Menu

Reinaldo Azevedo, bem-vindo ao deserto da realidade!

É uma das cenas mais emblemáticas de Matrix. Um dos líderes da resistência, Morpheus, interpretado por um severo Laurence Fishburne, pergunta a Neo (Keanu Reeves), ainda assustado com as novidades: você quer provar a pílula azul, que o fará voltar para sua vida normal, sem lembrar de nada, ou a vermelha, que o fará ver […]

47 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

É uma das cenas mais emblemáticas de Matrix. Um dos líderes da resistência, Morpheus, interpretado por um severo Laurence Fishburne, pergunta a Neo (Keanu Reeves), ainda assustado com as novidades: você quer provar a pílula azul, que o fará voltar para sua vida normal, sem lembrar de nada, ou a vermelha, que o fará ver o mundo como jamais imaginou? Neo não hesita: pega a pílula vermelha na palma da mão de Morpheus, e a engole.

E aí, quando a consciência de Neo se expande, e ele começa a ver o mundo como ele é de fato, Morpheus o saúda:

– Bem-vindo ao deserto da realidade!

O blogueiro/colunista Reinaldo Azevedo, durante anos o mais feroz crítico dos governos do PT, o inventor da infame expressão petralha, e que ajudou a intoxicar a opinião pública com esse antipetismo virulento que, mais tarde, se tornaria uma gravíssima psicopatologia social, adquirindo ares de fascismo, tomou a pílula vermelha do garantismo constitucional, e se tornou uma das vozes na mídia que mais combatem o banditismo jurídico.

Os argumentos de Azevedo são os mesmos que este Cafezinho vem usando desde nossas primeiras críticas ao julgamento do mensalão, intensificadas a partir de 2012/13, quando os savonarolas de uma burocracia jurídica corrompida e avassalada pela mídia, começaram a rasgar a Constituição.

Demorou muito. O Brasil teve que experimentar um golpe de Estado, o suicídio de um reitor de universidade federal, a prisão ilegal da maior liderança popular do país, para que Reinaldo Azevedo entendesse as consequências trágicas de um regime que, a pretexto de combater o “inimigo político”, apela à barbárie e à violência judicial.

Mas antes tarde do que nunca.

O artigo de Reinaldo Azevedo tem presença na capa do site da Folha desta sexta-feira.

É mais um sinal da derrota intelectual e moral do golpe e da Lava Jato: e que está prestes a se tornar também uma derrota política.

Na Folha

Jogaram fora a lei, e Lula já venceu a eleição

Setores do Ministério Público Federal e do Judiciário resolveram proteger o eleitor de si mesmo

Por Reinaldo Azevedo

24.ago.2018 às 2h00

Lula, o presidiário, chega ao patamar de 40% dos votos no primeiro turno (39%) e 20% das menções espontâneas. Venceria seus potenciais adversários no segundo turno com mais de 50% dos votos, marca também inédita depois que o PT foi tragado por sua própria história e pelas escolhas que fez. É o que aponta a mais recente pesquisa Datafolha. Em segundo lugar, está Jair Bolsonaro, com 19%. Ele não sabe a diferença entre a dívida pública e uma pistola.

Setores do Ministério Público Federal e do Judiciário resolveram proteger o eleitor de si mesmo e tirar Lula da disputa. Não só isso: atuaram para prendê-lo ao arrepio do que estabelece o Inciso LVII do Artigo 5º da Constituição.

A sentença de Sergio Moro que o condenou entrará para os tais anais, passados o aluvião de estupidez militante e a covardia da OAB, como exemplo do que um juiz não deve fazer. Quanto aos 50 tons de preto do uniforme de combatente, bem, deixo essa questão para os especialistas em bom gosto. Atenho-me ao bom senso. Já temos o resultado prático de toda essa dedicação.

Os “Jovens Turcos” de Banânia (pesquisem a respeito do que se tornou uma metáfora e um conceito) resolveram, já desde a aprovação da Lei da Ficha Limpa —com o apoio do PT e a sanção de Lula, note-se—, que o povo não era competente para fazer suas próprias escolhas.

Com um Lula que ainda nem réu era, falando pelos cotovelos, o PT foi esmagado nas urnas há menos de dois anos. Sem a interferência dos homens de preto, é provável que o partido estivesse experimentando agora o mesmo vexame.

Depois de todos os atalhos e licenças jurídicas para encarcerar o ex-presidente, vejam o que se tem: ele só não será eleito porque os togados do salário sem teto resolveram cassar a vontade dos quase analfabetos de tão pobres e pobres porque quase analfabetos —vai aqui uma deferência a Caetano Veloso, possível leitor…

Se combater o autoritarismo do PT fosse competência moral, eu seria Catão; se intelectual, eu seria Schopenhauer. Não sou, por óbvio, nem uma coisa nem outra. Apego-me, muito estoicamente, a princípios de um Estado liberal, cujo eixo são os direitos individuais e o respeito ao que está democraticamente pactuado.

Não reconheço a nenhum ente a licença da tutela da vida pública, além da Constituição. Mais do que a convicção, a história e a experiência vivida me dizem que a violação do Estado de Direito com o propósito de fazer justiça é ineficaz porque não resolve o problema a que se propunha e é contraproducente porque gera efeitos contrários à pretensão voluntariosa.

Não será diferente desta vez. Contra o que determina o establishment dos homens de negro, a maioria que se dispõe a votar quer como presidente um preso ainda provisório. Qualquer que seja o resultado, a pantera da instabilidade nos espreita.

Uma palestra de Deltan Dallagnol custa R$ 35 mil. Carlos Thompson Flores, presidente do TRF-4, dá palestra no Clube Militar, cujo presidente é Hamilton Mourão, vice na chapa de Bolsonaro. Cármen Lúcia canta, afinada: “Não deixem o samba morrer/ o morro foi feito de samba…” E o sangue escorre do morro que não samba mais.

Existem a Constituição e a “Sharia de Curitiba e Adjacências”. Esta tem prevalecido sobre aquela. E, lá da cadeia, Lula decidiu demonstrar que existe uma lei ainda mais antiga: não ofereça a seu adversário a vantagem moral da vítima.

O PT já venceu a disputa de 2018, qualquer que seja o resultado, como antecipei nesta coluna no dia 17 de fevereiro do ano passado: “Se todos são mesmo iguais, então Lula é melhor.” Bingo!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Pedro Cândido Aguarrara

28/08/2018 - 10h00

O golpe foi péssimo para o Brasil. Sem dúvida. Péssimo!

Mas, em compensação, o golpe foi ótimo para o PT e para toda a esquerda brasileira.

Justamente as duas coisas que o golpe pretendia “destruir”.

O golpe realizou a maravilha de tirar o PT das garras das bandas podres do PMDB e do PP.

O PT não fará mais alianças políticas com essa súcia. Só construirá alianças com a esquerda

de agora em diante. E isso é muito bom. O PT está mais forte depois do golpe que estava antes e

a esquerda, com o PT, se tornou muito mais forte que antes do golpe.

Ou seja, deu tudo errado para quem rasgou a Constituição e jogou o Estado de Direito no lixo

na vã pretensão de acabar com o PT e com a esquerda.

A partir de janeiro teremos um governo REALMENTE de esquerda, com um programa de governo

REALMENTE de esquerda, com TODOS os cargos públicos mais importantes preenchidos por

pessoas que tenham um compromisso REAL com a esquerda e com a luta da esquerda para

melhorar as condições de vida das pessoas mais humildes da população.

E TUDO ISSO GRAÇAS AO GOLPE!!!

Muito obrigado Rede Globo!!! Muito obrigado FIESP!!! Muito obrigado BAND, Veja, Isto É, Folha e Estadão!!!!

Muito obrigados aos senhores procuradores, policiais federais e juízes de TODAS as instâncias que,

politizados, ideológicos e CARTELIZADOS, ao invés de destruir o PT e a esquerda terminaram nos

dando esse FORMIDÁVEL PRESENTE!!!

sempre Voltaço

25/08/2018 - 11h53

Em poucas palavras: RA é um escorpião rei.

Tiago Silva

25/08/2018 - 08h54

Eu quero que o PT se exploda, não voto no PT nunca mais. O que eles estão fazendo com a democracia não tem justificativa. O país esta a beira do abismo e o pessoal com esse papo de GOPI. Lula foi condenado, é ficha suja e esta preso.. Inelegível!! Se for Lula ou nada, então será NADA..

Ele quer eleger um poste + poste do poste para o poder e dar as cartas da prisão. O que diferencia ele o Beira Mar? Nada, pois ate apartamento na beira mar tem!

    Jair

    25/08/2018 - 09h12

    O PT tem seus defeitos, e seus líderes vacilaram muito.
    Mas de todos os partidos é o melhor de todos.
    Efetivou a constituição, são verdadeiros patriotas, respeitam o Brasil e o povo brasileiro.

    Agora, vacilaram em muitas coisas. Mas ao final, se manterá em pé.

    Luiz

    25/08/2018 - 11h43

    Meu filho, para de assistir Globo, vai derreter o resto de cérebro que te restou.

    Celso Junqueira

    25/08/2018 - 12h21

    O tal triplex, que nunca foi do Luiz Inácio, já foi leiloado. Aliás, um leilão estranho pois só teve UM lance. E quem o arrematou foi um parente distante do Alkmin. Idiota!!

    Jeferson

    25/08/2018 - 13h29

    Perfeito comentário. Já deu esta ladainha de “gópi” dos petistas, Lula é um político preso com inúmeras provas. Corrupto, lavador de dinheiro desviado das estatais brasileiras. Podia ter feito diferente, mas se enveredou pelo caminho dos roubos e desvios, juntamente com o MDB de Cunha, Jucá, Temer e Renan. Agora fica de mimimimimi. Pensasse antes nas consequências destes roubos, agora vai ficar chorando na cela fria de Curitiba. Por isto meu voto vai ser do Ciro, não só meu mas de toda a minha família. E farei campanha de graça para ele.

    Moésio Pereira

    25/08/2018 - 15h48

    Hoje é sábado. Vá tomar uma cerveja. Ou namorar um pouco.

    JOSE BATISTA NETO

    26/08/2018 - 08h22

    Vc nunca votou no fulano ou no ciclano, nem em ninguém, porque drone não pode ter título de eleitor e não vota.Volta pra oficina e atualiza o programa, porque essa não colou.

Capanema

24/08/2018 - 23h35

O RA é o Pallocci da direita…

Petralus Honestus Silvus

24/08/2018 - 21h42

se fosse fazer um estudo minimamente honesto, veria que Reinaldo não mudou uma grama, foram os fatos que passaram a favorecer ao petismo e a honestidade intelectual dele não pode fugir disso por não ter isso maleável ao ponto de se dizer esquerdista e apoiar velharia política gestada nos seio a Arena . Por isso o termo petralha nunca foi mais atual. Veja , por exemplo, os post do Tio Rei quando PT fazia acordo político com Sarney, Renan, Temer, Jucá, Barbalhos, etc. Mostreava o qe era petralhice pura. O que dizia Tio Rei das nomeações de certos ministros para o STF?….. se ao invés do petismo ter dado atenção a certas mídias babacas e aduladoras tivesse ouvido Tio Rei…..

Jandira Marrecas

24/08/2018 - 18h35

Acho um pouco falta de ideias esse espaço dado ao Reinaldo. Esse cara é um boçal ridículo, com um discurso falsamente intelectual em que ostenta conhecimentos de gramática da lingua portuguesa e até latim colegial, meu deus, que coisa mais velha e feia! Depois é óbvio que o esquerdismo dele é parte da advocacia jornalística exercida para o Aécio e o Temer. Tem dúvida de que esse pulha só está criticando a Lava jato por isso? Era amigo de coração do Olavo de Carvalho e do MBL, promotor de ódios e violência. Se converteu ao constitucionalismo e se tornou defensor do estado de direito dizendo que é liberal. O liberalismo dele é igual o do MBL. É palhaçada, sem consistência e sem verdade nenhuma. É a mesma coisa que um sargento do BOPE posar de defensor do estado de direito e dos direitos humanos. Mas, ignóbil mesmo é o Miguel se deslumbrar com um texto vagabundo desses e até compartilhar com os leitores.

Luiz

24/08/2018 - 18h34

Senhores: Vamos usar a máxima de Sun Tsu: “o inimigo do meu inimigo, é meu amigo”. Vamos receber Reinaldo de braços abertos. Precisamos de combatentes e ele pode ser uma arma de boa qualidade. Não vamos fazer o jogo da elite. Quantos mais quiserem se unir aos defensores do Brasil, melhor para a batalha que travamos. Não duvidem, se daqui há alguns dias, outros vierem para nossas trincheiras. E nunca se esqueçam: quando o navio começa a afundar, os primeiros a se mandarem, são eles mesmos, os ratos. LULA LIVRE. BRASIL LIVRE. LULA PRESIDENTE. BRASIL CONTENTE.

    Jair

    25/08/2018 - 09h13

    Reinaldo já está perdoado.

Francisco

24/08/2018 - 18h22

Sugestão ‘No Escurinho do Cinema’, para o fim de semana da imortal criação de Frei Boff, o “Rolabosta’.
Sessão Dupla:
Cine Veja – “Cria Cuervos”
Cine Folha – “Toma Que o Filho é Teu”

Marcinho

24/08/2018 - 17h13

Quer sair da matrix? Então assista os vídeos do Brasil Paralelo (pesquise no google), e veja o que oitenta anos de comunismo fez no Brasil

    Fehnelon

    25/08/2018 - 11h17

    Partido…
    é dos TRABALHADORES !

    Fé e Luta, fé Na luta!
    Brasil Soberano!
    Lula Livre!

    luiz

    26/08/2018 - 20h41

    Deve ser psralelo mesmo. Nunca irá encontrar o verdadeiro Brasil. Caraca, 80 anos de comunismo, no Brasl! Veja o teor alcoólico da sua água o quanto antes.

Morpheus

24/08/2018 - 14h43

Red pill, sempre.

Andr

24/08/2018 - 14h40

Ele não foi um ” feroz crítico dos governos do PT”, foi um propagador de discurso de ódio. Foi um dos pioneiros em demonizar o PT e culpá-lo por TUDO de ruim que existe no Brasil. Praticava assassinatos de reputação de quem ousasse discordar dele. Ele tem uma dose de responsabilidade sobre todo esse ódio que tomou conta do país.

Robson Bonelli

24/08/2018 - 14h28

Foi beber na fonte do Reinaldo para manter a classe?
Aí, aí, aí.
Senti falta de uma análise política tua do tipo “me chama atenção a ridicularzinha pontuação do Haddad”.
#lulalivre. #lulapresidente. #fernandohaddad.
Abraços.

ARI

24/08/2018 - 13h46


GGN logo
POLÍTICA DESENVOLVIMENTO ECONOMIA CULTURA CONSUMIDOR CIDADANIA LUIS NASSIF ONLINE REVISTA
SAÚDE ESPORTE EDUCAÇÃO BLOGS GRUPOS MEMBROS SEMINÁRIOS MUTIRÕES GESTÃO PALESTRAS
PERFIL
NEWSLETTER
ANUNCIE
aricio joi junior
Ver Amigos Authorization Editar Pedidos Navegador de arquivos
imagem de Ari
Editar perfil
CONTEÚDOS DO USUÁRIO
postagensfotosvídeosdocumentosáudiocomentários
Comentários
bem feito, quem mandou
16/03/2018 – 12:35
bem feito, quem mandou apoiarem o golpe?

Não é ódio, é cansaço. Meio que uma desistência.

Não existe auto crítica nos carteiros.
Costumo dizer que está gente tem que purgar mesmo. Mas mesmo assim, não vai adiantar muito. Vão ser atropelados por uma jamanta desgovernada, sem saber a causa, achando que todo grupo político e suas políticas são tudo a mesma coisa, e que todos os benefícios que conseguiram, pequenos que sejam, são somente fruto de sua meritocracia e sua capacidade corporativa de se organizarem.

A CBJP que deveria revisar
16/03/2018 – 08:02
A CNBJ que deveria revisar sua nota. Troca o nome da vítima e faz de assessor quem não é.

Atos marcados em várias capitais
15/03/2018 – 23:23
Que tal os progressistas saírem hoje da frente do celular é computador e participarem dos atos marcados para hoje

http://justificando.cartacapital.com.br/2018/03/15/atos-de-protesto-por-

Prefiro entregar de bandeja
12/03/2018 – 12:21
Prefiro entregar de bandeja do que votar em candidato do PDT.

Vocês ainda não entenderam que nestas eleições terá influência a maneira como o golpe do impeachment foi conduzido, os partidos que apoiaram e traíram. Vocês acham que o golpe não existiu, ou se existiu é coisa do passado.

Claro que o povão em geral, na hora de votar tá nem aí pro golpe. Mas os formadores de opinião, aquela parcela progressista que se sentiu traída pelo PDT, não vai defender a candidatura Ciro nem em conversa de botequim. Além disso, o PT sofre influência de seus simpatizantes mais ativos, que são contra composição com hienas golpistas.

Para refrescar sua memória:

GOLPE PDT Câmara: 12 votos contra o golpe, 6 a favor. PDT Senado: 0 votos contra o golpe, 3 a favor.

PEC DO TETO DOS GASTOS: Senado: todos senadores do PDT a favor.

Prefiro anular a votar em PDT num segundo turno.

Tá bom. Um comentário enorme
11/03/2018 – 13:07
Tá bom.

Um comentário enorme pra dizer que o PT deveria romper com o golpismo e ter uma atitude fraterna com o PDT, que é o que o autor do post gostaria, pois deve apoiar a candidatura de Ciro.

Vai lá e conta os votos do PDT a favor do impeachment e depois vem aqui falar algo sobre atitude fraterna com PDT, que nem de centro esquerda é.

Se vc tivesse falando de atitude fraterna com partidos que estavam com Dilma no golpe chamado de impeachment, como o PSOL e outros, ainda faria sentido.

O título do post mais correto deveria ser “Depois da traição do impeachment, cada um por si”

Perfeito!Hienas cujo
10/03/2018 – 21:54
Perfeito!

Hienas cujo alcatéia, representada pelos partidos, aderiram em massa ao golpe contra Dilma e a democracia.

Esquecem que serão cobrados pela história. Sabe quando terão meu voto ? Nunca!!!!

Se Lula e o PT coligarem com partidos golpistas já no primeiro turno, numa total falta de coerência, não terão meu voto para o legislativo.

Num segundo turno, nem a possibilidade de vitória de uma besta como Bolsonaro, me faria votar nestas hienas e abutres golpistas.

Eu li argumentos e os
09/03/2018 – 12:32
Eu li argumentos e os comentários dos dois lados. Sabe o que me deixa desconfortável com o DE ? Em meio a tantos comentários, não existem críticas contundentes nos comentários, o que sugere um filtro e a falta de espaço democrático. No DE, os argumentos são expostos pelos blogueiros sempre sem uma contestação contundente. Esta unanimidade não é normal.

Militão.Vc defende um
02/03/2018 – 18:13
Militão.

Vc defende um partido que foi participante de um golpe parlamentar, o que torna vc é todos os seus argumentos patéticos.

No passado eu me orgulhava quando via o crescimento do PSB EM cargos do executivo e legislativo.

Vcs vão ser cobrados pela história. Sabe quando vão receber votos de apoiadores de um projeto democrático ? Nunca!!!

Concordo que pode haver
13/12/2017 – 07:13
Concordo que pode haver confusão em como Nassif expôs o raciocínio.

Mas não está havendo soma de 43 e 17 para chegar a 60.

Pegando se os 43 e 17 e um outro dado dá pesquisa:
“Mesmo assim, 60% consideram Lula o melhor presidente da história”, que seriam os potenciais eleitores de Lula, chega-se a proporção dos eleitores de Lula não ptistas “significa que 60% do eleitorado potencial de Lula é composto por não-petistas”, que também daria 60%.

Vejo que vc tem problema de
15/11/2017 – 07:19
Vejo que vc tem problema de interpretação de texto. Só olha para o título.

Claramente o tema central do texto é sobre os mecanismos e técnicas que são usados nas redes sociais para produzirem um efeito manada. É este o debate que o post tenta instigar.

Se meu comentário te fez vestir a carapuça, é porque ela cabe no lugar de sua máscara, que já caiu faz tempo…

Um dos meus maiores
14/11/2017 – 23:03
Um dos meus maiores aprendizados neste caso foi constatar que: uma boa parte dos comentaristas do seu blog não se mostraram muito diferentes de turbas e manadas.

E olha que muitos destes leitores me iludiram. Mas nada como um dia após o outro para as máscaras caírem…

E neste post vc faz uma abordagem que nada tem a ver com o episódio específico do Waack, e a boiada continua derrubando as máscaras…

É como se estivéssemos presos
13/11/2017 – 18:22
É como se estivéssemos presos numa Matrix.

Não A MATRIX do filme, mas uma matrix brasileira.

Sim, porque até isso conseguimos transformar.

Uma matrix sem Neo’s.

Mas talvez os Neo’s não existam mesmo por aqui. Não o tipo que precisamos.

Na crueldade da nossa matrix o futuro ainda nos reservará a descoberta de um único neo.

neo em minúsculo mesmo, como brasil e sua matrix.

Nosso neo em nossa matrix será nosso Salvador.

Ele não é o Neo descoberto por Morpheus.

Porque Morpheuses aqui tambem não há… ou não são brasileiros.

Nem os minúsculos morpheus.

Só nosso Salvador dá pra dizer que será mesmo maiúsculo.

Pois ele será descoberto numa matrix onde Zion foi criada pela INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Aqui sim com todas as maiúsculas.

Porque na nossa matrix a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL empoderou-se mais.

Não houve resistência.

Por todos os lados que eu olho, só vejo Smiths.

SOS… Alguém por favor… cadê meu comprimido AZUL ?

Reginaldo Gomes

24/08/2018 - 12h42

O que Deus falou pro jornalista impiedoso????
“””””””””””Assim disse Deus: Eu não quero a punição do ímpio, desejo que ele se converta de seu caminho de violência e viva!!!!””””””””” (Ezequiel 33 verso 11)

Glória a Deus!!!!
Para a honra e para glória de nosso senhor Jesus Cristo!!!
Aleluia!!!!

Sergio Furtado Cabreira

24/08/2018 - 12h38

Reinaldo Tergiversa, e não comenta a ilógica e irreal condenação de LULA, fruto de um “ato administrativo indeterminado”, do estado alucinógeno de um JUIZ NÃO-NATURAL E VOLUNTÁRIo, e da inexistência de “OBJETO DE VANTAGEM PECUNIÁRIA”! Ou seja, uma condenação imoral e ilegal!
Agora, depois que o CAOS foi implantado e muitos colheram seus LUCROS, Reinaldo tenta sair do caos que ajudou a semear… CALUDA fascistinha de penas brancas! ELE REINALDO, FOI UM DOS PRIMEIROS A ESTABELECER O CERNE DO FASCISMO CONTRA A ESQUERDA: TITULAR E ROTULAR INIMIGOS É O SUPREMO ARTIFÍCO FASCISTA!
REINALDINHO, FUNCIONÁRIO DILETO DA IMPRENSA GOLPISTA, FOI O PRIMEIRO A CRIAR O TERMO PETRALHA… TÍPICO ATO FASCISTA!
Nós ainda continuamos todos ANALFABETOS SEGUNDO VOSSO PENSAR!
ANALFABETOS CORRUPTOS VAGABUNDOS E ESTÚPIDOS!
SEM QUARTEL COM GOLPISTA E FASCISTA!
Eternamente Petralha.
Sergio Furtado Cabreira.

Claudio

24/08/2018 - 12h06

Enquanto isso na Venezuela.. nada de comida, remédios e liberdade.

O socialismo nunca deu certo em nenhum lugar do mundo.

Sério mesmo que vocês querem isso para o Brasil?

Acorda turma.. vamos querer o bem para o nosso país.

Chega de corrupção.. mamata.. esquema.. jeitinho brasileiro..

    CezarR

    24/08/2018 - 13h25

    Socialismo, você nem sabe o que é isso. Pra você, que é um imbecil, só existe socialismo e comunismo no espectro da esquerda. Veja o que é a Europa seu imbecil!

    hocuspocus

    24/08/2018 - 13h34

    Nobre sábio ,devemos votar em quem? todos eles já foram testados ,até uma versão menos radical do que o brontosauro ( a ditadura).
    Insuperável pensador vejo que vc ouve muita coisa ruim da Venezuela,mas será que já ouviu falar sobre o REAL motivo deles estarem assim??não é o socialismo SEU BURRO !!!!! é a maior reserva de petróleo do mundo !!!!!!!!!!!!!!!!!tio sam-porcos obesos maiores consumidores de petróleo do mundo -!!faz algúm sentido pra vc???? por que será que os países nórdicos tem a melhor qualidade de vida ,visão do estado /cidadão SOCIALISTA.
    VÁ ESTUDAR,PARA DE VER A GLOBO!!!

    Claudia

    24/08/2018 - 14h46

    Capitalismo é um desastre, provoca guerras, roubo, inequalidade,
    deixa o povo sem emprego, exploração.

      Serg1o Se7e

      28/08/2018 - 11h18

      Fale-me sobre os anos de paz e prosperidade econômica e social de Cuba, URSS, DDR, Coreia do Norte, Venezuela….

    JOSE BATISTA NETO

    26/08/2018 - 08h36

    Não tem país que resista ao boicote genocida imposto pelo CAPITALISMO. O que ocorre na Venezuela é o mesmo que ocorreu em Cuba, em decorrência e consequência do estrangulamento econômico imposto pelos países capitalistas. Isso não tem nada a ver com socialismo. Quem mata, ou, pelo menos, sangra o povo até a exaustão, é sempre o CAPITALISMO, comprovadamente desde o início da revolução industrial no século XIX!! Não é isso que queremos para o Brasil. Mas é exatamente isso que está acontecendo no Brasil. Tanto as quadrilhas dominantes daqui, como as de lá, conseguiram transformar o seu país rico em um território, sem controle, indefeso, a disposição da rapinagem dos abutres capitalistas transnacionais. Aqui já está tudo sendo entregue. Lá ainda há resistências.

Mauro Assis

24/08/2018 - 11h17

O Reinaldo Azevedo contesta Moro e a Lava Jato há ANOS, já. Não é de agora, e os promotores e juízes já o sacanearam divulgando grampos ilegalmente de conversas dele com a Andreia Neves que era fonte jornalística dele. Não há na conversa QUALQUER coisa que comprometesse os dois, mas ainda assim os caras divulgaram.

    CézarR

    24/08/2018 - 13h27

    Há anos, isso, há exatos dois anos! Quase não dá o plural.

Paulo Rodrigues

24/08/2018 - 11h07

Maneirou nos termos, mas continua: chapéu, bornau, solidéu…pena a soldo.
.agora das alterosas…

Alexandre Neres

24/08/2018 - 10h36

É preciso primeiro contextualizar essa mudança de postura de Reinaldo Azevedo.

Esse senhor contribuiu sobremaneira para abrir a caixa de Pandora, pois passou anos e anos destilando ódio contra o PT. Não fez qualquer crítica ao impeachment fajuto sem crime de responsabilidade. Depois, aceitou de bom grado que Gilmar Mendes impedisse Lula de ser ministro em um ataque absurdo do partido da justiça. Nessa época, escrevia sobre a Lava Jato em um tom elogioso.

Em determinado momento se deu o ponto da virada, este foi quando a Lava Jato passou a se aproximar dos intocáveis tucanos. A partir de então, Tio Rei passou a fazer uma defesa do garantismo.

Ainda assim, seus textos muitas vezes são cirúrgicos, vão direto ao ponto, não raro abordam de forma mais precisa do que jornalistas do campo democrático os desmandos da Lava Jato. Que bom seria se no Brasil houvesse liberais de verdade, que defendessem o adversário por princípio, ao se darem conta de que estavam sendo usurpados injustamente seus direitos e garantias fundamentais. É esperar demais na era de bozonaro!

Luzia Paixão

24/08/2018 - 10h22

Parece aquela música clip do Pink Floyd todos ficam em fila para serem conduzidos a câmara de gás. Sérgio Moro irá conduzir todo o povo coercitivamente para votar no partido dele. É simplesmente um nazista.

L’Amie

24/08/2018 - 09h56

Olho vivo com o RA, este aí pra ser confiável precisa ir ao fogo 1000 vezes e 1001 à agua. Vaidade e Orgulho fazem parte do compasso musical em que dançam tais personagens. Só acreditarei nele quando em suas costas surgirem duas legitimas asas angelicais de grande porte. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém

Erismar

24/08/2018 - 09h52

Por irresistível curiosidade tenho acompanhado está trajetória rumo a defesa do estado de Direito e respeito a constituição do Reinaldo Azevedo, a um bom tempo. A guinada ocorreu quando a água começou a bater no pescoço do Aécio, um pouco antes de Jucá cravá que o neto de Tancredo seria “o primeiro a ser comido” e por isso ele foi atingido em cheio pelos vazamentos seletivos, naquela conversa com Andréa Neves que teve como único efeito a sua demissão da Veja.
Portanto, a guinada se localiza em um momento histórico que estava latente a “execução judicial” dos Neves como contraponto a toda carga que a justiça direcionava ao PT, Dilma e Lula. Bem vindo Reinaldo, mas você não me engana!
Por outro lado, sinto falta na direita brasileira deste nível de debate, tivéssemos de fato uma “Direita Programática” e que se preocupasse minimamente de se situar intelectualmente nas suas bases históricas, teríamos certamente um debate mais qualificado e menos maniqueísta.
Por outro lado, o que temos é uma “Direita Fisiológica” que as liberdades só são defendidas até o limite da ameaça dos seus próprios umbigos, e eles se dedicam a autopreservação com afinco, mesmo que para isso tenha que entregar um país inteiro aos interesses do mercado internacional.

    Mauro Assis

    24/08/2018 - 11h31

    Erismar, vc está enganado. O Reinaldo já era um crítico da Lava Jato, tanto é que ele sempre sustentou que os processos contra o Lula eram fracos.

    O povo da Lava Jato resolveu alvejá-lo divulgando uma conversa coberta pelo sigilo da fonte para sacaneá-lo em função de suas posições.

      Erismar

      24/08/2018 - 12h02

      obrigado Mauro,
      Vou tentar fazer este resgate mais profundo da atuação do Reinaldo na crítica a lava a jato. Perco os elementos para discordar de você neste ponto. Mas, continuo cético quanto a honestidade de proposito do dito cujo!
      Concordo também, que o vazamento contra ele foi mais um crime da lava a jato e um golpe baixo e mesquinho contra um cidadão brasileiro em pleno gozo de seus direitos!

        Darlan Rodrigo Sbrana

        24/08/2018 - 13h47

        Concordo mais com seu primeiro argumento. O Reinaldo, embora dê ânsia de vômito aos de estômagos mais frágeis, tem um texto muito bom. Por mais que ele fizesse críticas pontuais à operação, o que ficava era o achincalhamento geral que ele ajudou a fazer na constituição. Lembro de vê-lo olhando a falta de provas do MPF e do MORO (que sempre atuou como acusador), e ao invés de criticar, aproveitava para jogar mais gasolina no fogo… ficava chamando o LULA de ladrãozinho pé de chinelo que comprava barquinho de lata ao invés de iate.

        Nesse texto mesmo, é o Azevedo sendo o Reinaldo de sempre. Toca o terror no MORO, associando ele a um fascista, utilizando a pontaria e a acidez de sempre, mas, ao mesmo tempo, mas segue a mesma narrativa tucana, legitimando as eleições de 2016, quando elas ocorreram no auge da esculhambação que Aécio, Cunha, togados e redeglobo fizeram com o país.

        Alexandre Neres

        24/08/2018 - 14h04

        Coluna do Reinaldo Azevedo na Folha em 11/3/2016

        MINHA COLUNA NA FOLHA – Ninguém mais duvida de que o governo Dilma já acabou

        Ninguém mais duvida de que já acabou. O governo Dilma chegou ao fim. Hoje, convenham, para fingir que ainda existe, depende apenas do PMDB. Se o partido desembarcar em bloco, a causa está encerrada. E nem precisa haver rompimento formal. Basta que a legenda declare a sua independência.

        E aqui cabe uma pergunta muito objetiva aos peemedebistas: se até o PT, sem saída, já caiu fora, por que serão vocês a segurar a alça do caixão? Em nome de quê?

        Mesmo as metáforas se cansaram da presidente e fugiram. Esperava-se estrondo, não veio nem suspiro. As coisas foram escorrendo, assim, pelo ralo, preguiçosa e fatalmente. Dilma não nos inspira nem discursos condoreiros. Sua incompetência pastosa não serve nem para animar discurso de resistência. Ela empobrece até a retórica dos adversários.

        Neste domingo, muitos milhares sairão às ruas pedindo o seu impeachment. A indignação com a máquina cleptocrata é grande, claro! Mas o sentimento mais perceptível é de enfaro. Essa senhora nunca teve nada a dizer.

        E, então, me dou conta de que não é ela. Algo mais está morrendo, se dispersando, nos abandonando, nos libertando…

        Na sexta-feira passada, logo depois da condução coercitiva, Lula ainda nos ameaçou a todos com a ira da jararaca ferida no rabo, desafiando a que se lhe esmaguem a cabeça. Será esmagada, não duvidem. Mas o ponto que me interessa aqui nem é esse.

        Seu discurso encantou a alguns cronistas políticos, os da minha idade ou mais velhos. Eu mesmo destaquei, em meu blog, sua habilidade retórica; sua fala organizada; sua capacidade de transformar a luta de classes num jogo de truco de botequim; seu dom narrativo que faz Marisa Letícia usar um decanter como se fosse um vaso; sua notável habilidade em exibir todas as suspeitas que há contra si como trunfos, sem responder a nenhuma –até porque respostas não há.

        Quase fiquei, leitor, confesso, com saudade de Lula; do tempo em que eu tinha mais cabelo; da minha barba mais preta; dos meus leitores em número muito menor; das minhas reservas ao petismo, exibidas como um traço que alguns queriam esquizoide, já que tantos à minha volta anteviam amanhãs sorridentes onde eu só percebia falência moral e espancamento da lógica. Nota: eu não resistia por heroísmo. Como o artista da fome, de Kafka, era o que eu sabia fazer.

        Na sexta, tive, admito, certa nostalgia do tempo em que Lula exibia um pouco mais de vigor; dos dias em que seu arranca-rabo de classes era ao menos legitimado pela ignorância de causa; daqueles anos, ainda precoces, das minhas contraposições ao petismo, com sua incrível capacidade de vulgarizar não apenas a história e a trajetória dos adversários, mas de rebaixar os desígnios pregressos da própria esquerda.

        Fiquei com vontade de combater um Lula que fosse algo mais que um decrépito contador de histórias de um passado que ele reescreveu para justificar seu presente miserável. Quase gritei, irritado, diante da TV: “Deem-me um líder que ainda consiga levar porrada! Esse não serve!”.

        E já não havia Lula nenhum. Olhei ao redor, pensei nos seus teóricos e justificadores, e tudo era mediocridade e irrelevância. Quase fiquei triste, quase fui tomado pela acídia, que, em Santo Agostinho, se não me engano, é definida como “entristecer-se do bem divino”, dada a pequenez dos anseios humanos…

        Mas depois me animei. Como o garotinho do filme “O Sexto Sentido”, cansei de “ver gente morta o tempo todo”.

        Eu vou para a rua no domingo. Estou é com saudade do futuro.

Alan Cepile

24/08/2018 - 09h43

Reinaldo Azevedo me lembra aquele filme “O Patriota”, com Mel Gibson, onde o exército inglês perseguia os insurgentes, mas o fazia dentro de uma ética de guerra e, de certa forma, cobrava isso do inimigo.

Numa fala no seu programa, na Band FM, me lembro que Reinaldo disse algo como “se vc quer derrotar o PT com boas práticas e boas ideias, me chame, estaremos juntos, mas se vc quer derrotar o PT puxando o tapete, não conte comigo”.

Reinado é o Mel Gibson do jornalismo brasileiro.

Justiceiro

24/08/2018 - 09h27

Tio Rei é a decadência em estado sólido: conseguiu ser admirado pelos petistas.

Francisco de Assis

24/08/2018 - 09h26

Não pelos mesmos motivos, não por este artigo, bem-vindo você também de volta à realidade.

martins

24/08/2018 - 09h11

Não dá para esquecer o quanto este senhor contribuiu também para esta situação. Arrependido ele não está! Muito pelo contrário; no intimo está mordendo os cotovelos pois Lula e PT estão e darão “a volta por cima”

Ruwen Kesselman

24/08/2018 - 08h50

Que bom poder escutar um comentário razoável do Reinaldo. Parabéns.


Leia mais

Recentes

Recentes