Menu

A “refundação do país”: a estranha prisão do jornalista Marcio Fagundes

Por indicação de um internauta, incito os leitores a se informarem melhor sobre o caso da estranha prisão do jornalista Márcio Fagundes, por pedido do Ministério Público de Minas Gerais, acusado de ter assinado contratos de publicidade quando trabalhava na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Seus filhos criaram um site para reunir explicações, depoimentos e […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por indicação de um internauta, incito os leitores a se informarem melhor sobre o caso da estranha prisão do jornalista Márcio Fagundes, por pedido do Ministério Público de Minas Gerais, acusado de ter assinado contratos de publicidade quando trabalhava na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Seus filhos criaram um site para reunir explicações, depoimentos e manifestos sobre o caso, que está me cheirando fortemente a mais um arbítrio lavajateiro nesse Brasil do golpe.

Essa é a “refundação do Brasil” de que você tanto fala, Barroso? A prisão indiscriminada de pessoas com base em paranoias e más intenções de procuradores midiáticos?

***

No site Marcio é Trigo

Sindicato repudia prisão preventiva do jornalista Márcio Fagundes

Abril 23, 2018

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público repudiar a prisão preventiva do jornalista Márcio Fagundes, ocorrida ontem, 18/4, em Belo Horizonte, na operação Sordidum Publicae, do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Civil. Fagundes é acusado de ter assinado contratos de publicidade durante a gestão do ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Wellington Magalhães.

O abuso do instrumento da prisão preventiva já foi denunciado por juristas do Brasil inteiro. No atual ambiente de golpe, em que a Constituição vem sendo desrespeitada e os aparatos judiciais agem de forma descontrolada, essa é mais uma ameaça à democracia.

Tão grave quanto isso é a transformação de operações policiais em espetáculos midiáticos. Como já aconteceu em inúmeros casos, de pouco adianta à vítima provar sua inocência depois de ter sido exposta à execração pública, fotografada, filmada, detida na frente dos filhos, como foi o caso do jornalista.

Não se trata de defender a impunidade e sim de garantir a presunção da inocência antes da sentença final e instrumentos de investigação que não ataquem a honra da pessoa que, se inocentada, será para sempre culpada.

Márcio Fagundes já tinha prestado depoimento no processo e não havia, no seu caso, os motivos que justificam a prisão preventiva, a saber: obstrução de justiça, risco de fuga, ameaça a testemunhas, destruição de provas etc.

O Sindicato repudia, mais uma vez, toda forma de arbítrio e informa que dirigentes do Sindicato foram, junto com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, fazer uma visita ao jornalista para verificar as condições em que ele se encontra preso.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Guilherme

15/05/2018 - 09h54

A lava jato abriu a porta do inferno.
Abaixo uma contradição de um “jornalista” mineiro, o Paulo César de Oliveira, conhecido colunista social como PCO.
Comemora a prisão do Lula, mas, quando batem na porta de um amigo, a estória é outra.
Vejam os links abaixo:

http://blogdopco.com.br/moro-agiu-rapido/
http://blogdopco.com.br/suma-injustica/
http://www.joaocarlosamaral.com/index.php?id=14839

Cristiano dos Santos

29/04/2018 - 13h20

Não sei se ele é culpado.Mas,estranho este colunista chamar de golpe prisão do Lula e impeachment da Dila.O PT está acima da lei?

    Miguel do Rosário

    30/04/2018 - 10h23

    Não, o PT não está acima da Lei. O judiciário também não. Se um juiz prende um inocente, ou viola a lei, o juiz é o bandido. Isso é muito mais comum do que você pensa.

Francisco Câmpera

27/04/2018 - 00h52

Miguel, moro em Brasílla e sou de Belo Horizonte, amigo do Márcio. Esta prisão foi uma covardia. O próprio MP estadual disse que ele foi preso pq ele não quis colaborar. Mentira! Três procuradores foram à Câmara Municipal para ouvirem testemunhas, inclusive da jornalista que ficou no lugar dele, onde ficou claro que o Márcio não decidia nada sobre a publicidade. Ele até escrevia OP (Ordem do Presidente) ao assinar o ordenamento de despesas. Entendo que ele poderia até responder um processo administrativo até esclarecimento das coisas, mas esta prisão é uma covardia e um atestado de incompetência destes agentes públicos.

Magali

25/04/2018 - 16h39

É assim agora? Cismam com a pessoa e vão prendendo? Ditadura mesmo né? O que é isso? Insanidade total. Canalhas, calhordas. São do mal mesmo!!!!!! Não tem limites. Tá ficando muito estranho…..

Régis

25/04/2018 - 07h11

Definitivamente estamos em estado de exceção! E da pior forma possível: pelo Poder Judiciário, na qual o grande Rui Barbosa já dizia – “a pior forma de ditadura é a da justiça, pois contra ela não há a quem recorrer”.
Os americanos já observavam o crescimento do Brasil (6 economia) no governo do PT e já em 2009 treinava os nossos Lesa Pátrias de Togas para atuar no momento oportuno.
Em 2014 entram em ação e as consequências são visíveis: paralisação do setor energético, engenharia nacional, milhares de demissões de trabalhadores, paralisação de novos investimentos, ambiente de desconfiança e quebradeira geral.
Está aí, Luiz Barroso, o novo marco civilizatório que você previu.
Uma vergonha morar num país infestado de traidores da Nação!

Clayton

25/04/2018 - 00h19

Estamos FU;
ou se restabelece o estado de direito e sua democracia, ou o golpe dos togados e sua juristocracia tornará a vida em sociedade impossível e suas famílias em reféns…!

HOCUS POCUS

24/04/2018 - 18h16

quando voltarmos a democracia,teremos que fazer adaptações nas celas das cadeias.POR EXEMPLO ,COLOCAREMOS CABIDES PARA QUE O PESSOAL POSSA PENDURAR A SUA TOGA.
AGUARDEM,O TEMPO NÃO PARA,ESSE DIA CHEGARÁ!!!!!!!

José Geraldo Resende

24/04/2018 - 18h07

Onde estão os fundamentos jurídicos, o processo está aberto para baixar? Estou terminando um curso de Direito e meu tcc é sobre Direitos Humanos e sistema penal.

Antonio Passos

24/04/2018 - 17h01

Porque só o Cafezinho está divulgando absurdos deste tipo ? Tenho observado que outros blogs ficam girando em torno apenas de Lula, Moro, Ciro, Alckmin e mais dois ou três. É preciso abrir o leque para que se forme uma visão mais ampla.

    Antônio

    25/04/2018 - 09h54

    Simples, o blog tenta desviar o foco já que não tem mais argumento pra sustentar a ideia esquerda ultrapassada. Já parou pra pensar porque ninguém faz nenhuma opinião contraria nos comentários? simplesmente porque a moderação do blog exclui todo e qualquer argumento sustentado que seja contrario a suas opiniões.

      Miguel do Rosário

      25/04/2018 - 11h08

      “ideia esquerda ultrapassada”? as ideias de esquerda são as únicas que não deixam o mundo cair na barbárie. Tudo que o mudo desenvolvido conquistou de bom para sua população (metrôs, sufrágio universal, saúde pública, programas sociais, crédito barato, investimentos públicos) foi através de “ideias de esquerda”.

      iraida novikov

      27/04/2018 - 00h02

      se vc tiver uma “ïdeia” que valha a pena ler exponha com propriedade, pois é melhor censurar besteiras do que ocupar espaço como esse comentario seu.

ELTON LUIZ DE SOUZA

24/04/2018 - 15h46

ESTAMOS PROVANDO O ESTADO DE EXCEÇÃO CRIADO PELA DITADURA JUDICIÁRIA, ONDE PARTE DO JUDICIÁRIO ESTÁ FAZENDO UMA LEI PARALELA A DA CONSTITUIÇÃO E DO CÓDIGO PENAL. APKIXANDO AI5, ULTRAPASSANDO OS DIREITOS.
A PRISÃO É A FORMA DE TIRAR A LIBERDADE DEFESA, IMPONDO A VONTADE DE TOUTURA JUDICIAL.

Fehnelon

24/04/2018 - 14h30

Menção especial a Moro, porteiro da caixa de pandora…


Leia mais

Recentes

Recentes