Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista coletiva no ministério (Valter Campanato/Agência Brasil)

FGV: recuperação econômica não virou realidade em agosto e governo Temer continua afundando a economia

Por Redação

21 de setembro de 2016 : 08h21

Retomada da economia não virou realidade em agosto, diz FGV

na Folha

A esperada recuperação econômica não se materializou, em agosto, nos dados que monitoram a atividade.

Segundo informações divulgadas pela FGV, com a metodologia do instituto americano Conference Board, os dados que acompanham a atividade no presente recuaram em agosto pelo segundo mês seguido.

Pesaram no desempenho negativo a baixa na ocupação do mercado de trabalho e a menor produção de papelão ondulado (usado em embalagens). O consumo de energia pela indústria ficou praticamente estável e as vendas do comércio tampouco mostram dinamismo.

Já os indicadores que buscam antecipar a tendência da economia subiram pelo sétimo mês seguido, puxados por expectativas positivas de investidores do mercado financeiro, consumidores e empresários do setor de serviços.

Também ajudou a estabilidade da taxa de câmbio, que conteve a queda dos preços de produtos negociados pelo país no exterior.

Segundo o pesquisador Paulo Picchetti, se as incertezas políticas parecem perder fôlego, sobram dúvidas no campo econômico.

O Banco Central avisou que não cortará juros até que haja indicativos de que o ajuste fiscal será feito.

“Diminuiu a incerteza, mas longe do suficiente para se dizer que está aberto o caminho para uma retomada”, afirmou Picchetti.

Os indicadores adicionam interrogações sobre a velocidade de recuperação da economia. A queda da arrecadação de impostos sobre lucros das empresas em agosto e o declínio da importação de máquinas e equipamentos corroboram uma visão mais cética sobre uma retomada rápida.

“São mais elementos que sugerem que a recuperação parece ter ficado para o quarto trimestre”, diz Picchetti.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Pedro Pereira

21 de setembro de 2016 às 09h16

na foto meirelles mostra o tamanho do nabo…

Responder

Leonardo

21 de setembro de 2016 às 09h13

antes do governo temer, a economia tava beleza né?

Responder

    Carlos

    21 de setembro de 2016 às 11h06

    Melhor que hoje, com certeza. Na cidade onde moro, a rua do comercio sempre tava cheia, fervilhava. Desde que ele assumiu, o lugar tá sossegado. Tenho uma conhecida que tem loja na José Paulino, em SP, e postou uma foto da rua vazia num sábado! Antes, mesmo com os mil problemas, havia bastante movimento.

    Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Bolsonaro O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade