Menu

Estudo de Esther Solano sobre avanço da extrema-direita deveria forçar autocrítica na esquerda

Os internautas curiosos para entender o avanço das ideias de extrema-direita no país, e o voto em Bolsonaro, deveriam ler com atenção esse estudo. O estudo também me parece interessante para entendermos alguns erros de comunicação da esquerda. Um deles (eu tenho escrito isso há bastante tempo) é cobrar “gratidão” das famílias de classe média […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os internautas curiosos para entender o avanço das ideias de extrema-direita no país, e o voto em Bolsonaro, deveriam ler com atenção esse estudo.

O estudo também me parece interessante para entendermos alguns erros de comunicação da esquerda. Um deles (eu tenho escrito isso há bastante tempo) é cobrar “gratidão” das famílias de classe média baixa, por terem saído da pobreza.

As pessoas vêem suas conquistas como méritos pessoais, e isso faz parte do processo de elevação da autoestima. Toda vez que a esquerda partidária tenta vender o sucesso das famílias apenas como resultado das políticas governamentais, isso afasta essas famílias da política, porque passam a associar o voto na esquerda como um voto de “pobre”, ou a desconfiar que os partidos estão tentando faturar em cima do que elas vêem como fruto de seu trabalho duro.

Como elas não se vêem mais como tão pobres, e como rejeitam o que consideram uma interpretação humilhante para seu próprio crescimento, então não votam mais na esquerda (leia-se PT).

A esquerda precisa, portanto, respeitar a necessidade das pessoas de verem o seu próprio sucesso como uma conquista pessoal, e abordar a questão do “legado” com uma outra linguagem. Superada a miséria e as necessidades mais urgentes, a ambição das pessoas se volta para sonhos mais altos. Neste sentido, uma comunicação política mais arrojada e estratégica é fundamental.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

David Marques

25/07/2018 - 09h54

Agora tenta colocar isso na cabeça de um imbecil petista, não vai conseguir, são muito burros para perceberem isso. Por este motivo esse partidinho de merda está afundando dia após dia, se transformando no partido neymar, a chacota nacional….

marisa calage

24/07/2018 - 22h08

Interessante seu olhar, fiquei pensando. Beijos

Farofino

24/07/2018 - 16h55

Não vou perder meu tempo para ler isso não.

.

    David Marques

    25/07/2018 - 09h55

    Por isso você e seu partidinho de merda estão afundando dia após dia, se transformando no partido neymar, a chacota nacional


Leia mais

Recentes

Recentes