Menu

Isabel Moreira, jurista e deputada portuguesa: “Li a acusação contra Lula. É puramente política”

A deputada Isabel Moreira, do Partido Socialista português, tem fortes ligações com o Brasil. Nascida no Rio de Janeiro, mudou-se para Portugal com dois anos, mas mantém muitos laços com o Brasil, país que visita regularmente. Em 2016, na época do impeachment, veio ao Brasil para acompanhar de perto – e participar, como militante – […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Jorge Ferreira.

A deputada Isabel Moreira, do Partido Socialista português, tem fortes ligações com o Brasil. Nascida no Rio de Janeiro, mudou-se para Portugal com dois anos, mas mantém muitos laços com o Brasil, país que visita regularmente. Em 2016, na época do impeachment, veio ao Brasil para acompanhar de perto – e participar, como militante – as lutas de resistência ao golpe.

Em entrevista exclusiva ao Cafezinho, por Skype, Isabel Moreira nos contou um pouco sobre os segredos políticos da “geringonça”, apelido dado à coalização de quatro partidos de esquerda que dão sustentação parlamentar ao governo do Partido Socialista: o próprio PS, o Partido Comunista Português (PCP), o Bloco de Esquerda e os Verdes.

Moreira lembrou que o nome “geringonça” foi dado por analistas conservadores que diziam que “essa geringonça aí não vai durar mais que um mês”.

Com eleições gerais previstas para o ano que vem, Isabel afirma não ver razões para questionar o arranjo de esquerda montado no país. Nas eleições, porém, os partidos devem concorrer sozinhos, cada um com suas próprias plataformas. Se o partido socialista, diz ela, não tiver maioria absoluta, deve reeditar o arranjo. “Mas mesmo se tiver, acho que o arranjo continua”, explica a deputada, que não vê grandes problemas, porém, em fazer acordos com a direita, quando for necessário.

Isabel observa que o novo governo de esquerda conseguiu unir partidos diferentes a partir do momento em que puseram o “interesse nacional” acima dos interesses particulares de cada um. O resultado tem sido a diminuição do desemprego, a recuperação dos salários, e a introdução de uma agenda bastante progressista em relação aos direitos e liberdades individuais, incluindo leis favoráveis à comunidade LGBT.

Os resultados econômicos, mesmo em termos estritamente orçamentais, tem sido melhores que os perseguidos pelo governo conservador, na contramão dos que defendiam a austeridade como única maneira de cumprir as metas exigidas pela União Europeia.

O foco da entrevista, no entanto, foi mesmo a denúncia contra a prisão injusta do ex-presidente Lula. Isabel Moreira, que é formada em Direito e uma estudiosa, afirma que leu o processo e que ficou convencida de se tratar de um processo inteiramente político. “Eu li a acusação e a sentença. É uma acusação puramente política. Não há qualquer fundamento para sua prisão. É apenas para impedir a sua candidatura. É mais um passo do golpe”, denuncia a deputada.

“Estou muito preocupada com o Brasil, porque penso que o que se passa no país é tudo menos um processo democrático”, alerta a deputada. “É assim que eu vejo: está a haver uma derrocada da democracia brasileira”. Um dos principais desafios hoje, segundo a deputada, é “denunciar o caráter político do processo contra Lula”.

Perguntamos a ela como fazer para enfrentar esse momento. Falamos sobre a divisão das esquerdas no processo eleitoral, e dos dilemas vividos pelo Partido dos Trabalhadores, que tem um candidato líder nas pesquisas, mas que está preso e sob forte ameaça de ter sua candidatura impedida.

Após dizer que “tem um pouco de pudor” de dar conselhos ao que a esquerda brasileira deveria fazer, a deputada disse que a união das forças progressistas deveria de ser entendida como uma causa para salvar não apenas a esquerda, mas a própria democracia brasileira.

“Seria muito importante um espírito de união da esquerda, eu disse isso quando estive no Canecão, no Ocupa Minc”, explicou a deputada, acrescentando que, em momentos como esse, uma postura política firme é mais importante que nunca.

“Eu acho que, no Brasil, nunca foi tão importante ser de esquerda como agora”, define a parlamentar.

A deputada disse que tem “absoluta consciência” do papel dos meios de comunicação na articulação do golpe. “Eu nem olho a Globo”, diz a deputada.

“A imprensa [brasileira] teve um papel fortíssimo, e continua a ter, no golpe que está em curso”.

Ela lembra que veio ao Brasil durante o processo de impeachment, para participar das manifestações ao lado das forças populares, e ficou impressionada com a quantidade de informações que conseguia obter aqui no país, mas que não chegavam à Portugal.

“Uma determinada estação de TV em Portugal tinha uma correspondente que era jornalista da Globo”, lamenta a deputada.

E como fazer para convencer a opinião pública acerca da necessidade de regulamentar a mídia? Ela respondeu de pronto: mostrando que “em todas as democracias avançadas do mundo, a comunicação social está regulada”.

“Vocês precisam mostrar o exemplo do que se passa em outros países. Sem regulação, é a lei do mais forte. Regulação não é censura”.

 

  • Agradecemos ao nosso correspondente Bruno Falci, brasileiro radicado em Portugal, sem o qual esta entrevista não teria sido possível.
Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

osmar

27/07/2018 - 14h43

“Eu li a acusação e a sentença. É uma acusação puramente política. Não há qualquer fundamento para sua prisão. É apenas para impedir a sua candidatura. É mais um passo do golpe”, denuncia a deputada.

LÉO PINHEIRO E JOAO VACARI ( QUE TBEM TEM UM APARTAMENTO LA NO PREDIO DO TRIPLEX) SÃO POLITICOS ?? ONDE ESTA ESSA PARTE DA POLITICA ?? EU TBEM LÍ E NÃO VÍ…
AVISEM ELA .. O CARA QUE CONTRUIIU E REFORMOU PRO LULA JA CONFESSOU !!!… CARA QUE ORGANIZOU PRO LULA JA TA PRESO FAZ 4 ANOS ..

LA TEM CONDENAÇÃO COM CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO …
ISSO É CRIME COMUM.. NAO POLITICO .. E O LULA NAO ERA MAIS POLITICO A QUASE 10 ANOS ..
ESSA SAPATONA TBEM LEU TEXTINHO DECORADO .

asd

25/07/2018 - 10h26

o caroço dessa manga é que ninguém vai bota o seu na reta pelo PT

ignoraram a saída democrática que era Ciro, e agora vão ficar mansinhos, como bom pseudo-revolucionarios que são, jogando bolinha de papel no império enquanto ele suga petróleo, terras, águas…

o que mais se pode esperar de uma nação de futebolistas e nada mais?

Brasileiro da Silva

24/07/2018 - 21h23

E? Vários juristas leram e acharam a condenação justa.Cada qual com a sua opinião. O importante é a sentença.

    Nostradamus ( Consultores & Psicólogos credenciados )

    24/07/2018 - 21h39

    Marca logo uma consulta. O SUS tá autorizando. Anda logo…mmmmmmm

    Jochann Daniel

    24/07/2018 - 22h28

    Caracas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Isso é que é
    cara de pau.!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O cara (“Brasileiro da Silva”)
    é xingado de canalha,
    traidor da pátria,
    trabalhando para os inimigos
    e ainda tem
    a cara de pau
    de fazer
    um comentário imbecil
    dessses.!!!!
    Que vários juristas
    ô babaca!!!!!!!!!!!????????????????????
    Apresente um de respeito,
    canalha!!!!!!!!!!!!!
    Fala,
    imbecil,
    vendilhão da pátria
    a serviço de nossos inimigos!!!!!!!
    Como você vê, idiota,
    quando a tese
    não tem fundamento
    tudo que você
    aprendeu no INSTITUTO
    custeado por nossos inimimigos
    para fazer “comentários”
    de contra informação
    NÃO FUNCIONA!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Por mais “técnicos”
    que sejam.
    Pare!!!!!!!!
    Se não,
    você vai enlouquecer!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Canalha!!!!!!!!!!!!!!!!!1

      Jochann Daniel

      24/07/2018 - 22h46

      Quanto à sentença
      (isso não é pra você,
      “Brasileiro da Silva”,
      que é inimigo)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
      Ela é baseada na Lei
      Lei
      [(do Moro) + (Promoção e Proteção da Mídia)]
      A QUAL
      é clara!!! >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
      >>>>>> Para os “Indesejáveis”
      ou “inconvenientes”
      aos Grandes Interesses de Dinheiro
      principalmente
      os Internacionais
      >>>>>>>>>>>>> como o é Lula
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> CADEIA!!!!!!
      Com CRIME
      ou Sem crime!!!!!!!

Renato

24/07/2018 - 20h02

Pra que judiciário no Brasil, já que a tal deputada portuguesa leu a acusação e concluiu que Lula é inocente; que se solte Lula e que se acabe com o judiciário e que todos os crimes sejam julgados pela nobre deputada !

    Jochann Daniel

    25/07/2018 - 12h22

    “Renato” >>>>>>
    >>>>> do time
    do “Brasileiro da Silva”……
    Ou outro personagem
    do “Brasileiro da Silva”????
    Então,
    dispensa comentário
    o seu comentário
    de contra informação…

Alberto Jorge

24/07/2018 - 19h16

Boa noite!

Parabéns ao Miguel do Rosário por nos trazer essa percepção de uma Parlamentar do exterior.

Excelente iniciativa.

Lula LIVRE!

Thiago Melo Teixeira

24/07/2018 - 17h47

Parabéns Miguel pela entrevista e a todos da equipe do Cafezinho, precisamos conhecer também os progressistas internacionais. Aproveito para comentar sobre a TV estatal portuguesa RTP, um exemplo de mídia imparcial, é muito interessante a politização dos portugueses.

Jochann Daniel

24/07/2018 - 15h38

Minha Senhora,
com todo o respeito,
a Senhora
deve ser
uma proeminente
e altamente capaz
jurista.
Mas,
no Brasil
a Lei
[(do Moro) + (Promoção e Proteção da Mídia)]
é clara!!! >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>> Para os “Indesejáveis”
ou “inconvenientes”
aos Grandes Interesses de Dinheiro
principalmente
os Internacionais
>>>>>>>>>>>>> como o é Lula
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> CADEIA!!!!!!
Com CRIME
ou Sem crime!!!!!!!

Lothar

24/07/2018 - 15h27

Então, tá.
Se a gente postar o comentário de algum jurista estrangeiro dizendo que Lula deveria ir pra cadeia mesmo, não vão reclamar (nem deletar).

    Jochann Daniel

    24/07/2018 - 17h55

    Então tá.
    Lothar (= Brasileiro da Silva = Marco = Sergio Sete = nG = Dario = Ferreti
    e outros não citados)
    não quer ver
    o óbvio:
    tantos renomados juristas
    nacionais
    e internacionais
    não vendo nenhum crime
    que incrimine Lula.
    “Lothar” e seus outros personagens…….
    Burros, idiotas,
    ignorantes
    ou imbecis
    eles não são,
    basta ver o jogo de ideias
    deles.
    Então ficamos combinados
    assim:
    “Lothar”
    faz seus comentários
    no Cafezinho
    prá jogar areia
    nos olhos
    dos (poucos)
    mal informados leitores
    do Cafezinho
    que ainda não sacaram
    que Lula
    é completamente inocente,
    sem nenhum crime.
    Logo,
    podemos deduzir que “Lothar”
    e seus outros
    personagens
    são trabalhadores a serviço
    de nossos inimigos.
    São, pagos em dólares
    para trabalhar
    na contrainformação
    no Cafezinho
    Então tá?????

    Jochann Daniel

    24/07/2018 - 18h03

    “Lothar”
    pelo amor de deus,
    apresente este
    (tem que ser renomado
    e respeitado
    nos meios jurídicos
    nacionais e/ou internacionais)
    JURISTA.
    Posso te adiantar
    que eu duvido
    que algum jurista DE RESPEITO
    vá deixar sua reputação
    na reta………….


Leia mais

Recentes

Recentes