta. Abstenções e ausências contam a favor do ex-presidente da Câmara. A votação é […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília- DF 2015 Foto Lula Marques/Agência PT Primeiro secretario da Câmara Beto Mansur lendo o pedido de impeachament ao lado de Eduardo Cunha.

Foto: Lula Marques/AGPT

CONGRESSO EM NOTAS

No.39, 10/09/2016

CASSAÇÃO DE CUNHA? Na segunda-feira ocorrerá, finalmente, a sessão plenária sobre a perda de mandato por quebra de decoro de Eduardo Cunha (PMDB/RJ). A cassação do deputado tem que ser aprovada por maioria absoluta. Abstenções e ausências contam a favor do ex-presidente da Câmara. A votação é aberta, mas os votos só são conhecidos depois que o escrutínio se encerra. Assim, se o painel for aberto sem pelo menos 257 votos pela cassação, Cunha estará absolvido.

IMPEACHMENT. A aprovação final do impeachment de Dilma Rousseff e a preservação de seus direitos políticos – que seriam suspensos por efeito da sanção criminal – reforça o argumento de não houve de fato uma condenação por crime de responsabilidade, mas sim um voto de desconfiança, instituto inexistente no presidencialismo. A decisão do Senado confirma a tese de que houve um golpe parlamentar e também abre precedente para desvincular a perda de mandato da perda dos direitos políticos, algo que pode beneficiar Eduardo Cunha.

VOTO DE DESCONFIANÇA. O Senador Telmário Mota (PDT-RR) foi o único a mudar o voto, e posicionou-se favoravelmente ao impeachment no julgamento. Segundo discurso proferido por ele, Dilma não cometera crime. Contudo, como divulgou a imprensa, Mota sentiu-se traído nos acordos políticos para a prefeitura de Boa Vista.

PARLAMENTARISMO. Em março o Senado aprovou a criação de uma comissão especial para debater a adoção do parlamentarismo, ainda não instalada. Tramita no STF um mandado de segurança (MS 22.972) que questiona se é possível a mudança de um sistema de governo via emenda Constitucional. O MS foi pautado em março, mas não foi ainda julgado. Nas informações que prestou ao STF, o Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB/AL), manifestou-se favorável ao parlamentarismo. Esse sistema de governo tem apoio de outras figuras políticas como Eunício Oliveira (PMDB/CE), Aloysio Nunes (PSDB/SP) e José Serra (PSDB-SP).

PEDALADA. Foi aprovada e sancionada a Lei 13.332/2016, que “modifica os limites para a abertura de créditos suplementares sem necessidade de autorização do Congresso”. Uma das acusações contra Dilma que levaram ao impeachment foi exatamente a abertura de crédito suplementar.

10 MEDIDAS CONTRA A CONSTITUIÇÃO. “Combater corrupção fragilizando a lei é o mesmo que apagar fogo com querosene”. Essa é a frase proferida pelo jurista Marcelo Semer em debate na Câmara dos Deputados sobre o projeto “10 Medidas de Combate à Corrupção” (PL 4850/2016) – apelidado de “10 Medidas Contra a Constituição”. A proposta, de 12 Procuradores da República, apresentada formalmente por membros da bancada evangélica e da bala, é criticada em seus fundamentos e por seus efeitos. Os deputados e advogados Paulo Teixeira (PT/SP) e Wadih Damous (PT/RJ) consideram que as medidas violam direitos fundamentais, como a presunção de inocência e a garantia do devido processo legal.

AS MEDIDAS. Dentre as propostas, há uma “pegadinha”, que seria induzir servidor público a cometer um ilícito, a fim de verificar se ele seria aprovado em um teste de integridade; a ampliação do sigilo da fonte, válido para o jornalismo, para o processo criminal; a legalização de provas obtidas por meios ilícitos; e a legalização da prisão para delação (que já vem sendo praticada). Como a história passada e presente mostra, medidas de exceção não servem para diminuir a criminalidade, servem simplesmente como instrumento de perseguição política, de classe, de raça. Para saber mais sobre o projeto, leia artigo de Semer aqui.

OFENSIVA RURALISTA. Em menos de duas semanas a CPI do INCRA e da FUNAI, extinta pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), foi recriada. A CPI, aliada ao Tribunal de Contas da União, visa paralisar o processo de reforma agrária e a demarcação de terras indígenas. Segundo os parlamentares defensores dos trabalhadores sem-terra e das populações tradicionais, a ofensiva tem também por objetivo perseguir gestores, lideranças e pesquisadores que atuam na causa.

DRU. Foi aprovada a Desvinculação de Receitas da União até 2023. Pela DRU, fatias do orçamento vinculadas a despesas obrigatórias (inclusive as previdenciárias) podem ser usadas para outros fins, como a realização de superávit primário, desde que observados os limites constitucionais.

O Congresso em Notas é uma parceria do Cafezinho com o Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), ligado ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

Visite nosso site: http://congressoemnotas.tumblr.com/

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Aparecida Lacerda Jubé

11/09/2016 - 19h30

A cassação foi marcada para uma segunda feira, para isso mesmo, manobra dos velhacos, corruptos, que sabem que são iguaizinhos ao Cunha, além disso financiados por ele.

Ben Alvez

11/09/2016 - 14h21

Se a Câmara dos Deputados absolver o corrupto Eduardo Cunha não será nenhuma surpresa: ladrão absolve ladrão.

Gustavo Horta

11/09/2016 - 10h02

Bem vindos ao inferno. Bienvenido al infierno. Welcome to The Hell.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/12/bem-vindos-ao-inferno-bienvenido-al-infierno-welcome-to-the-hell/

“Regozijo? Alguns, certamente.
Até na favela perto de casa, alguns fogos e comemorações. Traficantes comemoram a liberdade da “iniciativa privada”; seus líderes no poder.
Só que não! Quem sentirá o retrocesso somos nós, o povo brasileiro.
Os golpistas traidores e sabotadores, serão satanás.
O inferno será o nosso. O inferno será todo nosso. Eles são o próprio demo.
De agora em diante, viveremos uma demo-cracia, como já o fora antes!
“Aos vencedores, o inferno – Fernando Morais …”

É. Chegamos lá.

em tempo, #FORATEMER

Gustavo Horta

11/09/2016 - 09h48

Chegamos ao inferno! Bem vindos…
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/12/chegamos-ao-inferno-bem-vindos/

É. Chegamos.

“Fernando Morais – Esta noite, no nono círculo do inferno, vão se abrir as portas da esfera antenora, aquela em que padecem por toda a eternidade os traidores da pátria. Rios congelados e cascatas de fogo e sangue vão receber os golpistas brasileiros de 2016.

Perdei toda a esperança, vós que entrais. …”


Leia mais

Recentes

Recentes