Menu

Lula tem 40% dos votos em Minas Gerais; Pimentel lidera corrida para governador

No O Beltrano Lula e Pimentel na liderança em Minas Pesquisa do instituto Quaest mostra que Lula lidera com folga intenção de voto dos mineiros para presidente; para o governo do Estado, Pimentel está na frente, mas tecnicamente empatado com Anastasia Levantamento realizado pelo instituto Quaest Pesquisa e Consultoria em Minas Gerais, entre os dias […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No O Beltrano

Lula e Pimentel na liderança em Minas

Pesquisa do instituto Quaest mostra que Lula lidera com folga intenção de voto dos mineiros para presidente; para o governo do Estado, Pimentel está na frente, mas tecnicamente empatado com Anastasia

Levantamento realizado pelo instituto Quaest Pesquisa e Consultoria em Minas Gerais, entre os dias 1 e 4 deste mês, mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança isolada da intenção de voto dos mineiros para presidente.
Para o governo de Minas, o governador Fernando Pimentel (PT) lidera a pesquisa, mas acompanhado de perto pelo senador e ex-governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB).

Para as duas cadeiras do Senado que os mineiros votarão no próximo ano, a preferência recai na ex-presidente Dilma Rousseff e no ex-governador Aécio Neves, mas em quadro ainda indefinido.

A pesquisa ouviu 2,2 mil eleitores de todas as regiões do Estado e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Presidência

O levantamento mostra que o ex-presidente Lula tem mais que o dobro das intenções de voto do segundo melhor colocado na pesquisa, Jair Bolsonaro (PSC). O senador Aécio Neves (PSDB), que disputou o segundo turno na última eleição presidencial, ocupa o quinto lugar, atrás de Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (REDE).

A pesquisa foi feita com dois cenários: no primeiro, Aécio Neves seria candidato a presidente pelo PSDB, e, no segundo, o governador de São Paulo Geraldo Alckimin. Nos dois cenários, o quadro é praticamente o mesmo. Os tucanos na quinta colocação e uma liderança folgada de Lula sobre os demais candidatos.

A intenção de voto em Lula (37% no primeiro cenário e 36% no segundo) equivale, hoje, ao somatório do resultado obtido pelos três candidatos que o precedem na pesquisa, Jair Bolsonaro, Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT), que juntos somam 35% dos votos nos dois cenários.

Lula tem desempenho acima da média entre os mais pobres e menos escolarizados e empata com Bolsonaro no grupo com renda acima de 5 salários e nível superior de ensino. Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 48% votariam no ex-presidente; entre os que têm ensino superior, esse índice cai para 23%. Jair Bolsonaro apresenta tendência inversa: tem 8% das intenções de voto entre os que estudaram até o fundamental, alcançando 21% entre os eleitores

Governo de Minas

Para o governo de Minas, o que mais chama a atenção na pesquisa não é o desempenho dos candidatos, mas a soma das intenções de votos branco, nulo, indefinição ou abstenção, que somam 51% num primeiro cenário e 45% num segundo, o que impede qualquer previsão sobre a eleição do próximo ano.

Os dois cenários são com e sem o representante do PSDB, o Senador Anastasia.

No cenário sem o senador tucano, Pimentel tem hoje o dobro das intenções de voto do segundo melhor colocado na pesquisa, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB). No cenário com Anastasia, Pimentel tem 19% e o tucano, 16% das intenções de voto, ou seja, estão tecnicamente empatados em função da margem de erro.

No cenário que inclui Antônio Anastasia como candidato pelo PSDB, o atual governador tem seu melhor desempenho entre os mais pobres e menos escolarizados, e empata com Anastasia nos demais segmentos. Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 22% votariam no petista; e entre aqueles com ensino superior, esse índice cai para 16%.

Anastasia tem 15% do voto entre os que estudaram até o fundamental e 16% entre aqueles com ensino médio. O padrão é o mesmo para renda.

Senado

Para o Senado, a pesquisa mostra Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) à frente na corrida pelas duas cadeiras no Senado, mas em quadro ainda pouco definido. Com intenção de voto acima de 6% estão o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), a deputada federal Jô Moraes (PCdoB), o atual secretário de governo de Pimentel, Odair Cunha (PT), e o empresário Josué Alencar (PMDB).

Com um cenário tão pulverizado, e considerando que 32% dos eleitores disseram não votar em ninguém ou votar branco ou nulo na próxima eleição para o Senado, ou que ainda não se decidiram, a disputa para o Senado se mostra absolutamente indefinida.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Geraldino

20/10/2017 - 01h10

O Aécio não merece o voto do povo mineiro!

Existia um crise desde final de 2014, mas essa crise foi agravada quando o Aécio não aceitou a derrota nas urnas e aliou-se ao Eduardo Cunha, Romero Juca e Temer, cujo objetivo era derrubar o governo Dilma, para tanto fecharam o congresso e não votavam nada de interesse do governo, interesse do país, tudo para que a situação piorasse, e com isso conseguissem derrubar o governo. Foi na pratica o “quanto pior melhor”.

Naquele momento não importava o emprego do trabalhador, o importante naquele momento era o projeto político do Aécio para eleição de 2018, para tanto teriam que derrubar o governo Dilma e dessa forma dificultar ou eliminar a possibilidade da eleição do Lula em 2018, pois sabiam que se a Dilma terminasse o governo o Lula voltaria com muita força.

Depois de tudo isso vem as gravações, as delações, tanto o Aécio quanto o Temer estão atolados até o pescoço, eles ainda tem a cara de pau de arrumar as desculpas mais absurdas. O Aécio diz que pediu dinheiro emprestado mas desde quando se pega 2.000.000,00 emprestado na calada da noite, em malas, etc. ???

A lambança que o Aécio e o Temer fizeram é o mesmo que descer as calças e defecar na frente da sociedade, no entanto quando eles inventam essas desculpas esfarrapadas, sem “eira nem beira” é como se pegassem essa merda e esfregasse na cara da sociedade, é exatamente isso.

Torço que ele não seja eleito, torço que os mineiros deem o trono a altura.

Macdowell B. Costa

19/09/2017 - 10h51

Miguel, o 247 anunciou que a Dilma, a mais incompetente “presidenta” da história mundial, está na frente para o Senado. Dá para acreditar nas falácias desta pesquisa inexistente?

Chris Lamurte

19/09/2017 - 07h37

OBA-OBA comanda as galerias do país.

Educação artística infantil e/ou adulta:
Veja esse pequeno vídeo aqui abaixo, por favor.
Super reflexivo, ao ar livre, de um ☝️ assunto atualíssimo,dessa semana que passou.
Parece que a rigor o curador não tem a ver diretamente com PT,
mas o GÔSTO é o mesmo! Ou mesmo diretamente o cara não quer dizer que seja “de esquerda”.
Quer e deseja mesmo é ser um moderninho. Repare.
É com esses doutorzinhos de universidade — o Gaudêncio Fidelis — que a gente vai ter que lidar.
CURADOR Gaudêncio Fidélis,
da exposição do SANTANDER,
é um almofadinha de universidade.
Vídeo pequeno no YouTube
[Para poder ver, copie e cole]:
http://m.youtube.com/watch?v=wsAZQMvGY0E

Adriana de Castro

19/09/2017 - 00h37

LULA venha com sua caravana em Minas Gerais!!!! Estamos te esperando.

    Macdowell B. Costa

    19/09/2017 - 10h48

    Vai ser outro fracasso, como foi no Nordeste.

      ari

      19/09/2017 - 11h42

      Foi mesmo. Eu estava lá e não i esse fracasso
      Deixa de ser imbecil, cara. Se tem algo para dizer, fale, mas não fique vomitando asneiras

        Macdowell B. Costa

        19/09/2017 - 16h57

        A única coisa que não fracassou, foi o helicóptero que ao sobrevoar a fracassada ocupação de Curitiba, bateu na cara do Lula e de todos os militontos, chamando-os de “corruptos e ladrões”.

João Carlos AGDM

18/09/2017 - 18h00

Se eu não estou enganado, Lula está com firme crescimento real.
Pelo que eu me lembro de pesquisas nacionais anteriores Lula estava estacionado em 3 pesquisas sucessivas em 25% + ou – 2,5 pontos percentuais (abril, maio e junho).
De repente, pulou para 32% + ou – 2,5 pontos percentuais em julho.
Agora (setembro) subiu para 37% em Minas Gerais.
Me corrijam se estou errado (espero que não…)

Fabio

18/09/2017 - 14h54

Aécio em segundo lugar?
Pelo amor, será que os irmãos de MG vai usar a urna como sanitário

    Macdowell B. Costa

    19/09/2017 - 10h46

    E o pior, também vão votar no Lula.

Alan Souza

18/09/2017 - 13h39

O caso não é o Lula com 40%, é o Bolsonaro com 15%. Esse é que é o problema…

Jean M. Bouchara

18/09/2017 - 11h51

Prezado cafezinho, qual a data da pesquisa?

    Jaime Balbino

    19/09/2017 - 00h53

    1 a 4 de setembro. Está no texto.


Leia mais

Recentes

Recentes