Menu

A grandeza de Lula ao entregar-se

Por Pedro Breier Havia basicamente duas estratégias possíveis para Lula após a decretação da sua prisão. Uma delas seria asilar-se em outro país ou em uma embaixada. Politicamente, a vantagem seria poder comandar a resistência de onde estivesse, falando, participando de reuniões, gravando vídeos, denunciando o arbítrio ao mundo. Sob uma ótica individual, Lula ainda […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier

Havia basicamente duas estratégias possíveis para Lula após a decretação da sua prisão.

Uma delas seria asilar-se em outro país ou em uma embaixada.

Politicamente, a vantagem seria poder comandar a resistência de onde estivesse, falando, participando de reuniões, gravando vídeos, denunciando o arbítrio ao mundo.

Sob uma ótica individual, Lula ainda seria um homem parcialmente livre – ao menos não estaria enclausurado em uma cela.

Foi escolhida a outra estratégia posta na mesa: entregar-se à polícia.

A vantagem política da não resistência à prisão foi explicitada por Lula em seu discurso antológico de hoje:

Eu falei pros companheiros: se dependesse da minha vontade, eu não iria. Mas eu vou. Eu vou porque eles vão dizer a partir de amanhã que o Lula tá foragido, que o Lula tá escondido. Não. Eu não to escondido.

Lula na prisão desmonta, de fato, boa parte do arsenal retórico que a mídia familiar certamente usaria para seguir alimentando a matilha fascista que foi gestada no Brasil.

E, por outro lado, a cada dia que Lula permanecer como um preso político, subirá um pouco o grau de indignação da militância democrática. Não só desta: o povão, que quer votar em Lula, entenderá cada vez mais os motivos pelos quais trancafiaram aquele que, pela primeira vez em décadas, olhou para os miseráveis deste país.

Se politicamente cada estratégia tem suas vantagens, pelo lado pessoal não há qualquer dúvida: entregar-se é abrir mão do que é mais precioso para um ser humano, a liberdade.

Lula da Silva, aos 72 anos de idade, escolheu passar, talvez, o resto de seus dias enclausurado em uma cela em nome da causa.

Lula é um dos grandes.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ivaldo Muniz Carvalho

09/04/2018 - 13h02

Lula é maior que tudo isso! É um dos grandes líderes mundial da atualidade, quer queiram ou não!
Os golpistas agora já tiveram sues orgasmos múltiplos com certeza!
Basta lê os jornais estrangeiros para observar a grande injustiça que estão fazendo com povo brasileiro em especial a classe menos favorecida!
Na vida tudo passa, assim como passam as coisas boas a ruins também passam!
LULA BRASIL – EU SOU LULA!

maria da graça carvalho amaral

09/04/2018 - 11h48

Num jogo de xadrez, o rei é a peça mais importante. Todos do pião a rainha protegem o Rei. Nunca deveríamos ter entregue o Lula para esse judiciário falido, comprado e corrupto. O rei se defende a todo e qualquer custo.

    clotilde bassetto

    09/04/2018 - 20h52

    Concordo com vc, M. da Graça, quem está por trás do golpe não tem escrúpulos e nem medida. Temo pela vida de Lula.

    Só observando…

    05/07/2019 - 22h31

    Não adianta ser graduado, mestre e doutor, se sua educação foi subtraída e ainda não é feliz…
    Triste mesmo é ser errado e falar correto!
    Um paradoxo sem poder viver, de fato, o que se diz.
    Falido mesmo é a sua educação interpessoal, professora!
    Infelizmente hoje estamos rodeados de uma corja de pessoas de má índole que ficam se auto rotulando de bons samaritanos, mas que na realidade nua e crua não passam de pessoas tóxicas, individualistas, vendidas, má educadas e fanáticas, que vivem as custas de regalias do estado e defende até a morte suas mordomias, doa a quem doer.
    E é por isso que o país se encontra assim, pelos exemplos morais horríveis de quem deveria ser referência para as novas gerações. Inclusive do seu rei.
    Passar bem…

JOHN JAHNES

08/04/2018 - 18h05

**Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.**
(Che Guevara)

**Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.**
(Che Guevara)
**Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.**
(Che Guevara)
**Lutam melhor os que têm belos sonhos.**
(Che Guevara)
**Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados.**
(Che Guevara)
**A farda modela o corpo e atrofia a mente.)
(Che Guevara)

**Podem morrer as pessoas, mas nunca suas ideias.**
(Che Guevara)

**Onde houver o mais fraco sendo injustiçado, conte comigo pois somos companheiros.**
(Che Guevara)

**Para ouvir o coração de um povo não precisa ser médico, basta ter um coração.**
(Che Guevara)

**Que culpa tenho eu, se meu sangue é Vermelho e meu coração é de Esquerda?**
(Che Guevara)

vitorf

08/04/2018 - 10h24

Meus amigos estamos vivendo uma ditadura , este inútil temer é capaz de passar com os tanques encima do povo. Tanto que eles não reprimem ninguém da direita. Duvido que aja eleição este ano.!

ari

08/04/2018 - 05h24

Desculpe-me discordar. Não consigo ver grandeza em entregar-se ao inimigo quando ha outras opções. Ainda ontem, cheguei a ser agredido por postar o seguinte texto:
Um líder político decide não apenas com base em seus anseios pessoais mas também olhando para os que os seguem. No caso do Lula, ele é o depositário da esperança de milhões. Entregar-se é render-se ao inimigo, é, de certa forma, dar-lhe razão. Confiar em tribunais como os nossos é retomar o mesmo falso republicanismo que dominou os governos do PT e que permitiu o golpe contra a Presidente Dilma sem maiores reações. Creio , como certamente o fazem milhares ou mesmo milhões de outros brasileiros democratas, que ele deveria se exilar em país que lhe permitisse liberdade de movimento para continuar a luta, inclusive denunciando mundialmente, com a força do seu prestígio, o que está acontecendo no Brasil. Como outros brasileiros, confesso que me sentirei mais uma vez traído por ele e por seu partido se o maior líder popular mundial do momento entregar-se aos tribunais do arbítrio. Perdoem-me o desabafo!

Carlos Roberto Honorio da Silva

08/04/2018 - 02h58

Eu não tenho dúvida de que quando o recurso contra a decisão que condenou Lula chegar nas cortes superiores, será revertida a menos que a Justiça tenha acabado por completo no Brasil. Nesse momento ficará patente a perseguição ao maior líder de todos os tempos no Brasil. Se essa decisão chegar no STF provávelmente será desmantelada e pelo certo Moro e todos os procuradores de Curitiba deveriam ir para a cadeia pois condenou-se um inocente forjando provas e mesmo assim sem que se tenha obtido a mais pálida prova. O problema é que nesse ponto o objetivo terá sido atingido que é impedir Lula de se reeleger, Entretanto parece-me que o PT tem uma estratégia pronta para registrar a candidatura de Lula mesmo preso. Veremos.

    Anderson Cunha

    08/04/2018 - 18h07

    Confiar no STF? Meu caro, volte algumas páginas e releia o triste capítulo do Mensalão.

leonardo-pe

07/04/2018 - 22h25

Demorou. até demais. mas o Lula se entregou. o que seria a grande festa dos que queriam ver o Lula na prisão, está virando um imenso constrangimento. vide o dono do Bahamas de São Paulo. aqui onde vivo(Jaboatão Dos Guararapes. municipio da região metropolitana do Recife),até soltaram fogos comemorando a prisão do Lula. mas, se escuta agora um grande silencio as 22:25

Eduardo

07/04/2018 - 22h23

Pedro Querido! É belo o seu texto! Mas irreal! O Brasil está perdido! Lula não poderia JAMAIS ter se entregado pois numa GUERRA não se entrega jamais o REI-GENERAL-PRESIDENTE! Santo Deus! Todos sabem que Moro é fantoche do governo corruptor e homicida dos EUA controlado pela máfia anglo-sionista! Se Lula voltar vivo será um milagre! Deus salve o Brasil!

    Luiza de Sá Moreira

    08/04/2018 - 08h09

    Concordo contigo e partilho do mesmo medo: que ele seja “suicidado ” na cadeia.


Leia mais

Recentes

Recentes