Menu

O ufanismo tosco de Galvão e sua trupe

Tive o desprazer de assistir na Globo à estreia da seleção brasileira na Copa, ontem. Há que se estar muito tranquilo para não se irritar com o ufanismo tosco do Galvão Bueno e sua trupe – o Casagrande ainda se salva naquele oceano de mediocridade. Tudo bem o narrador e os comentaristas torcerem abertamente para […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Tive o desprazer de assistir na Globo à estreia da seleção brasileira na Copa, ontem.

Há que se estar muito tranquilo para não se irritar com o ufanismo tosco do Galvão Bueno e sua trupe – o Casagrande ainda se salva naquele oceano de mediocridade.

Tudo bem o narrador e os comentaristas torcerem abertamente para o Brasil. O problema é quando a torcida deturpa completamente a já naturalmente combalida capacidade de análise dos cabras.

Logo no início do jogo, Neymar segurou a bola, de costas para o marcador, no entorno do meio-campo, chamando a falta até sofrê-la. Imediatamente, Galvão e Arnaldo Cezar Coelho desataram a falar que o árbitro deveria tomar cuidado com o autor da falta, porque ele bateria bastante e seria… provocador!

Ora, no quesito provocação são poucos os jogadores no mundo que chegam aos pés de Neymar. O camisa 10 do Brasil usa, manifestamente, a provocação – segurar a bola muito além do tempo necessário, passar o pé por cima dela, fazer firulas, etc. – como arma para afetar o psicológico dos adversários.

E aqui não estou fazendo qualquer juízo moral; é uma estratégia válida e que muitas vezes dá certo, apesar de não ser raro Neymar passar do ponto e acabar prejudicando o próprio time ao ser fominha demais.

O trio Galvão, Arnaldo e Ronaldo (este tece comentários que ou são platitudes ou puro nonsense), com seu patriotismo afetado e insano, pintam um quadro em que Neymar é um coitado que apanha de graça dos adversários. Surreal.

Nos lances polêmicos não há, nunca, qualquer dúvida: o juiz sempre erra contra o Brasil.

Se os juízes marcassem falta a cada empurrão como o que antecedeu o gol da Suíça, nenhuma jogada aérea seria concluída.

O lance em que Gabriel Jesus é agarrado dentro da área é um pouco mais duvidoso, mas é evidente que Jesus deu um belo mergulho para tentar cavar o pênalti. Eu não marcaria. Para Galvão e companhia, se é a favor do Brasil, lógico que é pênalti.

A Globo, representante mor dos interesses do imperialismo no Brasil, se apresenta como super patriótica no futebol, onde o patriotismo é inócuo e ainda piora a já sofrível transmissão dos jogos.

Nas áreas em que um certo patriotismo cai muito bem, como na defesa da soberania nacional e da Petrobras, a Globo vomita entreguismo e subserviência.

Patriotismo bom é somente aquele que serve aos interesses econômicos e políticos dos Marinho.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Eduardo de Camargo

22/06/2018 - 01h09

De fato, o Galvão e cia são um vômito! O patriotismo é de fancaria como o do “Bolnossauro”, um entreguista-mor que não hesita em prestar continência para a bandeira dos EUA e que já prometeu “dar”, “doar”, “entregar” a Amazônia aos gringos se for eleito. Mas voltando aos patetas globais, não é à toa que não assisto à rede da “famiglia” Marinho há mais de 20 anos. Assistir à essa emissora produtora de doenças mentais e espirituais é como sofrer no Inferno. Tô fora!

Marcelo

19/06/2018 - 16h17

Nossa, Galvão e sua trupe nem dormirão hoje !

    Mandarim

    23/06/2018 - 11h05

    Eles, pelo menos, estao milionarios, como resultado de seu papel canalha e subserviente. Voce, no entanto, os defende do alto de sua pobreza. Moral, intelectual, e de fato, nao e, pobre de direita?

Jorge

19/06/2018 - 15h11

Triste a situação dos tais esquerdistas, se assistir a copa pela Globo é golpista, se assistir pela Fox é capitalista. Kkkkk

    leonardo-pe

    21/06/2018 - 16h16

    a Disney COMPROU A FOX!

Luciano

19/06/2018 - 10h32

Parabéns pela simples, sem ser banal, análise sobre a narrativa e o fato. Precisamos urgente de cidadãos que instiguem a reflexão e o discernimento sejam de quaisquer áreas de formação ou não, desde que sejam críticos.

Celso Junqueira

19/06/2018 - 10h16

O Galvão e sua turma não são patriotas. São “patrioteiros”. E assistir pela Globo? Francamente…
No gol suíço, a falha foi do Allison. Ficou plantado em cima da linha do gol em vez de sair e tentar a defesa.

Watson da Cunha Silva

19/06/2018 - 08h57

Amigo,

Gostaria de lhe parabenizar pelo texto.

Você foi o único que vi em toda a mídia que falou que o lance em cima do Gabriel Jesus foi no mínimo duvidoso….e que ele se jogou “glamorosamente”. E que não foi falta em cima do Miranda…tanto que ele não caiu, muito menos se desequilibrou….

Parabéns pela coragem!!!

Marcelo

19/06/2018 - 08h10

A poderosa Globo e o milionário Galvão estão cagando para o Pedro (quem ?) Breier ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sergio Sete

    19/06/2018 - 14h09

    Esse pseudo jornalista é só mais um blogueirinho socialista de iPhone que assiste a Globo – mas diz que ela é golpista e quer a morte dela!

    Hipócritas.

Emerson

18/06/2018 - 23h06

” Pra frente brasil, é a seleção ”
Seleção fraca e ruim, me deu saudades do Rivaldo ontem, esse comia a bola e era massacrado pela imprensa esportiva porque era nordestino.
Agora a globo faz campanha pelos paulistas da seleção.
Enfim, a seleçao é um produto da globo. Enquanto for da globo eles nunca dirão que a seleçao jogou mal, tudo igual a 2014. A culpa é do juiz agora.

Marcelo Magalhães

18/06/2018 - 23h02

E tinha de assistir pela globosta? Se o jornalista não sabe, a FOX também está transmitindo, cara-pálida. Não vi o jogo, mas se tivesse de assistir a ele, seria na FOX, jamais na globosta! Quero que ele se lasque! O cara se diz progressista, de “esquerda” e dá audiência a essa desgraça de rede. Eu, hein…

    Sergio Sete

    19/06/2018 - 14h10

    FOX é canal pago.
    Os socialistas estão pagando canais capitalistas?
    Mas que hipocrisia é essa?

    Bem… usam celulares e computadores…. então a hipocrisia faz sentido.

Odair J da C Santos

18/06/2018 - 22h34

E queria que o narrador brasileiro torcesse por quem? Ele narra esporte e não é comentarista de política. Tem pessoas mal humoradas que veem maldade em tudo, e já envolvem política em tudo. É de um azedume que viver parece ser um peso.
E mesmo na Fox a opinião foi praticamente unânime em relação a falta no Miranda, exceto por Carlos Simon que disse que não marcaria nenhum dos lances em favor do Brasil.

pe dy cabra

18/06/2018 - 22h01

Uma dica a Fox Sports esta transmitindo.
.
E que saber na péladas no Bairro Santo Antonio em BH nos anos 70, maniou e “pau”…

Luiz Antônio

18/06/2018 - 20h20

Vai que e tua PIG!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK

Igor Luiz J.

18/06/2018 - 19h35

Bravo Pedro!

L’Amie

18/06/2018 - 18h48

Patriotismo ? Da gLobo e da trupe ? A que pátria eles servem ? A pátria deles é a Suíça ! Lá fica o amor que eles tem no coração, dólares e euros. Servem ao Sr.Mamon, não importa quem intermedie na entrega das malas. O brasileiro gosta de sofrer, se não fosse assim, bastaria desligar o tv e o Brasil voltaria a andar pra frente.

JOAQUIM

18/06/2018 - 18h37

Ninguém comentou, mas no gol de empate da Suíça, não teria sido falha do goleiro brasileiro?? O atacante cabeceou dentro da pequena área, onde dizem o goleiro e soberano e nem pode ser tocado. Mas ele ( o goleiro), ficou olhando…
Não deveria ter saído e pego a bola. Tipo “Vai que é tua Tafarel”????

Chichano Goncalvez

18/06/2018 - 18h16

A muitos anos essa sleção NÃO representa o povo brasileiro, esses jogadores, melhor dizer esses mercenarios, só pensam nos seus bolsos, qual deles tem projetos socias ? que eu saiba nenhum. Basta que o Brasil faça outro vexame, assim espero, para o bem talvez de alguns brasileiros.

Schell

18/06/2018 - 17h28

Concordo inteiramente, tanto que na hora os jogadores brasileiros apenas encenaram alguns micro-empurrões com os bracinhos, fosse criança querendo doce. No lance do Gabriel jesus (minúsculo), se tivesse efetivamente sido prejudicado pelo “abraço”, teria caído para trás e não se jogado para a frente (como se fosse empurrado). Mas, e o dito Marcelo Capitão que nem apareceu na tela? De tudo, creio, ficaram duas certezas: a) o Tite não treinará o Real Madrid e b) o Alisson até poderá ser emprestado para algum time brasileiro eou da segunda divisão italiana, agora, vendido pra Inglaterra por montanhas-de-euros, só em sonho…

vicente

18/06/2018 - 16h53

Baita texto! Gostei muito da conclusão.

Hell Back

18/06/2018 - 16h41

Por essa e outras razões não vejo mais jogos pela globo.


Leia mais

Recentes

Recentes