Menu

O golpe expulsa brasileiros – e capital nacional – para o exterior

O golpe segue destruindo o Brasil. Os brasileiros que ainda tem algum dinheiro, estão transferindo-o para o exterior, antes deles mesmos, junto com suas famílias, se mudarem para outros países. A Folha publicou hoje uma reportagem sobre o aumento expressivo de transferências em dinheiro de brasileiros, como pessoas físicas, para o exterior. Nunca os brasileiros […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O golpe segue destruindo o Brasil. Os brasileiros que ainda tem algum dinheiro, estão transferindo-o para o exterior, antes deles mesmos, junto com suas famílias, se mudarem para outros países.

A Folha publicou hoje uma reportagem sobre o aumento expressivo de transferências em dinheiro de brasileiros, como pessoas físicas, para o exterior.

Nunca os brasileiros enviaram tanto dinheiro para o exterior, e isso num dos momentos mais dramáticos da nossa crise econômica e social.

Para ficar mais completa, a matéria deveria acrescentar informações sobre as transferências corporativas e empresariais, que naturalmente são muito maiores.

Os EUA continua sendo o principal destino, mas caiu em relação ao ano passado, provavelmente porque o país está se fechando para imigração.

Os brasileiros estão elevando suas transferências para Portugal e Canadá, que tem sistemas de imigração onde se permite “comprar” um visto permanente.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Chauke Stephan Filho

24/08/2018 - 15h48

Meus primos de Campo Grande estão indo embora do Brasil. Alegam que aqui seus filhos não teriam emprego, que as universidades federais estão reservadas para negros e índios e que as particulares eles não podem pagar.

Gustavo

24/08/2018 - 14h26

Acho o título sensacionalista demais. Ninguém foi expulso do país e “recorde” de remessa de dinheiro não é indicador de expulsão. No governo Dilma em 2011, houve um recorde de gastos de brasileiros no exterior, ou seja, mais dinheiro saindo daqui e indo pra fora e nenhuma conclusão nesse sentido foi realizada (até porque não faria nenhum sentido também).

A evolução dos meios de pagamento (a exemplo do paypal e demais) possibilita envio de dinheiro ao exterior com muito mais facilidades e taxas mais competitivas. Hoje vemos uma infinidade de ofertas de lojas e pessoas no exterior que só trabalham com pagamentos nessa linha (nada de cartão de crédito) e isso ajudaria a explicar essa remessas todas de pessoas físicas.

Adicionalmente não é o golpe que está fazendo com que pessoas avaliem ir embora com suas famílias (esse temor já era repetido como mantra na reeleição da Dilma). O que assusta é o grau de incerteza do que serão essas eleições (e isso é observado quando vemos a descrença na política por conta das pesquisas).

Nelson

22/08/2018 - 23h51

Concordo, Cepile, mas tenho que fazer um reparo. O “cambaleante governo Dilma” esteve, já desde o início do segundo mandato, submetido ao golpe. Ficou evidente por demais o conluio formado pela maioria do Congresso Nacional no sentido de inviabilizar o governo dela.

Com isso não estou aqui a querer defendê-la cegamente. Ela não deixou de cometer barbeiragens aos quilos.

Alan Cepile

22/08/2018 - 09h59

O golpe agravou bastante, mas eu diria que esse cenário começou ainda no cambaleante governo Dilma.


Leia mais

Recentes

Recentes