Entrevista de Haddad ao SBT

Prenderam o cara errado

Por Pedro Breier

12 de junho de 2018 : 11h46

Tivesse Lula a tibieza moral que lhe atribuem seus adversários e odiadores – desde os meganhas da Lava Jato e os donos da mídia até os cidadãos comuns que compram a narrativa vendida por aqueles – a vida estaria muito mais fácil para o golpismo.

Considerando que a condenação de Lula é pura e simplesmente política, não havendo qualquer prova de cometimento de crime pelo ex-presidente, recusar-se a se entregar e asilar-se em alguma embaixada ou outro país não seriam opções despropositadas taticamente, longe disso.

Entretanto, caso fosse essa a escolha, é evidente que se propagaria a ideia de que Lula é um condenado pela Justiça – este ente super justo – que “fugiu”.

Entregando-se, Lula demonstra uma fibra moral impressionante para quebrar a narrativa, ou ao menos metade dela, do “condenado e foragido”, com a qual os artífices do golpe certamente sonhavam para atingir ainda mais a sua imagem pública.

No lançamento da pré-candidatura de Lula à presidência, Fernando Haddad falou o seguinte: “Acenaram para o Lula com um acordo: ‘abre mão da sua candidatura que você sai da cadeia, que a gente liberta você'”. O ex-presidente teria respondido: “Me apresentem uma prova que eu abro mão da minha candidatura”.

Haddad ajudaria bastante o campo progressista se contasse quem fez uma proposta dessas, que é, na verdade, uma confissão de que Lula é um preso político.

De qualquer forma, sendo verdade, é mais uma evidência do estoicismo de Lula.

Ele aparentemente aceitou o seu destino e está disposto a trocar qualquer abrandamento na pena pela contínua exibição pública da monumental injustiça que sua prisão representa e da perversidade do status quo brasileiro.

Se aqueles que urdiram a prisão de Lula contavam com a sua tibieza moral, prenderam o cara errado.

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo. Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

16 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

MARCIO MARCONATO DE CARVALHO

12 de junho de 2018 às 23h25

O site da Fórum reporta matéria da Revista Época que afirma que Gilmar Mendes estaria disposto a rever a prisão do petista somente se ele desistisse da candidatura. O judiciário usando a chantagem como arma política. É a desmoralização das instituições e do Golpismo.
https://www.google.com.br/amp/s/www.revistaforum.com.br/gilmar-mendes-lula-fora-da-cadeia-so-quando-se-declarar-fora-do-pareo-presidencial/amp/

Responder

    Batista Neto

    14 de junho de 2018 às 10h43

    Caro Sr. Marconato. Data vênia máxima, esse termo “desmoralizar” nesse caso só caberia se o texto seguisse no modo irônico. Porque desmoralizar significa tirar a moral de alguém ou de alguma entidade ou instituição. No caso, se não há moral a retirar, mais apropriado seria substituir o verbo “desmoralizar” pela expressão “enlamear ainda mais” ou “rebaixar o conceito ainda mais pra baixo”, ou coisa que faça equivalência com a decomposição do que já está em avançado estado de putrefação.

    Responder

Guimarães Roberto

12 de junho de 2018 às 20h50

Se a proposta foi verdadeira, a partir dela Lula é inocente, mesmo sem aceitar a proposta.

Responder

pe dy cabra

12 de junho de 2018 às 20h32

No lançamento da pré-candidatura de Lula à presidência, Fernando Haddad falou o seguinte: “Acenaram para o Lula com um acordo: ‘abre mão da sua candidatura que você sai da cadeia, que a gente liberta você’”. O ex-presidente teria respondido: “Me apresentem uma prova que eu abro mão da minha candidatura”.

Vai dar terremoto…

Responder

Ricardo

12 de junho de 2018 às 20h15

Não só Lula demonstra uma fibra moral impressionante , mas também a demonstram Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, Geddel Vieira, Eduardo Henrique Alves, André Vargas e mais um punhado de criminosos !

Responder

    izabel

    12 de junho de 2018 às 21h54

    Ricardo, não confunda alhos com bugalhos. Contra Lula não existe provas só ilações e delaçoes sem nenhuma credibilidade. Lula é um preso político. Está preso para não participar das eleições.

    Responder

    Batista Neto

    14 de junho de 2018 às 10h49

    Vc não consegue enxergar a diferença entre esses a quem vc considera iguais porque para o delinquente o errado é que está certo.

    Responder

Elizabeth Miranda de Carvalho

12 de junho de 2018 às 19h29

LULA INOCENTE. #LULA LIVRE. LULA LIVRE e eleito pelo povo.

Responder

Eva

12 de junho de 2018 às 18h06

#LulaLivreJá #LulaPresidente2018

Responder

Marcus Pereira

12 de junho de 2018 às 16h19

#Lula presidente
#todosgolpistasemcana

Responder

Sergio Sete

12 de junho de 2018 às 15h56

#LulaPreso
#CiroPreso

Responder

celio mend

12 de junho de 2018 às 15h19

FICOU RUIM P OS MORTANDELEIROS AGORA QUE MOSTROU SE (A QUEM NUNCA DUVIDOU) QUE FHC E LULA SAO 2 LARAPIOS… SE BRINCAR COMBINARAM ENTRE SI …
“OLHA LULA EU GANHO PRIMEIRO DEPOIS TE COLOCO LÁ”..
MUITO CERTO QUE ISSO OCORREU.. MAIS ENFIM…
O PONTO É .. SÃO FARINHA DO MESMO SACO.. DOIS MALANDROS LUDIBRIADORES…

QUERO VER MORTANDELEIRO AGORA VIR FALAR DE FHC P PANEILEIRO VAI SE DAR MAL..
DOIS SAFADOS.. PODEM CHINGAR AJUDAMOS COM PRAZER.. E QUEREMO ELE NA CADEIA TBEM…
E NAO FAREMOS VIGILIA NEM NADA NEM JAMAIS GASTARIAMOS UM CENTAVO P AJUDAR .. ATE POR QUE ELE NAO TEVE ESSA CARA DE PAU DO LULA DE DISTRIBUIR DIPLOMAS CASEBRES (ROUBOU A IDEIA DO BNH DOS MILITARES QUE CONTRUIRAM CASAS QUE ATE HOJE ESTAO EXCELENTES DIFDERENTEMENTE DO MINHA CASA MEU BARRACO DO LULA) E TROCADOS P ESFOMEADOS SEM FUTURO…

ATE UM RIO… KKKK
DESVIOU O CURSO DO MAIOR RIO DO PAIS.. P SUPOSTAMENTE AJUDAR OS SEDENTOS TÃO PRODUTORES NORDESTINOS !!!…. É TBEM AS EMPREITEIRAS DIGA DE PASSAGEM… DE LAMBUJA CRIOU UMA NAÇÃO DE PEDREIROS…
NOSSA… ELE REALMENTE É UMA IDEIA.. IGUALOU OS FUDIDOS.. OS TRANFORMANDO EM PEDREIROS..

FHC NAO FEZ ISSO .. E NAO TINHA O PODER DAS EMPRESAS DA INTERNET NEM NADA.. AINDA BEMMM.. VAI VER POR ISSO NAO O FEZ.. KKK

CADEIA PROS DOIS E P TODO MUNDO DA POLITICA.. RENOVAÇÃO JAAAA

Responder

Paulo Nunes

12 de junho de 2018 às 14h57

#LulaLivre

#CiroPresidente

Responder

[email protected]

12 de junho de 2018 às 13h19

Lula LIVRE e apto para disputar as próximas eleições presidenciais!

*favor corrigir o penúltimo parágrafo: … não está disposto…

Responder

JOAO MARIA DA SILVA

12 de junho de 2018 às 12h45

Lula livre

Lula Presidente

Responder

Alan Cepile

12 de junho de 2018 às 12h13

#LulaLivre

#CiroPresidente

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com