Menu

A ascensão de Lula é a desmoralização da mídia e do Judiciário

É razoável supor que há, dentre o portentoso – e crescente – número de eleitores que pretendem votar em Lula, dois grupos. O primeiro percebe a sua condenação e prisão como injusta e como um instrumento para retirá-lo da disputa eleitoral. Para este grupo, é óbvio que a insana ofensiva do Judiciário e da grande […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Charge: Aroeira

É razoável supor que há, dentre o portentoso – e crescente – número de eleitores que pretendem votar em Lula, dois grupos.

O primeiro percebe a sua condenação e prisão como injusta e como um instrumento para retirá-lo da disputa eleitoral. Para este grupo, é óbvio que a insana ofensiva do Judiciário e da grande mídia contra o ex-presidente não tem nada a ver com combate ao crime – e tudo a ver, para ficarmos no jargão global, com perseguição política.

O segundo grupo é composto de pessoas que até acreditam na sinceridade da propalada cruzada contra a corrupção empreendida pela Lava Jato sob o foguetório da Globo. Entretanto, mesmo estes não compram a balela de que a corrupção é o grande problema do nosso país. Do contrário, não votariam em Lula, “o chefe do esquema”.

Há aqui também um previsível efeito colateral da eterna campanha antipolítica levada à cabo pela mídia: se política e corrupção são inseparáveis, como quer fazer parecer a lavagem cerebral diária dos jornais e telejornais, melhor votar no corrupto em cujo governo a vida melhorou, não é mesmo?

O fato é que ambos os grupos de eleitores não foram convencidos pelo massacre jurídico e midiático imposto a Lula. Este está preso e sem poder falar com o povo (a não ser por cartas) desde o último dia 7 de abril.

Mesmo assim, os percentuais de Lula subiram acima da margem de erro nas pesquisas Ibope e Datafolha recém divulgadas. Os adversários estão estagnados. Os números de Lula quase chegam a dar-lhe a vitória no primeiro turno, sendo que ele bate todos os adversários nas simulações de segundo.

Trata-se de mais um feito invulgar do retirante nordestino que chegou à presidência: disparar na liderança da corrida eleitoral isolado em uma cela, enquanto os outros candidatos fazem campanha. Um fenômeno.

Há uma conclusão cristalina que emerge deste quadro.

A máquina de moer gente composta pela mídia e pelo Judiciário consegue manipular parte da classe média e alta por meio do ódio e do preconceito.

O povão, por sua vez, é duro de enganar.

Resta à direita aprofundar o seu golpismo atávico. A Justiça de São Paulo recebeu denúncia por improbidade administrativa contra Haddad, ontem, tornando-o réu. O timing político do Judiciário para atingir o PT continua afiado.

Nas urnas, a coisa está cada vez mais complicada para a turma que não é muito chegada nessa coisa de povo e democracia.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Reginaldo Gomes

24/08/2018 - 12h18

Vi novamente o vídeo da mulherada do STF manguaçadas , cantando e rebolando no pagode que teve lá na suprema casa da justiça do povo (STF) , então , lembrei dum samba da antiga , um pout pourri do Martinho da Vila ,que é mais ou menos assim:

“””””Na minha casa todo mundo é bamba !
Todo mundo bebe , todo mundo samba!!!!…… ( outra! dá um lá maior!!!!!)

Canta ,canta minha gente !!!!
Deixa tristeza pra lá!
Canta forte , canta alto;
Que a vida vai melhorar!!!!!

Que a vida vai melhorar!….

(viva!!!! a justiça do povo!!!!!)

Carlos Roberto Honorio da Silva

24/08/2018 - 11h11

Se Lula tivesse comprovadamente roubado um prego, ninguém o estaria apoiando. O problema é que sendo o mais investigado da História, não encontrou-se contra ele nem uma infração de transito. Hora. O povo além de não ser besta, já conhece a rede BOBO a muito tempo, e o que dizer então da mídia internacional? O fato é que o POWERPOINT não enganou ninguém.

Batista Neto

23/08/2018 - 10h04

As ma$$onaria$$ moralmente degeneradas que dominam e infeccionam o tecido orgânico da Alta Burocracia estatal habitaram durante tanto tempo a bolha de privilégios, que as envolve e protege, que perderam as mínimas noções de auto percepção. Passaram a sentir-se demasiadamente poderosas, muito além do extraordinário e real poder que lhes conferem as disposições legais. Chegaram a um ponto de se considerarem deuses tão poderosos que resolveram descer da bolha celestial para o play ground de política terrena, onde só sobrevivem e prosperam as espécies resistentes e mais adaptadas aos rigores das batalhas mundanas. Resolveram ousar enfrentar e vencer o mais calejado, valente e experimentado guerreiro, imune à insalubridade e virulência dos campos de batalha terrestres. Atravessaram o Rubicão e não sabem mais como voltar para dentro da Bolha, para a vidinha boa que sempre tiveram.

Fernando

23/08/2018 - 09h50

Moro: o nosso jenio. Lula agora é tão conhecido qto Pelé.
Se não é perseguição pq stf e STJ não julgam os recursos pendentes.
PQ se julgar fatalmente terá que anular aquela sentença merdática do Moro e trf 4. Aquilo não tem sustentação jurídica pq não tem provas. Desde qdo notícia de jornal é prova ?

Justiceiro

23/08/2018 - 09h37

Soltem todos. Se Lula é inocente, Beira Mar também é. Se Lula está sendo injustiçado, Marcola também tá.
Soltem todos. Cunha, Palloci, Geddel, Sérgio Cabral, Elias maluco, Rogério 157…soltem todos e deixem eles serem candidatos pelo PT.

    Fabricio Azevedo

    23/08/2018 - 14h28

    Estou vendo que de justiça, o Justiceiro não entende nada. Contra o Beira Mar, o Aécio, o Serra, o Temer, tem uma singela diferença: há provas factuais, o que não há contra o Lula.

      Justiceiro

      23/08/2018 - 18h36

      Vocês são devotos, não são cidadãos. Vocês não tem ideologia, tem fanatismo.

      Se um dia Lula vier a confessar seus crimes, gente do seu tipo vai dizer que o próprio Lula tá mentindo.

    Jose carlos

    23/08/2018 - 21h52

    Tem razão, por isso o Aecio está solto.

Alexandre Neres

23/08/2018 - 09h07

Muito bom. Os manifestoches moldados pela mídia. O bloco monolítico do partido da justiça. Lula fez andar rápido até o nosso letárgico, caríssimo e mastodôntico judissiário. Golpismo atávico. Povão duro de enganar. Irretocável.

Stalingrado Lula da Silva

23/08/2018 - 07h29

Lula Magno, o maior estrategista político do Brasil
#HaddaNoGovernoLulaNoPoder

Renato

23/08/2018 - 04h59

Ascensão de Lula , de Eduardo Paes , de Romário, de Renan Calheiros,desmoraliza o país !

    Batista Neto

    23/08/2018 - 09h25

    A que país V. Sa. estaria se referindo?

    Batista Neto

    23/08/2018 - 09h27

    No meu país os casos a que vc se refere não tem nenhuma relação de similaridade. Misturou alhos com bugalhos.

      Renato

      23/08/2018 - 09h58

      Você ainda está residindo na Venezuela ou já correu para Pacaraima ??

    Fabricio Azevedo

    23/08/2018 - 14h29

    Romário, Paes e calheiros SÃO ADVERSÁRIOS POLÍTICOS de Lula. Romário pelo menos parece honesto, o que já não posso dizer dos outros dois.

      Renato

      23/08/2018 - 16h41

      Paes e Calheiros adversários de Lula ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Boa piada. Conte outra !

Marissoni

23/08/2018 - 00h19

Parabens! Lula e o cara! Enquanto alguns jornalistas e analistas politicos desacreditavam da estrategia de Lula e superestimavam a ofensiva midiatica-juridica, apostando nos concorrentes, o “bom velhinho”, que tira de letra a adversidade desde pequeno, sabia que outros nao foram forjados no fogo como ele, e so ele com sua musculatura emocional, intelectual e moral poderia escancarar o golpe e reverter a manipulacao da massa, infelizmente, levada na onda do primeiro momento.


Leia mais

Recentes

Recentes