Cafezinho 2 minutos: Posse de Bolsonaro e alegações finais contra Lula

Preso político, Lula recebe solidariedade do mundo inteiro

Por Jeferson Miola

08 de abril de 2018 : 21h45

Jeferson Miola

Lula recebe solidariedade do mundo inteiro. O mundo manifesta sua repulsa à agressão jurídico-midiática perpetrada contra ele.

No estrangeiro, Lula é considerado um prisioneiro político que foi encarcerado não por crimes que não cometeu, mas pelas suas ideias e pela obra civilizatória e humanitária que executou como Presidente do Brasil em favor do povo pobre e que, por isso, deve ser duramente castigado.

Ao desfechar um dos seus lances principais, o golpe sofreu um baque não contabilizado: está sendo cada vez mais contestado e desmoralizado, em escala planetária.

Em todos os cantos do planeta surgem manifestações de solidariedade a Lula pelo atentado que a Lava Jato, a pf, procuradores, juízes, stf, Globo & mídia perpetraram contra ele.

Para os próximos dias, organizam-se protestos em frente às embaixadas do Brasil em vários países de todos os continentes.

O Brasil finalmente retornará ao noticiário internacional, mas não pelos seus atributos maravilhosos e pela sua relevância geopolítica dilapidada em pouco mais de 18 meses, mas como Estado-pária no qual a classe dominante espezinha a Constituição.

A imprensa, mesmo a conservadora, não encontra outro adjetivo para caracterizar a prisão do Lula senão como um ato de violência e de arbítrio que atenta não somente contra o próprio Lula, mas contra o Estado de Direito e a democracia.

O Brasil é visto no mundo como de fato é: um regime de exceção que avança para o fascismo – por isso os olhos apreensivos do mundo se voltam para o Brasil.

Os fascistas avançaram uma jogada no tabuleiro, na ilusão de um passo adiante do golpe e da consolidação ditatorial, mas o efeito poderá ser o contrário. O arbítrio está cada vez mais desnudo – tanto internamente como no exterior.

No GGN, Olímpio Cruz fez um inventário abrangente da repercussão mundial do golpe nesta nova etapa – vale ler [clique aqui].

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jackie Evans

10 de abril de 2018 às 15h36

Tem que imobilizar a nação do país inteiro numa passeata. O povo unido jamais será vencido. Isso é muito injusto 12 anos de prisão Lula matou muita fome de muitos pobres. Todos os jornais aqui na Inglaterra comentam como o Brasil está entrando numa ditadura.

Responder

Cláudio Novaes

09 de abril de 2018 às 08h43

Nao temos outra saída: é tempo da ação! Vamos acompanhar as ideias do maior líder popular da América. a prisão não impedirá nossos ideais por liberdade.

Responder

Deixe uma resposta