Cafezinho 5 minutos – comentários diários de Miguel do Rosário

Lula diz que Haddad está em “estágio probatório”

Por Miguel do Rosário

07 de agosto de 2018 : 20h15

No Estadão

‘Haddad está em estágio probatório’, diz Gleisi, em recado de ex-presidente

Presidente do PT afirma que Lula é o candidato nas eleições 2018, mas que ex-prefeito de São Paulo pode se ‘fortalecer’ como substituto na chapa

Ricardo Galhardo, O Estado de S.Paulo

07 Agosto 2018 | 05h00

Na manhã desta segunda-feira, 6, ao receber o primeiro relato sobre a indicação de Fernando Haddad para o posto de vice na chapa do PT nas eleições 2018 e a aliança com o PCdoB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato, pediu à presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann, que espalhasse o aviso: “O candidato sou eu”.

Em entrevista ao Estado, Gleisi disse que, na condição de vice, Haddad terá a tarefa de representar o ex-presidente, mas negou que o partido tenha posto em prática o “plano B”. Segundo ela, a escolha de Haddad como substituto de Lula caso o ex-presidente seja impedido de concorrer vai depender da forma como o ex-prefeito se comportará até o desfecho do caso na Justiça Eleitoral. De acordo com a senadora, Lula disse que Haddad está em “estágio probatório”.

A sra. esteve com Lula hoje (segunda-feira, 6). Qual foi o teor da conversa?

Fui fazer um relato do que tinha acontecido, reafirmar para ele a nossa estratégia, dizer que foi bem recebida a coligação com o PCdoB, a composição dele com Hadad e Manuela (d’Ávila). E que nosso desafio agora é fazer uma boa campanha, popularizar nossas propostas e ser os representantes dele nas ruas.

O que ele respondeu?

Que ficou muito satisfeito com o resultado, que não precisava ser de forma tão apressada e do jeito que foi por conta da diminuição do prazo. Ficou feliz de o PCdoB e Manuela terem aceitado e que neste momento foi importante ter o Haddad. Mas deixou claro: “O candidato sou eu”.

A escolha de Haddad como vice não passa a impressão de que ele está sendo preparado para ser o substituto de Lula?

Nós não trabalhamos com a hipótese de “plano B”. Trabalhamos com a candidatura do ex-presidente Lula e com a disposição de irmos com ela até as últimas consequências, entendendo que, se a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral for respeitada, Lula será candidato. Mas nós precisamos, na ausência dele, até ter essa definição, de alguém que vocalize. Tanto que o ex-presidente deixou claro: “Avise lá que o candidato sou eu, viu? O Haddad está em estágio probatório (risos)”.

O novo entendimento do TSE quanto ao prazo para escolha do vice não é mais um sinal de que a Justiça Eleitoral não vai permitir que Lula seja candidato?

É mais um obstáculo que eles tentam colocar. Acho que eles vão colocando obstáculos para ver se a gente desiste. Mas nós somos teimosos.

Mas existe a possibilidade concreta de Lula ser impedido. Haddad é um bom nome?

Não acreditamos nessa hipótese, mas, se acontecer, vamos discutir qual é a saída e fazer isso inclusive com os partidos que estão na coligação.

Essa posição atual de Haddad, como vice, com muita exposição, o fortalece como possível substituto de Lula?

Pode fortalecer. Vai depender muito de como ele vai se colocar nas questões e o que ele vai significar no processo enquanto representante do ex-presidente Lula. Por isso acho que Lula brincou que ele está em “estágio probatório”.

Haddad é um “vice-tampão”?

Não diria um “vice-tampão”. Haddad é um vice, mas temos um compromisso com o PCdoB de que, tão logo sejam resolvidas as questões judiciais que envolvem o ex-presidente, o PCdoB assume a vice. Haddad está cumprindo um papel de ser o vice neste momento para vocalizar o ex-presidente no dia a dia da campanha, ele é um representante do Lula.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

ari

08 de agosto de 2018 às 12h12

Infelizmente o blog fechou a caixa de comentários na matéria sobre a Kátia Abreu. Minha resposta é para o dono do blog, pedindo desculpa aos leitores para comentar outro tema neste espaço
Não, não confundo latifúndio com agronegócio, inclusive porque o agronegócio engloba a agricultura familiar, esta sim, geradora de empregos e produtora de alimentos.
Além de todos os danos causados pelo latifúndio – escravização e morte de milhões de negros e índios, envenenamento do solo, etc, etc – o setor mantem no congresso uma bancada extremamente conservadora que, nos últimos anos votou sistematicamente contra todas as ações afirmativas em favor dos excluídos e abandonados. No governo golpista, suas iniciativas são aterradoras, como a última, de quase liberar totalmente os agrotóxicos e e paralelamente colocar limites na produção de alimento saudável. Essa bancada, junto com a da bíblia e da bala, pode paralisar qualquer governo
Como se não bastasse, dos duzentos e tantos bilhões emprestados a juros baixos (baixos a nível de Brasil), creio que nem 50% vão de fato para a agroindústria (isto não é um chute no escuro, embora não possa afirmar os dados com precisão)
De forma alguma eu confundiria Kátia Abreu com a Ana do Relho, mas sua atuação (da Kátia) à frente a CNA mostra bem o que é espírito de classe, a ponto de o senador Requião chamá-la, em certa ocasião, de histérica. Particularmente decepcionou-me profundamente a Dilma convocá-la para o ministério da agricultura, o que se deveu mais provavelmente à amizade entre as duas. Mas isto é outra história
Perdoe-me, Miguel, mas pelo jeito você é que não conhece o que é o latifúndio e os danos por ele causados ao país ao longo de toda a nossa história. Certamente não é POP
Em tempo: sou pequeno produtor rural no sertão norte baiano

Responder

Alan Cepile

08 de agosto de 2018 às 12h04

Estagiário, chapa triplex, sem comentários….

Responder

Capanema

08 de agosto de 2018 às 10h38

Virou estagiário…

Responder

Jochann Daniel

07 de agosto de 2018 às 22h34

Se 40.000.000
de brasileiros
virem este vídeo
a Verdade
se descortinará,
o povo vai ver
como foi feito
de idiota
pelos nossos inimigos.
Pressionará
para que
Lula seja solto,
e Haddad.
não seja necessário
Quem sabe??
Repassando
VEJA O VÍDEO.
Clique em
https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s
Mantenha a calma……

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com