Coletiva de Rodrigo Maia (ao vivo) sobre medidas contra a crise

Charge: Aroeira

A ascensão de Lula é a desmoralização da mídia e do Judiciário

Por Pedro Breier

22 de agosto de 2018 : 21h05

É razoável supor que há, dentre o portentoso – e crescente – número de eleitores que pretendem votar em Lula, dois grupos.

O primeiro percebe a sua condenação e prisão como injusta e como um instrumento para retirá-lo da disputa eleitoral. Para este grupo, é óbvio que a insana ofensiva do Judiciário e da grande mídia contra o ex-presidente não tem nada a ver com combate ao crime – e tudo a ver, para ficarmos no jargão global, com perseguição política.

O segundo grupo é composto de pessoas que até acreditam na sinceridade da propalada cruzada contra a corrupção empreendida pela Lava Jato sob o foguetório da Globo. Entretanto, mesmo estes não compram a balela de que a corrupção é o grande problema do nosso país. Do contrário, não votariam em Lula, “o chefe do esquema”.

Há aqui também um previsível efeito colateral da eterna campanha antipolítica levada à cabo pela mídia: se política e corrupção são inseparáveis, como quer fazer parecer a lavagem cerebral diária dos jornais e telejornais, melhor votar no corrupto em cujo governo a vida melhorou, não é mesmo?

O fato é que ambos os grupos de eleitores não foram convencidos pelo massacre jurídico e midiático imposto a Lula. Este está preso e sem poder falar com o povo (a não ser por cartas) desde o último dia 7 de abril.

Mesmo assim, os percentuais de Lula subiram acima da margem de erro nas pesquisas Ibope e Datafolha recém divulgadas. Os adversários estão estagnados. Os números de Lula quase chegam a dar-lhe a vitória no primeiro turno, sendo que ele bate todos os adversários nas simulações de segundo.

Trata-se de mais um feito invulgar do retirante nordestino que chegou à presidência: disparar na liderança da corrida eleitoral isolado em uma cela, enquanto os outros candidatos fazem campanha. Um fenômeno.

Há uma conclusão cristalina que emerge deste quadro.

A máquina de moer gente composta pela mídia e pelo Judiciário consegue manipular parte da classe média e alta por meio do ódio e do preconceito.

O povão, por sua vez, é duro de enganar.

Resta à direita aprofundar o seu golpismo atávico. A Justiça de São Paulo recebeu denúncia por improbidade administrativa contra Haddad, ontem, tornando-o réu. O timing político do Judiciário para atingir o PT continua afiado.

Nas urnas, a coisa está cada vez mais complicada para a turma que não é muito chegada nessa coisa de povo e democracia.

Pedro Breier

Pedro Breier é graduado em direito pela UFRGS e colunista do blog O Cafezinho.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

17 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Reginaldo Gomes

24 de agosto de 2018 às 12h18

Vi novamente o vídeo da mulherada do STF manguaçadas , cantando e rebolando no pagode que teve lá na suprema casa da justiça do povo (STF) , então , lembrei dum samba da antiga , um pout pourri do Martinho da Vila ,que é mais ou menos assim:

“””””Na minha casa todo mundo é bamba !
Todo mundo bebe , todo mundo samba!!!!…… ( outra! dá um lá maior!!!!!)

Canta ,canta minha gente !!!!
Deixa tristeza pra lá!
Canta forte , canta alto;
Que a vida vai melhorar!!!!!

Que a vida vai melhorar!….

(viva!!!! a justiça do povo!!!!!)

Responder

Carlos Roberto Honorio da Silva

24 de agosto de 2018 às 11h11

Se Lula tivesse comprovadamente roubado um prego, ninguém o estaria apoiando. O problema é que sendo o mais investigado da História, não encontrou-se contra ele nem uma infração de transito. Hora. O povo além de não ser besta, já conhece a rede BOBO a muito tempo, e o que dizer então da mídia internacional? O fato é que o POWERPOINT não enganou ninguém.

Responder

Batista Neto

23 de agosto de 2018 às 10h04

As ma$$onaria$$ moralmente degeneradas que dominam e infeccionam o tecido orgânico da Alta Burocracia estatal habitaram durante tanto tempo a bolha de privilégios, que as envolve e protege, que perderam as mínimas noções de auto percepção. Passaram a sentir-se demasiadamente poderosas, muito além do extraordinário e real poder que lhes conferem as disposições legais. Chegaram a um ponto de se considerarem deuses tão poderosos que resolveram descer da bolha celestial para o play ground de política terrena, onde só sobrevivem e prosperam as espécies resistentes e mais adaptadas aos rigores das batalhas mundanas. Resolveram ousar enfrentar e vencer o mais calejado, valente e experimentado guerreiro, imune à insalubridade e virulência dos campos de batalha terrestres. Atravessaram o Rubicão e não sabem mais como voltar para dentro da Bolha, para a vidinha boa que sempre tiveram.

Responder

Fernando

23 de agosto de 2018 às 09h50

Moro: o nosso jenio. Lula agora é tão conhecido qto Pelé.
Se não é perseguição pq stf e STJ não julgam os recursos pendentes.
PQ se julgar fatalmente terá que anular aquela sentença merdática do Moro e trf 4. Aquilo não tem sustentação jurídica pq não tem provas. Desde qdo notícia de jornal é prova ?

Responder

Justiceiro

23 de agosto de 2018 às 09h37

Soltem todos. Se Lula é inocente, Beira Mar também é. Se Lula está sendo injustiçado, Marcola também tá.
Soltem todos. Cunha, Palloci, Geddel, Sérgio Cabral, Elias maluco, Rogério 157…soltem todos e deixem eles serem candidatos pelo PT.

Responder

    Fabricio Azevedo

    23 de agosto de 2018 às 14h28

    Estou vendo que de justiça, o Justiceiro não entende nada. Contra o Beira Mar, o Aécio, o Serra, o Temer, tem uma singela diferença: há provas factuais, o que não há contra o Lula.

    Responder

      Justiceiro

      23 de agosto de 2018 às 18h36

      Vocês são devotos, não são cidadãos. Vocês não tem ideologia, tem fanatismo.

      Se um dia Lula vier a confessar seus crimes, gente do seu tipo vai dizer que o próprio Lula tá mentindo.

      Responder

    Jose carlos

    23 de agosto de 2018 às 21h52

    Tem razão, por isso o Aecio está solto.

    Responder

Alexandre Neres

23 de agosto de 2018 às 09h07

Muito bom. Os manifestoches moldados pela mídia. O bloco monolítico do partido da justiça. Lula fez andar rápido até o nosso letárgico, caríssimo e mastodôntico judissiário. Golpismo atávico. Povão duro de enganar. Irretocável.

Responder

Stalingrado Lula da Silva

23 de agosto de 2018 às 07h29

Lula Magno, o maior estrategista político do Brasil
#HaddaNoGovernoLulaNoPoder

Responder

Renato

23 de agosto de 2018 às 04h59

Ascensão de Lula , de Eduardo Paes , de Romário, de Renan Calheiros,desmoraliza o país !

Responder

    Batista Neto

    23 de agosto de 2018 às 09h25

    A que país V. Sa. estaria se referindo?

    Responder

    Batista Neto

    23 de agosto de 2018 às 09h27

    No meu país os casos a que vc se refere não tem nenhuma relação de similaridade. Misturou alhos com bugalhos.

    Responder

      Renato

      23 de agosto de 2018 às 09h58

      Você ainda está residindo na Venezuela ou já correu para Pacaraima ??

      Responder

    Fabricio Azevedo

    23 de agosto de 2018 às 14h29

    Romário, Paes e calheiros SÃO ADVERSÁRIOS POLÍTICOS de Lula. Romário pelo menos parece honesto, o que já não posso dizer dos outros dois.

    Responder

      Renato

      23 de agosto de 2018 às 16h41

      Paes e Calheiros adversários de Lula ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Boa piada. Conte outra !

      Responder

Marissoni

23 de agosto de 2018 às 00h19

Parabens! Lula e o cara! Enquanto alguns jornalistas e analistas politicos desacreditavam da estrategia de Lula e superestimavam a ofensiva midiatica-juridica, apostando nos concorrentes, o “bom velhinho”, que tira de letra a adversidade desde pequeno, sabia que outros nao foram forjados no fogo como ele, e so ele com sua musculatura emocional, intelectual e moral poderia escancarar o golpe e reverter a manipulacao da massa, infelizmente, levada na onda do primeiro momento.

Responder

Deixe uma resposta