Prisão de Geddel Vieira Lima foi baseada em delações sem prova

Geddel Vieira Lima é um pilantra de marca maior.

Mas os argumentos do juiz que mandou prendê-lo são assustadoramente levianos, baseados exclusivamente em delações e num suposto risco – o que é bizarro – de que Geddel Vieira possa entrar em contato com outras pessoas relacionadas à investigação.

Ora, todas as pessoas relacionadas estão grampeadas, incluindo Geddel. Tanto que Geddel entra em contato com a mulher do doleiro Lucio Funaro e a PF registra tudo.

Prender Geddel, portanto, na verdade, atrapalha as investigações, porque seria muito mais inteligente continuar monitorando-o, esperando que ele tropeçasse nas próprias pernas, como fez Aécio.

É assim a justiça brasileira: quando toma uma decisão justa, como a de arquivar o processo no TSE contra a chapa Dilma e Temer, que tinha de ser arquivado mesmo, porque era uma palhaçada baseada puramente em delatores que a Lava Jato enfiou à força no processo, o faz por motivos políticos errados, que era preservar Michel Temer, um golpista safado, traidor e vendido.

E vice-versa: quando vemos uma decisão politicamente justa, como é a prisão de um pilantra como Geddel Vieira Lima, ela é equívoco monstruoso do ponto-de-vista jurídico e democrático.

O juiz responsável pela prisão de Geddel, Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, é um imitador de Sergio Moro. Ele sabe o efeito político e midiático de suas ações.

Vallisney comanda o julgamento em primeira instância da Lava Jato no Distrito Federal, além da operação Zelotes e Greenfield.

Vallisney integra o que poderíamos chamar de “maçonaria golpista” do judiciário: suas ações estão sempre em linha com poderosos e obscuros interesses políticos.

Foi ele quem conseguiu, por exemplo, transformar a operação Zelotes, que investigava grandes sonegadores, em mais um instrumento de lawfare contra… Lula.

Vallisney já aceitou três denúncias – apesar da ineptidude absoluta de todas elas – contra Lula.

Um site de extrema direita até lançou uma enquete: quem prende Lula primeiro? Vallisney ou Moro?

Leia a íntegra da decisão de Vallisney abaixo e veja se consegue encontrar alguma prova contra Geddel, além de delações e “convicções” de um juiz autoritário.

***

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.