Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

O sistema penal e sua presa; as cores dos animais não são mera coincidência.

O selvagem efeito colateral da prisão de Lula

Por Pedro Breier

04 de junho de 2018 : 11h39

Por Pedro Breier

O Tribunal de Justiça de São Paulo expediu 13.887 mandados de prisão entre fevereiro de 2016 e abril de 2018, segundo levantamento da Defensoria Pública, com base no entendimento do STF de que é possível a execução da pena após a condenação em segunda instância.

Sabemos muito bem quais as forças que levaram os ministros do STF a relativizar o princípio da presunção da inocência de forma tão grotesca.

O conluio entre a grande mídia e a Lava Jato usou e abusou da criminalização da política e do populismo penal para levar à cabo o golpe. Depois da derrubada do governo eleito em 2014, o próximo passo do movimento golpista só poderia ser tirar Lula da eleição para impedir sua mais do que provável vitória.

Para que Lula pudesse ser preso e, assim, não atuar politicamente nem mesmo para apoiar outro candidato, martelou-se uma narrativa na população que tem dois principais pontos.

O primeiro é o de que a corrupção é o grande mal que assola o país e o segundo é o de que se prendermos mais corruptos, os nossos problemas serão resolvidos.

A corrupção é, na verdade, a desculpa usada historicamente pela direita para desestabilizar e, se possível, derrubar governos com viés popular. Não há a menor comparação entre corrupção e desigualdade social, por exemplo, se formos fazer um ranking dos problemas que afetam a qualidade de vida e a dignidade das pessoas.

A ideia de que prender mais gente vai resolver alguma coisa é outro erro crasso. Uma breve pesquisa histórica demonstra que o aumento de penas e o endurecimento da legislação penal não é acompanhado pela redução de crimes. Do contrário, o Brasil, que ostenta uma das maiores populações carcerárias do planeta, seria um dos países mais seguros do mundo.

Nada disso importou para o STF, que cedeu – de bom grado – às pressões midiáticas e lavajateiras e rasgou a Constituição para que Lula pudesse ser preso e o golpe avançasse mais uma etapa.

O efeito colateral é dantesco: quase 14 mil pessoas, somente em São Paulo e em um período curtíssimo, foram convocadas a encher ainda mais os superlotados presídios brasileiros. Certamente são, em sua maioria, negros e pobres, a clientela preferencial do sistema penal.

No futuro, ficaremos horrorizados ao olharmos para estes tempos em que enjaular pessoas é considerado solução para alguma coisa.

Mais ainda ao constatarmos que verdadeiras multidões vão para a cadeia apenas para que o político mais popular do país possa ser preso também – sem provas!

Estamos na selva.

 

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve n'O Cafezinho desde 2016, sendo atualmente um dos editores do blog.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

34 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

JOÃO

07 de junho de 2018 às 16h26

POBRE FUDIDO CRITICANDO O PT? KKKKKKKK

Responder

Henrique

05 de junho de 2018 às 11h17

Colocar a culpa na mídia, no juiz ou seja lá quem for é fácil…dificil é admitir a incompetência do seu governo de coração, e que Lula foi preso por um motivo ridículo comparado a todo estrago e roubo que causou, que Dilma foi varrida da presidência mais do que justamente, tamanha incompetência e falta de capacidade para governar um país, simplesmente uma analfabeta funcional, não consegue ligar uma frase a outra, e se tivesse permanecido no cargo teria terminado de afundar esse país que já está naufragando faz tempo. Ser legitimamente eleito não dá direitos á ninguém de fazer o que quiser, se isentando de qualquer responsabilidade por eventuais desastres ocasionado por más escolhas e falta de competência. Se é que foi mesmo legítimo, pois sabemos bem a situação do sistema eleitoral brasileiro, vide maduro eleito “democraticamente”.

Responder

    Jerry Eloy

    09 de junho de 2018 às 10h46

    Pois é…POBRE FUDIDO CRITICANDO O PT? KKKKKKK.

    Responder

Antonio

05 de junho de 2018 às 09h20

Lula teve um verdadeiro batalhao de advogados a sua disposição entre eles advogados de renome internacional.teve ate um q ja foi ministro do STF….quem no Brasil pode ter tudo isso a sua disposicao?e ainda vcs dizem q ele foi condenado sem provas….sera q todos esses advogados sao incopetentes?

Responder

    sergio sala

    06 de junho de 2018 às 11h46

    POR ISSO DIZEM ELE SER UM PRESO POLITICO.. KKKKKKK
    SO POLITICOS TEM 10 ADVOGADOS
    SO O QUE OS ADVOGADOS GASTARAM DE VOOS P EUROPA COMPRARIA CASAS P PESSOAL DO BOULOS E SOBRAVA …

    JUSTIÇA P TODOS ??
    SABEM QUANTO CUSTA RECORER A INSTANCIA SUPERIORES ?? PERGUNTEM A MIGUEL DO ROSARIO POR QUE ELE NAO RECORREU DA CONDENAÇÃO QUE A GLOBO METEU NO ANAL DELE ?? PERGUNTEM AI ??? RESPONDE AI MIGUEL ?? VC TEVE ACESSO AS INSTANCIAS DE BRASILIA ??? KKKK

    ESSA DEFESA DO LULA NAO SAIU POR MENOS DE NO MINIMO 10 MILHOES ..O HC DO JOELEY CUSTOU 10 MILHOES.. A DEFESA DO AECIO CUSTA 5 MILHOES.. ISSO ELES TENDO APENAS UM DEFENDOR…
    IMAGINA CONTRATAR UM ADVOGADO INGLES P DEFENDER VC NA SUIÇA … ONU.. !!
    MONTARAM UM INSTITUTO DO LAWFARE ..

    MAIS NAO TEM PROBLEMA .. O TACLA DURAM ESTA SENTADO EM CIMA DE 500 MILHOES DO PT NA EUROPA.. GRANA IS NO PROBLEM..

    Responder

      Jerry Eloy

      09 de junho de 2018 às 10h47

      Pois é…POBRE FUDIDO CRITICANDO O PT? KKKKKKK.

      Responder

Raf

05 de junho de 2018 às 00h27

Nunca li tanta bosta junto

Responder

    Lourival Marin

    05 de junho de 2018 às 09h15

    Concordo, nem acredito que perdi tempo lendo isso.

    Responder

      Paulo

      05 de junho de 2018 às 11h49

      A verdade dói…

      Responder

Emmanuel Paiva de Andrade

04 de junho de 2018 às 20h57

Apesar de ter gostado muito da matéria, acho injustiça com a selva, onde o instinto da vida pode ser violento mas não é covarde nem hipócrita.

Responder

    Pedro Breier

    05 de junho de 2018 às 11h00

    Hahaha tem razão Emmanuel!

    Responder

Beto Castro

04 de junho de 2018 às 19h50

Faltou o fecho do comentário: ? Quem conseguir calcular ganha um doce de presente. Ou quem sabe a Presidência da maior estatal estratégica. Aposto que o gatinho angorá do pelo branquinho sabe.

Responder

Beto Castro

04 de junho de 2018 às 19h47

A doação dos ativos públicos, das riquezas e dos conhecimentos agregados em ciência e tecnologia são muitas vezes maiores que as pequenas despesas com os presos ilegais. Os montantes auferidos são da ordem R$ trilhões, enquanto as vidas perdidas sem liberdade e as despesas com os campos de concentração tem valores inexpressivos. A conspiração contra à Pátria tem contadores afiados e conselheiros de investimentos com muita expertise. Quanto valem a Petrobrás, a Eletrobrás e uma miríade de estatais estratégicas? Quando valem os conhecimentos que estas empresas dominam? Quanto valem as nossas riquezas naturais, a água, o sol, o vento, o mar, os rios, as florestas e o nosso território, acrescidos de nosso portentoso e descomunal capital humano a preços vis?

Responder

Mauro

04 de junho de 2018 às 17h58

Não sei não, se tá precisando prender mais gente: SP é o terceiro estado menos violento do país. Sampa é a capital MENOS VIOLENTA do país. SP tem 20% da população e 40% da população carcerária.

Será que não tem a ver?

Responder

Val

04 de junho de 2018 às 15h41

Lula ate hoje mellor presidente do pais os numeros eque dissi com os numeros ninguem discute

Responder

Paulo Thomaz

04 de junho de 2018 às 14h38

Difícil ler esse texto com os anúncios piscando a cada dois parágrafos. Tá certo que a propaganda é meio de sobrevivência do site, mas dessa forma vai acabar se inviabilizando pelo excesso.

Responder

    Sergio Sete

    04 de junho de 2018 às 15h14

    É o socialismo em sua melhor forma!

    Responder

L'Amie

04 de junho de 2018 às 14h37

Há algo que eu me pergunto, por que durante os oito anos de Lula e quatro da Dilma , a mídia não foi posta no seu devido lugar ? Por que tanta verbas lhes foram liberadas ? Por que foram tanto visitadas e engrandecidas, se nem assim lhes eram favoráveis. ? Por que a tão esperada Lei que Regulamentaria as funções da mídia, sendo a principal Educar e para isso eram detentoras de concessão, não foi feita ? Por que as ações ( 49% ) da Petrobras, e as privatizações da Vale, do transporte ferroviario, marítimo(cabotagem) etc não foram revertidas ? Necessário se esclareça isso. Até a governança foi com o apoio do do empresariado, enquanto lhes agradou e não com os sindicatos e o povo. Só poderia resultar no que deu. Caramba, republicanismo que nos ferra ? Juízes escolhidos por Lula e Dilma que são seus verdadeiros inimigos e pior, inimigos do Povo ? Não consigo entender !

Responder

    Éolo

    06 de junho de 2018 às 10h33

    TOLINHO

    Responder

Antonio Carlos

04 de junho de 2018 às 14h30

Muita gente tem a ilusão de que perda de direitos do andar de cima vai favorecer os do andar de baixo.
Ocorre o contrário. A mulher de Cabral conseguiu o direito de cumprir prisão domiciliar para cuidar dos filhos e isso favoreceu inúmeras mães pobres presas. Já a permissão focada em afastar Lula das eleições prejudicou o inúmeras pessoas, muitas delas possivelmente condenadas indevidamente.

Responder

Jorge

04 de junho de 2018 às 14h26

Amigo, roubou tem que ser preso, simples assim. O resto é mimimi… Tá difícil de entender hein???

Responder

    Francisco

    04 de junho de 2018 às 18h00

    Sim, Jorge, nota-se que está difícil de entender, mas, pela exposição, dá para cravar impossível, um dia vir a entender.

    Responder

Getulio Evangelista Neto

04 de junho de 2018 às 12h47

Quando alguém expõe todos os seus neurônios …

Responder

carlsan

04 de junho de 2018 às 12h16

VAI P CUBA POR QUE NA VENEZUELA O TREM TA FEIO .

LULA ?? QUEM ??
AHH O DO AERO LULA ?? TRABALHAVA VIAJANDO O MUNDO COM MALA DIPLOMATICA CHEIA DE NOTAS DE CONSTU PETRO DOLLARES..

MAIS ELE NAO ESTA PRESO JA FAZ UNS ANOS ???
CONDENADO EM 9 AÇÕES… SEM NE UM TOSTAO NO BOLSO .. NEM O DA VAKINHA MAGRA ??

OU EU TO DOIDO .. OU ESTAO ACENDENDO VELA P SANTO ESCONMUNGADO.

Responder

    Marcelo abb

    04 de junho de 2018 às 13h24

    Isso só pode ser robô.

    Não acredito que exista um ser humano pensante com tamanha ignorância.

    Responder

      Pedro Vieira

      04 de junho de 2018 às 13h44

      Isso não é ser humano, mas sim um fruto da mídia golpista, algo com as aparências de um ser humano!

      É melhor não dar atenção!
      LULA 2018

      Responder

        Val

        04 de junho de 2018 às 15h45

        Ve um pobre falando que nao vota ne lula tem pega ele e bate de vara e pobre safado

        Responder

      carlsan

      04 de junho de 2018 às 14h13

      ACREDITE… EXISTO MAIS DO QUE TODOS VOCES JUNTOS BANDO DE BUNDÕES.. GERO EMPREGOS PAGO IMPOSTO DE RENDA IPTU IPVA.. E VOCES AI PEDINDO ESMOLA …

      SO VENHO AQUI POR QUE ODEIO ODIAR VOCES… RIR D IDIOTAS COMO VOCE É MUITO LEGAL..
      ESSA SEMANA É BOA.. ANIVERDARIO DO SANTO SERGIO MORO O MITO ETERNO.. MINISTRO DO STF EM 2020 PELAS MAOS DO AGULHA NEGRA JAIR BOLSONARO..

      LULA ?? QUE LULA ?? O AMIGO DO PALOFI E DIRCEU ?? E TEMER ?? VOCES NAO GOSTAM DO TEMER ?? ACHAM RUIM O QUE ELE FAZ ??
      MAIS QUERIAM O QUE ?? ELE É DILMA E DILMA É ELE.. SÃO DOIS BANDIDOS .. EM BREVE NA CADEIA..

      VIVA LAVA JATO
      VIVA SERGIO MITO MORO

      VOTEM 17
      PRIVATIZAÇOES JÁÁA
      A PETROBRAS É DOS INVESTIDORES… DE NINGUEM MAIS .

      Responder

        Miguel do Rosário

        04 de junho de 2018 às 15h39

        Vou aprovar isso porque é muito engraçado.

        Responder

          Fehnelon

          04 de junho de 2018 às 20h27

          kkkkkkk… Estava justamente me perguntando pq isso teria sido aprovado

        Francisco

        04 de junho de 2018 às 18h09

        Não apenas acredito que exista, como concordo com tudo que diz e tenho certeza que tem futuro.
        Por falar em futuro, quando o dito chegar até você, vá logo estendendo os dois braços à frente para que lhe vistam, sem delongas, a camisa apropriada para encontra-lo.
        PS: É melhor concordar.

        Responder

        Fehnelon

        04 de junho de 2018 às 20h31

        Opa! Quanto a PETROBRAS concordo plenamente!!!!
        * Até pq, sou um dos majoritários, faço parte do grupo que detêm 51%.

        Responder

        Luiz Felipe

        04 de junho de 2018 às 21h31

        Preliminarmente deveria voltar aos bancos escolares para relembrar o porque e o por que. Depois que relembrar isso, deveria ler o Código Civil Brasileiro, em especial o artigo 1.228 e saber que “dar em garantia” é uma forma de dispor. Depois, é só rever na internete a 2ª delação do Leo Pinheiro (porque na 1ª nada havia contra Lula e não foi aceita) e reparar a resposta dele ao Dr Zanin quando este perguntou se a OAS havia dado em garantia o triplex para a sucursal do inferno, ops, a CEF e ligar os pontinhos. Talvez com tanta conta para pagar, não consiga ligar estes pontinhos. Aí só papai ajuda

        Responder

    Jerry Eloy

    09 de junho de 2018 às 10h53

    Pois é …POBRE FUDIDO TENTO SER DE DIREITA E CRITICANDO O PT? KKKKKKK

    Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina