Menu

Wanderley: Lula vai indicar Haddad (favorecendo a vitória do PSDB)

Abaixo, o último artigo do sempre atento professor Wanderley Guilherme dos Santos, um dos pais da ciência política no Brasil. *** COINCIDÊNCIAS POLÍTICAS NA DISPUTA PELO BRASIL 21 de junho de 2018 No blog Segunda Opinião Se o passado contém dicas sobre o futuro, então o candidato a presidente escolhido por Lula sairá do PT […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Abaixo, o último artigo do sempre atento professor Wanderley Guilherme dos Santos, um dos pais da ciência política no Brasil.

***

COINCIDÊNCIAS POLÍTICAS NA DISPUTA PELO BRASIL

21 de junho de 2018

No blog Segunda Opinião

Se o passado contém dicas sobre o futuro, então o candidato a presidente escolhido por Lula sairá do PT paulista. A circulação de nomes como Celso Amorim, Jacques Wagner e Patrus Ananias faz parte da usual dissimulação política. Na hora H, Lula indicará um quadro do PT, provavelmente Fernando Haddad, não havendo muitos personagens disponíveis para a função de porta-decisão de Lula, caso eleito.
No passado, em todas as eleições presidenciais decisivas havia pelo menos um paulista, nativo ou naturalizado. Essa regularidade só foi em parte alterada nas eleições de 2014, disputadas por Dilma Rousseff e Aécio Neves. Mas, lá estava Michel Temer, vice na chapa de Dilma Rousseff, indicado por Lula.

Recapitulando: em 1989, a final se deu entre Fernando Collor, alagoano, e Lula, paulista naturalizado. Naturalizado significa submissão à síndrome de Estocolmo, em que o dominado absorve os valores do dominador. Na naturalização, o “estrangeiro” reconhece e resiste à discriminação interna, mas defende os interesses do dominador no trato com outros “estrangeiros”. Nas duas eleições presidenciais da década de 90 tivemos a singular disputa entre dois naturalizados: Fernando Henrique Cardoso e Lula. Em 2002, Lula e José Serra representaram, obviamente, os naturalizados e os nativos; em 2006, repetiu-se o embate entre um naturalizado, Lula, e um nativo, Geraldo Alkmin. Em 2010, finalmente, vinte e um ano depois da intromissão de Fenando Collor no arranjo, uma “estrangeira”, Dilma Rousseff, competiu com o nativo José Serra. Em 2014, na sétima eleição presidencial direta, pós-ditadura, os dois candidatos eram “estrangeiros”: Dilma Rousseff e Aécio Neves, mas ainda com a reincidência de Michel Temer na vice de Dilma.

Poderia ser uma rara coincidência, mas, como já explorei em texto acadêmico, coincidências exigem a coincidência de um terceiro autenticando a coincidência original. Não parece ser o caso da série presidencial. As condições econômicas variaram de modo impactante na economia, do vencedor Collor ao derrotado Aécio, à agitação política precedendo o impedimento do alagoano seguiu-se o relativo marasmo dos governos do naturalizado Fernando Henrique, continuado pelo marasmo dos mandatos de Lula. A explosão da AP470 em meio ao primeiro mandato não ultrapassou o reino jurídico, sem consequência política imediata: Lula foi reeleito em 2006. O primeiro mandato de Dilma Rousseff, que derrotara o nativo José Serra, foi crescentemente controverso e, talvez, tenha ajudado à escolha do estrangeiro Aécio Neves como desafiante em 2014.

Lula aproveitou muito bem a retomada do dinamismo econômico internacional e, graças a isso, atendeu de forma extraordinária à sua audiência, digamos, “estrangeira”, construindo extensa rede de proteção social aos pobres e desvalidos. Ao mesmo tempo, para desespero de seu vice, o industrial mineiro de Alencar Gomes da Silva, a livre movimentação concedida ao sistema financeiro, concentrando-se em São Paulo, consolidou-o como o agente mais predatório da economia brasileira, e não como sócio, mas achacador da indústria. As tentativas desastradas de Dilma Rousseff para reverter essa equação desaguaram em seu impedimento, organizado e conduzido por seu vice paulista, Michel Temer.

É bastante provável que Lula indique o nativo Fernando Haddad como candidato do PT à presidência, mesmo que, eventualmente, favorecendo a vitória do conservadorismo de Geraldo Alkmin, caso este ressurja de entre as cinzas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Álvaroc

09/07/2018 - 09h23

O professor Wanderley, assim como nós, está na arquibancada aguardando as decisões de Lula, detentor dos votos. Não adianta espernear. Ou será que querem, além da sua liberdade, arbitrariamente eliminada, eliminar também seu direito de escolha? Também sou brizolista, fui filiado ao PDT em 1980 e votarei no Ciro, mas temos que ter cuidado para não adicionar componentes fascistas a esse situação deplorável em que chegou o estado de direito no Brasil, por mera ansiedade eleitoral. Confiemos no maior presidente da história do Brasil

Sergio Sete

25/06/2018 - 10h11

O problema da esquerda não é o PT nem seus fiéis.
O problema na esquerda é o lulismo.

Silvio

24/06/2018 - 17h51

Que sanha para conhecerem logo o candidato do PT. Se o pt indicar agora o candidato, em 3 meses estará preso pela lava jato.
Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
O pt pode apoiar qualquer candidato de esquerda, para que a pressa ?

Ajsbuarque@ig.com

24/06/2018 - 12h06

Ciro Gomes já atingiu o topo das pesquisas eleitorais!

Lula indicará Gleisi Hoffman ou Celso Amorim ou Haddad!

Não importa quem Lula indicar estará no segundo turno das eleições presidenciais!

Aí, caberá a Ciro Gomes e demais candidatos escolher o futuro do Povo Brasileiro ou Bolsonaro!

Como se comportara Ciro Gomes? Irá dar uma palestra em Harvard? Ou desaparecerá? Ou irá apoiar Bolsonaro? Por ressentimento. Ou apoiara O Indicado por Lula?

    Miguel do Rosário

    24/06/2018 - 17h41

    Não importa quem Lula indicar? E para a pppulação, não importa conhecer quem irá governar o país?

    Comandante Staline

    07/07/2018 - 17h27

    Vc pra analista político, dá um belo de um palpiteiro de boteco

André Romero

24/06/2018 - 09h59

Quem acompanha meus comentários sabe que eu já tinha previsto esse movimento do PT há muito. Esse partido se diz democrata mas só se lembra dos outros na hora de pedir apoio, sempre em torno dele. Na contramão, não apóia ninguém.
O PT se vende como novo mas a verdade crua é que ele é o PSDB das esquerdas. Desde a década de 80 Brizola se referia ao PT como “a UDN de macacão” e isso não era à toa. Gosta de ditar moral e contestar os outros, enquanto finge ignorar sua imensa rejeição, não tem o menor pudor em esconder seus grotescos erros e práticas enquanto Poder e sua total ausência de autocrítica.
Escolheu a dedo os pilantras que hoje nos governam (e nos desgraçam) mas passa o tempo todo dizendo que não tem e nem nunca teve nada a ver com o que estamos vivendo no país atualmente.
Tem a cara-de-pau de acusar de traição seus aliados de ocasião (os pulhas com os quais se aliou) pelo impeachment e abandono que sofreu mas mostra o mesmo abandono e desprezo ao não apoiar seus antigos aliados de primeira hora quando esses propõem a alternativa Ciro, muito melhor posicionado nas pesquisas e cuja candidatura merece a preocupação e crescente ataque por parte dos velhos jornalões. A primeira página do Globo de hoje é um claro exemplo.
Somente os petistas mais arrogantes, alguns deles aqui mesmo, confiam que os votos de Lula migrarão com peso total para Haddad – um cara decente mas um total desconhecido pela população, que não pontua sequer no seu próprio Estado de origem e que ainda tomou uma sova até do medíocre Doria em primeiro turno numa disputa eleitoral muito menor, em seu próprio reduto, quando tinha a máquina da Prefeitura nas suas mãos.
Apesar da prepotência do PT e de seus fanáticos defensores que se acham “donos” dos votos de esquerda, a imposição dessa candidatura Haddad está fadada ao fracasso e será vista pelos mais esclarecidos de esquerda com antipatia e encarada como a verdadeira traição. Que se lembrem desse comentário daqui a alguns meses.

Antonio Passos

24/06/2018 - 00h30

O Wanderlei acha que é mais político do que Lula e mais “esperto” do que todos os demais analistas. Além de tudo parece estar convencido de que tem poderes de vidência. O Brasil está sendo destruído por um golpe comandado pelos EUA e o Wanderlei está perdido na mesquinharia eleitoral. Ele acredita mesmo que a direita prendeu Lula mas vai entregar o poder ao Ciro ou outro que resgate a nação. É lamentável ver uma pessoa tão experiente cometer este equivoco.

    Eduardo

    25/06/2018 - 03h10

    Tem razão! Com esse golpe comandado pelos EUA Ciro não tem a menor chance; A não ser que se venda aos yankees.

Jose Roberto de Paula Rodrigues

23/06/2018 - 19h48

Com todo esse cacife, não tem o porque o PT NÃO INDICAR um candidato. Não consigo entender porque o PT deva apoiar o Ciro Gomes. Ciro Gomes falou que não é de esquerda, entre outras declarações que até mesmo os seus apoiadores estão assustados. O PT indicou vários ministros ao STF. Cito alguns que de uma forma ou de outra eram garantistas, mais inclinados para a esquerda: Joaquim Barbosa, Dias Tófoli, Edson Faquim. O que aconteceu: fomos TRAÍDOS pelos mesmos. Quem garante a todos nós de esquerda, que Ciro Gomes não fará o mesmo? Deixará seu discurso e executará uma política pior que a que estamos vivendo?

    Eduardo

    25/06/2018 - 03h11

    Tem razão! Os EUA estão por trás do GOLPE NO BRASIL e só um Brizola teria chance!

    Marcelo Abb

    25/06/2018 - 10h03

    Quem garante qualquer coisa nessa vida?

    Quem garante que o PT governará?

    Quem garante que o PT fará a reforma tributária?

    Quem garante que o PT desta vez vai enfrentar a farra dos bancos (coisa que não fez em 13 anos no poder)?

    Quem garante que o PT ganha as eleições?

    Quem garante que o PT vai regular a mídia (coisa que não fez em 13 anos)?

    Quem garante?

    Amigo, não faz sentido buscar por garantias em absolutamente nenhum contexto, seja em relação ao PT ou à Ciro Gomes.

    Temos que nos ater ao que eles falam.

    O que o PT fala sobre o projeto de país? Sobre a economia? Desafio qualquer um aqui a me definir o plano de governo do PT.

    A realidade nua e crua é de que o PT não tem projeto, doa a quem doer.

    Ciro Gomes tem dito categoricamente que vai fazer uma reforma tributária para desonerar a produção e o consumo, cobrando mais dos ricos e dos rentistas.

    Você é contra isto?

    Ciro Gomes tem dito abertamente, até mesmo na mídia internacional, que vai recomprar os campos de petróleo vendidos depois do golpe.

    Você é contra isto?

    Ciro é a favor de um estado laico.

    Você não?

    Ciro é contra a revogação do estatuto do desarmamento.

    Você não?

    Ciro é a favor de descriminalizar o usuário de maconha, buscando soluções parecidas com a de Portugal, limitando valores máximos os quais definiriam que, até ali, o usuário é encaminhado para o serviço de saúde pública, e não para o sistema prisional.

    Você é contra este sistema?

    Ciro diz com todas as letras que irá revogar a reforma trabalhista do governo Temer.

    Você não revogaria?

    Ciro diz que fará uma reforma da previdência respeitando as diferenças sociais, regionais e de gênero, criando um regime de capitalização.

    Você é contra? Prefere a reforma do Temer?

    Meu velho, um eleitor do campo progressista atacar o Ciro é de uma estupidez sem tamanho.

    Todo mundo tem direito de criticar os candidatos, seja ele quem for, mas chamar o Ciro, com as ideias que ele apresenta, de direitista, é um ABSURDO!

      Schandler Farias

      26/06/2018 - 02h17

      Concordo com você, caro Marcelo. Muitos eleitores querem garantias que nem o próprio PT nos deu quando esteve no poder. Vejo o projeto político de Ciro muito coeso e alinhado com a esquerda brasileira. Nós estamos desperdiçando uma força política extraordinária ao não apoiar Ciro que tanto apoiou o Lula e o PT durante todos esses anos. Será que não tá na hora do PT abrir mão do protagonismo em nome de um projeto nacional maior do que as disputas partidárias? Será que não é o momento de dar apoio a uma outra candidatura progressista e organizar a casa, cuidar das feridas dos embates políticos? Estamos desperdiçando o capital político e a força da esquerda nesse discurso sectarista. Será que ninguém viu a palestra que Ciro quando ele chama de “bobão” um reacionário que debochava a respeito da prisão de Lula estar próxima? Ou das várias declarações que ele dá sobre as virtudes do PT e das políticas vitoriosas dos governos do PT mesmo à luz das críticas? Não é possível que as pessoas não buscam esse tipo de informações. Eu pago pra ver se a esquerda (principalmente os partidos) vai deixar o orgulho de lado e apoiar uma causa maior que é a candidatura mais viável. Ou estou mentindo? Quem mais da esquerda depois de Lula tem tamanho e força pra governar esse país sem o risco de cair no novo golpe travestido de impeachment?

roberto de santi

23/06/2018 - 19h13

Se por um acaso Lula não for candidato, com certeza o Haddad é muito melhor quadro do que o Instável e super stars ciro gomes, apesar da propaganda eleitoral do jornalista.
O ciro é a marina de calça, não sabe o que quer ou o que fala, e o seu partido atual, não é diferente dos tucanos, não jogaria meu voto no lixo, pois este cidadão é um Trump tupiniquim.

Fabiano. França

23/06/2018 - 16h09

O fim de Hittler e de Mussolini é senpre o mesmo….

Trazibulo Zibim Meireles

23/06/2018 - 14h55

Não concordo com o professor Wanderley, mesmo do alto do seu conhecimento teórico, ele teria que sair às ruas para ver o povo. O povo espera Lula, quem for o indicado…Sem essa de Alckmin e Ciro Gomes.

    Comandante Staline

    07/07/2018 - 17h40

    O Lula tá com 65% de rejeição juntamente com o bolnossauro, que tem 63%, ou seja: a maior rejeição do Brasil; o Ciro Gomes já capitalismo boa parte da esquerda que votava PT diante de um programa desenvolmentista mais consistente com as realidades do país, onde temos 13 milhões de desempregados e 35 milhões de pessoas empurradas pra informalidade; a candidatura do campo popular esse ano está com o trabalhismo pedetista e com as idéias de Ciro Gomes

Lucas Franca

23/06/2018 - 13h15

O PT faz com Ciro o mesmo que fizeram com Lula.
Ciro eh o unico que ganha de todos, se apoiado pelo ex-presidente.
Mas vao acabar entregando o Brasil pra um bando de abutres, simplesmente para nao perder “espaco politico”. INACREDITAVEL!
Nunca pensei que o PT fosse tao parecido com o PMDB.
Decepcao total…..

    Sergio Sete

    25/06/2018 - 10h08

    Lucas, em que país você vive?
    Falar “Nunca pensei que o PT fosse tao parecido com o PMDB.” é no mínimo uma confissão de cegueira… você lembra qual era o partido que compunha a chapa do PT nas últimas eleições (2010 e 2014)? Chapa essa na qual você votou, elegeu ambos presidente e vice e hoje muito provavelmente está reclamando do vice eleito por você e todos os eleitores da chapa (mais de 53 milhões).

    Não é vergonhoso assumir o erro.

      J Fernando

      25/06/2018 - 15h07

      Também não é vergonhoso assumir que quem foi às ruas pedir para o vice tomar o lugar da titular não foram os eleitores desta chapa.
      Aparentemente você vestiu a camiseta do Ronaldo: “a culpa não é minha, eu votei no _____” (pode por o nome do seu candidato, se não for o Aécio).
      Posso e vou reclamar do Temer enquanto puder, pois ele mudou completamente o plano de governo vencido pela chapa da qual ele fez parte. E, em nenhum momento, eu vesti a camisa da seleção e fui para as ruas pedir “fora, Dilma!”. Se Dilma estivesse governando e a situação política fosse essa que enfrentamos, aí sim, eu diria que erramos…
      Então, quem é que tem mesmo que assumir erros???

Cuca

23/06/2018 - 12h09

Escuta aqui seu miguel. Por que tu não vai te tratar heim?! Tu tá surtado cara! Meu!!!

    Miguel do Rosário

    23/06/2018 - 14h13

    Cuca, o texto é do professor Wanderley… Acho que quem está precisando se tratar é você.

      Eduardo

      25/06/2018 - 03h14

      Miguel querido: Wanderley é um ressentido e está mais perdido do que cego em tiroteio! Seus textos estão muito mal escritos e não rimam lé com cré!

Ferreti

23/06/2018 - 12h04

Addad será o candidato de Lula. Isso a narizinho já sabe mas vai ficar com a estorieta de que Lula é o candidato.
Querem uma prova? Addad, como outros presidenciáveis, foi recebido pelo comandante do Exército.
Por quê receber Addad e não outro?

Aliança Nacional Libertadora

23/06/2018 - 12h01

O Cafezinho da quinta coluna….Tá sentindo o bye bye Ciro…..segundo insuspeito Datafolha do jornal que Ciro adora afagar o mesmo vai de mal a pior….de fato é melhor buscar o DEM e todos os demais partidos golpistas para compor chapa (tirando o PMDB). Tá mais fácil disputar contra o Bozo(15%) a candidatura pela direita do que disputar contra o Lula(30%).

    Comandante Staline

    07/07/2018 - 17h46

    O Lula é atualmente um bosta político, Ciro tomou na mão grande boa parte da força política e da base esquerdista dele, deixando somente a mitancia mais reacionária e fanática: Ciro tem proposta, Ciro tem projeto, Ciro é atraente para um eleitorado mais crítico e conhecedor dos problemas históricos estruturais brasileiros… esse ano o campo popular marcha com Ciro, escreve aí

ari

23/06/2018 - 10h45

O suposto candidato nem foi indicado e o professor já contribui para destruí-lo. A primeira letra do nome de seu escolhido, professor, salvo engano não é Ciro?

Fabiano. França

23/06/2018 - 10h26

Que o PSDB ganhe…que Aécio governe….que vendam tudo….mas.uma.hora o povo acorda…não precisa ser agora…..mas quemqiando.acordem esses traidores sejam enforcados…dependuradores para servir de exemplo para os quense atreverem uma.vez mais….

    Não haverá revolta mas sim há Ciro Gomes

    23/06/2018 - 11h05

    “Uma hora o povo vai fazer a revolução” é o típico delírio esquerdista. O PT precisa acordar e admitir que não tem condições de ganhar essa eleição e decidir o que é melhor para o país. Pode até ser que a campanha do Ciro seja atrapalhada pelo apoio petista, pois o PT ainda divide muito a sociedade. No entanto, fica claro que Ciro Gomes é a ÚNICA figura histórica com condições de derrotar o golpe e salvar o Brasil das investidas imperialistas nesse momento. O Lulismo infantil precisa colocar os pés no chão. Queremos que o Brasil siga o caminho do México, que vai eleger o Lopez-Obrador, e não o caminho da Colômbia onde a esquerda se fragmentou e ajudou a eleger um fascista.

      Fabiano. França

      23/06/2018 - 16h07

      Que parte do PSDB vencer não fiz entender? Queimem as pontes e todo o paiol…os ratos serão os primeiros a abandonar o navio e legalizar o golpe…


Leia mais

Recentes

Recentes