Menu

Lava-Jato: Estratégia de Cunha mira Michel Temer, mas Moro barra suas pretensões

Nova fase da Lava-Jato se aproxima do depoimento de Eduardo Cunha e PMDB está em alerta. Estratégia da defesa de Cunha é apontar o presidente Michel Temer como figura que teria conhecimento dos atos ilícitos e conhecimento sobre indicações, decisões e influências, e poderia então ser responsabilizado na Lava Jato. Sérgio Moro interpretou que Cunha […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nova fase da Lava-Jato se aproxima do depoimento de Eduardo Cunha e PMDB está em alerta. Estratégia da defesa de Cunha é apontar o presidente Michel Temer como figura que teria conhecimento dos atos ilícitos e conhecimento sobre indicações, decisões e influências, e poderia então ser responsabilizado na Lava Jato. Sérgio Moro interpretou que Cunha tentava investigar Michel Temer, por isso, liberou perguntas seletas ao Presidente.

No Jornal GGN

Moro impede que Cunha acuse envolvimento de Temer no esquema

“Nenhuma denúncia pesa contra o presidente da República”, respondeu Sérgio Moro

O juiz federal Sérgio Moro barrou a clara estratégia da defesa de Eduardo Cunha (PMDB) de reverter a responsabilidade que recai sobre ele na mira da Operação Lava Jato para o presidente Michel Temer, com duplo viés: se Temer desconhecer, Cunha não pode ser condenado; e se Temer responder as perguntas, é ele quem deve responder na Justiça.

Mas de um total de 41 perguntas enviadas pelo advogado do peemedebista para o presidente responder por escrito, apenas 20 foram liberadas por Moro. Conforme divulgou o GGN, o ex-presidente da Câmara arrolou Michel Temer para ser sua  testemunha na investigação contra o ex-parlamentar na Lava Jato em Curitiba.

E, pelo teor das perguntas, a estratégia da defesa de Cunha é provar que, se ele era um dos responsáveis por comandar o esquema de corrupção dentro do PMDB na Petrobras, o então presidente da sigla, Michel Temer, teria conhecimento sobre indicações, decisões e influências, e poderia então ser responsabilizado na Lava Jato.

Caso contrário e mais provável, se Temer negasse o conhecimento ou as informações, Cunha argumentaria que não ele pode ser responsabilizado. Em uma das perguntas, o ex-deputado pergunta se Temer recebeu o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada em sua própria residência, em São Paulo, e se teve conhecimento de reunião com fornecedores da estatal em seu próprio escritório, “com vistas à doação de campanha para as eleições de 2010”.

As questões elaboradas por Cunha junto a seus advogados referem-se a indicações para a Petrobras, disputas internas dentro do partido e da Câmara dos Deputados, influências sobre lideranças no Congresso, divisão de poderes na sigla, indicações para a presidência de Furnas e da Vice-Presidência dos Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal – ambos cargos foram apontados pelos investigadores da Lava Jato como influência de Cunha para seguir esquemas de desvios.

Ainda, o ex-presidente da Câmara foge das investigações em si a que é hoje alvo da Lava Jato, com indiretas de acusação ou envolvimento de Temer no esquema e desvios para suas campanhas políticas.

“Qual a relac?a?o de Vossa Excele?ncia com o Sr. Jose? Yunes? O Sr. Jose? Yunes recebeu alguma contribuic?a?o de campanha para alguma eleic?a?o de Vossa Excele?ncia ou do PMDB? Caso Vossa Excele?ncia tenha recebido, as contribuic?o?es foram realizadas de forma oficial ou na?o declarada?”, questiona Cunha.

Mas a tentativa de Cunha de se salvar arrolando o próprio presidente Michel Temer nas acusações foi antes paralisada. Moro não considerou as perguntas estratégias de defesa, mas interpretou que Cunha tentava investigar Michel Temer.

“Nenhuma denúncia pesa contra o presidente da República e que, se isso ocorresse, elas deveriam ser investigadas no STF (Supremo Tribunal Federal), e não em Curitiba, já que Temer tem foro privilegiado”, teria respondido o magistrado, segundo informações de Monica Bergamo.

A seguir todas as perguntas enviadas pelo ex-deputado:

1 – Quando da nomeac?a?o do Sr. Jorge Zelada na Petrobra?s, qual era a func?a?o exercida por Vossa Excele?ncia?

2 – No ini?cio de 2007, no segundo governo do Sr. Luiz Ina?cio Lula da Silva, houve um movimento na bancada de deputados federais do PMDB visando a sua pacificac?a?o e isso incluiu a junc?a?o dos grupos antago?nicos. Vossa Excele?ncia tem conhecimento se isso incluiu o apoio ao candidato do PT a? preside?ncia da Ca?mara com o compromisso de apoia?-lo como candidato no segundo bie?nio em 2009?

3 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento de acordo para o enta?o li?der da bancada, Sr. Wilson Santiago, concorrer a? Primeira Secretaria e o Sr. Henrique Alves assumir a lideranc?a?

4 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento da divisa?o da maioria da bancada em coordenac?o?es, sendo o Sr. Tadeu Filippelli no Centro-Oeste, Eduardo Cunha no Rio de Janeiro e o Sr. Fernando Diniz em Minas Gerais?

5 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento da nomeac?a?o do Sr. Geddel Vieira de Lima para o Ministe?rio da Integrac?a?o Nacional, do Sr. Reinhold Stephanes para o Ministe?rio da Agricultura, Pecua?ria e Abastecimento e do Sr. Jose? Gomes Tempora?o para o Ministe?rio da Sau?de?

6 – Vossa Excele?ncia indicou o nome do Sr. Wellington Moreira Franco para a Vice- Preside?ncia do Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econo?mica Federal?

7 – Vossa Excele?ncia fazia a interlocuc?a?o com o governo como presidente do PMDB juntamente com o li?der Sr. Henrique Alves quando se tratava da Ca?mara dos Deputados?

8 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se as coordenac?o?es ficaram responsa?veis por indicac?o?es levadas ao Governo Federal para atendimento dos seus deputados?

9 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se na coordenac?a?o do Rio de Janeiro, coordenada pelo Sr. Eduardo Cunha, coube a indicac?a?o do ex-prefeito, ex-vice-governador do Rio de Janeiro e a? e?poca Secreta?rio de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Paulo Conde, para a preside?ncia de Furnas?

10 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se na coordenac?a?o do Centro-Oeste, coordenada pelo Sr. Tadeu Filippelli, couberam as indicac?o?es do vice-presidente de Pessoa Juri?dica da Caixa Econo?mica Federal e da vice-preside?ncia de Governo do Banco do Brasil?

11 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se na coordenac?a?o de Minas Gerais, coordenada pelo Sr. Fernando Diniz, coube a indicac?a?o do diretor da a?rea internacional da Petrobra?s, tendo sido indicado o Sr. Joa?o Augusto Henriques, vetado pelo Governo, e depois substitui?do pelo Sr. Jorge Zelada?

12 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se a interlocuc?a?o com o Governo era feita com o ex-presidente, Sr. Luiz Ina?cio Lula da Silva?

13 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento de quais ministros mais participavam?

14 – Vossa Excele?ncia foi procurado pelo Sr. Jose? Carlos Bumlai para tentar manter o Sr. Nestor Cervero? na Diretoria Internacional da Petrobra?s?

15 – Vossa Excele?ncia ja? conhecia o Sr. Jose? Carlos Bumlai? De onde?

16 – Vossa Excele?ncia recebeu o Sr. Nestor Cervero? para discutir a permane?ncia dele na Diretoria Internacional da Petrobra?s?

17 – Quando Vossa Excele?ncia o recebeu? Onde e quem estava presente?

18 – Vossa Excele?ncia foi comunicado pelo Sr. Nestor Cervero? sobre uma suposta proposta financeira feita a ele para sua manutenc?a?o no cargo?

19 – Caso Vossa Excele?ncia tenha sido comunicado pelo Sr. Nestor Cervero?, quem teria feito a proposta e qual foi a vossa reac?a?o? Por que na?o denunciou?

20 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se o Sr. Eduardo Cunha teve alguma participac?a?o na nomeac?a?o do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobra?s?

21 – Quantas vezes Vossa Excele?ncia esteve com o Sr. Jorge Zelada?

22 – Vossa Excele?ncia recebeu o Sr. Jorge Zelada alguma vez na sua reside?ncia em Sa?o Paulo/SP, situada a? Rua Bennett, 377?

23 – Caso Vossa Excele?ncia o tenha recebido, quais foram os assuntos tratados?

24 – Apo?s a morte do Sr. Fernando Diniz, Vossa Excele?ncia tem conhecimento de quem o substituiu na coordenac?a?o da bancada de Minas Gerais?

25 – Vossa Excele?ncia recebeu algue?m para tratar de algum assunto referente a? a?rea internacional da Petrobra?s?

26 – Vossa Excele?ncia encaminhou algue?m para ser recebido pelo Sr. Jorge Zelada na Petrobra?s?

27 – Vossa Excele?ncia encaminhou algum assunto para ser tratado pela Diretoria Internacional da Petrobra?s?

28 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento sobre a negociac?a?o da Petrobra?s para um campo de petro?leo em Benin, na costa oeste da A?frica?

29 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento de alguma participac?a?o do Sr. Eduardo Cunha em algum assunto relacionado a? Petrobra?s?

30 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento de alguma participac?a?o do Sr. Eduardo Cunha na compra do campo de petro?leo em Benin?

31 – Vossa Excele?ncia conhece o Sr. Joa?o Augusto Henriques?

32 – Caso Vossa Excele?ncia conhec?a, quantas vezes esteve com ele e sobre quais assuntos trataram?

33 – Vossa Excele?ncia sabe de alguma contribuic?a?o de campanha que tenha vindo de algum fornecedor da a?rea internacional da Petrobra?s?

34 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se houve alguma reunia?o sua com fornecedores da a?rea internacional da Petrobra?s com vistas a? doac?a?o de campanha para as eleic?o?es de 2010, no seu escrito?rio poli?tico na Avenida Anto?nio Batuira, no 470, em Sa?o Paulo/SP, juntamente com o Sr. Joa?o Augusto Henriques?

35 – Qual a relac?a?o de Vossa Excele?ncia com o Sr. Jose? Yunes?

36 – O Sr. Jose? Yunes recebeu alguma contribuic?a?o de campanha para alguma eleic?a?o de Vossa Excele?ncia ou do PMDB?

37 – Caso Vossa Excele?ncia tenha recebido, as contribuic?o?es foram realizadas de forma oficial ou na?o declarada?

38 – Mate?ria publicada no “O Globo” no dia 26/09/2007, citada na denu?ncia contra Eduardo Cunha, da? conta de que apo?s uma interrupc?a?o na votac?a?o da CPMF na Ca?mara dos Deputados, Vossa Excele?ncia foi chamado ao Planalto juntamente com o enta?o li?der Sr. Henrique Alves para uma reunia?o com o enta?o ministro Sr. Walfrido Mares Guia para tratar de nomeac?o?es na Petrobra?s. Vossa Excele?ncia reconhece essa informac?a?o?

39 – Caso esta reunia?o tenha ocorrido, quais temas foram tratados? A nomeac?a?o do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobra?s foi tratada?

40 – A mate?ria cita o desconforto do PMDB porque haveria o compromisso das nomeac?o?es na Petrobra?s, mas so? apo?s a votac?a?o da CPMF. No entanto, a enta?o chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administrac?a?o da Petrobra?s, Sra. Dilma Rousseff, teria descumprido o compromisso e nomeado a Sra. Maria das Grac?as Foster para a Diretoria de Ga?s e Energia e o Sr. Jose? Eduardo Dutra para a BR Distribuidora. Vossa Excele?ncia reconhece essa informac?a?o?

41 – Vossa Excele?ncia tem conhecimento se o desconforto teria causado a paralisac?a?o da votac?a?o da CPMF, que so? foi retomada apo?s o compromisso de nomear os cargos prometidos ao PMDB?

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo Albuquerque

28/11/2016 - 19h38

Moro é advogado do condomínio golpista

João Bosco

28/11/2016 - 18h56

O juiz barrou. Não é do seu interesse. Mas os procuradores podem, perfeitamente, com base nas perguntas feitas, que já são do conhecimento público, iniciar uma investigaçãozinha pra obter as respostas a todas as perguntas, inclusive às barradas, mesmo que não seja da caneta ou da boca do indagado. As acusações foram lançadas formalmente.

Gabriel Malamace-Monatte

28/11/2016 - 18h38

Sobre as Loterias da Caixa posso dizer que me foi oferecido o “negócio”: quando Moreira era vice da CEF, uma quadrilha vendida concessão de lotéricas supostamente agindo em nome do Gato Angorá. Quem for investigar desvenda essa informação.


Leia mais

Recentes

Recentes