Menu

Datafolha: Lula avança na classe média. Bolsonaro cai.

(Lula com Mano Brown e Chico Buarque na inauguração do campo Dr. Sócrates Brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert) A íntegra da pesquisa Datafolha está aqui. Você tem de compará-la com a pesquisa do final de novembro do ano passado, cuja íntegra está aqui. Algumas observações: 1) O voto em Bolsonaro é muito desequilibrado. Ele tem apenas […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Lula com Mano Brown e Chico Buarque na inauguração do campo Dr. Sócrates Brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert)

A íntegra da pesquisa Datafolha está aqui. Você tem de compará-la com a pesquisa do final de novembro do ano passado, cuja íntegra está aqui.

Algumas observações:

1) O voto em Bolsonaro é muito desequilibrado. Ele tem apenas 10% do voto das mulheres, por exemplo; Lula tem 38% do voto feminino.

2) O núcleo duro do eleitorado de Bolsonaro é o homem até 24 anos; neste perfil, ele tem 25% dos votos. Mas Lula também é muito forte nessa faixa, onde lidera isoladamente, com 38%.

3) No quesito idade, o voto em Bolsonaro é igualmente irregular, ao contrário de Lula, que é forte em todas as faixas etárias. Bolsonaro cai muito entre pessoas mais velhas: tem 8% apenas entre eleitores com mais de 60 anos; contra 35% de Lula.

4) Bolsonaro perdeu dois pontos em relação a pesquisa anterior, de 18 para 16 pontos, na estimulada. Lula se manteve com 37.

5) Bolsonaro perdeu eleitores de alta renda, ao passo que Lula avançou fortemente nessa faixa. Na pesquisa anterior, do final de novembro, por exemplo, Lula tinha apenas 15% dos votos entre eleitores que ganham mais de 10 salários. Perdia para Bolsonaro, que tinha 23 pontos. Agora, depois da condenação em segunda instância, Lula avançou 6 pontos nessa faixa e lidera com 21; Bolsonaro perdeu 3 pontos e agora tem 20, ficando em segundo lugar.

 

6) Lula passou a liderar também no eleitorado com ensino superior, onde agora tem 23 pontos, contra 22 de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, Lula perdia de Bolsonaro nessa faixa de escolaridade por 19 X 22.

7) Os números de rejeição não sofreram mudanças significativas. Lula e Bolsonaro oscilaram sutilmente aqui e ali. Os números do Datafolha nesse quesito não me parecem muito coerentes, mas Lula tem 40% de rejeição e Bolsonaro, 29%.

8) Lula tinha os seguintes números, por região, no final de novembro de 2017:  Sudeste 27, Sul 27, Nordeste 58, Centro Oeste 34 e Norte 43. Na última pesquisa, de final de janeiro, os números de Lula passaram para: Sudeste 28, Sul 23, Nordeste 58, Centro Oeste 27 e Norte 46. Ou seja, Lula ganhou 1 ponto no Sudeste e 3 pontos no Norte, mas perdeu 4 pontos no sul e 7 pontos no Centro Oeste, terra dos agronegócio.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Hildermes José Medeiros

01/02/2018 - 15h55

Esses números mostram que o eleitorado brasileiro, claro que atingido pelos resultados que a Força Tarefa da Lava Jato, das punições que distribuem a torto e à direita aos políticos da oposição, principalmente o Presidente Lula, da campanha na mídia denegrindo o nome de Lula, ainda devotam um forte apoio ao grande líder. Pena que precisa muito otimismo (ou seria ingenuidade?) para acreditar que a ditadura imperante (ou seria semi-ditadura, ou, de fato fato, a famosa ditabranda, que a FSP de forma cínica identificou na ditadura 1964/1985) vá permitir, com o Judiciário golpista tudo comandando para beneficiar o grande capital, inclusive à frente das eleições, com o Governo golpista do usurpador, Temer, com maioria nas duas casas do Congresso, que Lula seja candidato. Ditadura só faz eleição presidencial para ganhar e trocar de gurda. Continuando do jeito que está, acreditando que tão somente contar com eleições será possível voltar ao poder com permitido num regime Democrático, afastando os golpistas e seus programas deletérios de governo. Antes a ditadura deve ser vencida, e não será com eleições.

carlos

01/02/2018 - 14h22

Faltou analisar que, segundo o datafolha, 54% dos brasileiros querem a prisão do Lula.

Jochann Daniel

31/01/2018 - 22h37

A julgar
pelos números da classe
de mais de 10 salários mínimos
(sou elite, aí estou)
Lula ganhou um fantástico apoio.
É nesta classe
que estão
as grandes forças,
a espinha dorsal de um país.
Os mais inteligentes,
os mais capazes,
os militares,
os empresários,
o judiciário,
as polícias de todo o tipo,
etc.
É a classe
que dita opiniões
(aos empregados, etc.)
Vamos ver o que vem pela frente…
Lula lá????????????????????????

    Jochann Daniel

    31/01/2018 - 22h39

    Adendo: os profissionais liberais, e outros que não me recordo.

      Jochann Daniel

      01/02/2018 - 12h43

      Mais uma observação:
      Lula se mantém estável em todas as outras faixas de eleitores (índices oscilando dentro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos).
      A muito forte oscilação de 6 pontos percentuais positivos nas classes de mais de 10 salários mínimos só pode ter explicação em um fato novo que motivou os eleitores desta classe a passar a apoiar Lula.
      Até o momento não sabemos qual foi este fato novo.
      Pelo menos não foi divulgado…

    gonzales

    01/02/2018 - 23h07

    A classe merdia é a mais ignorante de todas, se acha intelectualizada, mais não passa de reles, ela tem q tomar no ku pra mudar de opinião, mesmo não querendo !

Lucy

31/01/2018 - 19h44

Esse golpe para destruir a soberania nacional e a democracia no Brasil foi alertado por várias autoridades em muitas oportunidades.
O presidente da Rússia Vladimir Putin alertou Dilma Roussef em vários encontros do G-20 e do BRICS que o Brasil estava sendo espionado e seria o próximo alvo da CIA após os golpes parlamentares e judiciários em HONDURAS e PARAGUAI.

O ex-agente da CIA Edward Snowden alertou entre 2011 e 2014, inúmeras vezes, a presidente Dilma Roussef e os governantes que o BRASIL estava sendo gravemente espionado gravemente desde 2009 quando a CIA treinou juízes e procuradores brasileiros e paraguaios, no Rio de Janeiro, para aplicar golpes parlamentares e judiciários no PARAGUAI e BRASIL visando interesses econômicos, roubo de riquezas naturais, aprovação das leis do trabalho escravo e principalmente obter a “RENÚNCIA FISCAL DE IMPOSTOS PARA AS MULTINACIONAIS”, como ocorreu em Honduras (as fábricas de Jeans, indústria têxtil americana que usa mão de obra escrava e mão de obra infantil nas fábricas americanas em Honduras), e no Brasil o alvo foi muito maior:

1- Terminar a COMPLETA COLONIZAÇÃO DO BRASIL iniciada na era FHC. Retomar as PRIVATARIAS (137 empresas nacionais foram doadas por FHC na bacia das almas em troca de propinas no ESQUEMA BANESTADO). No alvo do golpe de 2016 foi planejada a privato-doação da ELETROBRAS e das 328 usinas hidrelétricas do Brasil. Entrega da maior reserva petrolífera gigante do mundo, descoberta recente do PRE-SAL torna alvo de interesse dos EUA porque no mundo 80% dos campos no mundo são muito antigos e maduros e estão na fase de acentuado declínio da produção, o pré-sal é também a mais produtiva reserva do planeta, pois em menos de 4 anos a Petrobras desenvolveu novas e avançadas técnicas seguras de produção atingindo a meta de hum milhão de barris em apenas 4 anos. Nenhum sitio petrolífero do mundo atingiu essa marca de hum milhão de barris num tempo tão curto (a maioria demorou 15 a 20 anos para atingir essa meta), evidenciando que o PRE-SAL brasileiro é o campo mais produtivo e lucrativo do planeta.
Para roubar essa reserva gigante do pre-sal que tem volume de óleo da ordem de 176 BILHÕES DE BARRIS (maior que a reserva do Iraque e muito mais produtiva), A CIA PLANEJOU, PASSO A PASSO, O GOLPE JUDICIÁRIO DE 2016, A CIA TREINOU SERGIO MORO E SEUS PROCURADORES PARA PLANEJAR UMA “OPERAÇÃO DE GUERRA” QUE FOI DENOMINADA “OPERAÇÃO LAVA JATO”, Pasmem, os personagens dessa sinistra e maquiavélica e medieval operação são os mesmos personagens do ESCÂNDALO BANESTADO.
AS PRIVATARIAS TUCANAS FORAM BLINDADAS NO ESTADO DO PARANÁ (ESCÂNDALO BANESTADO CAPTOU PROPINAS DAS MULTINACIONAIS NO BANCO DO ESTADO DO PARANÁ, QUE ENVOLVEM OS MESMOS DOLEIROS E OS MESMPOS POLÍTICOS CORRUPTOS DO QUADRILHÇAO DE TEMER, CUNHA, FHC, AECIO CHEIRA NEVES, E OUTROS. ESSES CRIMES NO CASIO BANESTADO FORAM ABAFADOS PELO JUIZ TUCANO SERGIO MORO PARENTE DE TUCANOS DONOS DO PODER NO PARANÁ (OSVADO MALUCELLI MORO, JOEL MALUCELLI E HIDELBRANDO MORO, OS DOIS PRIMEIROS SÃO DONOS DA COLIGADA DA REDE GLOBO E DA BAND NEWS EM PARCERIA COM A FAMILIA MARINHO E JOAO SAAD, SÃO TAMBÉM SINISTROS BANQUEIROS NO PARANÁ). ESSAS PRIVATARIAS GERARAM A MAIOR LAVAGEM DE DINHEIRO DA HISTÓRIA DO BRASIL (MEIO TRILHÃO DE REAIS) GERARAM PREJUÍZOS DE 15 TRILHÕES DE DÓLARES E GERARAM PROPINAS BILIONÁRIAS DE 125 BILHÕES DE DÓLARES PARA UM QUADRILHÃO DE 300 POLÍTICOS VIRA LATAS E CORRUPTOS NO GOVERNO FHC REMUNERADOS PELA SHELL, BHP SAMARCO, BRITISH PETROLEUM, CHEVRON, EXXON M OBIL, LIGHT, AES AMERICAN ENERGY SYSTEMS, EL PASO, SIEMENS,
Essa OPERAÇÃO LAVA JATO gerou um prejuízo de 400 bilhões de reais, em QUATRO ANOS DE PROPOSITADA INCOMPETÊNCIA, para a indústria nacional e para a ex estatal Petrobras, diga-se de passagem, a Petrobras desde o dia 10 de janeiro de 1999, foi vitimada na Bolsa de New York, no governo FHC, de uma processo de “privatização branca” (privatização fraudulenta) feita na Bolsa de New York.
2- A DILMA teve oito oportunidades para “desfazer o golpe da CIA”:
2.1- Acatar as denúncias de espionagem e “preparação do golpe judiciário”, muitos alertas feitos no exterior e no Brasil, e partir para a prisão dos juízes e políticos golpistas e lesa pátrias que já estavam coaptados pela CIA e remunerados pelas multinacionais desde 2011 como alertou Edward Snowden centenas de vezes.
2.2- Suspender a LEI DELEGADA feita pela Dilma que deu plenos e ilimitados poderes para o poder judiciário. Essa lei foi uma arma usada pelos inimigos para conspirar contra o governo nacional e entregar as riquezas naturais do Brasil para o império anglo americano;
2.3- Impedir que juízes e procuradores conspirem em “missões secretas no exterior”. Rodrigo Janot e Sergio Moro conspiraram abertamente foram aos EUA TRÊS VEZES SEGUIDAS, conspirar e negociar os passos do golpe e negociaram com as petrolíferas americanas e pasmem até com os ganhadores das raspadinhas da “privatização branca” da Petrobras feita por FHC, o corrupto genro de FHC sr David Zylberesztajn, o corrupto banqueiro francês Henry Phillipe Reischtull e o espanhol sr Nestor Cerveró, TODOS foram nomeados por FHC, respectivamente, para a presidência da ANP, presidência da Petrobras (Reischtull foi o único presidente estrangeiro na presidência da ex estatal Petrobras nomeado por FHC em 1998) e para a diretoria internacional (Nestor foi também o único diretor estrangeiro na ex estatal Petrobras também nomeado por FHC em 1999)
2.4- Em 2012 a própria Dilma viu o GOLPE PARLAMENTAR E JUDICIÁRIO ocorrido no Paraguai contra Fernando Lugo e dois TUCANOS participaram nesse golpe num “ensaio” para o golpe no Brasil, os irmãos tucanos corruptos do Paraná srs Álvaro Dias e Osmar Dias, que têm como suplentes os parentes de Sergio Moro: OSVALDO MALUCELLI MORO e JOEL MALUCELLI donos do Paraná Banco, do grupo Malucelli e sócios da BAND NEWS com João Saad e da coligada da REDE GLOBO no PARANÁ. O tucano ÁVARO DIAS tem um feroz aliado nos desvios de 500 milhões de reais em roubo de verbas no Paraná, o doleiro ALBERTO YOUSSEF financiou as campanhas tucanas de ÁLVARO DIAS e alugou seu avião para as campanhas tucanas.
2.5- A DILMA teve também um alerta de GOLPE JUDICIÁRIO tentado na TURQUIA contra o premier ERDOGAN, o golpe fracassou porque ERDOGAN percebeu a participação da CIA e das petrolíferas americanas no golpe e com apoio popular ele prendeu 2.750 juízes e procuradores e políticos coaptados pela CIA e petroliferas, o povo apoiou ERDOGAN os golpistas foram presos.
2.6- A DILMA teve outro alerta de GOLPE JUDICIÁRIO MUITO SIMILAR AO BRASIL (LAVA JATO) NA MALÁSIA em 2014 (confira no google: “George Soros – Mahatir Coup”) que fracassou. O premier Mahatir prendeu TODOS OS ENVOLVIDOS e FELIZMENTE a petrolífera PETRONAS OF MALASYA foi salva da tentativa de golpe. É bom lembrar que os dois maiores prédios do mundo são da PETRONAS (PETRONAS TOWERS) em Kuala Lumpur, George Soros agiu atacando Mahatir para levar na mão grande a PETRONAS como ele fez com a PETROBRAS na era FHC em 1999 na BOLSA DE NEW YORK levou na mão grande SEIS BILHÕES DE AÇÕES PREFRENCIAIS DA PETROBRAS doadas por FHC na bacia das almas por menos que 1% do valor patrominial e de mercado;
2.7-DILMA perdeu a chance de REVERTER o golpe em março de 2015 quando vazaram e-mails trocados pelo corrupto senador lesa pátria e ladrão José Chirico Serra: WIKLEAKS: SERRA PARA CHEVRON: “CALMA, VAMOS DERRUBAR O GOVERNO, ENTREGAR O PRE-SAL E REVOGAR A LEI DA PARTILHA PARA ISENTAR AS PETROLÍFERAS ESTRANGEIRAS DOS IMPOSTOS”!!!@@@@QUE CANALHA ELE PREPAROU A PEC-131 PARA O CORRUPTO LADRÃO VAMPIRÃO MI-SHELL TEMER DOAR O PRE-SAL E AJUDOU NA ELABORAÇÃO DA MP-795 DA RENUNCIA FISCAL DOS IMPOSTOS SOBRE O PETROLEO!!!@@@
2.8- DILMA poderia ter pedido a SUSPEIÇÃO DO SINISTROS ATORES DA LAVA JATO pois ambos (Sergio e Carlos Fernandes) atuaram de forma partidária e corrupta no ESCANDALO BANESTADO, blindaram os 300 pilíticos obedientes a FHC, mantiveram soltos os 70 doleiros presos na OPERAÇÃO MACUCO em 1997, 1999 e 2002

HOCUS POCUS

31/01/2018 - 18h20

é possível acreditar nessa cambada de imorais da imprensa golpista ??????pé sempre atrás com eles.
Particularmente ,não acredito,tudo o que eles fazem é previamente calculado no quesito ,réditos políticos.

Mané

31/01/2018 - 18h03

Lula preso – herói . Morto- mártir. Solto- PRESIDENTE !!! Sinuca de bico .

Ricardo Cebalho

31/01/2018 - 15h49

E evidente que em qualquer regime de governo, a população tem que conviver lado a lado com os que simpatizam com regime de mercado e os que adotam um regime voltado para o social, Ou seja direita e esquerda, dentro de normalidades e tolerâncias mútua.
Mas no Brasil chegamos a um ponto que a direita após assumir o governo com um golpe covarde, agora se uniram para barrar a esquerda de qualquer jeito, a intenção e varrer do mapa PT. e todos os partidos voltados para o social.
Mas com isso conseguiram fazer o que a própria esquerda jamais conseguiu, unir quase todas as siglas em dois propósitos, primeiro a defesa de LULA e também se defender do banimento das esquerdas, sendo que é o que eles mais querem.
Agora seria muito lamentável e muita falta de inteligência, a esquerda não aproveitar esse momento para fazer o tiro da direita sair pela culatra. Aproveitando essa união fazer um acordo mínimo de governo voltados para as coisa principais como regulação da mídia, do judiciário, anular a nova lei trabalhista a reforma da previdência dentro de parâmetros aceitáveis pela maioria dos trabalhadores. E partirem com tudo para esclarecer a população e chamamento para as ruas, lutar até onde der para a candidatura Lula, caso Lula não consiga se candidatar, fazer uma pesquisa honesta com todos os pretensos candidatos em todo Brasil, se unirem neste primeiro momento em torno de uma só candidatura que Lula apoiaria ou outra forma a ser estudada. Mas o que não podemos perder é essa oportunidade única de derrotar a direita em todos os níveis, aproveitando a fragilidade que se encontram.
Agora peço aos companheiros para divulgarem isso e quem puder levar essa idéia aos dirigentes de partidos e movimentos. A nossa hora é agora, temos que fazer acontecer.

Danúbio Rodrigues

31/01/2018 - 17h47

kkkkkkkk é não é?

Martí German

31/01/2018 - 17h20

#Lula2018

Edilson Nora de Oliveira

31/01/2018 - 17h16

Henrique Correia

Mirian Clemen

31/01/2018 - 17h15

Lula o melhor presidente, sempre terá meu voto. #Lula2018

Jean Baheta

31/01/2018 - 17h00

significa dizer que “tem 15 milhões de loucos no Brasil, (fora os corintianos). É preocupante.

Ivan Gomes Tavares

31/01/2018 - 16h01

Cf.

Rodrigo Da Chris

31/01/2018 - 16h00

Maresia ,sente a maresia

Fernando B Nog

31/01/2018 - 15h54

Avança na classe média? Só se for pra roubar…

    Amarilia Teixeira Couto

    31/01/2018 - 16h29

    Ah,esses fakes!Tão aloprados e covardões!!!

    ari

    01/02/2018 - 13h34

    Apareceu o imbecil que estava faltando

Paulo Cesar

31/01/2018 - 15h52

A burguesia acordou, nunca houve tanto pedido de falência como agora


Leia mais

Recentes

Recentes