Coletiva de Rodrigo Maia (ao vivo) sobre medidas contra a crise

DataPoder 360 confirma: Lula está saindo mais forte do massacre jurídico-midiático

Por Miguel do Rosário

10 de maio de 2017 : 12h40

Pesquisa realizada pelo blog Poder 360, entre os dia 7 e 8 de maio, com mais de 2 mil pessoas, confirma o que outros institutos vem apurando: Lula está crescendo.

A pesquisa foi feita, é importante ressaltar, em momento profundamente crítico para Lula, com a Globo e demais cúmplices midiáticos, promovendo um bombardeio desesperado contra o ex-presidente, por causa dos depoimentos que a Lava Jato organizou às pressas, tentando prejudicar Lula politicamente antes de sua entrevista com Sergio Moro, reagendada estrategicamente para o dia 10.

Os números confirmam que a Lava Jato perdeu, em boa parte, o seu poder de fogo. Delações sem provas, manchetes forçadas e longos minutos de exposição negativa no Jornal Nacional, não estão fazendo tanto efeito como antes, talvez porque o brasileiro já tenha começado a identificar os interesses políticos por trás da Lava Jato e da mídia.

O DataPoder 360 identificou que as intenções de voto em Lula, no cenário 2, com João Dória (o mais provável, a meu ver) oscilaram dois pontos para cima: para 27%.

Todos os institutos convergem para um consenso: Lula mantém uma base fiel de mais ou menos um terço do eleitorado brasileiro.

Todos os institutos também mostram que os tucanos estão desabando nas pesquisas. No cenário 1 do Poder 360, Alckmin perde 50% de suas intenções e vai para 4% dos votos, atrás de Ciro Gomes, que tem 5% no cenário 1 (com Alckmin) e 6% no cenário 2 (com João Dória).

João Dória empacou. Marcou 13% em abril e não saiu disso em maio. Sua vantagem em relação a Alckmin, contudo, deixa claro que o PSDB não terá outra alternativa a não ser lhe indicar.

A projeção dos votos em potencial, contudo, mostra uma situação alarmante para os brasileiros que, mesmo não gostando de Lula, também não querem ver o país governado por um fascista de carteirinha como Jair Bolsonaro.

Somando o percentual dos brasileiros que “poderiam votar” com os “votariam com certeza” em  Bolsonaro, chega-se a um total de 39%. É um número superior aos 36% de Lula. É claro que Bolsonaro se beneficia do fato de não ser tão conhecido. Para Lula, a meu ver, seria até vantajoso disputar com Bolsonaro, porque o petista receberia os votos do centro.

Os números de rejeição do instituto não me parecem muito consistentes. A rejeição a Lula de 54% é confirmada por outras pesquisas, mas faltou mostrar que está caindo, e está, como prova a oscilação positiva nas intenções de voto. Mas o dado mais estranho é a rejeição exagerada a Ciro Gomes, de 56%. Não vejo fundamentos políticos para Ciro ter uma rejeição tão alta.

***

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

24 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Stela Pinheiro

11 de maio de 2017 às 17h47

Pesquisa sem credibilidade igual as noticias que esse cachaça tenta enfiar goela a baixo no povo
Projeto mal feito imitação barata da globo

Responder

Alzeni Andrade

11 de maio de 2017 às 03h08

Lula 2018.

Responder

Reginaldo Gomes

10 de maio de 2017 às 16h49

O povo sabe que o dória e o bolsonaro odeiam o povo , e os pobres; e sabe, também, que o lula agradece todos os dias que o pouco ele tem foi o povo que deu.

Responder

Aurinha Braga

10 de maio de 2017 às 18h43

PENSE! NUMA FOTO EMBLEMÁTICA .ESSA É ‘A FOTO’.

#ESTOUCOMLULA

Responder

Carlos

10 de maio de 2017 às 14h34

Tão confiável quanto Vox Populi.

Responder

Manu Neves

10 de maio de 2017 às 17h11

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Responder

José Ruiz Talhari Júnior

10 de maio de 2017 às 16h34

essa pesquisa só serve para encher a bola do bolsonaro.. lamento que fiquem repercutindo isso..

Responder

    Gilberto Da Silva

    10 de maio de 2017 às 16h42

    O povo cansou de ladroagem meu amigo de um país sem punição

    Responder

    Carlos Rocha

    10 de maio de 2017 às 23h09

    Quê encher bola de bolsonazi nada, é para mostrar o quanto Aécio é burro ! os partidos gastam milhões em campanhas partidárias enquanto Aécio fez campanha de graça para Bolsonazi e hoje O Burro está na 4° posição, poderia ser presidente mas nunca mais conseguirá ter alguma chance.

    Responder

    Juraa Juran

    11 de maio de 2017 às 12h49

    o problema é que nessa pesquisa quem votava no aécio diz que vai votar no bolsonaro, mas do jeito que eles são na hora h eles mudam como fizeram com a Marina, o voto dos coxinhas provavelmente vai ser dória o novo…KKKKKKKKKK….

    Responder

    Carlos Rocha

    11 de maio de 2017 às 21h37

    mas esse é o ponto, o psdb desceu tanto na sua dignidade que se iguala ao Bonzo.

    Responder

Glauco Silva

10 de maio de 2017 às 16h21

Essa pesquisa é feita por telefone portanto não tem confiabilidade, falo porque sou sociólogo! Nem todo mundo tem telefone fixo no Brasil, na verdade só uma elite tem. Se Lula aparece com 27% é sinal que nas sondagens de outros instutos Lula vai aparecer muito mais a frente do que o já divulgado! Margem de erro de 3% é piada, uma pesquisa dessa tem margem de erro muito maior que 5% para mais ou para menos.

Responder

    Manu Neves

    10 de maio de 2017 às 17h11

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responder

    Glauco Silva

    10 de maio de 2017 às 17h14

    Fala Zumbi da espécie risadinha frouxa! Tudo bem?! Obrigado por subir meu post ok?! Beijo no coração!

    Responder

    ari

    10 de maio de 2017 às 15h19

    Há anos observo pesquisas, especialmente na eleição para presidente e governo da Bahia e, nesse período, passei a confiar mais nos dados do Vox Populi.

    Responder

    JEAN VIEIRA

    10 de maio de 2017 às 15h32

    Concordo ! nas pequenas cidades como a minha do norte de minas Lula ganharia aqui com mais de 80%. Essas pesquisas são só nos grandes centros.

    Responder

      ari

      10 de maio de 2017 às 18h02

      Onde resido (para não falar “moro”), área rural sertão norte da Bahia eu diria que ele é quase unanimidade. Mas é preciso lembrar que existem os “paraná” da vida pelo Brasil a fora

      Responder

    Paulo L Maia

    11 de maio de 2017 às 15h54

    Oh que legal Glauco Silva.

    Responder

Irion

10 de maio de 2017 às 13h01

O povo está se dando conta que esses golpistas do PSDB/PMDB só querem ROUBAR NOSSOS DIREITOS (previdenciários, trabalhistas, eleitorais…), além de entregarem o patrimônio nacional (para variar…), após terem roubados nossos votos. Golpismo é uma furada, apoiado por um bando de trouxinhas ignorantes que vão ficar sem aposentadoria!

Responder

Paulo L Maia

10 de maio de 2017 às 15h49

Responder

    Glauco Silva

    10 de maio de 2017 às 16h21

    Esse Lula é demais heim? Consegue ser o chefão de todos os partidos, até os que detestam o PT. Lula também deve o chefão de todos os países, empresas nacionais e internacionais! Certamente foi o Chefão da ditadura militar! Cara você é um Jênio!

    Responder

      ari

      10 de maio de 2017 às 15h21

      Salvo erro meu, ele fez um baita elogio ao Lula

      Responder

    Paulo L Maia

    10 de maio de 2017 às 16h31

    Primeiro vc estuda. Após, vc escreve Glauco Silva. GÊNIO.

    Responder

    Juraa Juran

    11 de maio de 2017 às 12h51

    BOA …….KKKKKKKKKKK

    Responder

Deixe uma resposta