Menu

Datafolha: Lula avança 9 pontos e atinge 39%

Lula não é mais apenas um candidato. Tornou-se uma força da Natureza. Os números do Datafolha divulgados hoje mostram que o ex-presidente avançou para 39%, nove pontos à frente de sua posição em junho, no mesmo instituto.   Apenas Bolsonaro, por representar o pólo exatamente oposto, resiste à tsunami Lula. Marina emagreceu 2 pontos em […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Festival Lula Livre na Lapa. Crédito: Ricardo Stuckert.

Lula não é mais apenas um candidato. Tornou-se uma força da Natureza. Os números do Datafolha divulgados hoje mostram que o ex-presidente avançou para 39%, nove pontos à frente de sua posição em junho, no mesmo instituto.

 

Apenas Bolsonaro, por representar o pólo exatamente oposto, resiste à tsunami Lula. Marina emagreceu 2 pontos em relação à junho. Alckmin ficou parado em 6. Ciro perdeu 1 ponto.

No cenário sem Lula, Bolsonaro avançou 2 pontos e hoje tem 22%. Marina Silva oscilou 1 para cima e tem 16%. Ciro ficou parado em 10%. Alckmin ganhou 2 pontos e foi para 9%.

 

Nas simulações de 2º turno, Lula também se fortaleceu.

Além de Lula, os candidatos que merecem destaque pelo avanço no 2º turno são Alckmin e Ciro Gomes.

Alckmin avançou em relação a Haddad, ampliando sua distância para 23 pontos: 43% X 20%.

Ciro Gomes, por sua vez, que empatava com Bolsonaro no 2º turno, em 35%, ganhou 3 pontos de vantagem sobre o capitão: 38% X 35%.

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Felipe Pansano

22/08/2018 - 16h53

O Brasil vai eleger Geraldo Alckmin Presidente

Alan Cepile

22/08/2018 - 15h40

Saiu a pesquisa completa do Datafolha, e o dado mais importante é que 48% dos petistas não votariam no candidato apoiado por Lula DE JEITO NENHUM.

zuleica jorgensen malta nascimento

22/08/2018 - 15h40

Se o Lula tivesse hoje, digamos, 19/20% das intenções de voto, ele, na visão dos ciristas, estaria liquidado. Como tem 39%, está igualmente liquidado.
Essas análises estão furadas, ou não?

    Alan Cepile

    22/08/2018 - 15h43

    Seu comentário deixa claro que o adversário do PT é Ciro Gomes.

Pedro

22/08/2018 - 13h28

E vem as perguntas..
ir no jornal nacional pra quê?
Ir a debate com os pelegos pra quê?
A essas alturas do campeonato…Lula tem é que se recusar a participar de qualquer evento patrocinado pela mídia golpista….. só vai se for por condução coercitiva…kkkk

Robson Bonelli

22/08/2018 - 13h23

Lula não é força da natureza. É força do povo.
#lulalivre. E Haddad!

Jochann Daniel

22/08/2018 - 13h15

Ajude Lula a crescer
Veja o vídeo (imperdível)
>>>>>>>>>>>>>https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s

Francisco

22/08/2018 - 12h03

Como comentei antes aqui, Miguel, dia 22 chegariam novos sinais do tsunami político que irá varrer o golpeachmente, do Brasil.
Também recomendei que botasse a cabeça fora da janela para sentir as vibrações do estrondoso barulho da revolução silenciosa que arma-se no horizonte próximo, à prova, dessas personagens lúgubres e deletérias que atrasam o Brasil desde sempre, quer de toga, de gravata Hermés, de quepe ou de pijama, de galocha ou bico fino de pelica alemã, de Miami ou da ‘PQP’.
Se toca cara e aceite logo, que o prejuízo sairá mais barato, sem essa de “tudo bem, mas quero ver agora se transfere para o Haddad, pois o gráfico…”, pois o tsunami avançou e a questão não é o Fernando Haddad, mas o “Andrade do Lula”.
Captou os sinais?
‘Tu vens, tu vens…”

Alan Cepile

22/08/2018 - 10h32

Pesquisa muito preocupante para a esquerda…

Ciro não perdeu votos, mas pela primeira vez ficou estagnado, Haddad decepciona e não ganha a esperada transferência de votos de Lula.

Além disso, somando os votos da direita e da esquerda a diferença só aumenta em favor da direita, projetando um cenário sombrio para o segundo turno caso a esquerda esteja lá.

Miguel, gostaria da tua opinião sobre isso.

    Miguel do Rosário

    22/08/2018 - 11h11

    Espera sai o relatório completo, que deve ser só amanhã, e aí eu faço uma análise mais detalhada. abs!

    Jandui Tupinambás

    22/08/2018 - 11h38

    Caprile,

    a capacidade de migração de votos só será medida quando acontecer o mais provável: inegibilidade de Lula. Isto ainda não ocorreu. Quando ocorrer, será um estrondo! Além disto, a pesquisa capciosa do Data Folha não esclarece ao entrevistado que Haddad é o substituto de Lula.
    Pode ficar tranquilo, Caprile. Lula vai transferir 102% dos votos para Haddad e venceremos no primeiro turno (se houver chapa do PT- pois ainda tempos chances de um golpe final).

      Alan Cepile

      22/08/2018 - 12h43

      Jangada, vai transferir sim, fique calmo, serão 107% como foi o excelente cálculo de um lulista aqui no fórum, vai ser uma epopéia, uma hecatombe, um mar vermelho petista, vai ser lindo!

      =))

Alexandre Neres

22/08/2018 - 10h30

Lula é um monstro, um animal político por excelência, e tem os seus defeitos como todo ser humano. Foi o vencedor absoluto da pré-campanha, enquanto alguns supostos aliados diziam que não deveria concorrer para não polarizar a eleição, talvez também antevendo a atual situação. Deveria ter aceitado ter sido injustiçado, espinafrado, calado, trancafiado, meter o rabinho entre as pernas e seguindo estes sábios conselhos se retirar do cenário político. Assim, ministros do supremo já haviam sinalizado que ele obteria a prisão domiciliar. Essa é a posição de muitos gênios políticos por aí, o resultado já podemos contabilizar.

Como bom jogador, Lula não tem pressa. E como gênio do povo, segundo Maria da Conceição Tavares a pessoa mais inteligente que já conheceu, antevê as jogadas com bastante antecedência. Alguns se desesperam e querem avançar sobre seu espólio, mesmo o criticando. Vai entender. Corretoras e consultorias dos bancos já entenderam o jogo, sabem pra onde o vento sopra. O mercado já se desespera. Enquanto isso por aqui alguns comentam sobre o baixo percentual do “Andrade”.

    ari

    22/08/2018 - 10h51

    Passado o momento da emoção, num futuro não tão distante, esse fenômeno deve ser estudado.

Jonas

22/08/2018 - 10h09

Pra quem não quer tapar o sil com a peneira:
http://www.tijolaco.com.br/blog/os-cenarios-sem-lula-das-pesquisas-nao-existem-sao-fake-news/
Otima leitura.

CezarR

22/08/2018 - 09h26

Lula pode ser a força da natureza que for, mas os homens a contiveram, trata-se de um rio caudaloso, mas represado pelos carcereiros de Curitiba. Não vejo hoje como se romper a barragem. O dado verdadeiramente preocupante é Bolsonaro isolado na liderança e Marina isolada no segundo lugar no cenário sem Lula. Está bastante claro que o povo humilde vê nela a maior herdeira do lulismo, ainda que de lulista ela não tenha mais nada, ela é que disparadamente se dá melhor no cenário sem Lula, dizem que ela vai desidratar, cair, mas está lá, firme e forte com o Bolsonaro. O PT se preocupoou em acabar com a alternativa do campo progressista (Ciro) e deixou a Marina solta. Entre Marina e Bolsonaro ou mesmo Marina e Alckimin, fico com ela, sem duvidar que um governo dela seria mais um a destruir a indústria nacional e os melhores empregos, afinal, ela até bem pouco tempo atrás era financiada pelo George Soros. O PT fez um belo estrago na esquerda, que direcione seus canhões à Marina e Alckimin. Que o Sr Atuch e demais usem a mídia alternativa a favor da esquerda desa vez!

    NeoTupi

    22/08/2018 - 10h09

    CezaR, nem os golpistas fazem essa sua leitura da realidade. Até o mercado financeiro já aponta o PT no segundo turno e favorito a vencer.
    Ciro errou feio ao não fazer campanha de resistência ao golpe que Lula e o povo fazem. Ciro age como um conservador dentro da ordem golpista, como se “as instituições funcionassem” normalmente e ele obedece como um aluno aplicado à elas. O povo já percebeu que o judiciário+globo funciona para f…. o povo e proteger os ricos e os privilégios das castas do poder. Então vota em quem é perseguido por esse poder opressor e rejeita quem obedece às instituições falidas. Ciro perdeu o bonde da história por não fazer a leitura corajosa da realidade que o povo faz. Se Ciro acordar e passar a atacar o golpe em vez de ficar atacando o PT, pode se cacifar para 2022.
    Em tempo: A essa altura o mercado já se pergunta (e o judiciário espera a resposta) se, já que Haddad também vence, se não seria melhor liberar Lula de uma vez.

      ari

      22/08/2018 - 10h52

      É isso aí

      CezarR

      22/08/2018 - 11h12

      Meu caro Neo Tupi, a estratégia do PT é matar a onça com apenas um tiro na espingarda. Se der certo será genial, mas normalmente não convém deixar de ter opções. Ademais, a leitura do mercado varia, o maior medo deles hoje não é o Hadadd em si, mas o até agora baixo desempenho do Alckimin.

        NeoTupi

        22/08/2018 - 13h13

        Amigo CezaR, não vejo nada de genial no que faz o PT. Faz apenas o óbvio que é resistir diante do golpe. É como os russos fizeram em Stalingrado diante da invasão nazista. Qual a opção? Se render, no caso do PT seria traindo o povo que está apoiando a resistência da candidatura Lula.
        O mal desempenho de Alckmin não é novidade, todo o mercado sabe que as chances de Alckmin sempre foram baixas desde o começo. Sem Lula, mesmo se Alckmin não decola, o mercado estava tranquilo com um possível segundo turno entre Bolsonaro e Marina. E eles não tem tanto medo de Ciro, que promete fazer a reforma da previdência no primeiro ano. O que tirou a tranquilidade do mercado é a alta probabilidade de volta do PT ao governo que estancaria as privatizações (inclusive da previdência, que dizem ser reforma, mas é também privatização, sucateando a previdência pública para obrigar a todos com alguma renda a terem de comprar previdência privada).

          CezarR

          22/08/2018 - 14h22

          Apenas um adendo ao seu comentário, a reforma previdenciária do Ciro é praticamente a mesma que o PT está formulando (não sei se já consta do programa). Já vi o Haddad defendendo a capitalização. Se for pra alguém do mercado ter medo, é justamente do Ciro que promete retomar o pre-sal, revogar o teto de gastos e propor uma nova reforma trabalhista revogando a vigente. E como já dito pelo Michel Temer: Todos menos o Ciro!

    Jandui Tupinambás

    22/08/2018 - 11h48

    Cezar, vou tentar te mostrar algumas coisas que vc não está ou não quer enxergar:

    1. a transferência de votos só será medida com eficiência após o fato político da inegibilidade se impuser. Antes disso, esquece.
    2. a pesquisa capciosa do DataFalha não deixa ao entrevistado chances de saber que Haddad seria o substituto de Lula
    3. O PT tem preferência de 29% dos entrevistados. Mais que a soma de todos os partidos juntos incluindo o seu PDT. Isto já é garantia de segundo turno.
    4. Uma notícia ruim: você não terá oportunidade de votar no candidato do PT pois das duas uma:
    a) Lula ganha no primeiro turno com Haddad ou não na cabeça de chapa
    ou
    b) TSE pode dar o golpe final e impedir a candidatura do PT. Qual seria o argumento legal? Foda-se. Eles não precisam disto mais, afinal.

      Alan Cepile

      22/08/2018 - 12h55

      Jangada, tá complicado a matemática pra vcs lulistas heim…rs

      Um coleguinha teu fez cálculos baseado em 107% e agora vc diz que 29% é mais que todos os outros juntos?? COMO ISSO É POSSÍVEL?????????

      Além do mais, a informação que vc trouxe, mesmo que totalmente sem sentido matemático lógico, nem foi avaliada na pesquisa.

      “hegemonia” em polvorosa com Haddad… rs

        Jandui Tupinambás

        22/08/2018 - 13h26

        Capile,

        é possível porque a matemática permite, ora bolas!

        Não disse que 29% é mais que todos juntos. Disse que é mais que TODOS OS OUTROS PARTIDOS JUNTOS.

        Vou desvendar o segredo para sua pobre capacidade cognitiva:

        De acordo com o IBOPE o partido PT é preferido por 29% da população brasileira. Este índice supera os 27% que, somados, escolheram as outras legendas registradas no TSE.

        O TSUNAMI vermelho ficou assim (de acordo com IBOPE – não vou passar link, se vira e procure):
        29% PT
        5% PSDB
        2% – PDT, MDB, PSB, PSOL
        1% – DEM, PCdoB, PP, PSC, PSD, PSL, PTB, PV, Solidariedade, Novo, PMB.
        3% – outros nanicos
        o resto responderam não ter preferência ou não responderam

        Capire, signor Cepile?

      CézarR

      22/08/2018 - 14h28

      O retrato da pesquisa hoje é Bolsonaro e Marina. Esse clima de já ganhou sobre a tal transferência de votos é perigosíssima, ao menos pra mim e pra você que vamos ter que eventualmente conviver com um governo de direita. Para o PT em si, tudo é ganho. Eu diria já ganhou de tivesse havido uma união de Ciro e Haddad, mesmo com Hadadd na cabeça de chapa. Não houve, todo cuidado é pouco e esse ufanismo, esse oba-oba com a candidatura Hadadd, estão parecendo mais um jogar para a torcida. Meu candidato é Ciro, mas se for Haddad a ir pro segundo turno, voto nele.

        CezarR

        22/08/2018 - 14h29

        Um adendo, o PT acha que a essa altura tudo é ganho, qualquer que seja o resultado, mas é o que acha e não a realidade.

    Alan Cepile

    22/08/2018 - 14h58

    CesarR,

    Ótimo comentário.
    A pataquada do PT com o PSB está colocando a direita no 2º turno.
    Lula pode ter até os 107% de acordo com a soma surreal de um lulista daqui do fórum, mas se não será candidato de pouco adianta.
    Marina precisa ser atacada, ela está muito a vontade e crescendo com o impedimento do Lula, seu eleitorado engana-se achando que ela tem mais de esquerda do que direita, é um eleitorado cansado das mentiras do PT e que precisa ser alertado.

Justiceiro

22/08/2018 - 09h24

Ai,ai…deixemos as pesquisas para depois, quando Addad já estiver como cabeça de chapa e Lula esquecido, na cadeia.

Agora é só fantasia. Os petistas festejam essa colocação do Lula mas sabem que ele não vai participar da festa da democracia, não poderá sequer votar no seu poste quanto mais ser votado.

Conforme-se, Jochann Daniel e decida-se entre Bolsonaro e Alckimin. Ou Marina.

JC

22/08/2018 - 08h12

Nada a comemorar. Dizer que alckmin cresce sem Lula e Haddad não sai dos 4%, enquanto 29% do eleitorado diz ter simpatia pelo PT é ou fake news ou manipulação da pesquisa na hora de montar o questionário. E o povo na hora H vai pelo voto útil.
A estratégia da direita canalha é fazer o povo acreditar que Haddad não tem chances, não dar espaço pro Ciro e inflar uma marina pra desidratar no momento certo, fazendo esse eleitorado peculiar neoburgues progressista ir parar nas mãos do alckmin. A estratégia é nitidamente deixar a esquerda fora do segundo turno pulverizando os votos do Lula.
Espero que todos saibam enxergar isso. Haddad e Ciro tem que penar e muito pra ir pro segundo turno porque o stabilishment vai botar a máquina pra rodar nas próximas semanas.

Jandui Tupinambás

22/08/2018 - 07h47

Miguel,

Lula, na pesquisa do DataFolha, está com 45% dos votos válidos, ou não?

Lula AINDA não vence pelo DataFolha no primeiro turno, pelas minhas contas.

Será que fiz conta errada?

    Miguel do Rosário

    22/08/2018 - 08h57

    Não, você tem razão. Já corrigi.

Roberto Furtado Varejão

22/08/2018 - 07h42

Você foi preciso, prezado Miguel. Lula é uma ” força da Natureza”. Isso não é uma figura de linguagem: é um dado objetivo, lastreado na Psicologia Junguiana. Lula encarnou, no Brasil, o arquétipo da Esperança e da Redenção Nacional. É o mesmo Dom Sebastião das lutas populares que retorna. Ciro Gomes, com todo o seu reconhecido preparo intelectual, não teve a sensibilidade e nem a humildade de reconhecer essa verdade. O povo é mais sabio. Reconheceu em Lula a personificação de suas mais profundas aspirações. Abs

Stalingrado Lula da Silva

22/08/2018 - 07h25

Para quem não conhece a história da II Guerra Mundial, os soviéticos destruíram cerca de 70% das tropas e armas nazistas. A batalha de Stalingrado foi o ponto de inflexão da Guerra. A partir daí, a iniciativa mudou de lado.
Quando aconteceu o dia D, os soviéticos se encaminhavam para a Polônia, divisa com a Alemanha.
Eles produziram mais de 100000 tanques de guerra e quantidade equivalente de aviões.
Estavam, em 1941 derrotados.
Saíram vencedores.
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder


Leia mais

Recentes

Recentes