Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Caso Lula não seja candidato, 40% dos eleitores do Nordeste dizem que ele deveria apoiar Ciro

Por Miguel do Rosário

23 de junho de 2018 : 13h12

O Datafolha acaba de publicar a íntegra de uma pesquisa centrada na figura de Lula, com basicamente três questões: quem Lula deveria indicar (no caso de não poder se candidatar); você acha que ele será candidato; e; você acha que a justiça deveria permitir que ele seja candidato. A pesquisa foi a campo entre os dias 06 a 07 de junho, mas a íntegra só foi divulgada hoje no site do Datafolha.

Vamos analisar os resultados referentes às três questões.

  1. Quem Lula deveria apoiar?

Para esta pergunta, o instituto recolheu respostas espontâneas (quando o entrevistador não dá nomes ao entrevistado) e estimuladas. Na pesquisa espontânea, quem ficou na frente, com 15 pontos, foi Marina Silva. Mas quem mais cresceu foi Ciro Gomes, que atingiu 10 pontos, três a mais que na pesquisa anterior, 11 a 13 de abril.

Curiosamente, Jair Bolsonaro ficou em terceiro lugar, com 9 pontos. Mas esses números não tem muito sentido, porque provavelmente, os eleitores do próprio Bolsonaro responderam, interessadamente, ou mesmo ironicamente, que Lula deveria indicar o candidato do PSL.

Na estimulada, o Datafolha só listou os candidatos que tem alguma possibilidade de serem apoiados por Lula, em função da afinidade político-partidária: Ciro Gomes, Haddad, Manuela, Boulos e Jaques Wagner.

O primeiro lugar, disparado, ficou com Ciro Gomes, que viu sua pontuação aumentar de 28% para 32%.  Em segundo lugar, permanece Fernando Haddad, com 15%, estagnado desde abril. Manuela pontuou 7%, um ponto a menos que na pesquisa anterior. 25% dos entrevistados responderam que Lula não deveria apoiar nenhum deles. Provavelmente, nestes 25% estão muitos não-eleitores de Lula, que não se identificaram com nenhum dos nomes propostos.

Vamos olhar os dados estratificados.  Voltamos depois das tabelas.

 

 

  • Análise dos números espontâneos

 

Os dados da espontânea mostram que Ciro Gomes já empatou com Marina Silva entre homens. 13% dos homens responderam, espontaneamente, que Ciro Gomes é o candidato que deveria ser apoiado por Lula, caso o petista não consiga seu registro. Marina Silva pontuou 14% entre homens. Haddad tem 4% entre o público masculino.

O eleitorado masculino, às vezes, aponta tendências, porque os homens costumam demonstrar um pouco mais interesse por política e correr atrás de informações. Observe que, ainda na mesma tabela, 36% das mulheres responderam que “não sabem” quem Lula deveria apoiar; número que cai para 23% entre homens. Eu disse “às vezes”, porque há candidatos que tem dificuldades entre o eleitorado feminino por problemas de rejeição, e isso é um caso à parte: Bolsonaro é um exemplo.

Jaques Wagner pontua apenas 1%, não se destacando sequer no Nordeste. Quer dizer, Wagner dá traço em todas as regiões, e 1% no Nordeste. Haddad faz 4% no Sudeste, sua melhor pontuação, mas cai para 1% no Nordeste, atrás de… Geraldo Alckmin.

A melhor pontuação de Haddad está entre eleitores com renda familiar superior a 10 salários: neste segmento, 11% nomearam, espontaneamente, o petista como o candidato que Lula deveria apoiar.

Ciro Gomes pontua 15% no Nordeste e 9% no Sudeste.  Na classe média que ganha mais de 5 salários, Ciro Gomes ultrapassa Marina e se torna o preferido do eleitor como substituto de Lula. Entre quem ganha de 5 a 10 salários, 14% marcaram espontaneamente Ciro como o candidato que Lula deveria apoiar, contra 10% de Marina. Entre os que ganham mais de 10 salários, Ciro sobe para 15% e Marina cai para 4%.

  • Análise dos números estimulados

Na estimulada, onde os entrevistados têm de escolher entre os nomes apresentados, Ciro Gomes lidera isoladamente, com 32%, sendo 36% entre homens.

Haddad vem sem segundo lugar, com 15%, sendo 17% entre homens.

Haddad é mais fraco onde Ciro é mais forte.

Ciro é mais forte no Nordeste, onde quase 40% dos eleitores responderam que ele é o candidato que Lula deveria apoiar; na mesma região, apenas 11% mencionaram Haddad.

Jaques Wagner parece ter sumido do radar eleitoral. Mesmo no Nordeste, onde é mais conhecido, pontuou apenas 8 pontos, bem atrás de Haddad.

Manuela D’Ávila pontua bem no Sul, onde 13% dos eleitores disseram que ela deveria ser a candidata apoiada por Lula, contra 12% de Haddad, e 28% de Ciro Gomes. Na média nacional, Manuela tem uma pontuação razoável: 7% dos entrevistados responderam que ela deveria ser a escolhida de Lula.

Na estratificação por renda e instrução, Ciro Gomes leva maior vantagem entre mais pobres e menos instruídos, apesar de liderar em todos os segmentos.

Entre eleitores com renda familiar até 2 salários, 35% afirmaram que Ciro Gomes é o nome que deveria ser apoiado por Lula, contra 13% de Haddad e 5% de Wagner. Entre eleitores com instrução apenas até o fundamental, 37% disseram preferir Ciro, contra 11% de Haddad e 4% de Wagner.

Haddad ganha pontos entre eleitores de renda mais alta, chegando a 26% junto aqueles que declararam renda familiar superior a 10 salários, apenas 4 pontos atrás de Ciro, que pontuou 30% neste segmento. Isso é um problema para Haddad, porque este mesmo segmento guarda rejeição muito grande contra Lula, o que pode lhe prejudicar.

2. Você acha que Lula será candidato?

A corajosa insistência do PT de manter a candidatura de Lula fez efeito. Aumentou o percentual de eleitores que acham que Lula irá participar do processo eleitoral este ano, de 34% para 40%. Este número, porém, permanece extremamente concentrado no Nordeste e entre a classe mais pobre.

Uma maioria de 55% ainda acha que Lula não irá disputar as eleições (em abril, 62% responderam que Lula não iria disputar eleições).

Voltamos depois das tabelas.

 

 

O internauta pode observar que, entre homens, 61% acham que Lula não irá disputar a presidência, contra 36% que acham. Entre mulheres, 49% desacreditam da participação de Lula, contra 44% que acreditam.

No Sudeste, região com 64 milhões de eleitores, segundo dados atualizados do TSE, ou 43% do eleitorado nacional, 64% dos eleitores não acreditam que Lula disputará as eleições este ano. A crença de que Lula participará do pleito supera a descrença apenas no Nordeste, onde 54% acreditam que Lula disputará, contra 38% que dizem não acreditar que ele será uma opção eleitoral.

Na estratificação por renda, observa-se que a crença de que Lula poderá participar do processo eleitoral este ano é maioria apenas entre eleitores que ganham menos de 2 salários. A partir daí, há uma maioria muito sólida de eleitores que não crêem que Lula será capaz de arrostar os obstáculos judiciais interpostos à sua candidatura. Entre eleitores com renda superior a 10 salários, 77% acreditam que Lula não disputará as eleições.

3. Você acha que Lula deveria poder disputar a presidência?

Aqui chegamos, a meu ver, ao ponto mais crítico para Lula. E também o mais importante para entender a conjuntura.

O eleitorado está dividido meio a meio. Metade acha que Lula não deveria participar do processo eleitoral. Metade acha que sim.

Entretanto, as tabelas com os percentuais estratificados mostram uma realidade muito difícil para o ex-presidente.  Voltamos após os gráficos.

 

A defesa do direito de Lula ser candidato, como se pode ver nos gráficos acima, está muito concentrada no Nordeste e entre eleitores com renda até 2 salários. Saindo desses dois segmentos, uma maioria muito sólida acha que Lula deveria ser impedido de disputar a eleição.

No Sudeste, por exemplo, 58% acham que Lula deveria ser impedido. No Sul, 55%.

Entre famílias com renda até 2 salários, 60% acham que Lula deveria disputar eleição, mas este percentual cai para 41% entre eleitores com renda entre 2 e 5 salários, 33% entre os que ganham de 5 a 10 salários e 25% entre quem ganha mais de 10 salários.

Vendo o mesmo gráfico pelo lado dos que não acham que Lula deve disputar, os números ficam assim: entre quem ganha até 2 salários,  37% acham que Lula deveria ser impedido; entre quem ganha de 2 a 5 salários, o percentual salta para 57%; entre quem ganha de 5 a 10 salários, 66% acham que Lula não deveria disputar; entre quem ganha mais de 10 salários, 74% dos eleitores acham que o petista não tem o direito de participar do processo eleitoral.

Entre o eleitorado mais instruído, com ensino superior, 67% acham que as autoridades responsáveis não deveriam permitir que Lula dispute as eleições presidenciais deste ano.

Conclusão

Conforme indicamos em análises anteriores, Lula tornou-se um candidato muito vulnerável, por causa de uma rejeição extremamente avançada, sobretudo no Sudeste, entre eleitores com renda acima de 2 salários e com maior nível de instrução. Mesmo que obtenha o direito de ser candidato, e vença as eleições, encontrará dificuldades extremas para governar, em função dessa rejeição monstruosa arraigada no Sudeste, no Sul e na classe média.

E não se trata apenas de uma rejeição do tipo “não gosto dele”.

Com sua condenação pela justiça em duas instâncias, e prisão, estes segmentos do eleitorado, que formam a elite do país, desenvolveram a convicção (equivocada, a meu ver) de que Lula não tem idoneidade moral para ser candidato à presidência da república.

Este é um problema que prejudicaria a legitimidade do futuro presidente e, por consequência, a estabilidade do governo. Sem legitimidade, seria difícil para o governo fazer o judiciário e o ministério público recuarem. Qualquer movimento do governo contra o judiciário seria descrito pela mídia como uma tentativa de “proteger malfeitores”. O governo Lula seria facilmente pintado como uma “organização criminosa” liderada por um “condenado na justiça”. O fascismo tenderia a ganhar força e haveria risco de um golpe militar, de consequências sangrentas para todo o campo popular.

Tanto a rejeição a Lula quanto a sua condenação e prisão, fazem parte, naturalmente, do mesmo processo de massacre midiático e justiça política. Cabe aos estrategistas do campo progressista, portanto, avaliarem a maneira mais inteligente de superar essas dificuldades.

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

213 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

josa

28 de junho de 2018 às 21h08

Pesquisa feita no Crato

Responder

Nina

26 de junho de 2018 às 16h25

E segue o Miguel, agora “funcionário” do Ciro Oportunista e Nada Confiável Gomes, sempre na campanha nojenta. Tinha desistido do Cafezinho de tanto nojo, mas me enviaram o link com a matéria do Bajonas sobre o José Dirceu e foi passar os olhos sobre os posts, já me voltou a ânsia de vômito…Saindo fora…Tchau!!!!!!!

Responder

Vanderli Ferreira Dourado.

25 de junho de 2018 às 19h51

É preciso entender que Ciro gomes não é de esquerda nem aqui e nem na Chima. E mais, Mino Carta já apontou o caminho caso Lula não possa ser candidato. Vocês que estão se propondo a fazer jornalismo de esquerda, de esquerda não, progressista, Saibam, a estrutura que o Pt construiu não permite , repito , não permite apoiar um candidato que não seja do partido. O suposto pacto de centro esquerda para o segundo turno, o qual tenho dúvidas que Ciro cumpra se ele não tiver lá, , é que precisa ser acertado.
O resto é conversa fiada de quem não sabe como organizar uma eleição.

Responder

Carlos

25 de junho de 2018 às 19h17

Miguel está escancaradamente apoiando o Ciro, mas uma coisa eu admiro no Miguel, mesmo falando mal dele, ele não bloqueia comentário de ninguém. Nisso, recebe meus parabéns !!!

Responder

    Atineli

    26 de junho de 2018 às 07h03

    Isso é falso, mentira, pois o Miguel já anulou umas três mensagens minhas onde não havia nada além do q muitos aqui dizem sobre o Ciro. Por falta de argumentos me chamou de troll qdo sabe muito bem q não sou troll. Pior, anulou as respostas à essa acusação na maior. O cara seleciona sim o q pode e o q não pode segundo suas preferências.

    Responder

Marina

25 de junho de 2018 às 10h10

Depois que a Miriam Leitão disse que vê qualidades em Ciro é pede contenção verbal, o candidato do PDT não precisa do Lula para nada. Agora ele está na situação de desdenhar a esquerda e dar um chute no traseiro. Com esse aceno da Globo suas chances de crescer nas pesquisas se multiplicaram. Quem viver verá.

Responder

Ferreti

24 de junho de 2018 às 11h22

Por que o título da matéria está postado na condicional? Por que o “caso Lula não seja candidato”? Lula não será candidato por um motivo muito óbvio: ele etá condenado em segundo grau e apanhado pela lei da ficha limpa. Ou suja, dependendo de quem se trata.
Agora, quero que o PT mantenha a “candidatura” até o limite de 15 de agosto. Até lá, as composições partidárias já estarão formadas e o PT ficará isolado. Nem de vice vai em outra chapa. Com chapa pura a gente destrói com o PT.

Responder

    Miguel do Rosário

    24 de junho de 2018 às 11h27

    É assim que a direita pensa. Obrigado pela franqueza.

    Responder

      Vanderli Ferreira Dourado.

      25 de junho de 2018 às 19h58

      Não há como fazer aliança no primeiro turno. É preciso entender que o PT, queiram ou não é um partido estruturado e que organizará eleição pelo Brasil todo. com todo respeito ao ciro, que nem acho que seja de esquerda, Com ele, há vários no PT. Haddad, Jaques Vagner, Celso amorim , Gleise Hotmam e vários outros. Aliança só no segundo turno entre alguém do PT e alguém da direita, porque o PT estará no segundo turno.
      Um abraço…

      Responder

    Antonio p mendes

    28 de junho de 2018 às 16h03

    A gente quem? cara pálida.
    A primeira pesquisa presidencial do Ibope do ano, contratada pela CNI, confirma: Lula segue disparado na frente, com 33% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 15%, Marina Silva, com 7%, Geraldo Alckmin, com 4%, e Ciro Gomes, com 4%

    Responder

Silvio

24 de junho de 2018 às 11h18

Ah, meu chapa, fica difícil votar no Ciro mesmo o Lula o apoiando. O Ciro quer se aliar ao DEM.
Nada que o PT fez o DEM apoiou, acho que o Ciro está dando um tiro no próprio pé. Será traído igual a Dilma foi traída pelo pmdb.
Atrair o dem significa que no 2 turno Ciro espera contar com o psdb.
Isso so mostra para quem ele pretende governar.
Parece ser uma aliança inteligente para governar, só que antes de governar ele tem que ganhar a eleição.

Responder

    Sincero

    24 de junho de 2018 às 18h46

    Tenho certeza que você não votou no PT na época que este era aliado com o PMDB do Renan Calheiros e do Temer, certo?

    Por favor, o Ciro já disse que hoje o DEM não é compatível com o ideal progressista, mas aceitaria uma aliança caso eles se proponham a seguir com o plano social e progressista que ele apresenta. Sem fake news.

    Responder

      ari

      25 de junho de 2018 às 17h05

      Nada tem uma coisa a ver com a outra. O PMDB foi fundamental para viabilizar os projetos que mudaram o país. Já o DEM – e atualmente eu diria também o PSDB – é o que existe de pior na política brasileira (falando de partidos médios e grandes). Sistematicamente foram contra todas as ações afirmativas em favor dos mais fracos e dos oprimidos.

      Responder

Benoit

24 de junho de 2018 às 11h04

Há razões contra uma candidatura do Lula ou de um outro candidato do PT. A primeira razão é que ela poderia ser derrotada e que um candidato de direita poderia ganhar as eleições. Um resultado desses daria definitivamente legitimidade ao golpe e poria o Lula em má situação. Depois disso, seria difícil lutar pela liberdade do Lula, ninguém mais se importaria com o Lula. As perspectivas de um projeto de esquerda ficariam enfraquecidas durante muito tempo e a única chance da esquerda seria uma situação de caos completo no país que poderia não ser mais controlável.

Caso o Lula pudesse se candidatar e ganhasse as eleições, ou um outro candidato do PT, a situação não seria muito melhor. A razão é a situação econômica é pior do que parece, a recuperação poderá ser muito mais lenta e difícil do que se imagina, ao passo que as expectativas com relação ao Lula são absurdamente altas. Muita gente acha que o Lula conseguiria milagres, que tudo mudaria de um dia para o outro. A decepção que ocorreria poria o PT numa situação dificil e talvez tudo acabasse como com a Dilma. Ninguém se importaria com as explicações dele (do Lula ou do PT) de que a conjuntura desta vez não é tão favorável (por exemplo o aumento dos juros nos EUA que fará com que o dinheiro fuja de países como o Brasil). A direita acreditava piamente que com a deposição da Dilma Rousseff tudo mudaria imediatamente. Viu-se que isso não aconteceu. Agora são partes da esquerda do PT que acreditam que basta pôr o Lula na presidência para tudo melhorar de um dia para o outro. Ao contrário da direita, o PT não teria apoio nenhum da imprensa para resistir a um período de dificuldades no país.

Uma derrota do Ciro junto com uma vitória da direita, pelo contrário, não comprometeria tanto nem a esquerda e nem o Lula. Ela seria tida como a continuação do golpe contra o qual se poderia manter a resistência. O Lula se transformou num símbolo da esquerda e uma derrota dele significa uma derrota da esquerda e a legitimação definitiva do golpe. Apesar das dificuldades, o Ciro ainda tem mais chances de ganhar as eleições do que um candidato do PT. O PT é identificado em grande parte com o Lula, não há um sucessor natural conhecido e popular no país inteiro. Os sucessores seriam as pessoas que teriam surgiriam durante o governo da Dilma Rousseff, caso o governo dela pudesse ter sido terminado, o que não aconteceu. Quem pensa no PT pensa no Lula e em mais ninguém, mesmo que haja gente capaz no PT. O PT teria mais dificuldades em ganhar as eleições e muito mais dificuldades em governar do que o Ciro. Caso a esquerda seja prudente, o Ciro deveria ser o candidato da esquerda que poderia atrair os votos de todos que não se identificam com a extrema direita e o populismo de direita, além dos votos da esquerda. Ele deteria os avanços da direita, corrigiria as piores medidas da direita e abriria as portas para mais políticas de esquerda no futuro.

Responder

    Vanderli Ferreira Dourado.

    25 de junho de 2018 às 20h11

    Resolver o problema do Brasil é moleza. Sabe por quê? Simples, o problema do Brasil não é ideológico. Não há dinheiro circulando. Até os magazines viraram bancos e vivem emprestando dinheiro. É fundamental acabar com isso.
    De que forma? simples, por um tempo, dá para colocar recursos das reservas internacionais. Ganha com isso força política e a partir dai é simples: REFORMA TRIBUTÁRIA. QUEM GANHA MAIS VAI PAGAR MAIS IMPOSTOS. IMPOSTO SOBRE O CONSUMO SERÁ AUMENTADO PARA AS PESSOAS COM AS MELHORES RENDAS. IMPOSTO SOBRE FORTUNA, AUMENTO DO IMPOSTO DE RENDA PARA QUEM GANHA MAIS E DIMINUIÇÃO PARA QUEM GANHA MENOS. Eis à receita. Viu como é simples!

    Responder

      Vanderli Ferreira Dourado.

      25 de junho de 2018 às 20h13

      corrigindo, O problema do Brasil é ideolóligo e não simplesmente de competência governamental.

      Responder

João Ostral

24 de junho de 2018 às 10h14

Bravo Miguel, é isto ai. Agora é defender a democracia. O que o povo decidir é o caminho. Se parte do eleitorado decidir por ciro beleza, se decidir por Lula ou quem o Lula indicar e este venha a ser o ciro, beleza também. Sabes porque? Porque Lula é a preferência sequestrada de seus eleitores por um estado golpista.
Agora empurrar ciro camaleão de “centro-qualquer-coisa” goela abaixo não.

Responder

degas

24 de junho de 2018 às 09h00

A conclusão diz o óbvio. Lula poderia ser eleito porque pontifica entre os mais pobres e desinformados. Mas esse pessoal tem pouquíssima influência sobre a sociedade no restante do tempo. Entre quem a tem, das camadas médias para cima, Lula é amplamente detestado e um governo dele geraria a mesma situação que resultou na saída da Dilma. Mas isso é só hipotético porque a simples tentativa de permitir a sua candidatura já seria enfrentada com todo o vigor (e desta vez não apenas por manifestantes civis). Só os petistas fanáticos podem imaginar que o resto do país ficaria olhando a lei ser rasgada sem reagir.

Responder

Luiz Nalin

24 de junho de 2018 às 06h58

Eu sempre acompanhei o cafezinho, considerava um blog plural e que noticiava sobre política mas a atual campanha a favor do Ciro me decepcionou! É Ciro daqui, é Ciro dali! Tô saindo!

Responder

    Cézar R M Lopes

    24 de junho de 2018 às 10h06

    Ué colega, o 247 é exatamente o mesmo, com a diferença que lá, só há notícias negativas ao Ciro.

    Responder

    Jorge

    24 de junho de 2018 às 13h44

    Bom mesmo é o 247, que excluí e bloqueia qualquer comentário que não seja favorável ao condenado. O cafezinho está se tornando um site onde todos podem expressar a sua opinião, independente da ideologia partidária. Parabéns Miguel pela sua coragem!!!

    Responder

    Sincero

    24 de junho de 2018 às 18h47

    É Ciro mesmo, queria o que, a outra opção Bolsonaro? Hoje quem está apto é Ciro mesmo, e o cara tem um projeto muito bom, assista às palestras dele no Youtube que verá que com certeza é nossa melhor opção.

    Responder

Daniel

24 de junho de 2018 às 06h32

A luta do Miguel para ajudar o Cinco Gomes eh mesmo uma afronta as estatisticas.

Responder

    Sincero

    24 de junho de 2018 às 18h49

    Vai votar em quem, Bolsonaro o louco? Ciro é a melhor opção disparado entre Manuela e Boulos.

    Responder

Wilton Santos

24 de junho de 2018 às 04h57

Está cheio de trolls nesses comentários!

Responder

Cláudio

24 de junho de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poemas (acrósticos) de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para alguns dos valorosos blogueiros progressistas :

Para Miguel do Rosário, de O Cafezinho :

Muita informação de boa qualidade
Isso a gente encontra nO Cafezinho
Gostoso encontro com a brasilidade
Um exercício do jornalismo em alinho
Entre o bem de todos e a humanidade
Longa vida para este nosso maninho.

Dialética com o melhor da razão
O Miguel sempre nos traz de montão.

Rimando bom jornalismo com crítica
O Cafezinho faz a construtiva obra
Ser ainda melhor, aliando política,
Área nobre, à reflexão que se cobra
Rumo ao ser pleno, cultura altruística
Informando o bem fazer que se desdobra
Onde é séria a boa atividade jornalística.

.:.

Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * | * * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *|* * * * * * * * * * * * *♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Responder

Luis Castro

24 de junho de 2018 às 01h45

Quer dizer que chamar Ciro de coronel do nordeste é preconceito contra nordestino e chamar o verme do vereador Holiday de capitãozinho do mato é preconceito contra o negro? Então o teu Ciro é preconceituoso

Responder

    Miguel do Rosário

    24 de junho de 2018 às 10h11

    Não. Por Ciro não é coronel. Mas Holiday é capitão do mato.

    Responder

      Ferreti

      24 de junho de 2018 às 11h26

      Ciro não é coronel e Lula não é presidiário.
      Aff.

      Responder

        Miguel do Rosário

        24 de junho de 2018 às 11h26

        Lula é um grande líder popular preso injustamente. E Ciro não é um coronel.

        Responder

          gN

          24 de junho de 2018 às 19h58

          Olha a falta de lógica…pq será q a esquerda esta nessa situação de semi-destruição ao redor do mundo?

Atineli

23 de junho de 2018 às 23h05

Coronel não é preconceito contra nordestinos. Disse q Ciro incarna os coronéis autoritários oligarcas a ainda existem por aí perfeitamente. Não distorça meus comentários. E por favor libere minha resposta pq vc não pode acusar e não deixar o outro se defender. Ou bloqueia ou libera. Não pode selecionar o q te agrada. Ou até pode se quiser mas aí não há democracia, vira ditadura cirista. Cinco minutos e nada mais hahahaha

Responder

    Atineli

    23 de junho de 2018 às 23h07

    *q ainda existem por aí…

    Responder

    Sincero

    24 de junho de 2018 às 18h52

    Ciro o unico coronel que não é militar, que na cabeça desses fakes news tem oligopólio sem ter uma empresa se quer, radio, tv ou qualquer outra coisa. Esse povo quer manchar o Ciro a qualquer custo. 38 anos de vida pública e nunca respondeu a um processo se quer de corrupção, abriu mão de 3 aposentadorias que lhe dariam 84 mil reais por achar imoral, isso na época em que teve o direito. Acordem, querem atacar o Ciro com mentiras porque?

    Responder

fernqando

23 de junho de 2018 às 22h33

ainda amolando com esse candidato das elites brasileiras, pq a mídia não bate no ciro??? pq a esquerda caviar o apoia?? ciro é o candidato do esquerdista fraco, que se rendeu ao inimigo!!!

Responder

    Brasil

    23 de junho de 2018 às 22h39

    Tipo Lula 2002?

    Responder

    Brasil

    23 de junho de 2018 às 22h49

    Pior é amolar com um candidato presidiário e inelegivel

    Responder

    Vicentino Celeste

    24 de junho de 2018 às 18h43

    Sujeito imbecilizado e ordinário

    Responder

Flavio Luiz Sartori

23 de junho de 2018 às 22h23

NA HIPÓTESE DE NÃO CONSEGUIR SE REGISTRAR COMO CANDIDATO A PRESENTE DA REPÚBLICA LULA VAI APOIAR CELSO AMORIM.

Responder

    Brasil

    23 de junho de 2018 às 22h31

    Não tem hipótese. Lula é um presidiário inelegivel

    Responder

Brasil

23 de junho de 2018 às 22h14

O menestrel devia parar de perder tempo aqui e ir levar um jumbo para o Lula. Ou talvez uma visita íntima

Responder

Brasil

23 de junho de 2018 às 22h11

Quando vcs vão entender que o Lula não vai ser candidato?

Responder

Brasil

23 de junho de 2018 às 22h06

Belo texto. Pena que Lula seja um presidiário inelegivel

Responder

GERALDO GALVÃO

23 de junho de 2018 às 21h20

A verdade nua e crua é que o Ciro tem – no máximo, 8% de intenção de votos nas pesquisas, a aliança com o PFL e PP agrega mais uns 2%, chega 10 %. Por que temos que apoia-lo? Qual a diferença entre ele e o Brontosauro? É melhor o Brontosauro ganhar, e em 6 meses chamarem o PT/Lula para consertar a merda que vocês estão fazendo. Se o Ciro foi uma alternativa de ser o candidato de uma frente de centro esquerda, a mascara caiu com a aliança com PFL/DEM e PP.

Responder

    Miguel do Rosário

    24 de junho de 2018 às 10h14

    Não tem aliança nenhuma com DEM e PP. Mas se tiver, porque o PT se incomodaria? O PT está aliado ao DEM em três estados, para eleições estaudais. Com o PP, está aliado em quase o país inteiro, e foi um de seus mais importantes aliados na era Dilma.

    Responder

      GERALDO GALVÃO

      24 de junho de 2018 às 10h36

      Gostava mais das suas posições políticas lá no comecinho do seu blog, quando você tinha poucos seguidores, e eu era um deles. Lembro das reclamações sobre as dificuldades que passava: o aluguel, a sobrevivência financeira no dia, etc. Com seus méritos o blog cresceu e se tornou uma voz importante na luta contra a mídia opressora. Mas não precisava perder sua independência, e se aliar a um político camaleão, uma verdadeira biruta de aeroporto, para garantir a sobrevivência. Você não precisava mais disso.

      Responder

      Nelsonz

      24 de junho de 2018 às 10h40

      Miguel, desonestidade, não, a esquerda com nojinho e o Ciro já criticaram a aliança do PT com o PMDB, mas ele namora o golpista DEM? O DEM, ex PDS, ex AReNa, ah, mas ele foi da ARENA. Onde estava no regime criminoso militar! Ciro e direita enrustida!

      Responder

Menestrel

23 de junho de 2018 às 20h08

Para o brasileiro: 23 de junho de 2018 às 19h51

Seu comentário está aguardando moderação
Mas é claro que sim. Justamente se os eleitores do Bolsonaro e Alckmin querem que Lula, caso não seja candidato apoie Ciro, a quem vc acha que Lula deve apoiar e nós também?
E outra coisa, a tal voz tá limitada ai, pq não vi a opção da Gleisi, que certamente mais de 40% dos petistas, ai sim,escolheriam antes que esses nomes.Quer dizer eles limitaram a voz para os votantes do PT.

Responder

Menestrel

23 de junho de 2018 às 19h59

Nesse 40% tem votantes do Alckim, Marina, o próprio Ciro e Bolsonaro. Entre Boulos, Manuela, Haddad,Jaques Wagner e Ciro a quem será que estes votantes escolhem? Pq Gleisi não é uma opção na pesquisa?
Só tem 13% dos votantes do PT querem Ciro apoiado por Lula a nível nacional.A própria Datafolha diz:https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/apoio-de-lula-pode-aumentar-chances-de-candidato-segundo-datafolha.shtml

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 20h13

    Apelou para o copia e cola?

    Responder

      Menestrel

      23 de junho de 2018 às 20h41

      A verdade te incomoda coxa?

      Responder

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 20h51

        Qual verdade? A do seu mundo paralelo que sobrevive de copia e cola? Não, não me incomoda. Próxima?

        Responder

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 20h52

        Quase 21:00. Vovó te levou o leitinho? Se não, ela vira coxinha.

        Responder

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 21h03

          Vc que tem tomar seu calmante, coxa, vai infartar assim. Sossega.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 21h08

          Eu? Por que? Só vou infartar depois de vc discorrer seu conhecimento jurídico e nos explicar a sentença de Lula. Pode pedir para sua avó ajudar. Mas fugir, é coisa de esquerdinha nutela.

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 21h22

          Esquerdinha nutella? Vai ficando claro que vc é um direitista da pior espécie, e ainda covarde, não reconhece que é direitista nem o seu candidato. E ainda diz que vai votar nos candidatos da esquerda, não te dá vergonha arregar assim? Entra para combater a esquerda e diz que vai votar na esquerda? Poxa, que pouco amor próprio hein coxa.

Alan Cepile

23 de junho de 2018 às 19h58

Miguel, a pesquisa deveria ter sido feita com eleitores da esquerda, não?
Não faz muito sentido perguntar sobre quem Lula deveria indicar se a pessoa vota no Alckimin, por exemplo.

Responder

    Menestrel

    23 de junho de 2018 às 20h00

    Sei que vc apoia o Ciro. Parabéns pela coragem de reconhecer.

    Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 20h14

    Vc achaque votos tem donos?

    Responder

      Menestrel

      23 de junho de 2018 às 20h28

      Não, é a Folha que acha.Por isso pergunta quem Lula deve indicar.

      Responder

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 20h48

        Então vc concorda que a indicação de Lula não vale nada? Ou a Datafolha acertou na pergunta?

        Responder

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 21h01

          A pergunta da Folha não serve para nada, pq Lula vai ser candidato.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 21h03

          Presidiário e condenado em 2ª instância vai ser candidato? Assuma o cargo do Zanin e consiga isso. Ou vai arregar?

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 21h11

          Vc já reconheceu que não tem nenhum conhecimento jurídico, então não sabe interpretar uma lei , suas exceções e aplicações, para dizer que Lula não vai ser candidato. Vc que arrega ao negar que é DIREITISTA . Assuma, tenha coragem, diga para todo mundo quem é seu candidato, vai se sentir mais livre, bobão.

          Alan Cepile

          24 de junho de 2018 às 21h13

          Menestrel, sim, hoje minha intenção é votar no Ciro, mas antes de mais nada minha orientação política é de esquerda cujo o centro de tudo é o povo. Se Lula estiver no segundo turno eu estarei com ele.

Dorgival

23 de junho de 2018 às 19h58

Se 40% do eleitorado quer que Lula apoie Ciro, então na impossibidade do Lula se candidatar, o Ciro já tem esses votos no bolso, sem precisar de indicação nenhuma. O eleitorado quer votar no Ciro é votará por conta própria mesmo sem a indicação do Lula. Tá uma barbada. É só elogiar a farsa a jato que os meliantes de Curitiba e seus tentáculos manterão Lula preso para a felicidade do Ciro principalmente. Siga em frente Miguelito que você vai convencer muita gente que o melhor é Lula na cadeia e Ciro Presidente.

Responder

GIOVANI BARBOSA JUNIOR

23 de junho de 2018 às 19h55

Quando conhecerem o CIRO mudarão de opinião.

Responder

Menestrel

23 de junho de 2018 às 19h55

Estou sendo censurado de novo Miguel? Qual regra que estou transgredindo?

Responder

Alan Cepile

23 de junho de 2018 às 19h51

Impressiona a superficialidade dos comentários dos lulistas, carregadas de ódio, de informações completamente SURREAIS, vcs são mesmo de esquerda?? Pq isso não combina com o nosso campo… Parem de ir atrás das besteiras do 247 e PENSEM COM A PRÓPRIA CABEÇA gente, o momento pede isso.
Impressiona mais ainda vcs não ouvirem o Lula para ouvir leonardo attuch ex-Veja… Fala sério!!!
Cada um vota em quem quiser, mas a preferência deve ser construída em cima de fatos R-E-A-I-S.
Ciro não vai vender Petrobrás nenhuma, Ciro não tem nada com o DEM, Ciro não disse que a esquerda isso ou aquilo, essas pseudo notícias enganam os manifestoches pela grande mídia, mas nós, do campo progressista, cairmos nessa armadilha, e o que é pior, vinda de blogs irresponsáveis como o brasil247 e duplo expresso, é DEMAIS!!!! A direita tá amando essa fraqueza do povo da esquerda, estamos nos enfraquecendo a causa dessa briguinha RIDÍCULA!
Eu voto no Ciro, mas se no 2º turno estiver o Lula ou outro da esquerda, é com ele que eu vou.
VAMOS ACORDAR GENTE!!!!!!!

Responder

    Atineli

    23 de junho de 2018 às 22h33

    hahaha engano seu pois o Attuch até quis resistir em relação à atacar o Ciro. O problema é q o público é informado tbm pelo Rui do PCO q é fera e foi aos poucos mostrando o q já sabíamos. Ou seja, q o cirandeiro não vale um tostão furado como diria Jessé Souza. Errou feio em seu diagnóstico. Estranho mesmo é ver no q se transformou o café frio.

    Responder

Cíntia

23 de junho de 2018 às 18h57

Oi, Miguel, tudo bem? Não costumo polemizar sobre política, mas, caso queria me responder, me diz uma coisa: Ciro dizer que o Brasil não suporta um governo de esquerda, em um momento que o campo de esquerda é o maior alvo de críticas, acusações e com a prisão de Lula e tentativa de cassar o PT, este tipo de declaração não fortalece nossos opositores?
Sobre sua defesa de Ciro, vc é tem todo direito, mas sinto falta, nos seus textos, de uma visão também mais críticas ao que Ciro fala. Porque vc só aparece para defender Ciro, mas quando Ciro ataca o PT vc não faz um texto criticando o mesmo.
Acho que se vc torce e apoia Ciro, poderia até contribuir coma campanha dele chamando a atenção para as ambiguidades discursivas do candidato que já é mal vista por discursos ora de ataque ora de uma suposta amizade a Lula.

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 19h01

    Uma visita aos dicionários poderiam te explicar a questão do “não suporta”.

    Responder

      Cíntia

      23 de junho de 2018 às 19h16

      Brasileiro não sei das quantas, sei o significado de “suportar”, mas se vc não sabe, as palavras ganham novos sentidos quando inseridas nos mais diversos contextos. Na minha opinião, certas palavras e certos posicionamentos políticos em momentos de enfrentamento político ideologicos podem ser danosos para um lado e eficaz para o outro. Por exemplo, Ciro ao dizer que o Brasil não suporta um governo de esquerda, ajuda a criminalizar este campo ideológico, que já muito atacado pela mídia e seus celerados que veem comunismo em tudo. Passar bem, não vou estender papo com vc porque já vi que vc como muitos, dá plantão aqui.

      Responder

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 19h43

        Essa é sua interpretação, e eu respeito. Mas antes de criticar, avalie as outras interpretações possíveis.

        Responder

      Rita Monteiro

      23 de junho de 2018 às 22h16

      Faz uma meia água pro Ciro.

      Responder

Atineli

23 de junho de 2018 às 18h44

O único analista político capaz de interpretar serenamente esse momento é o Rui Costa Pimenta do PCO. O resto é de chorar. Esse blog agora disputa com globosta e antagonista … rsrsrsrs

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 19h32

    Ah sim, o Rui Costa Pimenta é imbatível.

    Responder

      Darcy Brasil Rodrigues da Silva

      23 de junho de 2018 às 20h54

      Saudemos o simpático Rui Costa. Devemos respeitá-lo por ter sido um dos primeiros a sair da trincheira esquerdista (em sentido celebrizado por Lênin) para imediatamente, junto com o seu PCO, juntar-se aos que lutam contra o golpe. Entretanto, jamais haverá quem o convença que o único nome capaz de substituir Lula,com chances reais de vitória , é Ciro Gomes. A argumentação demandaria um esforço de digitação em meu smartphone tela de 4 bastante cansativo. Tentarei, então, colocar as coisas em termos não muito precisos. Em minha opinião, se o PT lançar uma candidatura própria, esta, certamente derrotará Ciro entre os eleitores da esquerda. Digamos que esse diferencial de votos ideológico leve o misterioso candidato do PT ao segundo turno. Pois bem, é nesse ponto que a defesa da candidatura do PT, em lugar ao apoio a um nome fora do PT, se equivoca, revelando-se incapaz de prever a dificuldade que essa candidatura terá para conquistar os votos não ideológicos necessários para derrotar o representante do Golpe que certamente figurará no segundo turno. Ciro encontra dificuldades para agregar votos de esquerda no primeiro turno, sobretudo porque setores do PT movem contra ele uma campanha difamatória virulenta, tentando impor a chapa com um nome do próprio partido, em luta contra a proposta de apoio ao nome de Ciro feita por alguns petistas. Entretanto, Ciro teria muito mais facilidade de agregar os votos do centro político, sem os quais jamais se derrotará a direita golpista. Eis o porquê de eu, que não sou do PDT, também ter me juntado aos que defendem o nome de Ciro como alternativa a um impedimento da candidatura Lula. O nosso foco deve ser derrotar os golpistas. Não adianta sonhar com uma volta triunfal do PT ao Palácio do Planalto. O desgaste político sofrido pela imagem do PT (embora não tenha sido destruído como pretendia a campanha jurídico midiática) levará alguns anos para ser superado.

      Responder

        Benoit

        24 de junho de 2018 às 10h26

        Excelente, é também o que eu penso.

        Responder

        Atineli

        24 de junho de 2018 às 11h07

        Essa análise é parcial pq se apoia sobre o fato de q Ciro seria capaz de enfrentar o golpe qdo ele seria sómente a continuação; um simulacro de superação para enganar o povo brasileiro e agradar a casa grande (oligarcas golpistas de 500 anos). Outro ponto é q o PT só não foi destruído como é ainda o maior e mais importante partido dos trabalhadores do Brasil e da AL. Partido q cresce exponencialmente em plena crise da política partidária enquanto partidos de direita e associados derretem. Assim, todos os argumentos aí expostos não se sustentam diante desses fatos. #LULA LIVRE INOCENTE E PRESIDENTE ??

        Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 19h46

    Quem????? PCO???? Vc é um comediante. Parabéns. Daqui há pouco vou te ver na Globo.

    Responder

      Atineli

      23 de junho de 2018 às 21h40

      Olha só o nível dos comentaristas do Café frio. PCO é para pessoas equilibradas e lúcidas. Certamente não é o teu caso. Globosta, antagonista e café frio estão de fato mais de acordo com você.

      Responder

        Menestrel

        23 de junho de 2018 às 21h49

        Ainda acham que podem enganar alguém aqui dizendo que são de “esquerda”.
        Miguel deveria perceber como a direita age em relação a Lula-Ciro.Eles são os primeiros a defender que Lula entregue a candidatura pro Ciro, inclusive a própria pesquisa indica isso. Ainda acredito que Miguel tá confuso.

        Responder

          Atineli

          23 de junho de 2018 às 22h13

          Menestrel, eu já acho q o café frio saiu do armário e está se realizando no seu sonho de ser um verdadeiro representante da esquerda colonizada pela direita. Esse diagnóstico me parece mais adequado. Aliás sempre o vi assim, só q agora ficou explícito. Soltou a franga.

Brasileiro da Silva

23 de junho de 2018 às 18h40

Menestrel, vou fazer que nem vc, te responder aqui. O fato de eu falar que não tenho conhecimento jurídico para afirmar se Lula é inocente ou não, afinal não tive a sorte de ser um brilhante advogado como vc, não me impede de saber que ele esta fora da eleição pela lei da ficha limpa.Vou desenhar: não sou advogado, mas também não sou ignorante.

Responder

    Menestrel

    23 de junho de 2018 às 19h47

    Entendi… Para colocar a máscara de esquerdista e não comentar o que não te convêm, pq está sendo acuado e desmascarado vc não tem conhecimento jurídico, agora para interpretar uma lei , suas exceções e a quem e como se deve aplicar não precisa. Basta não ser um ignorante.
    Olha os que os coxinhas tem que fazer para não assumir que são de direita e não assumir seu candidato.
    Vc não sente vergonha?

    Responder

      Brasileiro da Silva

      23 de junho de 2018 às 20h18

      Então tire a máscara, disserte seu conhecimento jurídico, e aponte as falhas na condenação de Lula. Se não souber, pergunte para sua avó, mas sem copia e cola de “juristas” da esquerda. Ou vai arregar?

      Responder

        Menestrel

        23 de junho de 2018 às 20h26

        Vc é de esquerda mas te incomodam os argumentos dos juristas de esquerda? Vc não tem conhecimento jurídico mas já tem o preconceito contra os argumentos de juristas de esquerda? Arregar? Vc que tá arregando desde o começo e não quer dizer que é de direita e quem é seu candidato. Sabe pq? Pq vão PERDER DE NOVO. E vc tá com diarreia, por isso que vc recua e arrega, típico de coxa.

        Responder

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 20h45

          Não me incomadam. Eu os conheço. Mas e vc? É de esquerda e não consegue responder uma pergunta simples?

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 20h49

          Perdeu coxa, perdeu aqui como perdia no 247. Te desmascarei aqui também, bobão. Vc se entregou sozinho, está claro que vc é um ultradireitista MBL, e o pior não tem coragem de assumir, acha que pode enganar alguém e acaba passando vergonha aqui. Já discuti mil vezes contigo o processo do Lula é quem não tem coragem de responder é vc dizendo que “não tem conhecimentos jurídicos”. Nos sites de esquerda não vão ter chances, coxinhas, vão perder sempre. Estamos atentos!!

          Atineli

          23 de junho de 2018 às 21h49

          Menestrel, esse direitista enrustido não merece teu tempo e atenção. Deixa o cara na estrada q ele vai depois morrer abraçado com o café frio e o cirandeiro.

          Atineli

          23 de junho de 2018 às 22h41

          Minha resposta sobre o preconceito e coronel foi bloqueada? Não

Atineli

23 de junho de 2018 às 18h39

Nossa o Café frio continua sua saga incrível na defesa do último coronel cocada preta do nordeste. Cirandeiro não tem a menor chance de ser indicado por Lula ! Se essa é a esperança do Café frio melhor esperar sentado. CIRO é apenas uma vírgula oportunista num cenário totalmente demente de GOLPE. É de chorar o nível das análises e o dogmatismo cirista. Piada.

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 19h32

    Coronel é preconceito contra nordestino.

    Responder

      Atineli

      23 de junho de 2018 às 23h31

      Não coloque preconceito onde a história é voz inegável. Coronéis ainda existem. E seria bom desbloquear minha resposta.

      Responder

      Atineli

      24 de junho de 2018 às 11h16

      Como minha resposta aqui foi retirada vou repeti-la. Coronel não é preconceito pq é ainda figura importante do cenário político brasileiro. Além do q Ciro é de São Paulo, não é nordestino. Isso implica q o personagem “coronel” tem capilaridade sociologica. Isso tudo somado ao fato q cirandeiro não tem cacife nem estatura para ser indicado por Lula. O tirocínio de Lula é e será certeiro. Ciro jamais será apoiado por Lula simplesmente pq Lula é responsável e muito ético. Simples assim. Podem tirar o cavalinho da chuva.

      Responder

        Miguel do Rosário

        24 de junho de 2018 às 11h28

        Ciro foi criado no Nordeste. É nordestino. Você é um troll. Está só provocando.

        Responder

          Atineli

          26 de junho de 2018 às 06h56

          O Miguel Homes xingando commentaires sério de troll ? Isso mostra muito da sua incapacidade de lidar com o contraditorio. Você é q se tornou fã assumido do Ciro e perdeu a capacidade de analise. Troll portanto em sua lógica é você mesmo. Publica essa q é já a terceira resposta q você apagou.

          Atineli

          26 de junho de 2018 às 07h08

          *Gomes *comentaristas

ciro nao

23 de junho de 2018 às 18h11

40% P CIRO LOCO É OS OUTROS 60 PRO CAPITÃO BOLSONARO.. SALVAÇÃO DA PATRIA… UM NOVO RECOMEÇO .. TRATAR DE NOSSAS CRIANÇAS QUE NOS ACIMA DOS 35 JA ESTAMOS TODOS FODIDOS E MAL PAGOS…

VOTEM SEM MEDO ”17 NA CABEÇA.. PSL..
O BOLSONARO SEMPRE VOTOU JUNTO COM O PT EM COISAS QUE ELE ACHAVA CONDIZENTES .. SEMPRE FOI FIEL A SUA IDEIAS E IDEAIS..
TEM QUEM DEFENDA MADURO E CHAVES… E TEM QUEM DEFENDA FIGUEREDO… ATE PINOCHET.. ATE NEM DA ROÇINHA.. FERNANDINHO BAIRA MAR.. LULA… CADA UM COM SEU GOSTO..
A ESQUERDA NAO GOSTA DE QUEM NAO GOSTA ..
E ACHA RUIM DE ALGUEM NAO GOSTAR DE ALGO..

Responder

sergio

23 de junho de 2018 às 18h10

O cafezinho virou cabo eleitoral do Ciro. Qual a compensação para isso??
E só ir ao Ceará e ver o coronel que esse cidadão e.

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 18h21

    Não virei cabo eleitoral de ninguém. Provavelmente devo estar atrapalhando. Mas se Ciro fosse mal visto no Ceará não teria tanto sucesso político por lá.

    https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/9/07/brasil/11.html

    Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 18h27

    Antes de postar, cc deveria ler a matéria. É só uma análise de uma pesquisa do datafolha.

    Responder

      Cláudio

      23 de junho de 2018 às 19h46

      Uma pesquisa de 1994. Não se esqueça que Sérgio Cabral também já foi aprovado no Rio !

      Responder

y sem soma

23 de junho de 2018 às 18h01

Miguel, eu teria três pontos a serem considerados, sendo dois deles interdependentes e um terceiro que se distingue.

1) Quem ganha até 2 salários mínimos soma 80% da população. Quem ganha mais de cinco soma 10% da população. É isso, não?

2) A reprovação do Lula é muito alta, como você assinala. Mas é assim também em relação à reprovação de todos os outros candidatos, nesses tempos de “crise de representatividade”.

Se o cenário está mal para o Lula, para os outros não está melhor. Pelo contrário, são mais rejeitados e menos aprovados do que o LULA. Até o Moro já entrou na dança.

Quanto ao outro ponto, 3) vivi no Nordeste durante os últimos anos (embora eu não considere que uma opinião individual valha muito mais do que ela é: um opinião apenas), e compreendo de maneira um pouco diferente os que dizem que se o LULA não participar, votarão no Bolsonaro. Eles têm que ser levados a sério. A crítica contra os preconceitos e o fascismo do Bolsonaro, embora importante, avança menos do que a percepção de que tal candidato representa os interesses das elites financeiras de São Paulo e do sudeste do país. Quando há essa percepção, Bolsonaro é mal visto. Quando não há essa percepção (e a crítica contra Bolsonaro não tem se pautado com muita intensidade na falta de visão de país para além dos interesses particulares dos agentes do capital financeiro internacional), a tendência é considerar que ele pode ser uma opção caso o Lula seja impedido. Embora Bolsonaro tenha feito parte do grupão do Cunha, que fudeu com o país, a percepção é que ele representa uma tentativa de colocar o país em ordem. A justificativa é que, ao invés de votar os outros, considerados mais do mesmo, optariam por alguém que poderia melhorar a segurança. É aquela coisa… arrebentaram com o país e o pragmatismo de muitos acaba apontando para uma saída autoritária.

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 18h36

    Não. Quem ganha até 2 salários mínimos são 46% da população.

    Responder

      y sem soma

      23 de junho de 2018 às 22h44

      Tem razão. Eu considerei a renda per capita, de números que me vieram à mente ao lembrar dos dados da Oxfam com base em dados de 2015, quando 80% da população brasileira viviam com uma renda PER CAPITA inferior a dois salários mínimos. Valeu.

      Responder

        y sem soma

        24 de junho de 2018 às 08h19

        Miguel do Rosário: em relação aos números e aos dois primeiros pontos. Em relação aos outros dois pontos, ainda mantenho a minha opinião. Acho que você deveria colocá-los no cálculo. Em relação ao primeiro ponto, uma pergunta. Na tabela falam em “renda familiar mensal”, o que me parece indicar que os 80% “per capita” a que tinha me referido (a partir dos dados da OXFAM, que analisa o PNAD de 2015) são mais próximos realidade quantificada na pesquisa do que os seus dados. Ou não?

        Responder

          Miguel do Rosário

          24 de junho de 2018 às 10h09

          Estou dizendo que são os dados do Datafolha, usados para essa pesquisa. E o Datafolha se baseia no PNDAD, do IBGE.

Menestrel

23 de junho de 2018 às 17h54

Nesse 40% tem eleitores do Bolsonaro, Alckmin, Ciro, etc.Não é 40% os votantes do Lula.
A nível nacional, só 13% dos votantes do Lula querem Ciro, segundo a própria Datafolha: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/apoio-de-lula-pode-aumentar-chances-de-candidato-segundo-datafolha.shtml

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 18h00

    Lógico que sim. Afinal, todos tem direito à escolha. Ou vc acha que só quem vota no PT tem voz?

    Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 18h01

    Ainda bem. Afinal, todos tem direito à escolha. Ou vc acha que só quem vota no PT tem voz?

    Responder

      Menestrel

      23 de junho de 2018 às 19h51

      Mas é claro que sim. Justamente se os eleitores do Bolsonaro e Alckmin querem que Lula, caso não seja candidato apoie Ciro, a quem vc acha que Lula deve apoiar e nós também?
      E outra coisa, a tal voz tá limitada ai, pq não vi a opção da Gleisi, que certamente mais de 40% dos petistas, ai sim,escolheriam antes que esses nomes.Quer dizer eles limitaram a voz para os votantes do PT.

      Responder

Mirtes Cohen

23 de junho de 2018 às 17h40

Estou com nojo do Cafezinho. E já tive o maior amor por ele.

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 17h49

    Por que?

    Responder

Lucas Franca

23 de junho de 2018 às 17h33

Miguel do Rosario eh o cara que DOBROU A GLOBO! fazendo ela pagar os impostos que devia. (pode ser orgulhar amigo!)
Por declarar seu apoio A CIRO GOMES, sera que vao chamar o Miguel de golpista tambem?

Responder

Lucas Franca

23 de junho de 2018 às 17h25

Depois que enxerguei que o PT nao iria reagir ao golpe ( sera que algum dia quis reagir?)
Mudei meu voto pro Ciro… e assim os petistas passaram a me ofender e me chamar de golpista. Logo eu que por tantos anos defendi o Lula e o PT, incondicionamente.
Meu voto agora eh Ciro, ainda que Lula seja candidato!

Responder

Lucio Filho

23 de junho de 2018 às 17h20

Em primeiro lugar em nenhum momento o seu texto esclarece que essa pergunta e feita a todo o eleitorado e não apenas em quem vota no Lula, o seu esforço em mostrar diminuir o pontencial do Lula so mostra o contrario, oq vc diz que e o mais crítico para ele na verdade foi o mais importante, ja que pela primeira vez a maioria apoia seu direito de ser candidato, ele chega a 40% no sul e sudeste oq e muito bom, o Brasil e um pais e oq vale e o voto de todo mundo, esse setor de 5 a 10 salários e mais de 10 salários, vc não esclarece que representa somente 14% do eleitorado, então Lula não pode ser candidato pq a minoria privilegiada desse país não quer ele pq ele colocou pobre no avião, por isso mesmo fazemos questão que seja ele, essa sua tese e ridícula

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 17h22

    Tente reescrever seu post, mas com alguma lógica.

    Responder

Rogério de Araújo

23 de junho de 2018 às 17h19

Miguel,
Com todo respeito que você merece,
Você está torcendo para Lula continuar preso e inelegível?
Seus últimos comentários fortalecem o discurso da direita golpista.
Miguel, te admiro e respeito, mas entendo, como eleitor, que você está fazendo um desfavor ao povo brasileiro.
Com todo respeito que você merece.
Abraços

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 18h23

    Rogério, eu torço para que Lula seje solto e curta a sua terceira idade com a tranquilidade que ele, que foi o melhor presidente que tivemos, merece! Minha campanha é por sua liberdade. Querer que seja candidato e presidente, para mim é impor-lhe um castigo que ele não merece! Ser presidente não é uma “coisa boa”.

    Responder

      Rogério de Araújo

      23 de junho de 2018 às 19h11

      Verdade. O desgaste de uma campanha eleitoral vai ser terrível para um homem com mais de 70 anos, que perdeu a esposa e companheira, e é vai ser alvo de todos os mais sórdios ataques. Contudo, o que está em jogo é a esperança de dias melhores para o no povo.
      Lula sabe, conhece e aceita esse sacrifício.
      Saudações vascaínas.

      Responder

        Atineli

        23 de junho de 2018 às 22h44

        Que papo de aranha ! Lula está pronto para dar sua vida para o povo brasileiro. É gigante e imbatível. Um nojo esse papinho de carola pra cima do Lula. XÔ gente do mal.

        Responder

Lucas Franca

23 de junho de 2018 às 17h14

O que o PT prometeu (e nunca moveu uma palha):

, O mensalao nao dara em nada!
. Dirceu nao sera preso!
. Dilma nao sera Impedida!
. Lula Nao sera indiciado!
. Lula Nao sera Condenado!
. Lula Nao sera Preso!
…. Lula sera candidato!

Cansei de ler no 247 que “Nao Passarao’!… pois eh, passaram!!

A verdade eh uma soh: Lula nao sera candidato! e meu voto eh CIRO GOMES!

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 17h40

    Se Dilma sofrer o impeachment vamos parar o país…
    Greve Geral

    Responder

Wilton Santos

23 de junho de 2018 às 17h10

Ciro não é confiável, sua primeira iniciativa se eleito será aprovar a reforma da previdência. Ele terminará o trabalho sujo dos golpistas e reverterá a única vitória do povo que foi impedir a reforma da previdência.

É melhor tomar cuidado com o discurso demagógico do Ciro. Ele não passa de um oportunista sem caráter.

Responder

    Lucas Franca

    23 de junho de 2018 às 17h15

    “Ciro nao eh confiavel”…Pare de repetir que a GLOBO inventou!

    Responder

      Wilton Santos

      23 de junho de 2018 às 17h30

      O que a globo quer é um candidato que defenda o controle da mídia pelo controle remoto. Você é quem está sendo mais um ingênuo útil da globo. Ciro é aliado de Tasso Jereissati principal oligarca do Ceará que controla a globo do Ceará!

      Responder

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 17h36

        Se isso fosse verdade, ela apoiaria a Dilma.

        Responder

        Atineli

        23 de junho de 2018 às 22h50

        Impressionante os novos adeptos do café frio fazendo leitura às avessas e distorcendo narrativas e fatos para incautos. Nível mais raso q isso é mesmo impossível.

        Responder

          Atineli

          23 de junho de 2018 às 23h11

          Wilton Santos, vc está certo.

FLVP

23 de junho de 2018 às 16h32

Se vc mesmo disse que curiosamente Bolsonaro está em terceiro lugar é o caso de se perguntar: Qual é o valor das opiniões destes eleitores, senão cabeças envolvidas em estímulos sociais, psicológicos, a dar respostas condicionadas ou mesmo incondicionadas. É mesmo a vontade destes eleitores ou eles estão apenas respondendo a estímulos? Este contexto de deveria e muito subjetivo, o que vale mesmo é quem será o apoiado. Pelo visto vc está duvidando do poder de transferência de LULA.

Responder

Menestrel

23 de junho de 2018 às 16h14

Pq estou sendo censurando Miguel nas respostas?
Para o Brasileiro da Silva: O eleitorado vai te explicar. As pesquisas só avisam. Sua participação é ótima. Defender Miguel do Rosário, que defende Ciro, ao mesmo tempo que vc defende Moro e ataca Lula, mostra claramente como a esquerda deve se posicionar. Obrigado!!!

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 17h26

    Não defendo o Miguel, ele não precisa. Quando ele acerta na análise, o parabenizo. Quando não concordo, indago. Mas ainda aguardo sua resposta quanto a influência dos índices de popularidade de Moro na carreira dele.

    Responder

      Menestrel

      23 de junho de 2018 às 17h49

      Sei…um defensor do Moro parabenizando Miguel? Parabenizar é uma maneira de defender, meu caro,muito mais quando ele é atacado por outros. Claramente vc está do lado dele.
      Já te respondi, várias vezes apesar da censura prévia, agora que parece que me liberou te digo mais. Influencia tanto que ele já abandonou o cargo de docente e qualquer momento foge para os Estados Unidos.

      Responder

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 17h54

        Largue de ser infantil, pare de fugir. Ou peça para sua avó responder minha pergunta: em que a baixa popularidade de um juiz de 1ª instância afeta a carreira dele?

        Responder

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 17h57

          Ue, vc é cego coxa? Acabo de te dar 2 motivos, ele que vai fugir, não sou eu não. Tá claro. Perdeu coxa. Nem o Miguel te salvou aqui.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 18h02

          Fugir, criança? Estudar fora agora é fugir? Peça para sua avó te ajudar. Vc está se expondo ao ridículo.

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 18h07

          Desculpa é o que não falta.Pode falar que vai fazer qualquer coisa lá, vc que tem que explicar pq não foi antes. Tem que explicar pq não saiu da faculdade antes. Qual é seu candidato, agora é vc que tá fugindo. Responda.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 18h11

          Criança, já te respondi abaixo. Não vou re-postar para não poluir o blog.

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 17h56

        Poderiam fazer uma pesquisa sobre minha popularidade, ela dar 99,9% de negativo e eu fugir para uma pós nos EUA de 1 ano. Minha carreira e família iriam agradecer.

        Responder

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 17h59

          Pqle não fugiu quando tinha 70% de popularidade nem abandonou seu cargo?
          Agora responde vc, qual é seu candidato?

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 18h04

          Ainda não sei. Vou escolher entre os progressistas viáveis: Ciro, Marina ou o poste do PT. Lula não, pois o presidiário esta inelegível.

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 18h11

          Sério qualquer um deles vai ter apoio do “presidiário” que vc odeia. Seja no primeiro ou segundo turno. Vc vai votar no candidato apoiado pelo “presidiário” que vc acha culpado e odeia? Sério? Ou vai votar no Bolsonaro mesmo. Pense bem o que vai responder.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 18h12

          Odeio? Sério? Como vc chegou a essa conclusão?

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 18h18

          Vc acha Lula culpado ou não? Não adianta fugir. Tá encurralado.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 18h23

          Não tenho conhecimento jurídico para opinar. Se vc tem parabéns. Mas o que posso dizer é que ele teve um julgamento normal, com direito a defesa, por banca de advogados milionários, recursos e tudo que esta previsto. Então, até que seja inocentado, sim, é culpado. Mas vc, que deve ser um Doutor advogado, com pós, poderia nos explicar com base em que é contra a condenação?

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 18h31

          Se vc não tem conhecimentos juridícos não poderia dizer que tá fora da eleição,como disse em em cima pq não conhece direito a lei da ficha limpa que tem exceções. Você se esconde, foge de responder PQ É UM DIREITISTA TRAVESTIDO AQUI. Parabeniza o Miguel pq sabe que faz o jogo da DIREITA.Vc não é capaz de assumir que é de direita nem de assumir seu candidato, nós temos o nosso candidato preso injustamente e dizemos que vamos votar nele aos 4 ventos, já vocês são incapazes de assumir, que vergonha a direita brasileira, que tragédia!!!

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 18h08

          Por que ele não fugiu com 70%? Obrigado por concordar comigo que a aprovação de um juiz não muda em nada a carreira dele. Vc chora, mas no final concorda.

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 18h12

          Claro que muda, ele largou a faculdade quando começou a perder popularidade, e certamente vai fugir.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 18h18

          Largou por que não precisava mais. Eu já tive dois empregos, e em determinado momento, optei por um. E sem pesquisa de popularidade. A vida, para quem trabalha, e busca desenvolvimento profissional, é assim.

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 18h21

          Com o salário do juiz e auxilio moradia nunca precisaria na verdade.Saiu pq perdeu popularidade e vai fugir.

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 19h05

          Largar emprego e fugir do país por falta de popularidade. Nem sua avó acredita nesse conto de fadas. Aqui é vida real. As pessoas trabalham em busca de algo. Não de serem “populares”. Tirando, é lógico, seu ídolos.

Menestrel

23 de junho de 2018 às 16h13

Vou responder aqui pq Miguel censurou minhas respostas ao Brasileiro da Silva.
O eleitorado vai te explicar. As pesquisas só avisam. Sua participação é ótima. Defender Miguel do Rosário, que defende Ciro, ao mesmo tempo que vc defende Moro e ataca Lula, mostra claramente como a esquerda deve se posicionar. Obrigado!!!

Responder

Menestrel

23 de junho de 2018 às 16h11

Pq estou sendo censurado Miguel?

Responder

Fabiano. França

23 de junho de 2018 às 16h02

Vou ser.mais claro….ou é LULA pra resolver uma vez por todas esse país…ou é atearmos fogo.se vz nas pontes…Que o golpe eleja um candito Aécio….e.que acabem de vez com esses escombros nos quais nosn
transformaram…veremos quem.sobrevive no deserto….quem deixar o país e não lutar por sua reconstrução…sem perdão a quem quis revestir o golpe de legalidade…faça o favor de esquecer sua nacionalidade.

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 16h10

    Lula não sera candidato. Ele é um presidiário inelegível, pela lei que ele mesmo assinou. O resto, é bravata.

    Responder

      Sandro

      23 de junho de 2018 às 16h53

      Ta dificil para a militância entender isso!

      Responder

        Atineli

        23 de junho de 2018 às 23h20

        Tá difícil vcs entenderem q sómente Lula poderá enfrentar o golpe. E isso está claro como o dia para aqueles q querem combater o golpe. Esse não é o caso de vocês q pelo jeito acham q o golpe é bom e deve ser legitimado com cirandeiro ou qquer outro aloprado. Vocês estão à deriva e nem sequer percebem. Sem Lula vcs serão meros escravos (na vdd já são) na nova colônia dos esteites.

        Responder

          Atineli

          23 de junho de 2018 às 23h23

          Não sou militância do PT mas sim simpatizante do pco e pt … VAI DÁ PT VAI DÁ PT VAI DÁ PT ??????????????????????

    JOAO BATISTA

    23 de junho de 2018 às 17h07

    Você vai atear fogo no país teclando e olhando pra tela, néscio?

    Responder

      Fabiano França

      23 de junho de 2018 às 19h01

      Não senhor…..E não utilizarei os mesmos métodos que vc quando me ataca, atribuindo-me um adjetivo pejorativo, do qual não fiz sequer menção de atirbuir a qualquer um dos meus interlocutores, mas vou me dar ao trabalho de lhe explicar…Atearei fogo nessa pocilga em que transformaram esse país, votando justamente no candidato do golpe, que terá fracasso retumbante e exigirá do povo uma solução mais persuasiva com relação aos entreguistas e golpistas, por que afinal, uma hora a corda esticada aerrebenta, e aí, veremos quem realmente defende a nossa soberania, mas sem querer denegrir os outros caro interlocutor…Ahhhh ía me esquecendo de lhe lembrar que votar no Ciro que faz vistas grossa ao golpe de estado posto, que prende e mantém LULA e não só o LULA mas qualquer outro cidadão, apenas por convicções, ( temos um população carcerária de presos provisórios que comprovam isso), e quem vem falar em “novo” projeto de desenvolvimento, como se o impeachment de uma Presidenta, que não cometeu crime e teve 54 milhões de votos jogados na lata do lixo, por interesses que vemos agora quais são, NUNCA VOTAREI. Podem trazer quantas análises estatísticas quiserem…e não há nada de seita nisso, mas apenas uma coisa tão em moda…. CONVICÇÂO POLÌTICA….portanto antes de me agredir, pare, pense e tente usar a razão…e não parta para a agressão. Abraço de um irremediável Pestista. CIRO NUNCA.

      Responder

        Fabiano França

        23 de junho de 2018 às 19h10

        Complementando NUNCA nada foi fácil para o comunismo, trabalhismo e para o socialismo, nem para o PT, porque seria agora. Estamos acostumados com a escassez, resta saber se os golpistas estão..pois uma hora TUDO faltará….

        Responder

        Cézar R M Lopes

        24 de junho de 2018 às 18h15

        Ciro faz vistas grossas ao golpe? Cara, ou você é muito sem noção ou está muito bem orientado a propagar mentiras.

        Responder

          Fabiano França

          25 de junho de 2018 às 10h11

          Por que o presidenciável Ciro elogiou a justiça rápida, e se cala obsequiosamente com relação a lentidão do julgamento dos recursos de LULA e quanto as chicanes dos Tribunais Superiores? Vista grossa é outra coisa?

          Fabiano França

          25 de junho de 2018 às 10h13

          Ele não disse isso? O que é vista grossa então?

          https://www.youtube.com/watch?v=rZPTfuZEZQI

          Tá aí o vídeo, caro debatedor….ou o cara no vídeo não é o candidato Ciro?

          Fabiano França

          25 de junho de 2018 às 10h16

          “(…) espero que o TRF4 seja severo….(…) É está sendo… duríssimo contra um inocente.

Fabiano. França

23 de junho de 2018 às 15h58

Nunca vi um “profissional” mudar tão rápido de candidato…aliás….mudou?

Responder

    Sandro

    23 de junho de 2018 às 16h55

    Nunca vi tanta gente fanática e sectária atacar gratuitamente uma pessoa do mesmo campo progressista! Desde quando o PT tem o monopólio da esquerda? Nunca teve e cada dia que passa menos chance terá, também, envolvido em caixa 2 e propina até o pescoço, chegou a hora da militância fazer uma autocritica para pararem de passar vexame dentro do própria esquerda. Parem que está ficando feio demais!

    Responder

Brasileiro da Silva

23 de junho de 2018 às 15h17

Miguel, para desespero dos seguidores da Seita Lula, mais uma vez vc fez uma análise certeira. Parabéns.

Responder

    Menestrel

    23 de junho de 2018 às 16h06

    Respondo aqui pq Miguel já me censurou,mas coxinha pode falar a vontade neste site, parece.
    O eleitorado vai te explicar. As pesquisas só avisam. Sua participação é ótima. Defender Miguel do Rosário, que defende Ciro, ao mesmo tempo que vc defende Moro e ataca Lula, mostra claramente como a esquerda deve se posicionar. Obrigado!!!

    Responder

      Brasileiro da Silva

      23 de junho de 2018 às 17h44

      Vc deveria procurar um psicólogo. Todos que não concordam com vc viram automaticamente coxinhas. Se sua vó não adianta sua mesada, vc chama ela de coxinha. Cresça e debata ideias.

      Responder

        Menestrel

        23 de junho de 2018 às 17h52

        Se o Miguel não me censura debato o que vc quiser, coxa. Te incomoda ser chamado de coxinha? Então pare de defender o Moro e atacar Lula.

        Responder

    Sandro

    23 de junho de 2018 às 16h56

    Concordo, excelente análise! Miguel se superando a cada dia!

    Responder

Menestrel

23 de junho de 2018 às 15h15

Vc já falou das pesquisa Ipsos de hoje Miguel? Ciro tem 65% de rejeição.
https://www.revistaforum.com.br/pesquisa-ipsos-lula-se-mantem-mais-aprovado-e-rejeicao-a-bolsonaro-aumenta/

Responder

    Brasileiro da Silva

    23 de junho de 2018 às 15h19

    Isso mostra que o povo rejeita os políticos em geral

    Responder

      Menestrel

      23 de junho de 2018 às 15h21

      Moro, também, Moro também.Aliás Moro é mais rejeitado que o Lula.

      Responder

        Brasileiro da Silva

        23 de junho de 2018 às 15h39

        Qual outro juiz foi analisado pela pesquisa? Em que lugar Moro ficou nessa pesquisa? Ele é candidato? Pesquisa de popularidade de juiz vale tanto quanto a de político inelegível: nada.

        Responder

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 15h43

          No caso dele é pior ainda não sendo político.Ou ele é? Repito, A REJEIÇÃO DO MORO É MAIOR QUE DO LULA.
          A coxinhada pode chorar, os números são esses;

          Brasileiro da Silva

          23 de junho de 2018 às 15h46

          A “coxinhada” pode chorar, mas continuo não entendendo qual o resultado de um juiz de 1ª instância, que não é candidato a nada, ter alto índice de rejeição. Peço que vc nos explique o que essa alta rejeição implica na carreira dele.

          Menestrel

          23 de junho de 2018 às 15h51

          O eleitorado vai te explicar. As pesquisas só avisam. Sua participação é ótima. Defender Miguel do Rosário, que defende Ciro, ao mesmo tempo que vc defende Moro e ataca Lula, mostra claramente como a esquerda deve se posicionar. Obrigado!!!

Menestrel

23 de junho de 2018 às 15h08

Nesse 40% tem eleitores do Bolsonaro, Alckmin, Ciro, etc.Não é 40% os votantes do Lula.
A nível nacional, só 13% dos votantes do Lula querem Ciro, segundo a própria Datafolha.
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/apoio-de-lula-pode-aumentar-chances-de-candidato-segundo-datafolha.shtml

Responder

Renato

23 de junho de 2018 às 14h54

Não é á toa que o Nordeste é a região mais atrasada do país. É um povo que adora viver sob a chibata de coronéis !

Responder

Fred

23 de junho de 2018 às 14h37

Daqui a pouco estará encarcerado na “República de Curitiba”, não pela Lava-Jato, mas pela militância petista, que já tem até residência fixa lá…
Fachin já disse que Lula não… As pesquisas dizem que Haddad(excelente nome) também não… O jeito é ir com Cirão da Massa…

Responder

Ronaldo Braga

23 de junho de 2018 às 14h30

Por que estou sendo censurado?
Por que meus comentários estão sendo apagados?
Não acredito que isto esteja acontecendo neste blog!

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 14h37

    Ronaldo, você não está sendo censurado. Mas ponha um comentário que tenha sentido. Não estas interjeições puramente ofensivas. Explane seu raciocínio.

    Responder

      Ronaldo Braga

      23 de junho de 2018 às 14h52

      Lamento muito. Não vou mais perder meu tempo neste blog.

      Responder

    Menestrel

    23 de junho de 2018 às 16h16

    Os meus também

    Responder

André Medeiros

23 de junho de 2018 às 14h18

Não força, Miguel.

Ciro farsante não é digno de voto do campo progressista.
Quem Lula indicar oficialmente vai contradizer sua forçação de barra pelo seu ídolo Ciro.
E espero que seja Haddad.
Que Ciro trace sua trajetória sem a ajuda de Lula.

Responder

    Cézar R M Lopes

    23 de junho de 2018 às 14h21

    Resmungue o quanto quiser, mas o eleitor progressista que Ciro como sucessor de Lula, simples assim! Vejo que vocês são barulhentos e ma educados na internet, mas são apenas isso.

    Responder

      André Medeiros

      23 de junho de 2018 às 14h46

      Olha, César,

      Por esta lógica, em uma das etapas da pesquisa, 15% quer que Lula indique Marina e Ciro 10%.

      O que eu reforço é que assim que Lula indicar um nome, este nome irá sem dúvida nenhuma modificar tudo isso que está aí na pesquisa, Uma coisa é uma projeção de quem deveria ser indicado. Outra bem mais importante e efetiva é o nome propriamente indicado, que já carregará a bandeira de Lula, o seu programa (que será divulgado próxima semana) e também o sentimento de injustiça que é a exclusão ilegal e imoral de Lula das eleições. Vc acha que isso tudo é pouco vindo da maior liderança do país?

      Me desculpe se não enxergo 1/3 dos valores de Lula em Ciro, que muda o discurso sobre a lava jato e sobre o golpe continuado com a exclusão de LULA do pleito. Para Ciro, a prisão é injusta, mas ele acha que LULA não é um preso político. Bem, se isso não for oportunismo político me diga um sinônimo.

      Repito, que Ciro obtenha o sucesso merecido na sua campanha, mas sem Lula, cada um na sua. Vamos deixar Ciro continuar pensando e defendendo que a candidatura de Lula é um desserviço, é direito dele. E é direito nosso, do campo progressista resistir até o fim contra a interferência judicial nas eleições. LULA está na verdade prestando um serviço a luta pela democracia. Se render fica pra os frouxos, como diria um certo candidato metido a falastrão.

      Responder

        Miguel do Rosário

        23 de junho de 2018 às 14h54

        André, sem essa de “cada um na sua”. O eleitor não tem dono. Os votos proporcionais mostram isso. E o post está apenas comentando uma pesquisa, que é um retrato passageiro. Óbvio que isso pode mudar. E vai mudar. Lamento que você xingue Ciro Gomes. Não encontrará, neste blog, nenhum xingamento contra Lula. Esse tipo de debate baixo nível não é o que o precisamos.

        Responder

          André Medeiros

          23 de junho de 2018 às 15h04

          Miguel com todo respeito, farsante e falastrão não são xingamentos. É uma opinião política.

          E sim, concordo com vc, “o eleitor não tem dono”, tem ideologia. Tem lado. E Ciro está mostrando que não tem lado. Aliás, ele tem lado, o dele apenas. Fará qualquer acordo, até repetir erros do PT, para vencer, se possível. Quem vem com esta conversa ‘oportunista” de ocasião de que “eleitor não tem dono”, é para tentar constranger o apoio enorme que Lula mantém, e este apoio não é porque ele seja dono do voto de ninguém, mas sim porque as pessoas estão vendo a injustiça cometida contra ele que se reflete em todo o campo popular e progressista.

          Resistir é preciso, e LULA faz isso com uma dignidade que poucos, na situação dele faria. Seria mais fácil e cômodo para LULA desistir e ir para casa viver sua vida tranquila com filhos e netos, mas não. LULA é maior que essa podridão entreguista e maior que o oportunismo político que o quer fora do pleito. Seguimos. Boa Sorte aí com Ciro!

          Cézar R M Lopes

          23 de junho de 2018 às 15h14

          A história dele de apoio ao PT e a vida partidária mostram o contrário

          André Medeiros

          23 de junho de 2018 às 15h30

          Cezar, quem está rasgando a própria historia de apoio, é o proprio Ciro. Observe criticamente suas últimas falas e a tentativa de repetir os erros do PT, se aproximando de partidos golpistas como o DEM e Solidariedade.

          Cézar R M Lopes

          25 de junho de 2018 às 00h53

          Meu caro, o Ciro não vai ser presidente só com o apoio da esquerda. O Lula foi? Se há tanta preocupação com as alianças do Ciro, o PT podia estender-lhe a mão, mas ao invés disso, tenta sabotar as alianças com PSB. Não foi o Berzoinni que disse que tem-se que evitar a migração de votos ao Ciro? E os votos que o Ciro conseguiu contra o impeachment, não dizem nada de sua lealdade? E a ampla frente costurada por ele no Ceará em favor do Camilo? O Ciro deu e dá muito ao PT, mas só recebe porrada em troca.

        Cézar R M Lopes

        23 de junho de 2018 às 15h17

        Resistência pressupõe que estejamos defendendo uma possibilidade ainda que remota de vitória, já perdemos tudo. Ou essa “resistência” se transforma em revolta, o que francamente, duvido, ou serão apenas palavra bonita lançadas ao vento. Quanto a Marina, de fato, mas a análise dentre os quais nós consideramos do centro para a esquerda, Ciro lidera.

        Responder

        josé carlos

        23 de junho de 2018 às 22h18

        Não há estrategista político melhor que Lula. Ciro é altamente combativo, mas falta-lhe o ajuste fino, e talvez até um traço de coerência. Lula sabe que não deve lançar nenhum nome antes da hora ‘H’. Exatamente pelos motivos que vc mesmo apresenta. Só de cogitar Haddad, já armaram pra cima dele. Lula acompanha cada movimento do xadrez. Imagine se ele lance Celso Amorim com Haddad vice? Chapa purista do PT. Bagunça ainda mais direita já sem rumo e obrigará a esquerda, Ciro inclusive, a se realinharem. Imagine a díade imprensa-justiça indo pra cima de Celso Amorim. Falr o quê não haveriam dossiês, falácias nem histórico para o ataque. Miguel é um excelente analista, mas, não deixa ser questionável afirmar que defende Lula livre para viver a sua aposentadoria numa boa porque ser presidente não é bom. Oras. De que Lula ele está falando? Outra posição questionável é afirmar que Lula se tornou um candidato vulnerável. A candidatura pode estar vulnerável, pelos acintes jurídicos já conhecidos, mas .. a eleição depende de Lula e em menor escala das escolhas do próprio PT. Ponto. Há possibilidades de haver vários cenários de desarranjos. Nesses cenários, quais as escolha de Ciro sem o apoio incondicional do PT? Se achar que se elege sem os 20 ou 30% dos adeptos do PT pode cometer um erro fatal.

        Responder

          Cézar R M Lopes

          24 de junho de 2018 às 10h15

          A hora H pode ser tarde demais. Como apresentar à população um candidato que não mostrou a cara durante toda a campanha? Isso é suicídio! E se for pra lava-jato armar contra o candidato do PT, terá o segundo turno inteiro!

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 14h27

    André, Ciro não é meu “ídolo”. Não sei se tenho ídolos na política. Mas não o considero um farsante. Neste post, apenas comentei os dados da pesquisa Datafolha.

    Responder

      André Medeiros

      23 de junho de 2018 às 14h55

      Miguel sabemos que vc não considera Ciro um farsante.
      Vc o considera o “candidato ideal”, e está disposto a defendê-lo até mesmo de suas próprias contradições, a procurar entender sua aliança com o DEM, nem que pra isso seja preciso dizer: “E o PT que se aliou a Temer”. Ou seja, pra defender Ciro vc irá até mesmo defender o direito dele repetir os erros do PT, Lamentável.

      PS: Comenta aí a pesquisas de hoje, a IPSOS, esta pesquisa mostra um utro cenário, com Ciro sendo rejeitado por 64% da população, atrás apenas de Alkmin e Bolsonaro. Lula é rejeitado por 54%. Seja honesto, do ponto de vista jornalístico, e mostre os cenários e que Ciro não vai bem. Do contrário vc não estará fazendo jornalismo mas sim assessoria política. Se for isto, não há problema, mas deixe claro, pelo menos.

      Responder

        Cézar R M Lopes

        23 de junho de 2018 às 15h21

        Também eu considero o Ciro o candidato ideal, tal qual a maioria dos progressistas conforme essa pesquisa (os elitores de Marina são os liberais nos costumes e na econômia, embora ela não seja liberal nos costumes), mas disponho-me a analisar qualquer alternativa. Ciro, Haddad, Jaques Wagner, etc. O que não dá é que vocês produzam ou reproduzam ataques a quem pode ser uma dessas alternativas.

        Responder

          Sandro

          23 de junho de 2018 às 17h08

          Eu tb considero o Ciro o canditado ideal, não apenas eu como minha família e círculo de amigos, que sempre apoiou o PT mas, sinceramente, estamos extremamente decepcionados com a militância petista, que ao invés de falarem de plano de governo, estão apenas a atacar e maldizer um aliado que o PT sempre pode contar.
          O PT depois que se aliou à pior corja de ladrões desse país, e continua subindo nos mesmos palanques (mesmo depois do golpe), pensa que ainda tem alguma moral no campo progressista. Quem é de esquerda de verdade, como eu meus amigos e familiares, que nunca tivemos partido de estimação, afinal partido a gente troca quando vê que se corrompeu, estamos estarrecidos com esse comportamento sectário, mesquinho e cego de parte da militância fanática. Baixaria das piores, táticas sujas que foram usadas contra Marina Silva, Randolfe, Heloísa, Luciana, e Ciro Gomes como bola da vez. Estou completamente enojado cada dia que passa vendo esse comportamento raso e digno de pena. A militância petista, através do exemplo, só me convence cada dia mais que estou no caminho certo votando em Ciro. Continuem assim que vcs só prejudicarão o PT!

    Sandro

    23 de junho de 2018 às 16h58

    O que nao cabe no campo progressista são pessoas sectárias e fanáticas! Não me coloque no seu balaio por favor!

    Responder

Cido

23 de junho de 2018 às 14h14

É Lula ou Nada.

Responder

Nilson Moura Messias

23 de junho de 2018 às 14h11

Lula, ou um filiado do PT. Ciro, never!

Responder

    Cézar R M Lopes

    23 de junho de 2018 às 14h24

    Não é o que o eleitor progressista quer, é o que vocês da máquina partidária querem. Vê-se que o povo em geral, é muito mais inteligente do que vocês pensam.

    Responder

Jader Martins

23 de junho de 2018 às 13h58

Se o Ciro ganhar ( o que não acredito ) cetamente, Miguel do Rosario vai ser seu porta voz!!!!!! Impressionante como o rapaz defende o oportunista que é Ciro!!!!

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de junho de 2018 às 14h01

    Jader, pare de frescuras. É uma análise com números do Datafolha. Comente o texto e pare de fazer ataques pessoais.

    Responder

      Gabriel Soares

      23 de junho de 2018 às 14h11

      Obrigado Miguel como brasileiro te agradeço pior coisa é ingratidão você precisa não retribui mensalão Ciro ajudou Lula golpe da Dilma foi ministro de Lula fez bom serviço e o pt joga bola ⚽️ nas costa dele agora

      Responder

      Gerson S.

      23 de junho de 2018 às 16h02

      Miguel, acompanho todas as suas análises. É um dos melhores analistas do cenário político entre os blogueiros progressistas. Sua análise foi muito boa sim. E olha que sou Lulista. O Ciro Gomes tem mesmo que continuar com sua campanha e busca por alianças. O tempo corre e a elite , bem como a direita está em campanha também. Este crescimento em pesquisas é muito salutar para o campo progressista, pois o público consultado “transfere” mais intenções de vtos para candidatos do campo progressista. No momento certo ocorrerá a decisão definitiva sobre a possibilidade de o Lula concorrer ou não, decidido pelos golpistas do TSE. Tudo ainda está em suspenso. Se for impedido, aí sim, e somente neste momento é que o PT decidirá, juntamente com o Lula quem será o candidato a concorrer com apoio do Lula e do PT. Parabéns pela sua análise.

      Responder

    Cézar R M Lopes

    23 de junho de 2018 às 14h22

    Tens certeza que não és do MBL?

    Responder

Yan

23 de junho de 2018 às 13h51

É BOULOS na cabeça.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?