Menu

Marília ultrapassa Câmara no 2º turno em PE

A disputa pelo governo de Pernambuco foi, de certa forma, nacionalizada, em função de ter se tornado o epicentro das pressões políticas em torno do PSB. Como o apoio do PSB pode ajudar muito a candidatura Ciro Gomes, todas as outras forças partidárias que tem interesse em diminuir o peso do PDT nas eleições entraram […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A disputa pelo governo de Pernambuco foi, de certa forma, nacionalizada, em função de ter se tornado o epicentro das pressões políticas em torno do PSB.

Como o apoio do PSB pode ajudar muito a candidatura Ciro Gomes, todas as outras forças partidárias que tem interesse em diminuir o peso do PDT nas eleições entraram em cena para melar um possível acordo, em especial PT e PSDB.

Em função disso, publico análise da blogueira Noelia Brito, de PE, sobre a disputa no estado. Noelia é apoiadora de Marília.

***

No blog da Noelia Brito

Datamétrica: Marília venceria Paulo ou Armando no segundo Turno. No primeiro, lidera em empate técnico com Paulo. Sem Marília, votos migrariam para Armando

julho 17, 2018

Pesquisa Datamétrica aponta vitória de Marília Arraes no Segundo Turno contra qualquer candidatos

Confirmando nossos prognósticos, a pesquisa Datamérica divulgada na edição de hoje (17), do Diário de Pernambuco, revela que a vereadora do Recife, Marília Arraes aparece liderando a disputa para o governo de Pernambuco, em empate técnico com o atual governador de pernambuco e candidato à reeleição, Paulo Câmara, seguidos por Armando Monteiro, em terceiro.

O desempenho da vereadora do PT impressiona, já que seu favoritismo se confirma apesar das movimentações de alguns integrantes do próprio PT para atrasarem a confirmação de sua pré-candidatura, gerando, por vezes, um clima de incerteza na militância, que se não fosse por isso, já teria colocado o bloco na rua, garantindo a Marília não apenas um empate técnico, mas a liderança isolada na preferência do eleitorado pernambucano.

De acordo com a Datamétrica, Paulo Câmara, que governa Pernambuco há três anos e meio, teria, na espontânea, 13%, ao passo que Marília Arraes, sem jamais ter disputado uma eleição majoritária ou mesmo qualquer eleição fora do Recife, já é lembrada por nada menos do que 11% do eleitorado. Já Armando Monteiro, que além de ser senador, disputou o governo na eleição passada, perdendo para Paulo Câmara, só é lembrado, na espontânea, por 6% do eleitorado. É importante mencionar que a pesquisa espontânea é aquela em que o eleitor lembra de cabeça o nome do candidato em quem votaria, sem uma lista predefinida, daí porque os números apresentados por Marília Arraes serem impressionantes em relação àqueles marcados para Paulo Câmara e Armando Monteiro. Na pesquisa espontânea, Marília Arraes apresenta o maior crescimento entre os pré-candidatos, considendo-se as duas pesquisas da Datamétricas, sendo a primeira realizada entre os dias 8 e 9 de junho e esta última entre os dias 11 e 12 de julho, tendo saltado de 8% para 11%, ao passo que Paulo Câmara variou de 12% para 13%, ao passo que Armando Monteiro subiu de 4% para 6% no mesmo período.

Já na pesquisa estimulada, ou seja, naquela em que é apresentada uma lista predefinida para escolha dos entrevistados, Paulo Câmara aparece na Datamétrica com 25%, ao passo que Marília apresenta 21% da preferência dos entrevistados, em empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa que é de 4%, seguidos por Armando Monteiro em terceiro, com 17%.

No Segundo Turno, Marília bateria tanto Paulo Câmara quanto Armando monteiro, aponta ainda a Datamétrica. Contra Paulo Câmara que teria 30%, num segundo Turno, Marília chegaria a 34%. Já numa disputa contra Armando Monteiro que teria 29%, Marília obteria 31%. Já numa disputa entre Armando Monteiro e Paulo Câmara, os dois empatariam, ambos aparecendo com 32%.

Um dado interessante diz respeito à migração de votos dos eleitores de Marília Arraes que não iriam para Paulo Câmara e sim para Armando Monteiro, demonstrando o forte sentimento de rejeição contra a continuidade do governo atual. De acordo com a Datamétrica, o maior beneficiário da saída da candidata do PT da disputa seria Armando Monteiro que passaria a liderar com 33%, seguido de Paulo Câmara com 13%, que não herdaria nenhum voto, mantendo-se, portanto, no mesmo patamar, passando a candidata do PSOL, Dani Portela, que tinha zerado na pesquisa à terceira posição, com 4%, Julio Lossio com 3% e Coronel Meira com 3%, ambos herdado 1%.

Fonte imagens: Diário de Pernambuco, 17/07/2018

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Aliança Nacional Libertadora

18/07/2018 - 16h40

Socialista Golpista agora vê os resultados de ter aprovado a Farsa do Impeachment….ajudou inclusive a prender o pernambucano Lula hoje…ajudou a criar o clima anti-pt….puxou o carro da quinta coluna e ainda puxa…..fosse o PT não teria dó que nem eles em 2016…..o lugar do PS(d)B é com o Ciro….Mas com ele perdem o resto que possuem…..não terá PMDB na coligação….terá DEM que pra Ciromínion é “melhor”……que merda Eduardo Campos deixou…

Francisco

18/07/2018 - 15h54

Miguel, e a pesquisa para presidente?
Com Lula, como foi?
E sem Lula, como se saiu a opção ‘Haddad – indicado por Lula’, Miguel?
Surpreendeu, é?


Leia mais

Recentes

Recentes