Menu

A cassação de Eduardo Cunha coloca Moro e a Lava Jato em uma sinuca de bico

(Cunha, o homem-bomba. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil) Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho Notícia de hoje na Folha afirma que a Procuradoria-Geral da República quer endurecer as negociações com Eduardo Cunha acerca de uma possível delação premiada. Um trecho da matéria: Na análise de integrantes da PGR, um acordo não seria positivo para a instituição […]

36 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante sessão Plenaria

(Cunha, o homem-bomba. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Notícia de hoje na Folha afirma que a Procuradoria-Geral da República quer endurecer as negociações com Eduardo Cunha acerca de uma possível delação premiada. Um trecho da matéria:

Na análise de integrantes da PGR, um acordo não seria positivo para a instituição neste momento, a não ser que Cunha apresente um grande volume de provas documentais, restitua o dinheiro que, segundo as investigações, desviou da Petrobras – mais de R$ 150 milhões, nas contas dos procuradores – e cumpra alguns anos de prisão em regime fechado.
Outro ponto que pesa contra o peemedebista são os sucessivos embates diretos travados entre ele e o procurador-geral, Rodrigo Janot.

Fica evidente toda a politicagem que norteia a ação do MPF, a ser verdade o que diz a Folha.

O acordo de delação premiada com Cunha pode não sair por motivos totalmente políticos (‘um acordo não seria positivo para a instituição neste momento’) e pessoais (os embates de Cunha com Janot).

É uma vergonha o Ministério Público, como fiscal da lei que é, atuar pensando na repercussão das suas ações na opinião pública, quando sua obrigação é atuar tecnicamente e com isenção.

A diferença entre o tratamento dado a Cunha e a outros delatores é outra evidência da atuação partidária da Lava Jato.

Enquanto os que delataram petistas devolveram uma parte do dinheiro e cumprem prisão domiciliar em mansões de luxo, Cunha, magoado com o governo golpista e com um potencial explosivo incalculável, terá sua delação dificultada pela PGR, segundo a Folha.

Claro que Cunha é um gângster e deve pagar pelo que fez, conforme a lei.

O problema é essa diferença de tratamento absurda entre os que entram no jogo da Lava Jato, falando o que os meganhas querem ouvir, e os que têm o potencial de implodir o governo Temer, como Cunha.

Vai ser interessante acompanhar a ação da Lava Jato contra Cunha, agora que este perdeu o foro privilegiado e será julgado por Sérgio Moro.

Se Cunha for punido exemplarmente pode chutar o balde e entregar tudo que sabe – se não for em uma delação premiada poderia ser em uma entrevista a algum órgão de imprensa mesmo -, o que traria riscos enormes de um terremoto político com péssimas consequências para o governo dos sem voto. Depois da sua cassação ele já prometeu escrever um livro contando os diálogos com todos os personagens que conversaram com ele sobre o impeachment.

Se for poupado para que não abra a boca, a Lava Jato confirmaria cabalmente o seu viés político e a sua participação no golpe. A leniência de Moro com Cláudia Cruz virou piada nas redes, desmoralizando mais um pouquinho a operação. Eventual leniência com Eduardo Cunha seria a desmoralização completa da Lava Jato.

A cassação do mandato de Cunha pela Câmara colocou uma bomba nas mãos de Sérgio Moro.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maurício Reynaldo

20/10/2016 - 01h58

Pedrão, que bola fora, viu, o Cunha está preso…rs.

Esmeraldo Cabreira

16/09/2016 - 17h05

A DIFICULDADE AÍ É QUE O NAZI-JUIZ E OS PROCURADORES DA REPÚBLICA SÃO “IRMÃOS” MAÇONS DE CUNHA E QUADRILHA……… POR ISTO AS BONDADES DA DEVOLUÇÃO DO PASSAPORTE DA MADAME CUNHA…… IRMÃO NÃO PODE PREJUDICAR IRMÃO!! KKKKKKKK!
E JANOT E TEMER TAMBÉM COMUNGAM DA FÉ MAÇÂNICA QUE DOMINA O STF, A OAB, O TCU, O JUDICIÁRIO BRASILEIRO E A PROCURADORIA FEDERAL…………………KKKKKKKKKKKKKKKKKK!
LÁ AGORA É REDUTO DA GRANDE IRMANDADE IANQUE……..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
OU ALGUÉM TEM ALGUMA DÚVIDA DISTO! POSSO TRADUZIR EM LINGUAGEM NATIVA…KKKK!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

    adailton bezerra

    07/01/2017 - 14h25

    Concordo. O mundo é dominado pela ganância e mentiras, liderado pelo EUA.

willams will

15/09/2016 - 13h16

A OAB deveria caçar a carteira de advogado do Moro, por imperícia, má conduta, parcialidade, quebra de decoro na função de juiz, vazamento das delações para a PIG, espionagem contra os réus e seus advogados, desvio de conduta, crime de escuta e publicação de material não autorizado e criminoso, posição partidária declarada, perseguição política partidária, desvio dos recursos públicos recuperados da Petrobras, Proporcionar a quebradeira das indústria de importante setor da economia, incitar ódio contra o PT e ao Lula, obstrução da Lava Jato, seletividade nas delações premiadas, prisão arbitrária, falsas provas, achar que tem poder de adivinhar e condenar puramente por palpites e fofocas. Poderia citar mais, porque esse Moro não tem conduta de juiz, muito menos de quem deseja combater de fato a corrupção, porque se assim o fosse capaz de fazer, teria prendido os ladrões que aparecem na lava jato e teria investigado de fato os bandidos corruptos desse país. Todo mundo sabe que são eles, menos o Moro, por uma mera formalidade: Isso não vem ao caso! Vai trabalhar seu juizinho de nada!

willams will

15/09/2016 - 13h04

Quem disse que o Moro vai investigar alguma coisa do Cunha ou aceitar a delação dele? Se ele o fizer, terá que prender os Marinhos, os Frias, Toda PIG, os dono do Santander, Os dono da Gerdau, a família de Cunha inteira, O Renan, O Aécio, O FHC , O Serra, O Meirelles, Os procuradores metidos, Os juízes metidos, o Temer, O Conselho da FIESP inteira, O Sarney, O Jucá, O Maranhão, 150 Deputados envolvidos como sempre em corrupção, 37 Senadores envolvidos com corrupção, Alguns delegados da PF, Um ou dois Ministros do STF/ TRE, Alguns policiais da PF e não só o Japonês, Alguns da PGR, Alguns do TCU, Alguns Governadores, Tesoureiros de partidos como os do PSDB, DEM, PP, PR, PSB, PSC, PTB, PMDB e por aí vai. E olha que isso não é domínio dos fatos, há provas concretas e documentais que ele tem em poder! resta saber se: O Moro tem medo, ou Se é frouxo e covarde, Se só deseja incriminar o Lula e o PT, Se tem medo que na delação possa ter seu nome envolvido em mentiras, Se será apresentado provas contra o Engavetador Geral da União. E ainda será apresentado em PowerPoint a culpa do Lula de ser o candidato preterido pelo povo em 2018, entre outras coisas!

    ollama

    25/09/2016 - 06h05

    Hum, isso me Lembra um caso também com esse “*cara” Moro em que Ele “abafou” o Maior escândalo de Todos, pois (segundo os próprios investigadores, Delegados e Procurador) o escândalo envolvia esses GRANDES, mídia Golpe-Sionista, caciques Tucanos etc …
    Leiam e Relembrem:
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/banestado-ali-comecou-o-nao-vem-ao-caso

    *Por “cara” pode-se entender Bandido, canalha, agente de interesses estrangeiros, traidor da pátria e adjetivos correlatos.

Weliton De Jesus

14/09/2016 - 18h53

Os tempos do Engavetador Geral da República voltaram, não há investigação para apurar os mal feitos da Direita, e quando tem a gente sabe bem os termos da sentença mesmo antes de se instaurar o processo. Quando é contra a Direita, todo processo é arquivado por “falta” de provas, quando é contra a esquerda quando não tem provas, eles produzem, quando não consegue-se produzir as provas, a “justiça” condena-se pelo domínio do fato, agora diz aí, é perseguição ou não é? Vcs nunca virão um canalha da Direita ser condenado pelo domínio do fato.

label vargas

14/09/2016 - 18h37

-A cassação do mandato de Cunha pela Câmara colocou uma bomba nas mãos de Sérgio Moro-
Este último parágrafo revela (mais uma vez) a ingenuidade dos defensores do governo democrático derrubado.Alguém imagina que a jogada post-cassação não está pronta?por que o desgoverno Traíra deixaria os bandidos da câmara votar a vontade?óbvio que já está tudo planejado,se” entrega” o Cunha que irá para um longo,longo,longo processo estilo Maluf e se justifica a caçada a Lula,iniciada hoje formalmente e que terá um trajeto tortuoso,midiático,desgastante em vias de evitar a sua candidatura as supostas eleições em 2018.

timteobatalha

14/09/2016 - 17h50

Oxente!!!
Cadê meu amiguinho Torres que não apareceu por aqui pedindo provas cabais contra eduardo cunha!!!???????
Oxi Mano !!!
O Lula é inocente…mas o dudu cunha NÃO!!!

crazy-fla

14/09/2016 - 17h23

É perigoso fazerem com ele oq fizeram com o PC Farias!!!

    ollama

    25/09/2016 - 06h12

    Putz, eu havia pensado nessa mesma coisa hj, e por “coincidência” li seu comentário com a mesma ideia. Esse poder todo, esse conhecimento todo de sujeiras, e tanta Mutreta Pesada Rolando … Lembrei do Pc e seu destino. Se Bem q esse poderia ter sido o destino do moro tempos atrás. O Brasil, talvez estivesse mais seguro agora; E sem tanta crise.

Regina Maria

14/09/2016 - 16h49

Isso que a Folha escreveu é uma preparação do terreno para o que está por vir. Nada acontecerá, será aliviado em tudo para que os golpistas, MPF incluído, possam continuar a surfar anti-PT. E não duvido que ele se vá para a Itália já que tem dupla cidadania, viver sua vida de nababo com sua olhos estatelados.

Mannish Manalishi

14/09/2016 - 16h39

Sinuca já houve muitas e não deram em nada de fato. O golpe passou e continua no poder. O máximo que ocorre é uma minoria perceber as manobras dos golpistas, denunciar e ser acusada de ser petista, comunista, bolivarianista, etc.
Entre essas pessoas tudo se ajeita e a votação mostra que o Cunha perdeu relevância até pra ser delator.

    Marcos

    14/09/2016 - 17h51

    Concordo plenamente. Muitas pessoas que sairam as ruas para protestar contra a corrupção ja admitem tranquilamente que o importante é a governabilidade e a corrupção, Cunha etc. é o de menos. São os relativistas morais.

Júlio

14/09/2016 - 13h48

O cara sabe demais,ai está a salvação dele , jogo que tem acórdão aí ! E para não prejudicar os golpista a lava jato deixará ele na boa ,por isso que não vai ter delação, irão dificultar o máximo podem crer.

Aldo

14/09/2016 - 13h21

Sinuca de bico estão Lula, Dilma e seus asseclas, quadrilheiros latinoamericanos a um passo do xilindró. Cadeia, inclusive, é lugar para bandidos e comparsarias.

    Mannish Manalishi

    14/09/2016 - 16h41

    Vai, fascistopata, vai pedir pela ditadura militar que vocês fascistas tanto querem.

    Marcos

    14/09/2016 - 18h27

    Você leu o assunto de que estamos tratando ? alguém aqui está tratando de Lula, Dilma etc ? Estamos tratando do atual poder do Brasil, acorda Aldo, você dormiu em maio e pensa que ainda estamos no governo Dilma. Acorda rapaz ! a bola da vez é Cunha e Temer

Alexandre Santos

14/09/2016 - 13h14

Preste bem atenção um deputado da paraíba unha e cutícula do Cunha vou pela cassação, Manuel Junior, é difícil explicar isso. Na minha opinião esta tudo acertado. Quem vai manter o Cunha é Igreja da qual ele faz parte ela recebe dinheiro vivo!! e muito, Cunha terá para sempre vida boa,,,, pode escrever.

Roberto

14/09/2016 - 12h35

Não tem sinuca nenhuma. Tá tudo dominado. Cunha já fez acordo pra ficar quietinho, curtindo sua mansão comprada com dinheiro público.

    timteobatalha

    14/09/2016 - 17h51

    é merrmo!! Vai até escrever um livrinho que a folha já tá dizendo que é besti séleri!!!

      Weliton De Jesus

      14/09/2016 - 18h45

      Eu vou comprar um exemplar, como diz o Eduardo Costa, ” Pega foooooooogo cabareeeé”

Weliton De Jesus

14/09/2016 - 12h31

O Brasil tem o dever de proteger a integridade física de Eduardo Cunha, ele é um Arquivo Vivo, ele é a peça, Eduardo Cunha, o Brasil o condecorará como herói nacional se o senhor contar tudo o que sabe, tudo absolutamente tudo, tanto da esquerda quanto da direita, após isso sairemos às ruas conclamando sua absolvição.

    Sérgio Silveira

    14/09/2016 - 13h04

    Voce se acha acima do bem e do mal? Filho de Deus? Porque para falar tamanha sandice, só pode!!
    A integridade física é dever da Justiça e não do Brasil como um todo.
    Transformar um BANDIDO em herói, só pode ser coisa de coxinha. Nem que ele derrube temer e prenda aécio. Continuará BANDIDO!
    Falar ainda algo da esquerda, depois do que ele fez? Só se voce for um idiota…
    E sair pedindo sua absolvição? De novo, só pode ser coisa de coxinha!
    Eu quero é o moro PRESO!! Aí sim, quem fizer isto tem que ser condecorado e aclamado pelo BRASIL dos brasileiros e não dos coxinhas de verde e amarelo!

      Aldo

      14/09/2016 - 13h22

      Vai trabalhar!

        timteobatalha

        14/09/2016 - 17h55

        trabalhando ou não…VERDADE SEJA DITA!!!

        Marcos

        14/09/2016 - 18h31

        Ih Aldo já vi que você é que nem o Barrichello, é uma perto e outra fora. Nao da uma dentro ! :-)

      Weliton De Jesus

      14/09/2016 - 13h34

      Sérgio, eu sou mais esquerda do que vc possa imaginar, mas acima.dr qualquer ideologia política vêem a verdade, eu sou PT, sou Lula, sou Dilma, e acredito veementemente que o Dirceu é preso político.

      Júlio

      14/09/2016 - 13h59

      Concordo contigo ,juiz é para julgar e com justiça e deve ser imparcial ,pelo que vejo os vazamentos é só para prejudicar o PT, ele não apresentou prova válida ainda. Será que ele também tem conta em banco estrangeiro com pagamento pelo serviço prestado aos golpista ? Será que algum dia ele será também investigado ?

        timteobatalha

        14/09/2016 - 17h55

        com certeza amigo!!
        Um belo dia, o juizim coca-cola será bebido!!!

    Aldo

    14/09/2016 - 13h22

    Boa, Weliton! É assim que pensa um brasileiro justo e decente.

      Marcos

      14/09/2016 - 18h30

      O Aldo acordou ! :-) valeu por este gesto Weliton. Mas o Cunha nao vai contar nada, ou melhor, talvez conte sobre o PT. Sobre a direita ele nao vai dar uma só palavra, este é o trato para mantê-lo solto.

    timteobatalha

    14/09/2016 - 17h53

    ele até quer contar tudo!! mas a globo, a fôia e a zóia já disseram que não vão divulgar..e que não darão microfone pra ele!!!

Fontele

14/09/2016 - 11h28

Não se pode deixar de lado a hipótese de que, por meio da desmoralização da lava jato, o governo golpista encontraria um excelente motivo/argumento para o seu enterro.

    Júlio

    14/09/2016 - 14h05

    Desmoralizado já está ! Só se forem imparcial e não seletivo para serem moral ,aí tem algo suspeito desde o início ,por que hajem parcial é só acusam e investigam um partido.

      timteobatalha

      14/09/2016 - 17h57

      Porque são frouxos e burros!!!
      Todo corrupto é burro !!
      Corrupção é mediocridade de quem não sabe conquistar honestamente!!!


Leia mais

Recentes

Recentes