Boulos em Recife

foto: Ricardo Stuckert

Plano Lula: não há luta sem esperança

Por Tadeu Porto

22 de junho de 2018 : 19h54

[Esse é o quarto texto de uma série que prometi aqui]

Se no primeiro texto da série “Plano Lula” escrevi sobre a importância do Lulismo, no segundo e terceiro aprofundei para a conjuntura nacional, nesse texto volto à figura do companheiro Lula com outra perspectiva: a esperança de um país melhor.

Como diria Napoleão Bonaparte, um líder é um vendedor de esperança. A frase é um pouco clichê (parece um livro do Augusto Cury) mas traz consigo uma constatação factual: alguém capaz de espalhar uma ideia a ponto de aglutinar um coletivo inteiro, se torna uma importância referência desse grupo.

A frase da francês é verificada com mais clareza, por exemplo, no resultado da última pesquisa Datafolha sobre “quem poderá salvar a economia?”. Os dois líderes das pesquisas, não coincidentemente, também são aqueles em que a população deposita sua esperança na melhora da economia.

É natural imaginar que para resolver o caos que vivemos atualmente precisamos, a priori, de acreditar na mudança tão necessária nas nossas relações sociais e econômicas. O Brasil da Nova República foi enterrado junto com o Golpe, quando a operação midiática da Lava-Jato  – irresponsavelmente – destruiu todo o presidencialismo de coalizão sem separar as relações fisiológicas da coalização ideológica e democrática.

Ou como diria em Minas, matou a vaca para tentar se livrar do carrapato (que continua vivo, diga-se de passagem).

É difícil pensar que a tão badalada mudança política (que vai acontecer, se pra pior ou pra melhor  vai depender do nosso nível de mobilização) seja de cunho popular sem que haja, efetivamente, uma participação do povo.

E quando olhamos de perto essa pesquisa Datafolha, podemos verificar que Lula tem penetração gigante na camada mais pobre: dentre aqueles que recebem até dois salários mínimos, 40% acreditam que ele irá salvar a economia contra 11% do segundo colocado. Essa crença, hoje centrada numa figura consolidada como o presidente de honra do PT, é totalmente necessária para uma guinada popular.

Ou seja, quem “faz a cabeça” da maioria da população brasileira (vale lembrar que metade da nossa população vive com menos de um salário mínimo segundo o IBGE) ainda é o Lula.

Portanto, não há como aceitar que a maior liderança popular, cuja herança pode apontar para um mudança revolucionária na nossa política, seja perseguida e inviabilizada pela mesma elite que quer destruir o país.

Afinal de contas, não existe a menor garantia que surgirá uma figura com a liderança do Lula e que consiga fazer o povo acreditar de novo no país.

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Reginaldo Gomes

25 de junho de 2018 às 15h14

Plano do golpe. Onde o golpe híbrido sem pátria está trabalhando??
O golpe híbrido sem pátria trabalha com as misérias do ser humano, os pecados capitais.
1) A derrota retumbante dos progressistas no tocantins, como foi possível?
Foi só construir aumento induzido dos votos brancos, nulos e abstenções .
Como?
Ele obrigou os meios de comunicação a dar um ar de nobreza, grandeza e decência aos irresponsáveis, arrogantes. preguiçosos , burros, soberbos, orgulhosos que anularam , votaram em branco ou não votaram. Esses eleitores são safados , preguiçosos e arrogantes e pensam que estão fazendo algo nobre! Percebem???
Uma pessoa por mais safada que seja , quando vota, vota no menos pior! É é assim que os progressistas vencem.

2) 6 em cada 10 jovens querem sumir do Brasil!
Como o golpe híbrido sem pátria construiu esses números?????
Ele obrigou os meios de comunicação a dar um ar de nobreza, grandeza e decência aos jovens irresponsáveis, arrogantes. preguiçosos , burros, soberbos, orgulhosos que deram o golpe e destruíram o Brasil e pensam em vazar do país. Esses jovens são safados , preguiçosos e arrogantes e pensam que estão fazendo algo nobre ao fugir das responsabilidades.
Percebem a astúcia golpista???
O golpe híbrido sem pátria faz todo mundo de trouxa, e segue roubando….

Responder

JlSouza

23 de junho de 2018 às 18h37

Acordem o Lula está preso não vai concorrer.

Responder

Aliança Nacional Libertadora

23 de junho de 2018 às 12h05

Lendo desatentamente quase tomei um susto…..Mas depois vi que não era o Miguel falando….Mas Tadeu…..como diria em Minas….
Quem é a vaca e quem é o carrapato?

Responder

Vicente

23 de junho de 2018 às 07h32

Eu admiro a coragem do Lula em entregar-se nas mãos dos golpistas.
Getúlio matou-se. Jango renunciou.
Lula ofereceu a si como quem diz: eu sou o mal? Então acabem com o mal.
Na sua inteligência ele percebeu que esse crime de fazê-lo preso político, politicamente, seria muito danoso aos golpistas. E está sendo danoso ao golpe tanto que a opinião pública está mudando e ficando a favor de Lula.
Foi uma jogada de muita coragem, pois depende de ym sacrifício pessoal enorme.
Triste país que faz isso aos seus filhos Lula, José Dirceu e tantos outros anônimos, e tudo isso para beneficiar interesses de parasitas nacionais e internacionais, além dos capitães-do-mato do judiciário, da polícia federal e mpf.

Responder

    Jorge

    23 de junho de 2018 às 12h31

    Vixi… Água do vaso faz mal para a saúde viu…

    Responder

Benoit

23 de junho de 2018 às 06h06

O fato de que uma grande parte da população com renda até dois salários mínimos acredite que o Lula pode salvar a economia não significa necessariamente que o Lula possa realmente salvar a economia, nem que outra pessoa não possa melhorar mais a economia do que o Lula.

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com