Menu

PIB desaba e Globo diz que “foi melhor que esperado”

A interpretação do Globo poderia até ser engraçada, não fosse trágica: (…) O índice do Banco Central que mede a atividade do país (IBC-Br) caiu 0,56% em janeiro. No entanto, o resultado veio melhor que a previsão dos analistas do mercado financeiro que era de uma baixa de 0,8% no primeiro mês do ano. [Previsão […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A interpretação do Globo poderia até ser engraçada, não fosse trágica:

(…) O índice do Banco Central que mede a atividade do país (IBC-Br) caiu 0,56% em janeiro. No entanto, o resultado veio melhor que a previsão dos analistas do mercado financeiro que era de uma baixa de 0,8% no primeiro mês do ano.

[Previsão dos analistas do mercado financeiro… A Globo só dá valor à opinião dos urubus interessados em saquear a economia e os empregos brasileiros].

Apesar de um desempenho mais ameno do que o esperado, a retração da economia foi a mais forte sentida desde dezembro de 2016. E essa queda reflete o que aconteceu com os principais setores.

[Mais ameno do que o esperado… Com desemprego fortíssimo, e que, ao contrário do que diz a Globo – que omite que os postos de trabalho gerados são todos informais – tem aumentado mês a mês, o grupo trata uma forte queda de 0,56% como “amena”. Quando o PIB crescia 0,1%, era uma alta vigorosa…]

Em destaque está a indústria, que teve forte baixa em janeiro: 2,4%. Um resultado que interrompeu uma série de quatro altas mensais, mas que não muda a perspectiva de crescimento para o ano, na visão dos economistas.

O volume do setor de serviços do Brasil encolheu mais do que o esperado, fechando com o pior resultado para janeiro em seis anos após um fim de 2017 forte, mas o resultado não tira o setor do movimento de recuperação.

Já o faturamento do setor de serviços caiu de 1,9%, de acordo com o IBGE, ao contrário da expectativa de estabilidade que tinham os analistas do mercado financeiro.

Indústria caiu 2,4% no mês! Serviços, queda de 1,9%! É uma situação dramática, independente do que pensam “analistas do mercado financeiro”, sobretudo porque num ambiente de destruição de postos de trabalho.

E por que isso acontece?

A Globo tem de ampliar seu nível de distorção no volume máximo, porque não pode falar a verdade. Se as bases estruturais da economia, que são a construção pesada, as grandes obras de infra-estrutura, as refinarias, as ferrovias, estradas, estão todas suspensas ou canceladas, por causa da Lava Jato, então não há como haver retomada da economia!

Se os grandes financiadores, como o governo e o BNDES, estão sob gestão neoliberal, sem soltar um centavo para as empresas, as quais, por sua vez, continuam sob ataque da Lava Jato e, portanto, não podem também receber nada, então não há possibilidade de retomada da economia!

Se os bancos públicos, como Caixa e BB, estão sob ataque fortíssimo de sua própria gestão, que não quer liberar financiamento para casa própria, impactando a construção civil, é evidente que não haverá retomada da economia!

Os últimos meses assistiram somente um respiro superficial, um pequeno vôo de galinha fruto de um aumento do consumo das famílias, após meses de estagnação. Não era sustentável, porque não há emprego e não há investimento.

Para se recuperar, o Brasil precisa pôr ordem na casa, o que significa retomar os grandes investimentos em infra-estrutura, tirar os bancos públicos, inclusive o BNDES, das garras neoliberais do governo golpista, e ampliar o controle democrático sobre os órgãos lavajateiros, que continuam avançando, sob orientação imperialista, sobre a economia nacional.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

euclides de oliveira pinto neto

20/03/2018 - 13h42

A melhoria na economia foi produzida pela liberação do FGTS inativos, que jogou uma pouco de água no canteiro…como não choveu depois disso, nem garoou, as plantas estão secas… e vão acabar morrendo…

Pedrâo Paulada

19/03/2018 - 16h34

Mandaram parar a locomotiva.A composição começou a andar de ré rumo à estação da estagnação, tão cara aos interesses geopoliticos.

Pedro Cândido Aguarrara

19/03/2018 - 12h41

Quem não percebe o que está acontecendo é o Ciro!!!

Quando ele diz que o melhor controle da mídia é o controle remoto
está sendo um completo IMBECIL!!!

Sem o PT e sem Lula nenhum candidato de esquerda vence as eleições.

Pare de puxar saco da direita fascista, dos proprietários fascistas da mídia, porque sem Lula e sem o PT você, Ciro, não vai a lugar nenhum.

Regulamentação da mídia é PRIORIDADE UM!!!!

“Existem leis para proteger a Liberdade de Imprensa. Mas também deveria existir leis para defender a população da Imprensa”.

Mark Twain

Lucy

19/03/2018 - 11h03

Essa FARSA A JATO foi cuidadosamente planejada para roubar as riquezas naturais do Brasil, Tomar o espaço aéreo, os satélites, as super lucrativas usinas hidrelétricas, o pre-sal o campo ultra gigante mais produtivo do mundo descoberto pela Petrobras, destruir as leis trabalhistas, criar o trabalho escravo, pela CIA que treinou o mesmo juizeco que blindou o ESCÂNDALO BANESTADO, propinoduto das multinacionais nas PRIVATARIAS TUCANAS DO QUADRILHÃO DE TEMER, JOSÉ CHIRICO SERRA, EDUARDO CUNHA (ex presidente da TELERJ que ganhou 200 milhões de reais nas “PRIVATARIAS DAS TELES” em 1998 no governo FHC no “limite da Iresponsabilidade” como desabafou Sergio Mota.

Esse GOLPE JUDICIÁRIO E PARLAMENTAR TEVE UM CUIDADOSO PLANEJAMENTO DA CIA QUE TREINOU JUÍZES DO PARAGUAI, HONDURAS E TAMBÉM NO BRASIL A CIA TREINOU O JUIZ SERGIO “MORROW” (COMO ELE É CONHECIDO NA CIA COMO COLABORADOR E TRAIDOR DO BRASIL) teve também o cuidadoso planejamento da família corrupta MARINHO, William Bonner e a sra Sílvia Diretora de Produções da Rede GLOBOSTA REDE GLOBO TIME LIFE BRAZIL INCORPORATION (vide livro “A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO e o arquivamento da CPI GLOBO TIME LIFE no STF e no Congresso Nacional) e pelos corruptos 300 polítocos demo tucanos e uma lista enorme do quadrilhão de Temer, Cunha aliados do PMDB, PRB, PSC, REDE, e outros corruptos aliados no golpe.

Esse juizeco teve uma ação pífia em dezenas de processos sempre livrando tucanos e até emitiu um HC para soltar o prefeito tucano GIANOTO que foi preso por desviar 500 milhões de reais da Prefeitura de Maringá, seu amigo pessoal Jairo GIANOTO teve como declaração de amizade um heabeas corpus, e o juiz tucano Sergio Moro também agiu livrando demo-tucanos no ESCANDALO BANESTADO (propinoduto das multinacionais em troca das privatarias tucanas, 125 bilhões de US$ foram lavados no governo FHC no Banco do Estado do Paraná), Sergio Moro também agiu blindando tucanos no CASO GARIBALDI, no caso Luiz PAOLICCHI (desvios de 500 milhões de reais da Prefeitura de Maringá) que foi assassinado e seu corpo foi deixado num porta malas de um carro no centro de Maringá. Mesmo com esse crime hediondo que teve o prefeito tucano Jairo Gianoto como mandante o sr Sergio “Morrow”, agente da CIA, logo expediu o heabeas corpus para manter o tucano GIANOTO fora da gaiola.
O juizeco sem OAB sr Sergio “Morrow” agente da CIA, também atuou no caso dos irmãos PALERMO no Paraná, mantendo soltos os irmãos Palermo (Cristiano Palermo e Solon Palermo) Álvaro Dias e Osmar Dias na OPERAÇÃO CURACAO (eles têm como suplentes os parentes de Sergio Morrow sr Joela Malucelli e Osvaldo Malucelli Moro).

NOTEM QUE O ESQUEMA QUE SERGIO MORROW AFIRMA TER DESCOBERTO O TAL DE “DEPROP” DA ODEBRECHT JÁ AGIA NO BRASIL DESDE O INÍCIO DA NOVA REPÚBLICA DA CORRUPÇÃO (PMDB/PFL ATUAL DEM) NO GOVERNO SARNEY O ESQUEMA DOS ANÕES DO CONGRESSO E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, cerca de 300 políticos picaretas, corruptos, vira latas, ladrões envolvidos na CPI ESQUEMA DO ORÇAMENTO (1998) QUE TAMBÉM ENVOLVEU A REDE GLOBO como denunciaram José Carlos Lofrano e Elisabete Lofrano (assassinada em 1998) , são os MESMOS 300 DO QUADRILHÃO DO GOLPE DE 2016 (Golpe liderado pelo vamirão golpista MI-SHELL TEMER, O AGENTE DA CIA SERGIO MORO, O SENADOR TRAFICANTES AÉCIO CHEIRA NEVES E ALOÍSIO NUNES, FHC E CUNHA, TAMBÉM SÃO OS MESMOS DO ESQUEMA ODEBRECHT (CPI ESQUEMA ODEBRECHT E COLLOR PC FARIAS-1992), SÃO OS MESMOS DO ESQUEMA BANESTADO (FHC)
QUE MATARAM O JOVEM GOVERNADOR DO ACRE EDMINDO PINTO MORTO NA MADRUGADA DO DIA 17 DE MAIO DE 1992 NO HOTEL DELLA VOLPE. O GERENTE DO HOTEL DELLA VOLPE CELSO RUSSOMANO INGRESSOU NA POLÍTICA APÓS O CRIME.

https://www.youtube.com/watch?v=PFrEo6wDlVg

O Jovem governador do Acre Edmundo Pinto denunciou há 26 anos o famoso ESQUEMA DEPROP ele denunciou TEMER, GEDDEL VIEIRA LIMA, JOSÉ CHIRICO SERRA, AÉCIO CHEIRA NEVES, O GATUNO MOREIRA FRANCO, FHC, JOSÉ CHIRICO SERRA, MARUN, CAIADO, ELISEU QUADRILHA, EMILIO ODEBRECHT E MUITOS OUTROS QUE FORAM BLINDADOS NO PROCESSO DE IMPEACHAMENT DE COLLOR. SEMANAS APÓS O PROCESSO DE AFASTAMENTO DE COLLOR PELO ESQUEMA ODEBRECHT E ESQUEMA PC FARIAS O PRESIDENTE DA CAMARA E DA CPI SR ULYSSES FOI MORTO NUMA QUEDA DE HELICOPTERO NO MESMO LOCAL ONDE CAIU TEORI.

A LEIA CHANCELIER DE ABUSO DE AUTORIDADE TEM QUE SER APROVADA URGENTE, ELE FOI MORTO APÓS SOFRER TORTURAS, ELE FOI ESPANCADO NÚ POR 29 POLICIAIS E PASSOU POR TRÊS DIAS SOB TORTURAS POR ORDESN DE NAZISTAS DE CURITIBA DA OPERAÇÃO FARSA A JATO


Leia mais

Recentes

Recentes