Ciro Gomes ao vivo na Band

Aécio Neves na mira da PF

Por Miguel do Rosário

22 de março de 2018 : 16h30

É tão raro ver tucano ser investigado, que vale a pena prestar atenção nos desdobramentos da operação Amphibia, que revela esquemas escusos de financiamento de Aécio Neves.

Esperamos que seja uma investigação isenta, e que Aécio Neves, ao contrário de Lula, seja julgado num processo sem sensacionalismo, sem pressões espúrias da mídia ou da turba. Enfim, que se faça, pura e simplesmente, justiça.

Não quero ver Aécio condenado a 43 anos de prisão, como Marcelo Bretas fez com o almirante Othon, nem condenado sem provas, como Sergio Moro e o TRF4 fizeram com Lula.

Quero apenas, como cidadão preocupado com o avanço do autoritarismo judicial, mas também interessado que a corrupção seja combatida com firmeza, que Aécio seja julgado com moderação e justiça.

Dito isto, acho importante deixar claro o que penso de Aécio Neves: um playboy irresponsável, cafajeste, mau caráter, que não soube perder uma eleição e jogou o país no caos em que estamos.

Não tenho nenhuma compaixão por esse crápula.

***

No Jornal GGN

Operação revela aparelhamento da saúde na gestão Anastasia, por Luis Nassif

QUA, 21/03/2018 – 16:21
Por Luis Nassif

Deflagrada hoje em Minas Gerais pela Polícia Federal, a Operação Amphibia bateu em um dos esquemas de financiamento do grupo de Aécio Neves, e comprova o aparelhamento da gestão do ex-governador Antonio Anastasia.

A operação investigou desvio de recursos da Secretaria de Saúde do Estado no período 2012-2016. As duas empresas envolvidas têm participação direta em campanhas eleitorais, a Varkus para a campanha de Pimenta da Veiga ao governo do Estado, em 2014; a SP Evento Promocionais em campanhas para vereadores em Juiz de Fora, reduto do então Secretário de Saúde, deputado estadual Antônio Jorge, do PPS.

Os primeiros indícios das fraudes foram levantados pela Controladoria Geral do Estado (CGE). Depois, foram aprofundadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e constaram de um relatório sobre a legalidade, economicidade e eficácia dos recursos federais no Estado. A análise identificou desvios e falta de efetividade na distribuição dos insumos, o que teria levado ao aumento dos casos de dengue no período.

As fraudes foram cometidas em eventos relacionados ao combate ao virus da dengue.

Uma das atividades do contrato consistia em promover eventos de campanha de combate à dengue em mais de 100 cidades.

Nessa modalidade de licitação, é contratada uma empresa incumbida de subcontratar eventos, sendo remunerada por taxa de administração.

A SP Eventos foi contratada em um leilão presencial. Perícia nas catracas eletrônicas da Secretaria da Saúde confirmaram 15 visitas de pessoas da SP no período imediatamente anterior à publicação do edital. Depois, mais de 90% das subcontratações foram com a empresa Varkus.

O referencial dos preços dos serviços, que serve de base para a definição do orçamento, se baseou apenas contratos das próprias Varkus e SP Promoções.

Investigações constataram elos entre ambas as empresas.

A gestora do contrato – e ordenadora de despesas – era a própria assessora de comunicação social da Secretaria, que era prima de um dos gerentes da Varkus. Por sua vez, a filha de um dos sócios da Varkus era sócia da SP Promoções.

Além do superfaturamento dos eventos, o golpe maior consistiu na simulação ocorrida na prestação de contas.No mesmo período, a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde, através da CEMAIS, realizavam a mesma atividade, em campanhas contra dengue. Parte do golpe consistia em marcar os eventos da Varkus nos mesmos locais da CEMAIS. Na prestação de contas, fotografam o evento da própria CEMAIS e prestavam conta como se fossem da SP-Arkus. Só nesse tipo de golpe, desviaram R$ 27 milhões, dos R$ 68,58 milhões empenhados no projeto.

Até agora, a saúde era uma das vitrines da suposta gestão superior do governo Anastasia, que foi permanentemente contaminada pelos compromissos políticos do grupo de Aécio..

Psiquiatra, Antônio Rogério fez carreira no funcionalismo público, sempre na saúde pública. É um caso raro de militante da saúde pública envolvido em desvios de verbas

A assessora Gisele continua lotada em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

15 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo Marconi

24 de março de 2018 às 15h42

Não vai da em nada, idêntico ao que já ocorreu no Paraná com Beto Richa e em São Paulo com o Paulo Preto. O PSDB tem juízes e promotores para aliviar a barra.

Responder

Leandro Abreu

24 de março de 2018 às 08h13

Aecio e um pilantra, corrupto, que fala até em matar o primo, que absurdo induzindo o crime. Tem mofar na prisão, lavando privada, e que ele merece. Tenho arrependimento de ter votado nele para presidente

Responder

eDMILSON

23 de março de 2018 às 20h16

É tucano! Todo mundo sabe o que acontece. A PF fez campanha para ele na última eleição.

Responder

Marcus Padilha

23 de março de 2018 às 13h56

Esse sistema de comentários poderia ter uma ferramenta pra bloquear usuários como o anterior? É que tem certos tipos que mesmo “moderados” ainda reviram o estômago.

Responder

    Valdeci Elias

    23 de março de 2018 às 19h24

    Por isso um brasileiro, antes de tudo, tem que ter um estomago forte.

    Responder

Celso Junqueira

23 de março de 2018 às 09h15

O Aébrio desviou bilhões da Saúde. O dinheiro simplesmente sumiu. É um corrupto sem vergonha, pilantra. Um canalha.

Responder

Joao Cardoso

23 de março de 2018 às 07h36

que delirio, ja viram o papelao do STF ontem salvando um criminoso condenado com outros 7 processos nas costas e agora querem que Aécio e outros corruptos sejam presos? Nao sei porque a PF ainda gasta dinheiro de imposto investigando politico, eles sao todos imunes.

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de março de 2018 às 10h19

    eu não “quero que aécio seja preso”. leia o post. quero que seja julgado com a isenção e moderação que faltou a lula.

    Responder

Eduardo

23 de março de 2018 às 00h31

Aécio não terá vida suficiente para pagar pelos seus crimes! Nem que sete vidas tivesse! Velho no crime e na arte da má politica, desde jovem é um engodo, uma falácia, é pura hipocrisia e falsidade! Foi sempre um bibelô do gosto das elites burras e dos jovens incautos, muitos dos quais só agora se deparam com pequena parte ou mínimas verdades sobre o falso bibelô! Decepção com o que viram? Ainda não viram nada! 2 milhōes do Joesley Batista é nada perante toda a verdade!

Responder

Beijo na B

22 de março de 2018 às 20h42

eis uma magnífica piada!!!! quase sujei as calças

Responder

JOAO JANUARIO

22 de março de 2018 às 18h33

Miguel, esse tal AÉCIO, é, juntamente com muitos outros tucanos, os maiores bandidos da pol´pitica nacional. Esse aí, é bandido desde que muito jove, cresceu metendo a mão grande na grana do erário. Deveria ter sido preso quando tinha 21 anos, e se isso tivesse acontecido, o Brasil hoje seria muito mais limpo e justo.

Responder

Leandro

22 de março de 2018 às 18h19

Se participa das mesmas lojinhas, eles dão um jeitinho, esse pessoal virado no esquadro e compasso…

Responder

Luiz Gonzaga

22 de março de 2018 às 17h57

E’ bandidao mesmo.

Responder

Márcio Martins

22 de março de 2018 às 17h47

Tomara que se aprofundem mais. Tenho para mim que isto é apenas a ponta do iceberg. Palavra de mineiro de Juiz de Fora. Esta área da saúde…se passarem um pente fino…

Responder

Música para nosso Amado e venerado Chefão-Mor

22 de março de 2018 às 17h35

Parla più piano e nessuno sentirà,

nessuno sa la verità
neppure il cielo che ci guarda da lassù
*
Nessuno sa la verità.
Nessuno sa la verità.

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com