Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Proposta de nova constituinte é apresentada ao Congresso

Por Redação

19 de dezembro de 2016 : 15h04

Deputado Rogério Rosso (PSD-DF) apresentou ao Congresso a PEC 298, cuja proposta é modificar a Constituição através de uma Assembléia Nacional Constituinte não eleita pelo povo.  Para jornalista, “há um fedor de uma manobra parlamentarista em curso, provavelmente fadada ao desastre; desastre que será pior ainda se consumada, porque o povo brasileiro vai saber que elegerá, em 2018, um Presidente da República sem poderes”.

No Tijolaço

Golpistas querem Constituinte sem voto!

Por Fernando Britto

Na quarta-feira, sem muito estardalhaço, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), um dos líderes do “centrão”e derrotado por Rodrigo Maia, por artes de Michel Temer, na eleição para a presidência da Câmara apresentou um projeto, no mínimo, estranho. com outras assinaturas, entre elas a de Miro Teixeira (Rede-RJ).

É a Proposta de Emenda Constitucional 298/2016, que convoca – sem eleição – uma Assembléia Nacional Constituinte com poderes para modificar a Constituição em praticamente tudo, embora diga que, em tese, o tema será reforma política e eleitoral. Porque, no texto, excluiu-se de sua competência, expressamente, apenas o Estado Democrático de Direito, a separação dos Poderes, o voto direto, secreto, universal e periódico, a forma federativa de Estado, os direitos e garantias individuais e o pluralismo político.

Nada tem a ver com outra emenda proposta por Miro Teixeira que estabelece a eleição direta de Presidente em caso de vacância do cargo passados dois anos da eleição.

A justificação da PEC é vaguíssima. Diz apenas que “cabe ao Congresso Nacional chamar para si a responsabilidade que lhe confere a Lei Maior e adotar as medidas necessárias ao restabelecimento da normalidade e da pacificação institucional pela qual anseia a sociedade”.

192 deputados assinaram em apoio à PEC. Não quer dizer muito, pelo hábito parlamentar de assinar apenas para dar número para a apresentação. Mas chama a atenção que os parlamentares do PSDB e do DEM sejam muito poucos na lista.

Pode ser que eu esteja enganado, mas há um fedor de uma manobra parlamentarista em curso, provavelmente fadada ao desastre; desastre que será pior ainda se consumada, porque o povo brasileiro vai saber que elegerá, em 2018, um Presidente da República sem poderes.

Esta PEC tem cara de jabuti no galho e, todos sabem, ele não vai parar ali sozinho.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Anônimo

18 de março de 2017 às 18h39

verdade uma constituição ou lei ja merda q ñ vale de nada só mentira por q oque ñ se eé metira nosso brasil esta uma verdadeira merda vergonhoso falar sou brasileiro mas tenho orgulho de falar luto ate o fim sarei que esta merda um dia acaba; deveriam lutar pela diminuição do salario onde estão,os vivendo uma “crise” onde o pobre do idoso e pobre sempre sofre perdendo seus direito muita das vzs tenho vergonha de meu pais, tudo sendo vendido e para onde vai o dinheiro investimentos em QUE neles mesmo kkkkkkkkk lei bosta esta que temos.

Responder

Frederico Lnk

20 de dezembro de 2016 às 15h48

Só existe uma forma de mudar tudo isso: MATÁ-LOS!!!!!
Uma a um até o respeito ao povo ser estabelecido.

Responder

    migueldorosario

    20 de dezembro de 2016 às 20h59

    Não fala besteira, pelo amor de Deus. Vá comentar no site do Estado Islâmico.

    Responder

      Frederico Lnk

      22 de dezembro de 2016 às 11h13

      O povo precisa ser objetivo e parar com esses mimimi… que NÃO dão resultado nenhum.
      Nossa classe política não respeita os direitos e anseios da sociedade.
      A diferença deles para um bandido comum é que os políticos são hipócritas, mas o mal que causam no final é o mesmo.
      Quantas pessoas boas morrem todos os dias neste país nos hospitais sucateados e a falta de segurança que temos, por causa destes vermes. Antes eles do que nós!!!

      Responder

Claudia Abu Jamra

20 de dezembro de 2016 às 15h08

Vão oficializar o COMUNISMO no Brasil!!!

Responder

    migueldorosario

    20 de dezembro de 2016 às 21h00

    Ah meu Deus, o Brasil virou um grande hospício.

    Responder

Anastácia

20 de dezembro de 2016 às 10h27

Alguém pode garantir que haverá eleições em 2018? Eu duvi- d-o dó!

Responder

Ivan Filho

19 de dezembro de 2016 às 23h03

Eles querem Parlamentarismo mesmo, se o povo ficar do jeito que é, vai ser assim sim

Responder

Italo Rosa

19 de dezembro de 2016 às 21h13

a direita exibe sua cara asquerosa sem pudor algum. constituinte sem voto popular? é o cúmulo do cinismo. na visão da classe dirigente (depois ninguém estranhe porque a revolução francesa foi violenta) vale tudo para afastar o povo. o povo não tem direito, não pode ter voz ativa. os do andar de cima sabem o que fazem, não é? a bem dos interesses imperialistas e salvaguardando seus próprios interesses pequenos, sua arrogância, autoritarismo e mesquinharia.

Responder

Midori Mayari

19 de dezembro de 2016 às 20h18

Tem que se tomar muito cuidado com isso por conta do financiamento de campanhas por empresas.

A decisão do STF provavelmente barra a volta do financiamento de campanhas por empresas por meio de lei, mas uma emenda constitucional — ou uma constituinte — poderiam trazê-lo de volta. Uma emenda daria muito na cara, mas se fizer por meio de uma constituinte fica bem mais fácil de passar no meio do rolo.

Responder

Augusto Dos Anjos

19 de dezembro de 2016 às 16h53

Perguntinha: esse Deputado Rogério Rosso (PSD-DF) é um dos 477 ‘sem voto’ ?

Responder

    Octavio Filho

    19 de dezembro de 2016 às 20h55

    Ele é um dos denunciados como recebedor de propina.

    Responder

Spin Espelho

19 de dezembro de 2016 às 16h32

O Centrão do Ronaldo Caiado perdeu todas na Assembleia Constituinte de 88 mas no momento ganha de goleada.,..Video imperdível: O exato momento em que a direita tomou para si as jornadas de junho, transformando-a num movimento de direita….tudo aconteceu no 5o ato do MPL, quando a turma do MBL surgiu em forma de trocadilho com a sigla MPL,,,dá prá ver que se trata do primeiro protesto permitido pela midia e pela policia…veja que a direita começa a rechaçar movimentos de esquerda,,,e o resultado disso foi a eleição de parlamentares dos verdadeiramente corruptos que deram o golpe de Estado…e agora sabemos, não foi pelos 20 centavos, não mesmo…as forças ocultas pegaram o embalo, foi quando o Brasil começou a degringolar, busque a estatiscas sobre a derrocada do pais…

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina