Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

O caixa dois, o congresso e a antipolítica

Por Redação

21 de setembro de 2016 : 17h00

por Mauro Santayana, em seu blog

Por mais que se tenha que combater o poder econômico na política – e a proibição do financiamento empresarial de campanha vai, teoricamente, nesse sentido – não se pode, moralmente, aceitar que se puna, agora, o Caixa Dois, com base no mesmo argumento mendaz e revisionista que permitiu a condenação retroativa de Dilma Rousseff no caso de “pedaladas” que sempre estiveram incorporadas ao universo administrativo brasileiro, até serem transformadas em crime, justamente para afastar, definitivamente, do poder, a Presidente da República.

Do ponto de vista tático, só o Congresso pode combater – com suas prerrogativas essencialmente legislativas – o avanço, ilegítimo, manipulador e deturpatório, dos procuradores e juízes sobre a seara política – e deve fazê-lo de forma desassombrada, buscando esclarecer a opinião pública sobre o que está ocorrendo com a República.

É preciso que deputados e senadores de todos os partidos saiam da defensiva e retomem a iniciativa.

A Câmara e o Senado podem estar cheios de defeitos, mas eles têm uma coisa que os jovens janotas do Sr. Janot não têm, e continuarão não tendo, apesar de se dedicarem a campanhas de coleta de assinaturas, que os nacionalistas e os defensores do Estado de Direito também podem promover: o voto.

Canalhas eventuais, eleitos, são passíveis de ser trocados a cada novo pleito.

O povo pode ser educado.

Com a plutocracia – em parte cada  vez mais autosuficiente e autoelevada por seus sagrados concursos e seu inflado e armaniano ego à condição de pequenos deuses vingadores – dificilmente ocorre o mesmo.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Gerson

22 de setembro de 2016 às 06h52

Além do caixa dois, não podemos esquecer que dois dias depois de derrubarem a Presidenta Dilma, os canalhas do senado tornaram legal as ditas pedaladas fiscais. Isso não pode cair no esquecimento.

Responder

Torres

21 de setembro de 2016 às 17h53

mais um texto no cafezinho defendendo o indefensável.
ninguém do povo, da esquerda a direita, quer anistia para caixa 2 de nenhum partido.
vcs estão se queimando com os leitores mais críticos.

Responder

    migueldorosario

    21 de setembro de 2016 às 17h58

    Obrigado pela tocante preocupação, Torres. Mas publicar a opinião livre e inteligente de Santayana nunca nos “queimará”.

    Responder

      Torres

      21 de setembro de 2016 às 18h14

      ah, queima sim, Miguel.
      vcs estão defendendo anistiar algo que é criminoso e moralmente inaceitável.
      vc, Altman e agora Santayana.
      ainda bem que o PSOL impediu, hein…
      pegou muito mal para o congresso.

      Responder

    Camilo Coelho

    22 de setembro de 2016 às 08h48

    Torres, você tem toda razão. Não dá para defender o indefensável. Caixa 2 é crime, é errado moralmente, é um velho expediente da direita, e a “esquerda” que usou os velhos expedientes da direita e se lambuzou nessa corrupção toda jogou-nos nessa situação deplorável. E agora em que todos clamam uma autocrítica da esquerda esses senhores vêm defendendo o indefensável. Até quando vamos cair nessa dos fins justificando os meios? O texto é tão fraco que aborda apenas lateralmente a tese central, pois sabe que não há argumentos pra defender isso. Acabaram de tomar uma punhalada nas costas e já tão compondo fileiras na defesa dos interesses dos traíras. Lamentável.

    Responder

      Torres

      22 de setembro de 2016 às 08h56

      Camilo, eu acho lamentável.
      o PT está destruído moralmente e ainda me faz uma coisa dessas?
      fico perplexo.
      votei e defendi o PT por muitos anos.
      o PT me traiu.
      e agora não me importo mais se o partido se lascar.

      Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou?