Menu

A hora da “banda boa” traçar um novo caminho

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho Foto: Arquivo/Wellington Calasans O maior combustível para o despertar da consciência cívica é o desejo de mudança. Somos nós, a “banda boa”, os responsáveis pela construção dos nossos sonhos. Qual o Brasil você quer? Que tipo de cidadão você quer ser? A sua resposta dirá para qual das duas […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho

Foto: Arquivo/Wellington Calasans

O maior combustível para o despertar da consciência cívica é o desejo de mudança. Somos nós, a “banda boa”, os responsáveis pela construção dos nossos sonhos. Qual o Brasil você quer? Que tipo de cidadão você quer ser? A sua resposta dirá para qual das duas bandas (boa ou podre) você pertence. Não se trata de mais uma divisão entre os brasileiros. Estamos diante de uma encruzilhada que separa o futuro e o passado.

A explosão de denúncias, carregadas de provas, de que o Brasil é hoje um país ocupado por facções criminosas na política, justiça, polícia e imprensa soa como um grito de socorro do país aos cidadãos e agentes públicos que se opõem a este conglomerado que faz do crime um meio de vida.

Se é evidente a existência de uma “banda podre”, é chegada a hora da “banda boa” assumir o comando. Não basta mais o lamento ou a sensação de que o que está a acontecer no Brasil seja “a alma do brasileiro”. Temos condições de reagir e precisamos fazê-lo imediatamente.

Na política os sinais de reação de políticos da oposição, e até mesmo da base aliada, são um alento, ainda que seja exatamente a política a fatia, convenientemente, mais exposta pela imprensa como “corroída pela corrupção”. Os discursos, denúncias, uso das redes sociais e iniciativas como a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, presidida pelo Senador Roberto Requião, tendem a barrar os avanços das medidas antipopulares e antinacionalistas.

Na imprensa, a desconfiança da camada mais jovem da sociedade em relação aos trabalhos prestados pela Globo e demais tentáculos da “banda podre” do jornalismo é fruto do trabalho de resistência dos blogueiros e ativistas através da internet e redes sociais. Segundo insuspeita pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha (publicada no dia 24 deste mês), dos jovens entre 16 a 24 anos, apenas 10% confiam muito na imprensa, 48% um pouco e 41% não confiam. Temos futuro!

Reside na justiça a maior preocupação, pois a pergunta ainda sem resposta é: “quem vai julgar os juízes?”. Como aceitar passivamente como juiz um criminoso como Sérgio Moro, contumaz praticante de crimes contra a Nação e contra o direito de defesa dos cidadãos? Quem vai punir “Zé do PowerPoint” por ter recebido cachês ilegais para fazer palestras sobre o combate à ilegalidade?

O caso da justiça é o mais grave também porque quando olhamos para o STF nos deparamos com figuras bizarras como Gilmar Mendes, que age como militante do PSDB. Quem vai julgar Gilmar? Quem confia 1% na imparcialidade deste juiz que zomba dos brasileiros com ares de deus?

O PGR Rodrigo Janot que hoje se vende como defensor da justiça é o mesmo que deixou Cunha livre para fazer tudo o que fez. Bater em Temer, um morto, é mais um gesto espetaculoso para a imprensa. Janot não engana os mais atentos.

Por tudo isso, esta é a hora da “banda boa” assumir o comando. As vísceras da “banda podre” estão expostas. De cocaína, malas de dinheiro, lesa-pátria, relações promíscuas com empresários e outros absurdos estamos todos fartos. O Brasil é muito maior do que isso e os brasileiros, mesmo os enganados pela imprensa de propaganda, querem um país melhor e uma vida melhor.

Há caminhos! A resistência aos abusos aqui narrados, e outros já conhecidos, é o caminho mais curto. Greve Geral, insubordinação civil e o envolvimento permanente com a política são os exemplos exitosos de países como a Islândia, Suécia e Finlândia. Vamos traçar os nossos.

Apoie o Cafezinho

Wellington Calasans

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jose Fernandes

27/06/2017 - 19h37

O bom Brsil é o do governo paralelo .;

Beba Monteiro

27/06/2017 - 18h48

A análise de conjuntura do Brasil pós-golpe se resume a uma crise política, econômica, social e institucional com três cenários possíveis: 1) Fora Temer e diretas já para encerrar a crise e retomar a democracia, defendido pela maioria do povo brasileiro. 2) Fora Temer e eleição indireta, para escolher um substituto com o selo do golpe, para dar continuidade ao programa entreguista, privatista e de destruição de direitos sociais. Isso é o que defende parte da mídia (Globo e a Veja) e algumas defecções da base do governo golpista. 3) Salvar o Temer, tapar o nariz e sustentar o insustentável governo podre e o pacote de maldades do corrupto e ilegítimo Michel Fora Temer, para dar vida longa ao golpe contra democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores. Isso é o que defende o PSDB, parte de judiciário e parte da mídia (Band, SBT, Record, Folha de São Paulo e o Estadão). Portanto, qualquer desses cenários vai depender da correlação de forças na sociedade. O fato é que o golpistas, que sofrem com o dilema de se manter no poder sem voto, não querem de jeito nenhum deixar o pais retomar a democracia com eleições direitas, com Lula pelo caminho liderando as pesquisas de opinião. Afinal, será que Lula faz tanto medo assim que golpista não possa suportar uma eleição??

Maria Jose Povoas

27/06/2017 - 15h35

Muito bom!
É preciso e determinante, principalmente no atual momento, que cidadãos honestos, preparados e conscientes assumam posições que promovam mudanças neste tenebroso cenário de desesperança. Digo até que é um dever. Para isto nos chama a atenção as palavras do sábio Papa Francisco

Vânia

27/06/2017 - 15h28

é o que eu sempre venho pedindo, TODOS lutando para limparmos nosso país. E a Frente clamando o povo consciente, irmos TODOS para a rua dia 30! Resgatar o Brasil! Resgatar a Democracia! Resgatar o Povo! Resgatar a Dignidade de uma Nação e de um Povo!

NelsonDolá Sgarbosa Sgarbosa

27/06/2017 - 13h38

Sou favorável que se puna todos, eu disse, TODOS, envolvidos nas falcatruas, com a devolução dos bens roubados, corrigidos e o sequestro dos bens desde quando o punido entrou para a política.

Anônimo

27/06/2017 - 09h25

Excelente texto! Convocatório, inclusive!
A banda boa precisa se levantar!

Paulo Silva

27/06/2017 - 12h17

Intolerável a alteração de conduta dos comentaristas, ditos jornalistas, em relação às podridões do palácio do planalto.

Apesar de todas as provas os comentaristas tratam o temer como estadista.

Canalhas, canalhas, canalhas!!!

Pol

27/06/2017 - 08h55

A democracia é o único caminho! Resgatar a democracia deve ser nosso objetivo, as eleições de 2018 dever ser nosso campo de batalha. O Congresso é um caminho bloqueado, ele foi um artífices de seu sequestro não vai aprovar as eleições diretas antecipadas.

    Roberto

    27/06/2017 - 09h26

    Não haverá eleições em 2018, a não ser que a elite consiga impedir Lula de concorrer.
    Não devemos ser ingênuos a ponto de achar que a elite, com o poder na mão, permitirá que o poder lhe escape por entre os dedos.
    A saída é o povo na rua, é a Greve Geral.

Ednaldo Wanderley

27/06/2017 - 10h53

LUIZ TAVE

27/06/2017 - 07h12

ANULAÇAO DO IMPEACHMENT JA` TANTAS PROVAS , MAIS O STF FINGE NAO VER , HAJA VISTO QUE O FALECIDO TEORIZAVASKI FOI PEÇA FUNDAMENTAL APOIADORA DO GOLPE ! DISSE ; LEVANDOWISK ENTERRA ESSA PORRA , NAO SE METE NISSO ! COVARDE ! QUE DEUS O TENHA E PERDOE A COVARDIA DELE ONDE ELE ESTIVER !

Sérgio Nunes Fragoso

27/06/2017 - 10h08

A Banda Boa por acaso seria essa massa que cegamente defende os acusados de corrupção e roubo do herário público, e criminaliza os poucos que tiveram coragem de se opor a isto????
Esta seria a Banda Boa???
O discurso do colunista até que começou Bem, tive até a sensação que finalmente este Blogzinhoo finalmente estava falando alguma coisa coerente, mas foi só ler mais algumas linhas que percebi que continuava a mesma coisa.
QUEM SERIA A BANDA BOA OU A BANDA RUIN???
Aqueles que querem um país livre da praga da corrupção punindo seja quem for, ou aqueles que insistentemente seguem ceganente atrás de bandeiras desbotadas e rotas, defendendo o já notoriamente indefensável.

    Belmira Pinheiro

    27/06/2017 - 12h01

    Depende o que vem a ser o INDEFENSÁVEL para vc. Penso que indefensável é quando se acusa alguém juntamente com provas documentais. Em um Estado Democrático de Direito não cabe apenas convicção, mas, sim , mostrar a materialidade que todo processo jurídico exige. A questão não está nessa disputa infantil que os meios de comunicação criaram entre direita e esquerda. A situação exige um raciocínio mais aprofundado. Estamos falando da nossa soberania, das nossas riquezas, dos direitos dos cidadãos, feitos esses usurpados pelo golpe que colocou no poder o crime organizado.
    Efetivamente é a esquerda desse país, juntamente com os blogs e jornalistas livres que estão na rua combatendo a corrupção. O que acontece no Brasil, hoje, não é algo simples de se compreender. É necessário analisar dentro de uma estrutura de poder que envolve forças internacionais ligadas à interesses de uma minoria que se encontra ligada ao judiciário, aos meio de comunicação tradicional e uma elite sanguessuga que domina esse país. Entenda aqui de elite sanguessuga aquela que não produz.
    Não gosto de debates que ofendem 100% e argumentam 0%. O debate precisa ser profícuo e respeitoso.

    Sérgio Nunes Fragoso

    27/06/2017 - 12h18

    Belmira Pinheiro, concordo em parte com seu escrito, todo o debate precisa ser respeitoso, no entanto se a amiga ver os posts anteriores devido manifestação do contraditório axincalharam até a minha geração mais longíqua.
    Com relação a sua afirmativa de que somente a esquerda está na rua lutando contra a corrupção não é fato, nos 14 últimos anos de governo, quem foram os maiores beneficiados,???? Empreiteiras, grandes grupos econômicos, bancos etc… aonde se encontra a nossa soberania nisto??? Na hora de repartir o filé o governo anterior reservou ao amigos, ao povo??? Migalhas, e a conta pra pagar!!! A Corrupção certamente não começou com o PT, nem é atributo dezte partido, o sistema apodreceu de vez, o que não aceito é continuar defendendo corruptos que se lambuzaram com o nosso dinheiro!!! Continuar a Defendê-los de nada contribui para a Democracia e Soberania Nacional, o que contribui para isto são pessoas e instituições sérias livres da praga da corrupcão!!!!

    Belmira Pinheiro

    27/06/2017 - 15h22

    Sérgio Nunes Fragoso desacordo em parte,se vc me permite. Nós estamos discutindo efeito e não causa. É preciso discutir as causas da corrupção, discutir reforma política dentre outras que são urgentes. Mas é debater dentro de um sistema democrático e a nossa democracia foi violentada com o golpe.
    Concordo quando vc diz que os mais ricos se beneficiaram, mas não foram só eles. O governo Lula elevou esse país a 6 maior potência econômica do mundo. Vão alguns dados aqui pra vc:

    *Governo LULA, grandes feitos.*
    O maior presidente
    *1) Reduziu a inflação de 12,5% (2002) para 4,3% (2009) ao ano; a taxa média anual de inflação no governo Lula (6% ao ano) é menos da metade da que tivemos no governo FHC (12,5% ao ano);*

    2) Aumentou o salário mínimo para o seu maior patamar em 40 anos, com um aumento real de 74% entre 2003/2010;

    *3) Reduziu a relação dívida/PIB de 51,3% (2002) para 36% do PIB(2008);*

    4) Acumulou um superávit comercial de US$ 252 Bilhões (2003/2010);

    *5) Pagou toda a dívida com o FMI e com o Clube de Paris e o Brasil se tornou credor do FMI, algo inédito na história do país, para quem emprestou US$ 10 Bilhões; Hoje, a dívida externa líquida é negativa em US$ 65 bilhões;*

    6) Reduziu o déficit público nominal de 4% do PIB (2002) para 1,9% do PIB (2008);

    *7) Ampliou a capacidade de investimento do Estado; Os investimentos do governo federal e das estatais para 2009 estão previstos em R$ 90 Bilhões; Em 2010 eles estão programados para chegar a R$ 119 bilhões;*

    8) Aumentou as exportações de US$ 60 Bilhões/ano (2002) para US$ 198 bilhões/ano (2008) acumulando um crescimento de 230% em 6 anos; Em 2010, as exportações deverão superar os US$ 200 bilhões, o que acontecerá pela primeira vez na história do Brasil.

    *9) Aumentou as reservas internacionais líquidas de US$ 16 Bilhões (2002) para US$ 285 Bilhões (Novembro de 2010);*

    10) Ampliou o Pronaf de R$ 2,5 Bilhões/ano (2002) para R$ 16 Bilhões/ano (2010);

    *11) A concentração de renda e as desigualdades sociais diminuíram sensivelmente; o índice de Gini atingiu o menor patamar da História;*

    12) Gerou 15 milhões de empregos formais entre 2003/2010;

    *13) Reduziu o percentual da população brasileira que vive abaixo da linha de pobreza de 28% (2002) para 19% (2006), segundo o IPEA;*

    14) Elevou os gastos sociais públicos para 21% do PIB;

    *15) O BNDES emprestou R$ 137 Bilhões em 2009 para o setor produtivo, contra cerca de R$ 22 Bilhões em 2002;*

    16) Fez o Brasil se tornar credor externo, com um saldo positivo de US$ 65 Bilhões, algo inédito na História do país;

    *17) Criou programas sociais inclusivos, como o Bolsa-Família, ProUni, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Luz Para Todos, entre outros, que beneficiaram aos pobres e miseráveis e contribuíram para melhorar a distribuição de renda;*

    18) Iniciou novas grandes obras de infra-estrutura (rodovias, ferrovias, usinas hidrelétricas, etc) financiadas tanto com recursos públicos como privados. Exemplos: Usinas do Rio Madeira, Transnordestina, Ferrovia Norte-Sul, recuperação das rodovias federais, duplicação de milhares de quilômetros de rodovias;

    *19) Anulou portaria do governo FHC que proibia a construção de escolas técnicas federais e iniciou a construção de dezenas de novas unidades e que foram transformadas em Institutos Superiores de Educação Tecnológica (são 214 novas escolas técnicas federais construídas entre 2003/2010);*

    20) Criou o Reuni, que iniciou um novo processo de expansão das universidades públicas, aumentando consideravelmente o número de universidades, de campus e de vagas nas mesmas;

    *21) Os lucros do setor produtivo cresceram quase 200% no primeiro mandato em relação ao governo FHC;*

    22) Fez o Estado voltar a atuar como importante investidor da economia. Exemplos disso: a criação da BrOI, que têm 49% do seu capital nas mãos do Estado; a compra e incorporação de bancos estaduais pelo Banco do Brasil (da Nossa Caixa, do Piauí, Santa Catarina e Espírito Santo) evitando que fossem privatizados; a participação da Petrobras em 2 grandes petroquímicas nacionais (a Braskem, com 30% do capital nas mãos da Petrobras; a Ultra, com 40% do capital nas mãos da Petrobras); o aumento da participação dos bancos públicos (BNDES, CEF, BB, BNB) no fornecimento de crédito para a economia do país;

    *23) Elevou o volume de crédito na economia brasileira de cerca de 23% do PIB, em 2002, para 46% do PIB, em 2010;*

    24) Criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que prevê investimentos públicos e privados de R$ 646 Bilhões entre 2007/2010; até 2013 os investimentos previstos chegam a R$ 1,14 Trilhão;

    *25) Reduziu a taxa de desemprego de 10,5% (Dezembro de 2002) para 6,8% (Dezembro de 2008);*

    26) Reduziu os gastos públicos com pagamento de juros da dívida pública para 5,9% do PIB (em 2008), representando uma queda de cerca de 36% quando comparado com o segundo mandato de FHC.

    Belmira Pinheiro

    27/06/2017 - 15h29

    É preciso debater sobre o que está acontecendo no Brasil e, acredite, a corrupção tem sido usada como distração para a tomada do poder. Primeiro desestabilizar o Brasil politicamente e depois quebram a economia para que o Capitalismo Imperialista ( no capitalismo financeiro os bancos estão por trás desse processo de destruição ) dominem mercados que foram destruídos pela Lava Jato. Infelizmente a imprensa só notícia o que ela quer. A Política do PSDB é para os grandes e não para os pequenos.

    Sérgio Nunes Fragoso

    27/06/2017 - 15h32

    Amiga Belmira Pinheiro, ninguém disse que em determinado período do governo petista houve melhoras, temos que ser justos, no entanto a grande maioria dos feitos se diluiu na fumaça pela incopetência que se sucedeu, pelo populismo e pela corrupção, de nada adianta ficar vivendo de lembranças, pegue cada ponto de sua postagem com as benfeitorias e reflita qual delas ainda perduram, qual delas não se diluiram nestes anos que sucederam o governo petista, ainda não chegamos ao fundo do poço, mas estamos a passos largos para lá chegar!!!

    Belmira Pinheiro

    27/06/2017 - 15h35

    O PT fez tudo isso em 14 anos APENAS de governo, o que a DIREITA não fez em toda a sua História. ESSES DADOS SÃO REAIS!!!

    Sérgio Nunes Fragoso

    27/06/2017 - 15h42

    Exatamente fez tudo e defez tudo!!!
    Em poucos anos!!! Qual foi o saldo????
    O que vemos hoje!!!

    Sérgio Nunes Fragoso

    27/06/2017 - 15h44

    Votei no Lula, primeiro mandato por que acreditei no sonho, votei de novo no segundo mandato, porém qyando começaram a aparecer indícios sérios de corrupção ( mensalão) me dei conta que havia algo bastante podre!!!

    Sérgio Nunes Fragoso

    27/06/2017 - 15h46

    O problema da esquerda que imaginam que todos qye são contra o projeto do PT obrigatoriamente sâo a favor do projeto do PSDB e seus comparsas, todos são coxinhas!!!

    Belmira Pinheiro

    27/06/2017 - 15h47

    Sérgio Nunes Fragoso ninguém combateu mais a corrupção do que o PT. Pegue o áudio do Romero Jucá falando que era preciso freira a Dilma porque ela vinha combatendo a corrupção. Veja a PF hoje, foi no governo Lula que começou a PF ser aparelhada para combater a corrupção. Nós só temos esses resultados fruto ao governo do PT. Mas é preciso analisar o papel da IMPRENSA nesse processo,que deu base para o golpe jogando a sociedade contra Dilma Rousseff. Me aponte um crime que ela responda? Mas a imprensa fez com que todos acreditassem que ela era corrupta porque destabilizar o país politicamente faz parte da ‘colonização ‘ dos USA,esse é o método que eles usam na América Latina. São muitas informações Sérgio, mas nesse momento tenho que ir para o trabalho. Obrigada pelo bate papo. Felicidades!!!!!

    Sérgio Nunes Fragoso

    27/06/2017 - 15h48

    Infelizmente não vejo rumo tanto num quanto outro!!! A muito a política seja de A ou B deixou de trabalhar para o bem do povo!!! O povo nesta falsa democracia só entra como otário porque o voto ainda é obrigatório, eles precisam deste aval legal!!!

    Sérgio Nunes Fragoso

    27/06/2017 - 15h49

    Bom trabalho!!!

    Misael Eduardo Fernandes

    27/06/2017 - 18h18

    A SAÍDA É PELA ESQUERDA! GREVE GERAL DIA 30! SEXTA FEIRA VAMOS PARAR O PAÍS! USE UMA PEÇA DE ROUPA VERMELHA NAS MANIFESTAÇÕES! LULA 2018 E 2022! FORA GOLPISTAS CANALHAS!

Nionse Carvalhais

27/06/2017 - 09h41

É preciso também estabelecer uma resistência civil , o enfrentamento entre manifestantes e polícia é muito desigual . Os manifestantes totalmente desarmados sendo atacados impiedosamente por policiais bem paramentados , fortemente armados e treinados para o combate corpo a corpo . O enfrentamento com iguais condições seria a conflagração de uma guerra civil , que não é o desejável , pois com isso todos nós perdemos , só lucram os que estão de fora nas sombras manipulando a situação aki de acordo com seus interesses . Creio que uma arma mais eficaz ainda passe pela desobediência pacífica , paralisar tudo , cruzar os braços , greve por tempo indeterminado ( excetuando serviços essenciais como atendimento médico por exemplo ) .


Leia mais

Recentes

Recentes