Menu

O caixa dois, o congresso e a antipolítica

por Mauro Santayana, em seu blog Por mais que se tenha que combater o poder econômico na política – e a proibição do financiamento empresarial de campanha vai, teoricamente, nesse sentido – não se pode, moralmente, aceitar que se puna, agora, o Caixa Dois, com base no mesmo argumento mendaz e revisionista que permitiu a […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Mauro Santayana, em seu blog

Por mais que se tenha que combater o poder econômico na política – e a proibição do financiamento empresarial de campanha vai, teoricamente, nesse sentido – não se pode, moralmente, aceitar que se puna, agora, o Caixa Dois, com base no mesmo argumento mendaz e revisionista que permitiu a condenação retroativa de Dilma Rousseff no caso de “pedaladas” que sempre estiveram incorporadas ao universo administrativo brasileiro, até serem transformadas em crime, justamente para afastar, definitivamente, do poder, a Presidente da República.

Do ponto de vista tático, só o Congresso pode combater – com suas prerrogativas essencialmente legislativas – o avanço, ilegítimo, manipulador e deturpatório, dos procuradores e juízes sobre a seara política – e deve fazê-lo de forma desassombrada, buscando esclarecer a opinião pública sobre o que está ocorrendo com a República.

É preciso que deputados e senadores de todos os partidos saiam da defensiva e retomem a iniciativa.

A Câmara e o Senado podem estar cheios de defeitos, mas eles têm uma coisa que os jovens janotas do Sr. Janot não têm, e continuarão não tendo, apesar de se dedicarem a campanhas de coleta de assinaturas, que os nacionalistas e os defensores do Estado de Direito também podem promover: o voto.

Canalhas eventuais, eleitos, são passíveis de ser trocados a cada novo pleito.

O povo pode ser educado.

Com a plutocracia – em parte cada  vez mais autosuficiente e autoelevada por seus sagrados concursos e seu inflado e armaniano ego à condição de pequenos deuses vingadores – dificilmente ocorre o mesmo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gerson

22/09/2016 - 06h52

Além do caixa dois, não podemos esquecer que dois dias depois de derrubarem a Presidenta Dilma, os canalhas do senado tornaram legal as ditas pedaladas fiscais. Isso não pode cair no esquecimento.

Torres

21/09/2016 - 17h53

mais um texto no cafezinho defendendo o indefensável.
ninguém do povo, da esquerda a direita, quer anistia para caixa 2 de nenhum partido.
vcs estão se queimando com os leitores mais críticos.

    migueldorosario

    21/09/2016 - 17h58

    Obrigado pela tocante preocupação, Torres. Mas publicar a opinião livre e inteligente de Santayana nunca nos “queimará”.

      Torres

      21/09/2016 - 18h14

      ah, queima sim, Miguel.
      vcs estão defendendo anistiar algo que é criminoso e moralmente inaceitável.
      vc, Altman e agora Santayana.
      ainda bem que o PSOL impediu, hein…
      pegou muito mal para o congresso.

    Camilo Coelho

    22/09/2016 - 08h48

    Torres, você tem toda razão. Não dá para defender o indefensável. Caixa 2 é crime, é errado moralmente, é um velho expediente da direita, e a “esquerda” que usou os velhos expedientes da direita e se lambuzou nessa corrupção toda jogou-nos nessa situação deplorável. E agora em que todos clamam uma autocrítica da esquerda esses senhores vêm defendendo o indefensável. Até quando vamos cair nessa dos fins justificando os meios? O texto é tão fraco que aborda apenas lateralmente a tese central, pois sabe que não há argumentos pra defender isso. Acabaram de tomar uma punhalada nas costas e já tão compondo fileiras na defesa dos interesses dos traíras. Lamentável.

      Torres

      22/09/2016 - 08h56

      Camilo, eu acho lamentável.
      o PT está destruído moralmente e ainda me faz uma coisa dessas?
      fico perplexo.
      votei e defendi o PT por muitos anos.
      o PT me traiu.
      e agora não me importo mais se o partido se lascar.


Leia mais

Recentes

Recentes