Menu

Sem Lula, Bolsonaro tem quase 40% dos votos masculinos no Rio

Alguns leitores ficam irritados com as pesquisas que publico aqui no blog. Acham que eu não deveria jamais publicá-las. Alguns vão mais longe e me xingam por isso. Eu acho essas posturas extremamente ingênuas. Podemos ser críticos às pesquisas, não acreditar nelas, até mesmo ignorá-las, mas o meu trabalho, como blogueiro político, é olhar para […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Cássio Bruno / Agência O Globo.

Alguns leitores ficam irritados com as pesquisas que publico aqui no blog. Acham que eu não deveria jamais publicá-las. Alguns vão mais longe e me xingam por isso.

Eu acho essas posturas extremamente ingênuas. Podemos ser críticos às pesquisas, não acreditar nelas, até mesmo ignorá-las, mas o meu trabalho, como blogueiro político, é olhar para todas elas, compará-las entre si, destrinchar suas inconsistências, analisar seus dados estratificados, até mesmo para combater fraudes e exageros. Não conseguirei fazer isso sem trazê-las à luz.

Tenho uma regra: trago ao blog apenas pesquisas registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral, que tem leis extremamente severas contra fraude. Se algum internauta desconfia de fraude, e nos convencer disso (e já houve ocasiões), então comprometo-me a fazer uma denúncia pública ao TSE. Há pena de prisão e multas milionárias para institutos que fraudam pesquisas de intenção de voto.

Quanto ao “histórico” dos institutos, nenhum deles, infelizmente, é 100%. Há sombras por toda a parte, inclusive em alguns institutos tidos como “amigos” pelos internautas, então vamos nos ater ao comportamento deles nestas eleições. O Paraná Pesquisas, por exemplo, teve um momento muito questionável em 2014, quando, dias após o primeiro turno das eleições presidenciais, mostrou o candidato Aécio Neves com 17 pontos à frente de Dilma Rousseff. Naquela ocasião, o Cafezinho fez uma denúncia dura contra números que nos pareciam explicitamente fraudulentos, e outras pesquisas rapidamente comprovaram que havia inconsistências graves neles.

Nestas eleições, porém, estamos dando uma colher de chá para o Paraná Pesquisas, até porque não temos tantos institutos assim em operação para nos dar ao luxo de sermos implicantes demais. Conforme as pesquisas forem se intensificando, de qualquer forma, as distorções de uma ou outra sondagem ficarão mais evidentes.

Outro comentário importante é que o internauta não precisa “acreditar” nas pesquisas. Eu não acredito. Eu as trato simplesmente como simulacros de uma realidade que iremos conhecer apenas quando as urnas forem abertas. O que eu faço aqui são exercícios especulativos em torno dos números apresentados, tendo como fundamento o meu próprio bom senso, outras pesquisas e a observação empírica da realidade.

Meu conselho ao internauta é não olhar para as pesquisas de maneira apaixonada, a saber, não se entusiasmar demais quando seu candidato aparece bem, nem se deprimir quando ele está mal. Este conselho se destina particularmente a alguns queridos leitores petistas, que brandem triunfalmente pesquisas que mostram Lula à frente como se nem precisássemos mais de eleições, e reagem com muita irritação (contra o blogueiro que as publica) quando se deparam com números que não são tão positivos assim para Lula, muitas vezes nas páginas posteriores das mesmas pesquisas de que tanto gostaram.

Dito isso, vamos as números do Paraná Pesquisas para o Rio de Janeiro, em relação às eleições presidenciais.

Não são números confortáveis para a esquerda, porque Bolsonaro está à frente de Lula: 26,6% X 25,5%. Apesar do empate na média geral, a vantagem de Bolsonaro junto ao eleitorado masculino, de 35% X 25%, não me parece um fato promissor, porque os votos masculinos costumam antecipar a média geral.

Num cenário sem Lula, Bolsonaro atinge quase 40% dos votos masculinos no estado do Rio.

A força de Lula está no eleitorado mais velho, e entre os menos instruídos (mais pobres, portanto), onde obtêm larga vantagem: entre o eleitorado com educação até o nível fundamental, Lula tem 36% da  preferência, contra 15% de Bolsonaro. Mas entre o eleitorado com ensino médio, Lula perde de 30% a 24% de Bolsonaro, e entre cidadãos fluminenses com curso superior, Bolsonaro tem sua maior vantagem sobre o petista: 34% a 15%.

O desempenho de Marina na pesquisa, 10% com Lula e 15% sem Lula é resultado de seu forte recall no Rio de Janeiro, estado onde ela ficou num confortável segundo lugar no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014, com 31%, logo atrás de Dilma, que obteve 36% dos votos no estado. Aécio conquistou 27% dos votos no Rio de Janeiro, um desempenho bom para um tucano.

Ciro Gomes, por sua vez, repete no Rio a sua média nacional: tem 6,1% dos votos num cenário com Lula, e 9% num cenário sem a presença do ex-presidente. O desempenho melhor do candidato está entre eleitores com mais de 60 anos, onde ele pontua 12%, e com ensino superior, onde ele tem 10%.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alan Cepile

24/07/2018 - 09h53

O pedido para um analista político não publicar pesquisas no SEU PRÓPRIO blog seria algo tão esdrúxulo como um torcedor não comentar a atuação do seu time e ficar preso somente aos números.
Ora, mas é ÓBVIO que deve-se publicar e analisar!
Curioso que criticam pesquisas que não favoreçam o candidato preferido, aí postam link de outra pesquisa que supostamente favorece, uma pode, a outra não pode…

Foo

24/07/2018 - 07h16

“Alguns leitores ficam irritados com as pesquisas que publico aqui no blog. Acham que eu não deveria jamais publicá-las.”

Não, Miguel.

Ninguém defende que você “não deveria jamais publicá-las”.

O que muita gente diz é que você precisa parar com essa mania de recortar dados para transmitir a mensagem que lhe convém.

E o que é ainda pior, na minha opinião, você fica tão focado nos números, que se esquece dos grandes movimentos da política — por exemplo o fato de que Bolsonaro terá cerca de 12 segundos para se defender na televisão.

Considerando tudo isso, este post é irrelevante.

Nelson Ferreira

23/07/2018 - 17h26

Segundo turno: Bolsonazi x Picolé de Chuchu.
Isso se o Bolnossauro não levar no primeiro…
Oh tempora, oh moris!

Manuel Feijó

23/07/2018 - 17h23

Sejamos otimistas: a pesquisa diz que a maioria dos cariocas não pretende votar no Bolsonazi.

Paulo Galhardo

23/07/2018 - 17h20

Com sua desunião, a esquerda terá que se resignar a fazer campanha maciça a favor do Picolé de Chuchu no segundo turno contra o Bolsonazi.
Mas tudo bem:
CHUCHU TEM MUITA GRAÇA: CONHEÇA 15 BENEFÍCIOS E EXPERIMENTE NOVAS RECEITAS
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/4738-chuchu-beneficios-receitas

“A democracia ocidental consiste em, de tempos em tempos, tentar-se seduzir uma entidade debilóide: o povo desorganizado.”

Alan Cepile

23/07/2018 - 15h39

Reparem bem nos votos dos lulistas no cenário sem Lula:

Bolsonaro cresce 5% (35% para 40%)
Marina cresce 5% (10% para 15%)
Ciro cresce 3% (6% para 9%)

Sem ofensas, mas este resultado mostra que, pelo menos o eleitorado carioca lulista, em geral, não é originalmente de esquerda, ele é apenas PT, e prefere a extrema esquerda (Bolsonaro) e uma candidata em cima do muro que apoiou Aécio e quer Lula na cadeia (Marina) do que apoiar um candidato progressista.

O lulista está se transformando num eleitor frankstein, é “de esquerda” se for Lula, se não for ele é de direita.

Durma com um barulho desse…

    Terencio Fagundes

    24/07/2018 - 13h39

    Bolsonaro é de extrema esquerda?????

      Alan Cepile

      25/07/2018 - 09h49

      Direita

    João Ferreira Bastos

    23/07/2018 - 18h04

    Ia publicar esta pesquisa e tenho certeza que o Miguel do Ciro Rosário não vai comenta-la


Leia mais

Recentes

Recentes