Entrevista de Haddad ao SBT

Ciro reitera críticas à condenação de Lula: “é injusta”

Por Miguel do Rosário

08 de maio de 2018 : 23h01

(Crédito foto: PDT).

A grande mídia está fazendo um grande esforço, e está tendo sucesso, para intrigar os candidatos de esquerda entre si, em especial Ciro Gomes contra o PT e vice-versa.

Não caiam nessa!

Assistam essa entrevista de Ciro Gomes à Folha. O título da matéria e a sua descrição são pura intriga. Ciro até faz uma crítica a Gleisi e à parte do PT, acertadas a meu ver, mas num contexto bem diferente do que o destaque da Folha sugere. Até porque o principal ponto de sua entrevista, no que se refere ao assunto Lula, é sua crítica corajosa e firme à sua condenação e prisão.

“Li a sentença com olho técnico, e é frágil. A condenação de Lula é injusta!”, exclama Ciro Gomes. E repete: “É injusta!”

Ciro Gomes faz ainda duras críticas a Sergio Moro, pelo uso “ilegal” (são suas próprias palavras) da condução coercitiva.

“Lula foi preso – condução coercitiva é prisão – ilegalmente por Sergio Moro”, diz Ciro Gomes, referindo-se ao primeiro grande ataque ilegal de Moro ao ex-presidente.

O presidenciável lembra ainda prisão do blogueiro Eduardo Guimarães: “E se Moro prendesse William Bonner para o forçar a revelar uma fonte?”

Isso foi um fato: Sergio Moro prendeu um jornalista, para constrangê-lo, ameaçá-lo, assustá-lo, para que revelasse uma fonte.

A militância tem que tomar muito cuidado com as pós-verdades da mídia. As piores fake news não são as mentiras idiotas do MBL, e sim as narrativas enviesadas, embaladas de um jeito que os títulos, descrições e destaques são bem diferentes da íntegra das falas dos candidatos. É o caso desses títulos da Folha, que visam confundir o leitor: um objetivo oposto ao jornalismo.

O jornalismo deve visar esclarecer o leitor, aproximá-lo da verdade. E a verdade é que Ciro Gomes tem feito declarações, embora cuidadosas, o que é algo positivo, em favor de Lula livre.

Aliás, na entrevista à Folha, Ciro Gomes reiteira: “quero ver o Lula em liberdade”.

O candidato do PDT ainda comenta sobre o jornalismo da Globo: “é deplorável”.

***

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

81 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Patrice L

09 de maio de 2018 às 16h40

Sou fã do Miguel e do Cafezinho, mas discordo do apoio precipitado ao Ciro. Não só o precipitado. Acho que discordo até do apoio em si ao Ciro.

Soubemos apontar, nos inúmeros defeitos da Rosa Weber, o novo truque “faz diferença” de ela não compor uma nova maioria para poder ficar com a antiga maioria que apoiava o ponto de vista contrário ao dela mesma.

O raciocínio de debilitar para, em seguida, reconfirmar a debilidade do que se ajudou a debilitar aplica-se da mesma forma aqui ao caso do Lula Livre, mas, claro, com as devidas ressalvas.

O ponto. Há gente que não embarca ou que logo desembarca do Lula Livre, para dizer-lhe da fraqueza ou insustentabilidade. Entrem e fiquem, e ele será forte!

Embora reconheça o direito que têm à própria campanha e apoios, acho que os respeitabilíssimos Manuela e Dino -a quem muito admiro- no dia de ontem meio que enfraqueceram o Lula Livre ao desestimular a candidatura Lula. Para a luta democrática, era fundamental restar.

O que dizer então do Ciro, cujas manifestações foram pra lá de insuficientes (repito: insuficientes) e eivadas de sinais contraditórios?

Querendo ganhar votos à direita, e na crença de que os votos à esquerda lhe cairiam no colo por gravidade em um eventual 2o. turno contra o nazi, Ciro não hesitou em empregar palavras inamistosas contra Lula e o PT.

Não há como esconder isso.

Alguns, com palavras mais duras, qualificam o Ciro como um abutre à espera da carniça. Alguém que estaria mais próximo do Lula Preso do que do Lula Livre. Não estão de todo errados, acho.

Não bastassem os maltratos, próximos ao Ciro chegam inclusive ao cúmulo de e-xi-gir o dedaço do Lula e do PT a seu favor. Tipo: vcs entram com os votos e nós com o candidato. Eu heim!

(Gostaria de errar nessa minha projeção, mas já imagino o Ciro eleito negando o indulto presidencial ao Lula, com a justificativa de não ferir uma decisão da Justiça, de não dividir o país.)

Confundido que está com a luta da democracia contra o fascismo (que não é só do Bolsonaro, mas também e sobretudo da Globo e da Toga, para não falar dos seus patrões externos), não derrotaremos o golpe a não ser pelo radical comprometimento com o Lula Livre.

Não essa coisa tipo olha estou aqui só de passagem.

Por último, Boulos foi show no Roda Morta!

Não sou do Psol, mas vi nele muitas qualidades para liderar o campo da esquerda e progressista em geral!

O país seria outro sob a liderança de Lula e Boulos, sem falar de outras pessoas excelentes no PT, PSOL e PCdoB.

Desculpem, mas no todo da coisa, tá difícil entender atuais PDT e PSB como parte do campo socialista e progressista. A gente fecha os olhos e tão lá, eles, ou no golpe ou votando coisas abomináveis e conservadoras, mesmo contra orientação de lideranças.

Responder

Bhico

09 de maio de 2018 às 16h29

Ah, os coxinhas da esquerda…

Responder

beth

09 de maio de 2018 às 16h22

Estou deixando pra trás minha leitura de alguns dos blogs progressistas a começar por este. Pelo menos enquanto durar essa campanha asquerosa para abandonar Lula e embarcar na canoa furada do Ciro. Já estou sentindo náuseas de tanto ler artigos e editoriais que fingem lutar contra a prisão de Lula enquanto correm para os braços de Ciro. Votar no Ciro ou em qualquer outro é direito de cada eleitor, cada um siga a sua cabeça. Mas aturar essa campanhazinha pseudo-esquerdista que tenta nos enfiar Ciro pela garganta abaixo enquanto Lula, na prisão, se diz “candidatíssimo” é demais. Sinto muito mas meu estômago não suporta.

Responder

Marcio Goncalves

09 de maio de 2018 às 14h25

Parabens Miguel!
As pessoas soh podem estar cegas se entendem o posicionamento do Ciro como de direita. Desconhecem seu discurso, suas posicoes historicas ou sua carreira. Tenho varios amigos com posicoes liberais ao centro que batem no Ciro por ser de esquerda. A grande midia esconde o Ciro, pois nao tem criticas a fazer… elogiar nao vai. Assistam todos, suas entrvistas no Nocaute, TV Afiada, GGN, TV Folha, Roda Viva, e critiquem, ao menos, com um pouco de conhecimento. Falam do Ciro nao ser confiavel, nao dar apoio ao Lula, ter sido Arena (foi PDS!), ser arrogante. Pessoas que soh acompanham manchetes.

Chega a ser risivel, conversar com pessoas desconectedas da Internet, nas ruas, nos pequenos negocios, pedreiros, mateiros, biscateiros, e escutar que o Ciro eh como o PT: comunista e corrupto. Enquanto por aqui os viezes sao o oposto. Conhecimento, dissernimento e politica real estao em falta no eleitorado. Definitivamente!

Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 17h20

    Nós acompanhamos Ciro não é de hoje, com internet, sem internet… O discurso é fantástico, sempre foi o maior talento dele.

    Agora vc quer nos ridicularizar usando um argumento assim? O que embasa sua opinião sobre o Ciro é o que o próprio Ciro fala? E quer que assistamos isso como forma de nos convencer que “ele não é” o que “achamos que é” pelo fato de “ele dizer que não é”? Convenceria vc?

    Estamos do mesmo lado, tem uma força avassaladora em guerra contra nós, não caiamos nessa, a briga é grande do lado de lá.

    Responder

Alberto Lima

09 de maio de 2018 às 13h58

Todos nós queremos o Lula livre!
Mas ele não vai ser solto, pelo menos não durante o período eleitoral.
E é certo que vai indicar um candidato.
Mas um candidato com chances de ganhar.
Provavelmente vai ser Ciro Gomes.

Responder

José Zimmermann Filho

09 de maio de 2018 às 13h48

A esquerda é atrapalhada mesmo. Por que união agora? Cada candidato e seu partido têm de ser individualista e conquistar eleitores, principalmente os indecisos. Por exemplo, pode ser que alguém que não goste do Lula, numa boa campanha, acabe simpatizando com a Manuela. Fechar agora um bloco em torno do Lula espantaria esse eleitor. No momento das eleições e pelas pesquisas, se a direita ameaçar, aí sim, todos entenderiam a união. O que garante que não se consiga dois candidatos de esquerda no segundo turno? O Dino errou em declarar apoio ao Ciro. Isolou Manuela, pois muitos (inclusive eu) não são lá muito fãs do cara. Em 89 Brizola pegou pesado contra o Lula no 1º turno. Mas no 2º, Lula quase ganhou graças ao apoio do gaúcho.

Responder

Mirko Kraguljac

09 de maio de 2018 às 12h39

Difícil de entender – esquerda brigando, você deixa fascistas entrar nessa briga?! Por que? Quem precisa opinião deles?

Responder

Eloi

09 de maio de 2018 às 12h23

https://www.bloomberg.com/view/articles/2018-05-08/brazil-s-classrooms-need-more-private-investment

Querem privatizar o ensino brasileiro.

Que horror.

Responder

Andr

09 de maio de 2018 às 11h43

Essa esquerda ensandecida vai entregar de mão beijada a eleição para o Alckmin.

Responder

    Alberto Lima

    09 de maio de 2018 às 13h51

    Pior, vai entregar pro Bolsonaro.

    Responder

Virginia

09 de maio de 2018 às 11h39

Tá sendo hilário ver a esquerda trocando farpas para ver se apoiam ou não o Coroné…. Mas como a esquerda sempre fala, “vamos votar em quem o nosso Deus lula mandar”. Para quem votou no Temer a mando do Lula, isto não é nenhuma novidade.

Responder

Rogério Bezerra

09 de maio de 2018 às 10h57

Miguel, grande Miguel! Não vejo assim.
Ciro não foi claro durante todos esses anos. E não foi explícito quanto a Lula disputar eleições. Querê-lo livre é pouco… Dizes radicalidades é moleza. Difícil, é fazer a revolução silenciosa que Lula fez. E não perceber esses feitos e sua magnitude deprecai o observador.
Não precisamos de um candidato que já jogou nos dois lados. Um Delcídio do Executivo.
Ou alguém acha que o “passivo” de Ciro nos anos do vírus FHC já foi exposto? Ele aparecerá.
Ciro é soberbo e muitas, muitas vezes falastrão. Só não abriu a boca na hora da prisão de Lula por que via aí sua chance de pegar nossos votos. Não o meu, “Cara pálida” (João Saldanha)
Não sairei de casa se Lula não estiver nessa eleição.

Responder

Fehnelon

09 de maio de 2018 às 10h46

Resposta a Paula:
… Aliás, você acha que luta mais pela liberdade de Lula do que eu?

Resposta à resposta:
É no calor que escrevo mesmo.
Resposta prepotente e injusta, pois o autor é esclarecido, então lutar por Lula, na vdd, pelo que ele representa, é obrigação como pessoa, não mérito, acredite ou não, nós nos mobilizaríamos ainda que fosse Bolsonaro no lugar de Lula. E vc ainda faz disso uma fonte de renda, é seu dia a dia. Logo, é no minimo “má fé”, se comparar a uma pessoa que tem outras atividades, ainda mais usando isso como argumento final, após a evasiva no comentário, extremamente lucido, da parte dela.

E não me venha com essa de “quem sou eu para isso ou aquilo”, vc sabe muito bem quem vc é… Vc já leu Balzac, vc sabe o peso da pena… E a responsabilidade que ela traz.

Responder

Ari

09 de maio de 2018 às 10h42

Agora é tarde, Ciro, o oportunismo. Nem com reza braba engolimos vc. Adeus, Google bye, suficiente wiedersehen, adieu

Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 17h10

    rsrs

    Lula Livre!

    Responder

Curió

09 de maio de 2018 às 10h42

Miguel do Rosário! Você ainda é muito jovem mesmo sendo muito bom articulador… mas não dá para ficar calado vendo sua infantilidade: basta analisar sob o ponto de vista psicanalítico, nem precisa ser político, para ver que você quer empurrar de goela abaixo este cara, que não passa de um acadêmico feito Fernando Henrique Cardoso. Nós brasileiros não somos idiotas. Você não dá chance, para qualquer argumento, para todos, você encontra uma resposta mas, sempre a favor do Ciro. É uma fixação. Meu querido ( aqui em Floripa a gente fala assim ), você vai perder leitores! Eu já desconfiava há algum tempo… quando pensei em colaborar com $ hesitei… hesitei… não efetivei a colaboração. Agora constato que minha intuição estava certa. Fixação! Será que as pequenas inserções do nome de Ciro, anteriormente, seriam atos falhos ? Ou eram mesmo a propósito, feito com maestria ? Não venha se desculpar para me contradizer, você já falou no artigo, eu já falei comentando… não carece de tréplica! Credo em cruz! esconjuro! Você perdeu as esperanças de lutar contra o GOLPE. O que vai acontecer é que sem Lula nas eleições pelo menos os 54 milhões de eleitores que tiveram seu voto roubado não passarão defronte urna alguma. Eles tem entalado na garganta o sequestro de seu voto pelos golpistas. Não desespere com a possibilidade de Lula não ser efetivamente candidato pois ele pode dizer para votarmos num bode velho que assim faremos. Nos meus sessenta e cinco anos de idade tenho realmente dúvidas se alguém que anda querendo votar no Ciro realmente votou em Lula ou Dilma, especialmente, que faça parte dos 54 milhões… Não ir votar, anular… simples assim…o mundo não vai acabar ainda… não é possível que nosso povo seja tão besta, tão idiota, que acredite que os golpistas ( inclusive Ciro, com os votos do seu partido no impedimento da Dilma ) vão governar o Brasil explodindo na miséria, na violência, na rapina generalizada. O Temer ainda destruirá antes de sair as nossa reservas de (?) 370 bilhões de dólares. Quem viver verá! A crise econômica mais cruel ainda ninguém viu ainda mas já está a galope pelas planícies do sul argentinas!

Responder

    gonzales

    09 de maio de 2018 às 12h33

    Infantilidade é atacar os outros por pensar diferente, próprio de direitista que não respeita a opinião dos outros, qualquer pessoa tem o direito de dizer o q pensa e votar em quem deseja. Lula ou nada e se um direitista como o Ciro vencer as eleições, nossa missão é infernizar a vida dele.

    Responder

      Benoit

      09 de maio de 2018 às 14h01

      Voce não notou que o Ciro em algumas questões é bem mais esquerdista do que o Lula e que alguns pardidários do Ciro poderiam dizer, caso fossem falar de modo tão irresponsável como voce, que o Lula é de direita? Se voce não tem muita noção de política e está confundindo a política com um jogo de futebol Flamengo contra Fluminense, por que voce não tenta se informar melhor, ler um pouco mais, pensar nos argumentos sensatos que estão sendo apresentados a partir da situação política atual?

      Responder

      Fehnelon

      09 de maio de 2018 às 17h04

      Exato Gonzales! E pq vc está negando esse direito ao Curió? Ele não pode expressar-se? Tvz eu tenha entendido errado, mas não vi nada agressivo… Miguel se “pronunciou publicamente”, pq o Curió seria “direitista” por emitir sua opinião?

      As reações são justamente para evitar isso. Até onde sei, o PT não pretende apoiar o Ciro, eu, por exemplo, me desligo do PT antes de votar no Ciro. E essa chantagem que está vindo de tds os lados, usando o emocional e o medo, já estão causando o que temiamos… Percebe? Já estamos discutindo bobeiras…

      Estamos do mesmo lado, mas somos o PT, somos Lula, não pedimos para ninguém deixar de votar no seu candidato, não façam isso conosco, td que vão conseguir é criar de vdd o racha na esquerda.

      Responder

    Beth

    09 de maio de 2018 às 14h11

    Perfeita a sua análise. É uma lástima que o Miguel, tão bom articulador, esteja embarcando sem discutir na campanha do Ciro. Eu respeito o diálogo e até mesmo alianças com ele nas jamais aceitarei a vassalagem do PT a Ciro ou a qualquer outro às custas da candidatura Lula.

    Responder

Ze

09 de maio de 2018 às 10h40

A esquerda teve 4 anos a partir do impeachment golpista contra a presidenta Dilma para costurar alianças progressistas, nacionalistas e desenvolvimentistas. 4 anos e não fizeram NADA. Absolutamente NADA.
E agora querem enfiar garganta a baixo esse de apoio ao PDT/PCdoB que quer se aliar a partidos que apoiaram o golpe, que apoiaram a agenda anti nacionalista , entreguista E FASCISTA do PSDB/PMDB e tantos outros.
No pais da elite do atraso a esquerda é do atraso. Rumo ao abismo.

BASTA!

Responder

    Alberto Lima

    09 de maio de 2018 às 13h52

    Quem se aliou ao PMDB foi o PT.

    Responder

Celso Orrico Filho

09 de maio de 2018 às 10h39

Miguel “cirou” de vez,

Responder

Emmanuel

09 de maio de 2018 às 10h07

DEMO, PP e PR flertarem com Ciro diz mais sobre Ciro que qualquer declaração.

Responder

    Bruno

    09 de maio de 2018 às 13h45

    A direita parasita usando a esquerda hospedeira para se salvar.

    Responder

    Alberto Lima

    09 de maio de 2018 às 13h53

    e o PT com o PMDB?

    Responder

      Fehnelon

      09 de maio de 2018 às 23h39

      Não fechássemos acordo com o pmdb, o impeachment teria sido no Lula, não na Dilma… foi o preço, para conseguirmos mais 10 anos no poder… E, principalmente, os mais pobres conheceram uma elevação no padrão de vida jamais imaginado… Como pista, viramos modelo e líder mundial na luta pela erradicação da fome… pouco? Saímos da impagável divida externa para sermos credores do FMI. Fundamos o Bricks e nos tornamos protagonistas no cenário mundial… Mas não bastou, lideramos e financiamos a aproximação e fortalecimento da América do Sul. Viramos o farol guia dos países em desenvolvimento no mundo, com participação na Asia, Africa, Oriente Médio…

      Tudo isso só deixou de ser sonho, e podemos falar, é possível, pq cortamos na carne e pagamos um alto preço, sofremos conspiração, sofremos traição, tivemos alguns dos mais dignos de nossas fileiras caluniados e injustiçados… O preço foi alto, alto demais para ser usado como acusação contra nós. Erramos? Fomos a esquerda no poder, e me orgulho dos nossos que estiveram lá representando… E considero o melhor governo que o país já teve, quem foi melhor na área social ou econômica? Acessa o google, digita pib brasil e da uma olhada no tsunami que foi a era PT, ninguém mal intencionado consegue resultados assim.

      Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 17h06

    Tuche!

    Responder

Francisco de Assis

09 de maio de 2018 às 09h58

“Li a sentença com olho técnico, e é frágil. A condenação de Lula é injusta!”, exclama Ciro Gomes. E repete: “É injusta!”

Essa declaração de Ciro Gomes é, na verdade, repetição da que fez na véspera do julgamento de Lula pelo TRF-4, quando todo mundo já sabia o resultado, e Ciro Gomes já sabia que Lula tinha sido retirado do seu caminho eleitoral por uma justiça escrota. Ciro Gomes não fez nenhuma declaração sobre a condenação de Lula ser injusta, após a sentença de Moro e a véspera do julgamento no TRF-4. E fez questão de NÃO LER a sentença de Moro até esta data, para não atacar o juizeco de Curitiba e NÃO FACILITAR a vida de Lula. Aí, às vésperas do julgamento no TRF-4 – JÁ SABEDOR DO RESULTADO – aparece com a novidade de ter lido a sentença e dizendo que é injusta.

O Cafezinho tem todo o direito de embarcar nas teorias do professor guru Wanderley e apoiar Ciro ou quem bem entenda. Só não pode é tentar manipular os seus leitores com esse papo escroto de Ciro Gomes, de só afirmar uma coisa quando LHE interessava e não antes, quando não lhe interessava.

Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 20h16

    Justo! Concordo com seu ponto de vista, mas não nos iludamos, todo mundo tem lado, e é impossível não transmitir algo da “nossa visão”…

    Responder

Ezequiel

09 de maio de 2018 às 09h44

Já tem petista se desfiliando e filiando ao pdt.
Parabens blogosfera.

Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 17h09

    Com esse discurso de “tem que unir a esquerda”… Estão, manipulados ou não, criando o racha que a midia golpista tanto vem tentando fazer crer.

    Responder

Claudio

09 de maio de 2018 às 09h40

Não basta dizer que é uma injustiça. Tinha de estar ao seu lado nas horas mais difíceis, como fez Roberto Requiao. Se fosse ele (RR), eu não relutaria a apoiá-lo, pois além de nacionalista, tem caráter. Antes de votar em Ciro, farei como a maioria dos petistas, caso Lula retire sua candidatura, votarei em Boulos.

Responder

    Luiz Gonzaga

    09 de maio de 2018 às 12h59

    Eu tambem, sem o LULA, votarei em BOULOS obvio.

    Responder

Oliveira

09 de maio de 2018 às 09h32

LULA!

Responder

Oliveira

09 de maio de 2018 às 09h31

Acho o Ciro Gomes um bom político, mas não para representar o PT. Vamos lá, sejam rasoáveis eleição sem LULA é fraude. Me recuso a participar das próximas eleições se o LULU não for candidato e digo mais, acredito que boa parte dos eleitores brasileiros também pensam como eu. Onde já se viu! Ser condenado sem provas, QUE PAIS É ESSE! LULA LIVRE!
Grande abraço!

Responder

Hildermes José Medeiros

09 de maio de 2018 às 08h39

Tudo bem, Ciro apoia Lula. que é candidatíssimo do PT à Presidência. Na visão do PT e de muitos, manter a candidatura de Lula é o que mais atinge, mais enfraquece os objetivos do golpe nesta fase, em que quer continuar a todos iludir, fingindo que seguirão o caminho da Democracia, e o apoio popula a Lula, que mostram manifestações e as pesquisas, sem que os golpistas hajam encontrado um nome para dar sequência ao golpe, um novo títere em substituição a Temer, será o limite da definição: ou a indesejável definição do golpe, pelo abandono do caminho do voto, ou retorno à Constituição, eleições livres e diretas, com a participação de Lula. Não há o que temer, o golpe já está aí desde 2016. Não tem o mínimo sentido no momento discutir nomes em substituição ao de Lula na disputa, porque se fosse o caso, Ciro Gomes seria apenas um dos nomes. Lula precisa de apoio. No momento é Lula livre e Lula, lá!

Responder

Antonio

09 de maio de 2018 às 08h22

Me parece ingenuidade imaginar que os autores do golpe contra Dilma e da perseguição contra lula, permitam que um candidato progressista assuma a presidência.
Acredito que a única luta válida no momento é a luta pela liberdade e candidatura de LULA.

Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 22h50

    Ou seja, se Ciro ganhar, assumir e governar é porque “as forças do golpe” concordam.

    Lula tem 50% da população, metade do Brasil acha que ele é um preso político, apesar do ataque impiedoso da mídia, encabeçado pela Globo. Pergunto, o que um mês desse mesmo ataque faria com Ciro? Que não tem a militância, os movimentos populares, sindicatos…

    Lula é o único com possibilidade de, junto com o povo, tomar o comando do país.

    Responder

Mirko Kraguljac

09 de maio de 2018 às 07h21

Miguel, você tem direito de gostar e votar em Ciro, fazer propaganda de programa dele, usar blog pra isso mas, também, em nome de imprensa democrática, precisa deixar outros criticar… Eu mesmo tenho grande respeito por Ciro, acho ele competente e preparado, mas ele, sem duvida, está tentando coletar votos dos três lados da politica brasileira – da esquerda, da direita e, claro, do centro. Para atingir sucesso nessa tarefa diabólica, o Ciro está vacilando bastante e isso gerou desconfiança entre petistas. Simples assim.

Responder

[email protected]

09 de maio de 2018 às 07h01

É Lula LIVRE e apto para disputar as próximas eleições presidenciais!

Nunca vi um candidato que patina nas preferências eleitorais, querer impor sua agenda a um candidato, que até sendo alvo dessa vilania jurídica baseada em julgamentos morais ou políticos ideológicos, ganharia no primeiro turno das eleições presidenciais!

Ciro está para Zico, assim como Lula está para Maradona!

COMO Lula recorre as comparações futebolísticas… segue o exemplo acima.

Zico foi um excelente jogador, porém, deu o “azar” de ser da geração de Maradona!

Responder

Adalberto

09 de maio de 2018 às 06h45

Puxa é mesmo? O Ciro esta agora ungido e santificado de suas declarações anteriores contra o presidente Lula e o PT por ter dado uma entrevista para a Folha. Poha! A Folha de São Paulo, um dos jornais campeões em Fake News do pais. Isto é oportunismo!

Responder

Ricardo

09 de maio de 2018 às 04h33

Miguel do Rosário não sabe viver sem lamber o saco de alguém !

Responder

    Benoit

    09 de maio de 2018 às 14h29

    Voe poderia aprender a viver pensando um pouco de vez em quando. É hora de analisar a situação, de fazer propostas de acordo com o modo como se vê a situação. Escrevi aqui dezenas de comentários acerca do julgamento do Lula, fazendo críticas duras ao judiciário brasileiro, ao juizinho, etc.

    Mas também expliquei já há bastante tempo (e mais de uma vez desde então) que na minha opinião o Ciro seria no momento um bom candidato para a esquerda brasileira. Uma das razões é porque ele talvez não provoque as reações irracionais e emocionais que o Lula está provocando tanto da direita quando de partes da esquerda petista que tornariam um governo do PT impossível. As mesmas pessoas que estão dizendo que não votam em mais ninguém além do Lula seriam as primeiras a gritar “fora o Lula” logo que aparecessem dificuldades.

    É compreensível que algumas pessoas reajam assim. Afinal o golpe e a prisão do Lula não foram pouca coisa. Acontece que o projeto do Lula não é o Lula e sim o Brasil e as pessoas que passam por dificuldades maiores. O Lula não é ator de telenovela como o tal do juizeco, ele não é jogador de futebol, e também não é chefe de seita protestante. O Lula é um político com uma causa e com um projeto. Agora, o Ciro pode também continuar o trabalho do Lula na situação atual. O Lula foi um candidato que conseguiu o apoio de muitos setores da sociedade sem os quais ele não poderia ter sido eleito presidente nem governar coisa nenhuma. É o que o Ciro poderia fazer agora, melhor do que qualquer outro político no Brasil.

    É uma sorte que o Ciro tenha um programa de esquerda. Se ele tivesse um programa de direita provavelmente seria imbatível nas urnas. É um absurdo ver gente de esquerda recusando um bom candidato, o Ciro, só para satisfazer caprichos sem sentido. O único projeto da direita é entregar o país. Que partes da esquerda agora pensem em entregar a presidência à direita ao recusar o Ciro em qualquer circunstância é duplamente absurdo.

    Responder

      Fehnelon

      10 de maio de 2018 às 00h03

      És um brincalhão?

      Acordo se faz com quer negociar… O PT não quer. Estão forçando uma barra, este artigo mesmo, eu poderia apontar inúmeros elementos, que o autor conhece bem e tbm pode apontar, a foto por exemplo, passa uma ligação entre Brizola e a candiatura Ciro… Ciro só entrou no PDT no final de 2015, Brizola já tinha morrido ha tempos. Fosse vivo, provável, seria candidato a presidência e tvz Ciro nunca tivesse se filiado ao PDT. Qual o compromisso de Ciro com o PDT além de ser candidato?

      Ainda que a situação fosse outra, e fosse plausível iniciar as conversas, Ciro não tem absolutamente nada a oferecer, a não ser “uma trégua com o golpe”, é só o que ele representa. Não tem expressão popular, não tem voto, pq não usaríamos nosso capital politico para indicar alguém do próprio partido?

      Ou queimar nosso tempo na tv denunciando o golpe?

      Ciro jja foi do PMDB, do PSDB (não, não vo citar o Arena)… Então não culpe alguém por achar que ele é de direita… Eu particularmente acho, que o pacote inteiro, ele incluído, é, td junto, no fundo, um Cavalo de Tróia.

      Lula Livre! Lula Inocente! Lula Presidente!

      Responder

Cláudio

09 de maio de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].)

Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

.:.

L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.

.:.

L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.

.:.

L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
::

Responder

Régis

09 de maio de 2018 às 01h31

Não assinou a petição contra a condenação de Lula, não esteve ao lado de Lula no sindicato na véspera de ser preso injustamente e depois quer ganhar os votos de Lula? Ou seja, não dá a cara a tapa de verdade.
Sabendo que Boulos e Manuela D’Avila estiveram ao lado de Lula no momento mais crítico de sua vida, faz deles melhores candidatos de esquerda. Quem é de esquerda não fica em cima do muro como Ciro.
Pra não ser injusto, gostaria de saber se Ciro irá desfazer o que Pedro Parente está fazendo com o nosso Pré Sal, se irá lutar pelo modelo que Lula tinha feito: partilha, com a Petrobrás com preferência em 30 por cento em todos os poços lucrativos mais conteúdo local na extração do gás e petróleo. Proteger o BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica dos abutres anglo- americanos.
Ele falou sobre esses assuntos?

Responder

    Miguel do Rosário

    09 de maio de 2018 às 01h56

    Regis, Ciro estava ao lado de Alexandre Padilha, petista, em outro país, no dia da prisão de Lula, e enviou para lá seu irmão, o ex-governador Cid Gomes, para dar um abraço no ex-presidente.

    Responder

      Régis

      09 de maio de 2018 às 03h04

      Essa informação não sabia sobre o Ciro Gomes no exterior. Cid Gomes conheço, é aquele que enfrentou a máfia no Congresso! De qualquer forma, acho estranho a postura da imprensa golpista em não atacar Ciro, sabendo que ele é da “esquerda”.
      Hoje, qualquer político que ouse ser nacionalista, referente às riquezas estratégicas e tecnológicas sofre ou sofrerá pesado bombardeio dessa imprensa corporativa controladas pelo estrangeiro. Ciro navega sob águas tranquilas. Estranho.

      Responder

      Vanda

      09 de maio de 2018 às 08h32

      Ciro oportunista falso.

      Responder

      Daniel

      09 de maio de 2018 às 09h27

      Miguel, ou voce e’ confuso, ou voce continua dividindo a esquerda. Assim como nao foi coerente na defesa do impeachment de Dilma, ou seja abandonou o discurso de “Volta Dilma” Bateu em Dilma antes de ela completar 100 dias do segundo mandato. Alguns fatos para voce refletir.
      Lula e’ o primeiro em todas as pesquisas. O Lula leva para o segundo turno o candidato que ele indicar. Isto e’ fato. O PT e’ o partido com o maior numero de filiados e de preferencia do eleitorado, 20%, o segundo partido na preferencia popular nao chega a 5%. O PT e’ maior que o PDT, muito maior. Nao seja ridiculo. Contra fatos nao ha argumentos. E’ Lula ou nada. Voce e’ um perdido. Perdeu mais um como leitor, por falta de coerencia. Ciro e’ um engodo. E voce e’ um engodo. Logo se completam.

      Responder

      Claudio

      09 de maio de 2018 às 09h45

      Nao é só a presença, que o militante deseja, mas principalmente suas declarações.

      Responder

      Ari

      09 de maio de 2018 às 11h09

      Quando Luis Eduardo morreo, FHC estava na Espanha em viagem oficial. Ele imediatamente cancelou os compromissos e voou para cá. É assim que se faz com amigos/aliados

      Responder

    Fabio

    09 de maio de 2018 às 08h32

    Concordo contigo Regis.
    Não vejo Ciro como esquerda e sim de centro direita.
    É um tucano magoado.
    No governo, imagino que iria fazer um governo mais a direita, não desfazendo nada que esses bandidos golpistas fizeram.
    Sou Lula ate o fim, nao tendo Lula, acho que as opções do PT deveria ser o Boulos e ou Manoela.
    Aliás gosto muito do Boulos.

    Responder

    gonzales

    09 de maio de 2018 às 12h18

    Ciro foi filiado ao pds, depois surfou na administração do psdb ajudando no desmonte das indústrias com o plano real que achatou os salários, percebendo o mal desempenho de FHC no segundo mandato começou a criticar o psdb q deu projeção política a ele virou pps e novamente compartilhando o poder, ao ver que os melhores momentos da Dilma estavam indo embora saí do governo, diz que não é puxadinho do pt, diz q manterá as privatizações e está achando que o eleitor do pt e mesmo do pdt vai votar nele ? Sou brizolista, Carlos Luppi e Ciro acabou com as ideias que fundaram o pdt, acho que alguém deveria questionar a internacional socialista sobre o pdt e o pdt ser obrigado a devolver o símbolo da internacional socialista.

    Responder

    beth

    09 de maio de 2018 às 12h20

    De nada adianta perguntar a opinião de Ciro sobre esses assuntos. Ele já demonstrou cabalmente que não é confiável. O sujeito passou meses embalado na onda do “vamos impedir o golpe”, “vamos impedir a prisão de Lula”, etc. Na hora agá, pulou fora com a maior cara de pau e ainda se faz de ofendido com a militância petista. Ora francamente, de pilantras e acordos com o diabo já temos um baú cheio.

    Responder

Dio

09 de maio de 2018 às 00h23

“A militância tem que tomar muito cuidado com as pós-verdades da mídia.”
Acho q todo mundo q acessa os blogs sujos tem noção q a guerra da velha mídia é pesada e eles vão usar de suas armas semióticas pra confundir.

“As piores fake news não são as mentiras idiotas do MBL, e sim as narrativas enviesadas, embaladas de um jeito que os títulos, descrições e destaques são bem diferentes da íntegra das falas dos candidatos. É o caso desses títulos da Folha, que visam confundir o leitor: um objetivo oposto ao jornalismo.”

E alguns blogs progressista, incluindo o cafezinho, estão replicando matérias dessa velha mídia ipsi literis e sem nenhum adendo.
Toda bomba semiótica q só deveria atingir quem acessa essa velha mídia acaba explodindo aqui tb. Cabum!
Ponto pra eles.
Hoje mesmo reclamei de um título totalmente maldoso de uma matéria do cafezinho, só depois q me toquei q era da folha.

“O jornalismo deve visar esclarecer o leitor, aproximá-lo da verdade.”

Acredito q a mídia progressista enfrentaria melhor essa guerra se não se deixasse pautar pela velha mídia.
Buscando uma agenda própria evitaria as minas plantadas pela velha mídia.
Outra função seria a de desarmar as bombas plantadas nas matérias da velha imprensa. Que repliquem o q ela pauta, mas não acriticamente e nem ipsi literis, deixem claro para o leitor o q é verdade é o q é intriga.

Sugestão de pauta: façam vcs entrevistas com os presidenciaveis do campo progressista.
Há muita desconfiança com Ciro Gomes, ele não herda automaticamente os votos da esquerda, ele vai ter q cortejar esses eleitores. Deem essa chance pra ele, de tirar as dúvidas e as desconfianças dos listas.
É melhor q agir como advogados de um casamento onde nenhum dos pretendentes mostram interesse.

Responder

    Miguel do Rosário

    09 de maio de 2018 às 01h58

    Dio, não faça comparações desproporcionais. A Folha é um grupo que fatura bilhões de reais, com mais de 500 jornalistas. O Cafezinho é um blog sem recursos financeiros.

    Responder

      Dio

      09 de maio de 2018 às 10h02

      Não estou comparando o Cafezinho a folha (desculpe não ter sido claro).
      Pelo contrário, quero o blog seja diferente no tocante a função do jornalismo.

      Responder

      Ari

      09 de maio de 2018 às 11h14

      Acho que esse não é o ponto central do comentário mas sim o último parágrafo

      Responder

    beth

    09 de maio de 2018 às 12h24

    Eu até compreendo a necessidade de dialogar com Ciro. Mas não aceito a hipótese absurda de jogarmos fora, antecipadamente, a candidatura Lula (o maior cacife eleitoral que a esquerda ainda tem neste país) para levantar a bola da campanha de Ciro. E mais: independente de fake news ou não fake news, eu cansei de ler e assistir a entrevistas de Ciro, para lhe dar o benefício da dúvida, e não há incertezas sobre o que ele disse: até certo ponto fez questão de transmitir sua imagem como um enfático combatente do golpe. Assim que enxergou melhor suas possibilidades de alianças, passou a dar uma no cravo e outra na ferradura. Obrigada, mas não.

    Responder

beth

09 de maio de 2018 às 00h19

Ciro pra mim nem com reza brava. Espero que o PT não vá por esse caminho porque será a primeira vez em que não contará com o meu voto desde a fundação do partido.

Responder

    Miguel do Rosário

    09 de maio de 2018 às 00h21

    Eu queria entender as razões desse sectarismo anti-Ciro. Ele defende Lula, tem um programa à esquerda do PT, sempre apoiou o PT ao longo dos últimos 13 anos. Nunca traiu. Foi leal até o fim. Por que isso?

    Responder

      Ultra Mario

      09 de maio de 2018 às 01h19

      Vários blogs de esquerda atacavam o Ciro quando ele criticava o governo da Dilma ou as alianças do PT…

      Outra coisa: o Ciro está chamando briga com o rentismo, o negócio mais lucrativo do Brasil que está sugando a nossa nação. Não me surpreenderia se essas pessoas fossem pagas pra dissimular o ódio entre o campo progressista.

      Responder

      Paula

      09 de maio de 2018 às 01h38

      Rosário, assuma de uma vez seu apoio ao Ciro e deixe os verdadeiros apoiadores de Lula lutar pela sua liberdade e candidatura, não tente culpar quem bravamente resiste e luta contra o golpe (que está em pleno andamento, inclusive com traíras) a um suposto fracasso eleitora da esquerda. Suas justificativas de que o Ciro “defende Lula, tem um programa à esquerda do PT, sempre apoiou o PT ao longo dos últimos 13 anos. Nunca traiu. Foi leal até o fim” chega beirar a má-fé!!!

      Responder

        Miguel do Rosário

        09 de maio de 2018 às 01h55

        Por que má fé? E quem sou eu para “deixar” ou “não deixar” alguém lutar pela liberdade de Lula e sua candidatura. Aliás, você acha que luta mais pela liberdade de Lula do que eu?

        Responder

      Marília

      09 de maio de 2018 às 07h42

      Bom dia, Miguel.
      Desculpe-me a intromissão, porém o que você chama de sectarismo, eu chamo de cautela.
      Ciro traz a sigla PDT, do respeitado Brizola. Porém isso não faz dele um político de esquerda. Com um passado nem tão distante assim na ARENA, nunca ouvir do Sr. Gomes uma atitude de autocrítica. E, até agora, ninguém que tem defendido a candidatura desse ser político com perfil abutre soube me explicar por que ele seria confiável.

      Responder

      Vanda

      09 de maio de 2018 às 08h35

      Ciro falso e oportunista e tem transtorno de personalidDr

      Responder

      Adalberto

      09 de maio de 2018 às 09h17

      Ultra Mario,

      Quer dizer que as pessoas desconfiam do Ciro são infiltrados e pagos para fazer isso? Brother, tá viajando? Isto parece raciocínio de adolescente de grêmio ou DA. Se você tivesse lido os comentários dos alucinados “direitistas” que entram aqui iria perceber que a linguagem e argumentação deles são pobres que chega a doer. Já é segundo cara, que usa este papo de infiltrado contra um comentário que faço a respeito do sr. Ciro. Será que você não é você o infiltrado, pago para fazer isso, que esta querendo que abandonemos o presidente Lula e sua candidatura?

      Responder

      Claudio

      09 de maio de 2018 às 10h01

      Caro Miguel. Vc diz que luta mais que a Paula pela liberdade do Lula. Pode até ser verdade. Mas existe diversas formas de lutar pela liberdade dele. Não conheço.a Paula, mas nem por isso posso dizer que sou mais do que ela. Devagar Miguel. Respeito e gosto do seu trabalho, mas não lhe dou o direito de ser melhor que os outros. Eu também não quero votar em Ciro, pelo menos no primeiro turno, mas respeito quem queira.

      Responder

      Fehnelon

      09 de maio de 2018 às 10h20

      Ahhhh… Va… Queria entender?!? Vc é informado demais para isso…

      Querem unir a esquerda… ok… Precisam do PT? Pois bem, convençam Ciro do momento histórico que estamos passando, e a retirar a candidatura, sem expressão nenhuma, para unir a esquerda em torno de Lula.

      PETISTA ================

      * A mídia tradicional está apoiando e fomentando essa “aliança pró Ciro”.
      * Conversa Afiada já faz campanha abertamente.
      * O Cafezinho, até pelas preferências de seu editor, que vem ao fórum defender a ideia, parece estar também.

      * Entre no site do PT, sinta o clima lá… Se vc é filiado, vc já tem acesso (seu email e uma senha, que pode ser cadastrada na hora, se não, tbm pode se cadastrar), com relação as posições do PT é, hj, a unica fonte confiável.

      Lembrem-se, somos os de vermelho, somos a ultima linha relevante de resistência!
      Nossa liderança é Gleisi, não Flavio Dino, não Manuela, e a posição do PT é Lula até o fim, e depois dele tbm. Se “eles” estiverem com a gente ótimo, se não, lutamos com mais afinco!

      Se vc é PT, lembre-se disso! O que estão fazendo, intencionalmente ou não, é nos desorganizar de dentro para fora! Essas vozes nada mais são que a nova face do golpe, ainda que não saibam.

      Temos nossa obrigação com o país, é claro, mas desorganizados não somos de valia nenhuma… Desistir de Lula é desistir do PT e de tudo que ele representa…

      Lula Livre, Lula Inocente, Lula Presidente!

      Responder

      Ari

      09 de maio de 2018 às 11h21

      Rosário, gosto do seu trabalho, mas vc pode fazer melhor, cara. Oportunistas são odiados e o Ciro não passa disso. Tudo bem, nada impede que ele apoie o Lula mas o PT ficar a reboque do Ciro! Pelo amor de Deus, o PT está tendo de novo a chance de se tornar o grande partido de massas do Brasil e vai por tudo a perder por um oportunista

      Responder

      beth

      09 de maio de 2018 às 12h33

      Eu não vejo sectarismo algum. Ou melhor, vejo sectarismo nessa louvação repentina e orquestrada de partes das forças progressistas a favor da candidatura Ciro contra a candidatura Lula. De minha parte, li e assisti a todas as entrevistas de Ciro desde o início da preparação do golpe e gostava de suas posições. Nunca me deixei impressionar por seu amor a frases de efeito e procurei ouvir atentamente suas opiniões. Mas que lealdade é essa, Miguel? leal a Lula e ao PT em discursos para atacar logo em seguida? Perdi totalmente a confiança que havia começado a adquirir em Ciro e meu voto ele jamais terá. E te digo mais: pela primeira vez desde a fundação do PT vou deixar de votar no partido caso vença essa corrente que prefere jogar Lula na lama e embarcar rapidinho na campanha do Ciro.

      Responder

Antonio Luiz

09 de maio de 2018 às 00h06

Ciro, a sua política do “morde e assopra” fazendo escola.

A direita, sem opções eleitorais, colocou um cavalo de Troia nos portões da esquerda e parte dela quer ver o enganoso presente dentro de suas fortalezas.

Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 10h24

    É a exata leitura que é feita “dentro” do PT! Cavalo de Tróia, perfeito!

    Responder

    beth

    09 de maio de 2018 às 12h35

    É isso. Ganhamos um presente de grego!

    Responder

Nanda

08 de maio de 2018 às 23h35

Se é injusta por que Ciro se recusou a assinar a petição contra a condenação de Lula? Ciro de esquerda? Ah tá!!!! Quem cai nessa?

Responder

    Benoit

    09 de maio de 2018 às 06h08

    O que é que essas petições adiantam? Não adiantam e não adiantaram nada. Tentei agora mesmo encontrar algum traço dessa petição na internet e não encontrei nada. Ou seja, se ela realmente existiu já foi para a lata de lixo sem que ninguém tenha lido ou se importado. Por que voce diz que o Ciro não é de esquerda, com base em quê? Voce tenta se informar acerca do que ele pensa? Voce não acha que também seria possível dizer o mesmo do Lula e da Rousseff com a mesma facilidade com que voce diz isso do Ciro? Tenho as minhas dúvidas que voce seja de esquerda.

    Responder

      Dio

      09 de maio de 2018 às 12h31

      Por favor, alguém informe a ciro que só ele e somente ele pode correr atrás desses votos.
      Ele deve diminuir a rejeição no eleitorado lulista primeiro para poder se tornar apto a ser o escolhido de lula.
      Por favor, alguém avisa isso a ele?

      Responder

    Fehnelon

    09 de maio de 2018 às 10h26

    Correto!

    Não assinou, e tem mais um monte de “não fez”, que não se explica, apenas se constata, que a retórica e as ações não coincidem em se tratando de Ciro.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com