Menu

Em meio à crise de abastecimento, produção nacional de derivados atinge mínimo histórico

Há quase 40 anos que o Brasil não constrói uma refinaria nova. Quando finalmente o governo decide construí-las, surge Lava Jato, que manda suspender judicialmente a construção de todas as refinarias, criminaliza a compra de Pasadena, destroi as únicas empresas brasileiras capazes de construí-las e, por fim, subsidia politicamente um golpe e a substituição de […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Há quase 40 anos que o Brasil não constrói uma refinaria nova.

Quando finalmente o governo decide construí-las, surge Lava Jato, que manda suspender judicialmente a construção de todas as refinarias, criminaliza a compra de Pasadena, destroi as únicas empresas brasileiras capazes de construí-las e, por fim, subsidia politicamente um golpe e a substituição de um governo eleito por um outro que, como primeira iniciativa, manda paralisar a produção nacional de derivados, libera sua importação, e cancela de uma vez por todas qualquer projeto de nova refinaria no país.

O Cafezinho vem alertando, há quase dois anos: a importação de diesel e gasolina está explodindo, e com uma concentração muito perigosa num só fornecedor: Estados Unidos.

Confira os gráficos acima (no início do post) e abaixo, com o histórico da produção nacional de derivados. Observe que o Brasil nunca produziu tão pouco derivados (leia-se diesel e gasolina).

E agora confira os gráficos abaixo. Observe que o Brasil nunca importou tanto diesel e gasolina. Quanto a gasolina, os EUA, que  vinham respondendo por cerca de 20% a 30% do fornecimento para o Brasil nos últimos anos, aumentaram o seu “market share” para quase 60% em Jan/Abr deste ano.

A importação brasileira de gasolina em 2017 subiu 53% em relação ao ano anterior e 82% em relação a 2015. No acumulado de janeiro e abril de 2018, houve queda de 24% sobre igual período do ano anterior, mas incremento de quase 90% sobre 2016.  Considerando, todavia, apenas as importações de óleo diesel americano, as vendas para o Brasil cresceram 21% em Jan/Abr deste ano, sobre o ano anterior. Na comparação com Jan/Abr 2016, o aumento das importações de diesel norte-americano foi de 217%.

 

No mercado de diesel, a participação dos EUA nas importações brasileiras, que quase nunca passava de 40% antes de 2015, subiu para mais de 80% a partir de 2017, chegando a 84% em Jan/Abr 2017 e 77% em Jan/Abr 2018.

O Brasil importou 3 bilhões de quilos de diesel em Jan/Abr 2018, crescimento de 33% sobre igual período de 2017. Sobre 2016, o aumento foi de 129%.

Considerando apenas o diesel importado dos EUA, o aumento foi de 22% em Jan/Abr 2018, sobre o ano anterior, e de 175% sobre igual período de 2016.

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

JOHN JAHNES

28/05/2018 - 23h47

TEMER E PARENTE, DOIS NEFASTOS HOMENS QUE DEVERIAM SER PRESOS O MAIS RÁPIDAMENTE POSSÍVEL, ANTES QUE ACABEM SUA MISSÃO DE DETRUIR TOTALMENTE O BRASIL.

PEDRO PARENTE,
O TUCANO LESA-PÁTRIA, DESTRUIDOR DE EMPRESAS PÚBLICAS NACIONAIS.
Indenização oferecida pela Petrobras para encerrar ação nos EUA é 6,5 vezes maior do que dinheiro recuperado pela Lava Jato
Estatal do petróleo anunciou nesta quarta (3) acordo de US$ 2,95 bilhões com acionistas da empresa nos EUA para pôr fim à disputa judicial. Até o momento, Lava Jato recuperou R$ 1,4 bilhão.
https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/indenizacao-oferecida-pela-petrobras-para-encerrar-acao-nos-eua-e-65-vezes-maior-do-que-dinheiro-recuperado-pela-lava-jato.ghtml
PORQUE O TUCANO PEDRO PARENTE E O LADRÃO MICHEL TEMER, DOIS FAMOSOS
LESA-PÁTRIA, AINDA ESTÃO EM SEUS CARGOS, QUANDO DEVERIAM ESTARB NA PAPUDA?

Elvino

28/05/2018 - 19h36

Alguem lembra da época que o Brasil exportava laranja e depois importava
suco concentrado… Isso ainda acontece?

Brasil um pais de TOLOS.

Régis

28/05/2018 - 16h38

Para isso que foi dado o golpe. Paralisar as refinarias nacionais para que os EUA pudessem vender ao Brasil bilhões de dólares em derivados do petróleo. A manifestação cujo símbolo foi um pato, não foi à toa, os coxinhas foram feitos de otário, idiotas, verdadeiros patos dos especuladores estrangeiros. E Sérgio Moro recebe prêmios por serviços prestados aos EUA. E Lula que investia muito na Petrobras e nas refinarias nacionais está preso.

Rafael Alves

28/05/2018 - 16h15

Gráfico fora de escala distorce os dados e é manobra típica da direita para deformar a informação.

    Adalberto

    28/05/2018 - 18h02

    Os gráficos estão em escala. Quem os fez foi o cafezinho.

    Miguel do Rosário

    28/05/2018 - 18h09

    A escala está correta. Eu só realcei as variações. É a melhor maneira para observar os altos e baixos.

      Rafael Alves

      30/05/2018 - 09h36

      Está sem escala. Gráfico que não parte do zero gera distorções de propósito. Isso não é realçar, é distorcer o gráfico. Coisa de gente desonesta. Aposto que se a globo colocasse algo assim no jornal você viria nesse espaço criticar.

Pedro Cruz

28/05/2018 - 16h09

Vox populis dá Lula com 39% VS 30% a soma dos outros candidatos. POR UMA GREVE GERAL: FORA TEMER E NOVAS ELEIÇÕES LIMPAS JÁ. LULA LIVRE!!!!!

Curió

28/05/2018 - 16h02

O velhinho tá subindo!
Já ganha no primeiro turno!
39% deu agorinha na pesquisa divulgada Vox Popolis!
kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka!!!!!!!!!!!!!!
Lula Livre! Lula presidente!
Lula ou Nada! Eicoooooooooooooooooooooooo!
qua qua qua qua qua
kakakakakakakakakakakakakakaka

    Miguel do Rosário

    28/05/2018 - 19h04

    Calma Curió. Não tem porque ficar tão feliz. O Lula ainda está preso, infelizmente.

      Pedro Cruz

      28/05/2018 - 19h40

      O Miguel mordeu a chumbada.

Jorge

28/05/2018 - 15h52

A Petrobras é um misto de estatal e empresa privada, um modelo falido. Ou vira de verdade uma estatal e mira no preço estratégico para o mercado brasileiro sem que o foco seja o lucro (para os acionistas) ou se for para seguir nesse modelo seja privatizada. Mas ser nem uma coisa e nem outra, cria essa verdadeira bagunça.

    vitor

    28/05/2018 - 18h03

    Perfeito, Jorge. Esse meio do caminho que não dá…

Silvio Bantis Panneka

28/05/2018 - 15h40

Postos de combustíveis vazios, supermercados estão ficando com as prateleiras visivelmente vazias, comércio com pouco movimento, alguns não abriram as portas. Globo/PIG/FHC/Aécio golpistas safados.
Os morcegos do STF estão todos escondidos na escuridão assistindo a tragédia do golpe ……Salário de juiz e procurador 80 Mil, para ajudar a destruir a democracia e o estado democrático de direito conforme suas interpretações e convicções.

    vitor

    28/05/2018 - 18h02

    Em São Paulo os postos estão vazios e os supermercados estão bem abastecidos…

vitor

28/05/2018 - 15h37

Esses gráfico são maravilhosos… kkkkk

Sebastião Farias

28/05/2018 - 14h19

Meus caros, é com muita indignação, como cidadão brasileiro, que vemos a nação brasileira definhar e assistir calada e humilhada, a todos os tipos de afronta moral e ética, desrespeito à Constituição Federal e aos direitos das pessoas, grassarem e pior, serem praticados pelos Poderes da República e suas instituições, a quem foi outorgados Poder popular ou nomeados nos termos da CF, para , exatamente, impedirem isso, o caos social e político, do país.
Complementarmente, valorizarem e defenderem o estado de direito, a democracia, a governabilidade responsável e comprometida com o bem-estar comum e proteção do cidadão, além de promoverem e fazerem justiça imparcial para todos, defenderem o Patrimônio Público, a Defesa, a Segurança e a Soberania Nacionais e, o que vemos? O que temos? O que somos? Onde vamos chegar, sem protagonismo do povo?
Também nos incomoda, à luz de todos esses acontecimentos, quando lembramos da grande contribuição dada pelos estudantes brasileiros, à democratização do país e, agora? Onde estão a juventude e os estudantes que não opinam? Que não falam ou se manifestam unidos, de forma racional e responsável, sobre o que está acontecendo com o Brasil? É esse o Brasil dos vossos sonhos, no presente e das gerações futuras?, é esse o Brasil que querem para vós e para os Brasileiros?, É esse país que querem para seus pais, para seus familiares, parentes, amigos e, para seus filhos e netos?
Então, chegou a hora dos Debates e Reformas protagonizadas pelo dono legítimo do Poder, O Povo Brasileiro, sobre o estabelecimento de Uma Assembleia Nacional Constituinte e Governativa de coalisão, legitimada pelo Povo, para se comprometer em realizar e aprovar, respeitando a Constituição Federal e, de conformidade com a vontade soberana do povo, o que segue:
i) Aceitar a renúncia do atual governo e instalar, em nome e por vontade do povo, um Governo Pacificador e de Unidade Nacional para manter o país funcionado;
ii) Promover imediata intervenção na Petrobras e normalizar o abastecimento e rediscutir com a nação, uma nova escala de preços justos para a produção e para os consumidores, com foco no interesse nacional;
iii) Promover e defender a democracia e o estado de direito e, assegurar a realização de eleições diretas já, em 06 meses;
iv) Reforma sim e já! da Estrutura Institucional Atual do Estado Brasileiro corrompida, para uma Nova Estrutura Institucional Ética do Estado Brasileiro isenta de Privilégios em todos os Poderes;
v) Uma Reforma Política e Partidária do Brasil, discutida e legitimada pelo povo;
vi) Uma Reforma Ampla e Democrática do Poder Judiciário Brasileiro, sem corporativismo e privilégios;
vii) Uma urgente Reforma Tributária Justa, que por ordem, priorize a tributação das grandes fortunas; lucros dos bancos e de investimentos improdutivos (rentismo); heranças; consumo ( diminuindo a carga tributária de quem produz, que gera empregos e renda para o país e, dos assalariados); serviços, etc;
viii) Programa de Renegociação de dívidas dos Micros, Pequenos e Médios Produtores e Empresários, rurais e urbanos, que permitam essas categorias continuar funcionando, produzindo riquezas e gerando empregos;
ix) Cobrança imediata e renegociação ágila, quando for o caso, das dívidas dos sonegadores do Tesouro e/ou da Previdência e também, implementação de Uma Reforma global da Previdência com participação da sociedade, que seja justa e honesta para os contribuintes, que tenha como objetivo, assegurar com os recursos arrecadados, a autossuficiência do Sistema Previdenciário e liquidez dos pagamentos de benefícios de aposentadorias, de seguridade e assistência social e de saúde dos segurados, etc;
x) Que fique definitivamente, proibido, a utilização ou transferência dos recursos da Previdência, por quem quer que seja, para fontes estranhas á Atividade Previdenciária Nacional;
xi) Um Reforma Trabalhista Justa, discutida, debatida e legitimada pelo povo, que reconheça e valorize, esses que são os verdadeiros construtores da nação e, que seja assegurados conforme a CF, os seus direitos trabalhistas integrais e a proteção contra o desemprego;
É isso, caros jovens e estudantes brasileiros, despertem para as ruas e para as praças que, como de todo o povo brasileiro, são os seus púlpitos pela Cidadania, pelo Estado de Direito e Pela Democracia e, cantem bem alto, a sua canção:
“São os estudantes a energia,
que farão desta nação,
A bomba que o mundo ouvirá,
Num brado de libertação”.
São essas, as nossas singelas contribuições, à correção desses desvios comportamento sucessivos e de falta de ética, de patriotismo e de respeito à Constituição Federal do país, por quem foram eleitos e/ou nomeados nos termos da CF para promoverem a paz social, a justiça imparcial para todos, igualmente e, promoverem o bem-comum para a nação e seu povo.

Sebastião Farias
Um cidadão brasileiro e nordestinamazônida

Régis

28/05/2018 - 13h09

olá Miguel, tudo bem?

sugiro que utilize gráficos com escalas partindo do zero. Olhando rapidamente o gráfico, um leitor desavisado pode ser levado a enxergar que as variações são muito maiores do que os números realmente indicam.

É fato que os valores estão bem claros e são muito significativos sim mas é certo também que muitas pessoas enxergam mais a imagem do que os números nos eixos.

De qualquer forma, parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!

Um grande abraço!

Régis

    Adalberto

    28/05/2018 - 17h57

    Regis,

    Os gráficos estão em escala. Colocar a partir do zero não vai facilitar a interpretação, pois as diferenças nas barras não serão modificadas. Independente do referencial, percebe-se claramente que a partir de 2015, o refino entrou em declínio quando começou a politica do “quanto pior melhor”, patrocinada pelos proto-golpistas, e em 2016 que as importações cresceram de forma alucinada quando o seu Parente, aquele que privilegia o lucros dos acionistas da PETROBRAS e dane-se o povo, virou imperador da empresa.

      vitor

      28/05/2018 - 18h01

      Nem 8, nem 80. Colocar uma escala a partir do zero dificulta a compreensão que houve uma queda significativa. Ao mesmo tempo que colocar a partir de 200 um gráfico que te barra de 201 beira o ridículo…

        Miguel do Rosário

        28/05/2018 - 19h01

        Vitor, a escala está rigorosamente correta. Só isso importa. O resto é para realçar as variações.

      Régis

      28/05/2018 - 19h03

      Olá Adalberto

      todo gráfico tem escala. O que eu sugeri foi usar a escala a partir do zero (0). Foi feita escala a partir do menor valor. Assim dá uma impressão que o valor máximo é umas vinte vezes maior que o mínimo. Eu sei que não é mas há quem não leia com cuidado e pense que é.

      Só isso, apenas uma sugestão. :)

      Abração

      Régis

      Régis

      28/05/2018 - 19h05

      outra coisa, o Parente não é parente meu não, pelo amor de quem se tem mais respeito nesse mundo! Deve ser parente do vampirão!

      #ForaTemer
      #DiretasJá

Pier O. Tonto

28/05/2018 - 12h33

Extra Extra Extra

O governo de golpistas do PSDB/MDB resolveu o problema da inflação!
QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ.

Anarcocapitalistas fascistas vermes parasitas FDP.
CANALHAS!


Leia mais

Recentes

Recentes