Menu

Aécio se explica na Folha

A Lava Jato realmente tornou o Brasil mais “limpo”. Pedro Barusco, Alberto Yousseff, Paulo Roberto Costa, todos os grandes corruptos da Petrobrás, que atuavam (sempre é bom lembrar) desde muito antes dos governos petistas, e contra os quais nunca faltou prova, estão soltos. Michel Temer é o presidente da república, e governa descaradamente contra o […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Lava Jato realmente tornou o Brasil mais “limpo”.

Pedro Barusco, Alberto Yousseff, Paulo Roberto Costa, todos os grandes corruptos da Petrobrás, que atuavam (sempre é bom lembrar) desde muito antes dos governos petistas, e contra os quais nunca faltou prova, estão soltos.

Michel Temer é o presidente da república, e governa descaradamente contra o povo: em 2017, ano em que o desemprego explodiu, 1,6 milhão de pessoas foram expulsas do programa bolsa família; universidades e institutos de educação deixaram de receber financiamentos; programas de pesquisa científica estão sem receber recursos; a Caixa reduziu drasticamente o financiamento de casa própria para famílias de baixa renda; o bndes praticamente interrompeu financiamentos para indústria e construção civil.

Lula, presidente respeitado no mundo inteiro, amado por milhões de brasileiros, cujo governo terminou com altos índices de aprovação, Lula, contra o qual não se achou uma mísera prova, e cuja acusação é de ter sido beneficiado com a reforma de um apartamento meia-bomba no Guarujá, está preso numa solitária em Curitiba.

Digo isso para comentar artigo de Aécio Neves, publicado na Folha de hoje.

Aécio continua senador. Livre, leve e solto. Seu partido, o PSDB, tem vários ministérios e governa o país mesmo tendo perdido as eleições em 2014.

Reproduzo o artigo, para registro histórico, e porque não quero repetir, jamais, o comportamento fascista da justiça e da mídia em relação a Lula.

Acho que o caso de Aécio deveria ser investigado com moderação e imparcialidade. Prender Aécio apenas para “equilibrar” a prisão de Lula não é justiça.

Para mim, que sou abolicionista, não quero ver ninguém preso. O que me satisfaria era apenas saber a verdade e, no caso de políticos, que fossem derrotados nas urnas – e que aceitassem a derrota.

É preciso que o Ministério Público e a Polícia Federal façam uma investigação séria sobre o senador, e apresentem uma denúncia consistente, apontando a relação entre a mala de R$ 500 mil, achada em posse de seu primo, e algum ato de ofício do senador.

Reitero: falo de investigação séria, não de presepada em rede social de procurador, dizendo que vai “orar e fazer jejum”.

Aécio não nega que os R$ 500 mil eram seus. Diz que era um “empréstimo” de Joesley Baptista.

A gente fica matutando, e se a PF achasse algo semelhante com o primo de algum petista… Como será que a justiça e a mídia vão explicar um tratamento tão desigual?

O Brasil precisa saber mais sobre as contas no exterior de Aécio Neves e família, sobre a mala de 500 mil reais, dentre outras acusações que pesam contra o tucano.

O que me surpreende, no entanto, é a postura profundamente antidemocrática, antirrepublicana, do PSDB, de FHC e do próprio Aécio Neves, que pedem um tratamento justo apenas para si. Ao não se posicionarem sobre os desmandos judiciais contra Lula, os tucanos provam que se moveram tanto para a direita que não são mais sequer liberais.

O PSDB um dia posou de social-democrata, e o nome do partido não deixa mentir. No fundo, os tucanos queriam apenas ser liberais, o que já seria uma grande contribuição ao espectro partidário nacional. Mas não chegaram lá: ficaram presos nesse frankestein ideológico chamado neoliberalismo. E agora nem sei mais o que são. Conservadores bananeiros talvez seja uma boa definição.

***

Aécio Neves: Sua excelência, o fato

Fui ingênuo, cometi erros e me penitencio por eles, mas não cometi nenhuma ilegalidade

16.abr.2018 às 2h00

A narrativa que se impõe como um tsunami no país tende a considerar, de antemão, todos os políticos culpados.

Fragmentos de imagens e manchetes repetidos à exaustão definem percepções. Vivemos o tempo da opinião muitas vezes desvinculada da informação.

Sou alvo de denúncia em função da delação da JBS. Aos que não conhecem o seu conteúdo, ofereço este esclarecimento. Ofereço mais, ofereço os fatos.

No início de 2017, precisei contratar advogados. Era uma despesa inesperada e eu não possuía recursos pessoais para enfrentá-la. Minha mãe colocou então à venda o apartamento em que reside há mais de 35 anos no Rio de Janeiro.

Minha irmã, Andrea, ofereceu o imóvel a alguns empresários, inclusive ao senhor Joesley Batista. Ela teve com ele, em toda a sua vida, um único encontro, a meu pedido, motivado por esse assunto familiar que nada teve a ver com política.

Mais tarde, de passagem pelo Rio, ela lhe telefonou, convidando-o para conhecer o imóvel. Ele preferiu não ir e pediu um encontro comigo.

Felizmente, esse telefonema, omitido pelo delator, foi recuperado pela Polícia Federal. Ele mostra, de forma inequívoca, o objetivo do contato feito: a venda do imóvel. Apesar da relevância, essa informação não foi mencionada na denúncia.

Recebi, de boa-fé, o delator no hotel em que estava e, numa conversa criminosamente gravada e induzida por ele, permiti-me usar um vocabulário inadequado e fazer brincadeiras injustificáveis e de enorme mau gosto, das quais me arrependo profundamente. Lamento, especialmente, o que esse episódio acarretou para outras pessoas.

Meu primo, Frederico, é uma pessoa absolutamente correta, íntegra e não tem nenhuma responsabilidade pelos fatos ocorridos. Limitou-se a me fazer um favor ao receber um empréstimo pessoal, a mim dirigido, que não tinha nenhuma vinculação com o cargo que ocupo. Reitero a ele e ao seu amigo Menderson, que o acompanhou, o meu pedido público de desculpas pelas consequências que eles e suas famílias vêm sofrendo.

Minha irmã, reconhecida até mesmo pelos meus adversários por sua seriedade e correção, foi injusta e covardemente exposta apenas por ter contatado o delator com a intenção de vender um imóvel.

Na gravação de que fui alvo, o delator atesta a origem lícita e particular dos recursos e deixa claro — também em depoimento— que partiu dele a decisão de que o empréstimo teria que ser feito em espécie, o que não é ilegal, uma vez constatada a licitude dos recursos.

Errei em aceitá-lo. Mas não cometi nenhum crime. Não houve nenhum prejuízo aos cofres públicos. Ninguém foi lesado.

Hoje, é fácil reconhecer que o objetivo dessa exigência era gerar as imagens para o seu extraordinário acordo de delação. Os recursos ficaram guardados, esperando serem formalizados, para que eu pudesse pagar honorários de advogados. Como isso não ocorreu, não foram usados e foram entregues à Justiça.

Mas vamos às acusações.

Sou acusado de corrupção passiva, crime que pressupõe que um agente público receba vantagem indevida em troca de contrapartida.

Não houve vantagem indevida, e a própria Procuradoria-Geral da República indicou que não houve nenhuma contrapartida no caso.

Na gravação, poucos se recordam de que rechacei prontamente a sugestão, feita por ele , para que apoiasse um nome para a presidência da Vale. A menção a diretorias da empresa se deu como forma de encerrar o assunto introduzido, premeditadamente, por ele. Prova de que essa questão nem sequer foi considerada é que absolutamente nenhuma iniciativa foi tomada nesse sentido.

Na minha vida pública, não existe um ato sequer em favor da JBS, o que foi confirmado pelos delatores.
Como falar em corrupção onde não existe dinheiro público ou contrapartida?

A segunda acusação, de tentativa de obstrução, é também desprovida de fundamento.

Basta dizer que o precedente citado em longas 15 páginas para justificar a denúncia contra mim foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da própria PGR. Ou seja, pelos critérios da própria instituição eu não deveria nem sequer estar sendo denunciado.

Acusam-me por votos que dei no Senado e por opiniões que externei em conversa particular, sem que tivessem nenhum desdobramento fático. Tenta-se, com isso, criminalizar opiniões e votos de congressistas cujas imunidades são garantidas pela Constituição. De forma seletiva, a denúncia ignora, por exemplo, que cheguei a apresentar emenda alterando o projeto original da Lei de Abuso de Autoridade, defendendo, justamente, o ponto de vista do Ministério Público Federal!

É, portanto, com o sentimento de grande impotência que vejo as versões devorarem os fatos.
O que me define são os meus 32 anos de vida pública honrada e não os poucos minutos de uma armadilha montada por criminosos.

Fui ingênuo, cometi erros e me penitencio diariamente por eles. Mas não cometi nenhuma ilegalidade.
Por isso, não esmoreço. Em nome da minha história, da minha família e de todos aqueles que confiaram a mim a esperança de uma Minas Gerais e de um Brasil melhor, sigo em frente, porque sei que a verdade vai prevalecer.

Apesar do tsunami.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ivaldo Muniz Carvalho

18/04/2018 - 15h52

Será que o mora vai retirar agora de circulação as fotos dele com o aécio e cúpula do seu partido psdb depois da condenação do seu grande amigo aécio?

Ivaldo Muniz Carvalho

18/04/2018 - 15h04

O Aécio, não tem que se explicar, afinal ele além de pertencer a casa grande é amigo pessoal do moro, haja vista fotos juntos em conversas em segredo!

Denilson

16/04/2018 - 19h20

Bom, de injeino Aécio não tem nada, pois ainda pagamos muito caro para ele nos roubar, um verdadeiro fanfarrão.

Rinaldo Bistafa

16/04/2018 - 16h14

Quem muito se justifica é porque tem muito que se justificar. Nossa política está afundada num mar de lama. Mas se engana quem pensa que tudo isso não é de interesse de ninguém. Eu tenho que destruir um sistema para ele se tornar banal, podre e pobre, sem nem uma credibilidade. Para eu poder comprar os votos, imagina se a política fosse seria? Quanto custaria um voto? Sta o velório

Ademilson leite nobre

16/04/2018 - 13h18

Lula o mito

Ademilson leite nobre

16/04/2018 - 13h16

Lula peso tem mais votos que todos os outros juntos,isso e bom para que o mundo faca análise,sobre o que está acontecendo com o melhor Presidente de todos os tempos.

Valmir

16/04/2018 - 12h26

Ingênuo??? Tá bom. Senta lá Cláudia!!

Oscar

16/04/2018 - 10h53

Todo tucano marginal se acha um homem honrado.
Se diz ingênuo mas continua a apoiar o golpe de estado que ajudou a dar.
FDP.

Jairzinho da comunidade

16/04/2018 - 10h30

Podem censurar a verdade, mas comparar Lula com Aécio é burrice, pois o segundo ainda exerce o cargo e tem foro.
Lula deve ser comparado com Cunha, que estava em situacao identica, foi preso rapidamente na segunda instancia, sem showzinho do STF, sem ninguem questionando a constitucionalidade…. Lula comparado com Cunha teve muitas regalias e bondades da justica.

    Miguel do Rosário

    16/04/2018 - 10h57

    Tem algumas diferenças bem sutis, tão sutis que você não deve ter percebido. Tipo o fato de Cunha ter milhões de dólares em contas na Suíça, comprovadas, com sua assinatura, enquanto Lula, bem, Lula foi acusado de ter ganho uma reforma num apartamento… E sem provas disso.

      Rita Monteiro

      16/04/2018 - 11h56

      E tu ainda perdes tempo com um jumento desses?

      Batista

      16/04/2018 - 13h27

      Pelo teor do seu artigo, vc defende um e ataca o outro. Não seria tudo farinha do mesmo saco?. Ou vc vai insistir no discurso de que ele não sabia de nada, não tem provas…….etc.

        Miguel do Rosário

        16/04/2018 - 14h02

        Batista, não seja injusto. Eu defendo justiça moderada e isenta para todos. E vou insistir sim, porque, de fato, não se encontrou provas contra Lula. Com Aécio, tem uma mala de 500 mil reais.


Leia mais

Recentes

Recentes